Tutoriais · Networking · Microsoft · Windows

Como criar um servidor DHCP numa bridge usando um MikroTik

11 Comentários

A área do networking sempre teve um lugar especial no Pplware. Ao longo de vários artigos temos abordado temas sobre as redes de dados (com e sem fios), protocolos de rede, tecnologias, apresentação de equipamentos activos e passivos de uma rede de dados, etc.

Muitos leitores questionam: “Mas qual o equipamento de rede ideal/qual o mais completo/Qual o mais barato?”. Apesar de tudo depender do cenário de rede, os equipamentos da Mikrotik são bastante robustos, completos e muito funcionais, e normalmente cumprem na totalidade requisitos dos leitores. Hoje vamos ensinar como criar um servidor DHCP numa bridge, usando um equipamento MikroTik.

P1000199

Tal como referido, neste artigo iremos ensinar a configurar um servidor DCHP numa bridge local que estará nas interfaces ether3 e ether4 do router. Foi usada a ferramenta winbox para fazer as respectivas configurações, mas todas elas podem ser feitas através de um simples brower, no Router Os.

Para a criação da bridge, basta ir a Bridge e depois carregar no sinal + para criar uma nova

mikro_01

No separador Ports devemos indicar quais as interfaces que vão fazer parte da bridge. No nosso cenário, vamos indicar as interfaces ether3 e ether4.

mikro_02

Seguidamente deverá ser criada uma pool de endereços que irão ser disponibilizados pelo servidor. A configuração da pool é realizada em  IP->pool

mikro_03

Em IP->DHCP server criamos um novo servidor DHCP. Neste definimos como interface a bridge criada e em adresse pool indicamos a pool criada anteriormente.

mikro_04

No separador  Networks indicamos a rede a usar (rede ou sub-rede). Para este cenário vamos usar a rede 10.0.0.0/24.

mikro_05

E está feito. Assim, ligadas duas maquinas as portas onde configuramos a bridge estas recebem cada uma um IP de acordo com as configurações realizadas.

PC A

mikro_07

 

PC B

mikro_06

Como puderam ver, é muito simples efectuar uma configuração deste tipo em equipamentos Mikrotik. Um agradecimento especial ao Pedro Pinto por estabelecer o contacto com a Officelan a fim de obter um equipamento Mikrotik para a realização deste tutorial. André Pires

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Boa tarde,

    Tenho a seguinte situação em minha casa, routher da sapo adsl (fraquissimo) na sala onde foi instalado e quero ter internet na maxima força no meu quarto (actualmente tenho a minima possivel). Usando o metodo descrito conseguiria atingir o meu objectivo, estou correcto?

    Sou um bocadinho leigo no networking 😛

    Obrigado
    Tiago Santos

    1. Avatar de Tiago J. P. Dias
      Tiago J. P. Dias

      Boas Tiago,

      Eu estava na mesma situação que tu e o que fiz foi adquirir um router Linksys WRT54G (15€ @ RadioPopular) e enfiar-lhe o firmware dd-wrt.

      Depois basta seguires o tutorial do dd-wrt para fazeres um “Repeater Bridge”

      http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Repeater_Bridge#Linksys

      É uma solução “barata” e funcionou como o esperado.

      Espero ter ajudado.

      1. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Antes de mais obrigado por toda a ajuda disponibilizada 🙂

        Vou seguir as tuas instruções pois 15€ é um investimento aceitavel.

        Depois deixo aqui feedback.
        Cumprimentos,
        Tiago Santos

    2. Avatar de André Pires
      André Pires

      Boas Tiago

      Penso que estás enganado.

      O que poderás fazer é, com um router tipo este usado no tutorial, configurar-lo a fazer a função de NAT (Network address comunication) que, na pratica, é parecido com o que faz o equipamento falado pelo Tiago Dias. Terias de configurar um cliente DHCP, um servidor DHCP e ainda a configuração do NAT que faria a ligação entre a rede criada pelo teu router da sapo e a rede privada que ias criar.

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        Estão ambos errados.
        Não precisa de NAT nenhum até porque isso já ele tem.
        O IP publico esta na WAN do router SAPO e a rede interna esta com NAT.
        O que ele precisa é que algo que se “agarre” ao wireless dele e o repita. Tal como sugerido já por outro utilizador.
        DHCP é o router sapo que faz.

        1. Avatar de André Pires
          André Pires

          Certo o teu comentário. Mas pelo que sei, corrijam-me se tiver enganado, a minha solução iria funcionar. Pode ser é arrojada demais para a situação.

    3. Avatar de Angelo Pingo

      Boas Tiago,

      Pelo que entendi o problema é que o sinal da rede Wireless chega ao seu quarto com pouco sinal, ou seja, tem uma velocidade reduzida comparado quando esta perto do router.
      Se é este o problema, a solução é simples. Comprar um AP (access point) com uma antena mais potente. Eu aconselho Ubiquiti AirRouter, é fácil de configurar e é muito completo e bom. A antena depende de onde fisicamente precisa de sinal, pode ser melhor uma Omni-Direccionais ou uma direcional.

      Cumps, APingo.

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Muito bom este tutorial, especialmente para quem está em cadeiras de Redes! Bom trabalho!

  3. Avatar de Wagner
    Wagner

    Estou criando a bridge, porém tenho dois servidores de dhcp, um para cada interface. No exemplo acima é para um único servidor, quando tentei colocar a bridge aqui, ela também só funcionou para um servidor. Gostaria de saber como faço para que funcione com dois servidores dhcp.

  4. Avatar de Vitor Chedas
    Vitor Chedas

    Bom dia, estou a criar no mikrotik rb2011 2 wan hotspot +pppoe, a configuração das wans tudo bem, quando vou criar o hotspot o processo é transparente o problema que tenho é que não me abre a pagina do hotspot podes ajudar-me com este problema

  5. Avatar de Angelo Pingo
    Angelo Pingo

    Boas, já viste na documentação se fizeste tudo bem?
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:IP/Hotspot