Linux

Tails – A distro Linux anti ciber-espionagem está disponível

11 Comentários

Falar hoje em dia em segurança informática é  inevitável não se falar em Edward Snowden. Ex. assistente técnico da CIA, Snowden resolveu deixar tudo para trás, família e emprego, e denunciar o mega sistema de ciberespionagem americano, o PRISM.

Mas sabiam que por questões de privacidade, integrada e confidencialidade, Snowden usa uma distribuição Linux chamada Tails? Hoje vamos conhecer as novidades do Tails 1.0.

tails_05

Passados 5 anos de desenvolvimento, a equipa responsável pela distribuição Tails disponibilizou a versão 1.0. O Tails  (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian,  cujo principal objectivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz  já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outros.

Essas aplicação vêm já pré-configuradas com um conjunto de parâmetros, que assentam na rede TOR e em criptografia PGP,  que garantem o anonimato dos utilizadores enquanto estes navegam na Internet.

tails_04

O Tails está disponível em versão Live CD/DVD/USB, permitindo assim que possa ser usada sem a necessidade de ser instalada num dispositivo de armazenamento persistente (ex. Disco rígido).

tails_00

Tails is a live system that aims to preserve your privacy and anonymity. It helps you to use the Internet anonymously and circumvent censorship almost anywhere you go and on any computer but leaving no trace unless you ask it to explicitly. It is a complete operating system designed to be used from a DVD, USB stick, or SD card independently of the computer’s original operating system.

Assim que se acede ao sistema, o utilizador é questionado se pretende configurar um conjunto de opções de segurança ou simplesmente usar o sistema.

tails_01

No caso de escolher Mais Opções, o sistema irá permitir que defina uma palavra-passe de administração,  que active a camuflagem para tornar o sistema parecido com um Windows XP e até que esconda o Mac Address das placas de rede para que não haja spoofing do mesmo.

tails_02

Nota: No caso do utilizador virtualizar o sistema, este é de imediato notificado que o sistema real pode monitorizar o que fazemos no Tails.

tails_03

Tails vs Escândalo de Espionagem

De acordo com informações recentes do site Wired, Snowden, Glenn Greenwald (advogado e jornalista) e a jornalista Laura Poitras, terão usado a distribuição Linux Tails para trocarem informações e documentos sobre o sistema de  ciberespionagem global da NSA. Apesar desta distribuição não ser totalmente segura, o Tails (assim como outras distribuições Linux) podem correr apenas na memória RAM (memória volátil) o que garante a eliminação dos dados assim que o sistema é encerrado. Nos próximos dias analisaremos com mais detalhes esta distribuição …que agora se vai tornar mais popular.

Novidades do Tails 1.0

O Tails 1.0 é a 36ª versão estável desde que o Tails foi lançado em Junho de 2009.

Esta nova versão traz algumas novidades, das quais se destacam:

  • Possibilidade de instalação via PEN USB ou cartão SD, com a possibilidade de criar uma zona de memória persistente
  • Upgrades automáticos
  • Suporte para Bridges TOR e outras configurações “especiais
  • Spoofing do MacAddress
  • Mais documentação
  • …e muito mais – ver aqui

Download: Tails [900 MB]

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
    PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

    Se a rede tor estava comprometida devido a peers nao encriptados ou maliciosos como é que o tails se baseia na navegação web tor?

    1. Avatar de Cris
      Cris

      O que está compremetido serão alguns nodes, que poderão potencialmente ser controlados pela NSA, mas não todos.
      Claro que tudo depende da configuração também.

  2. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Desculpem, mas a disponibilização desta distro e toda esta informação, deveria ser restrita. Imaginem o que aquelas pessoas que usam a Internet para alimentar os seus vícios e as suas psicoses podem fazer com isto, nomeadamente pedofilia.

    Este tipo de informação deveria estar guardada a sete chaves.

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Restrita porquê? Porque pode ter utilizações “malignas”? O que é que não pode, hoje em dia? Qualquer tecnologia pode ser usada “para o bem e para o mal”. Isso de restringir acesso apenas serviria para criar elitismos e estagnar o desenvolvimento.

    2. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      Não te preocupes, esses aí ja deviam saber da sua existência e de mais uns quantos, vais ser tu que os vais ensinar não? Existem os motor de busca por amor da santa. Pareces aqueles putos que encontram softwares que geram keylogers/ytojans e têm fontes para isto e aquilo e têm medo de partilhar só para se sentirem superiores.

    3. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      LOL, OMG…
      Isso e acreditares no Pai Natal.
      OMG.

  3. Avatar de Abílio
    Abílio

    Bem boa esta distro, tinha uma pen aqui parada… Bem bom!

  4. Avatar de Ricardo M
    Ricardo M

    Boa tarde, nunca usei linux e de alguma forma gostaria de começar a utilizar e a perceber melhor. É certo que nunca estarei sempre protegido mas este seria sempre um bom principio penso eu. Seria possível um tutorial da instalação desta distro, sou novo por estas paragens e não tenho grande experiência com este tipo de software. Obrigado =)

  5. Avatar de pedro
    pedro

    Boas,

    como posso meter este sistema operativo numa pen usb, que programa usar?

    cumpts

  6. Avatar de bones
    bones

    cheira a presente envenenado.