Microsoft · Microsoft · Windows

Há mais uma baixa a caminho da Microsoft! Agora é o Windows 8.1 que vai desaparecer

15 Comentários

A Microsoft parece empenhada em limpar muitos dos seus sistemas mais antigos. A gigante do software tem mostrado isso mesmo e são bem conhecidos os processos recentes que a marca tem provocado.

Depois de termos visto mudanças recentes, há mais uma que está para chegar. Será o Windows 8.1 a próxima vítima e a Microsoft quer começar já a alertar os utilizadores para esse momento que chegará no futuro.

Windows 8.1 Microsoft sistema fim


Apresentado a 17 de outubro de 2013, o Windows 8.1 foi a evolução natural da versão anterior. Esta deu continuidade a uma verdadeira revolução que a Microsoft trouxe para o desktop e até para o próprio Menu Iniciar. Este desaparecia e dava lugar a uma utilização focada nos tablets.

A verdade é que este não agradou à maioria dos utilizadores, mas ainda assim teve um lote grande de máquinas a fazer uso desta versão. Os poucos utilizadores que ainda estiverem a usar o Windows 8.1 vão muito em breve ter uma novidade, que não é das mais positivas, apesar de esperada.

Windows 8.1 Microsoft sistema fim

Será já no início do próximo mês que a Microsoft irá começar a apresentar notificações a dar conta do fim do Windows 8.1. Este perderá todo o suporte da gigante do software no dia 10 de janeiro de 2023 e atingirá o seu fim de vida, tal como aconteceu com outras versões.

Esta notificação vai ter uma mensagem que tentará levar os utilizadores a fazerem a atualização para o Windows 10 ou para o Windows 11, explicando o que se passará no futuro. Haverá ainda a possibilidade de ser adiada para o momento em que o Windows 8.1 perder o suporte.

Windows 8.1 Microsoft sistema fim

Este tipo de mensagens não são novas e já tinham sido usadas no fim de vida do Windows 7. Muitos utilizadores acharam-nas demasiado intrusivas e não gostaram de as estar a receber de forma recorrente. Neste caso não deverá ter o mesmo peso, até porque devem ser muito poucos os utilizadores a usarem ainda o Windows 8.1.

A Microsoft dá assim mais um passo para manter o seu catálogo limpo de sistemas e aplicações já ultrapassadas. Depois do Windows 7 é agora o Windows 8.1 que chega ao fim de vida e abre caminho para máquinas novas e para o Windows 11.

Também pode gostar

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jakim Zé
    Jakim Zé

    Xiiii… Tanto melodrama. Afinal não vai desaparecer, só fica sem suporte, como outros programas e sistemas operativos… É a vida a acontecer…

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Não era um sistema consensual, passei do win7 para win10

    1. Avatar de JorgeFerreira
  3. Avatar de Buracos Bugalhos
    Buracos Bugalhos

    Deviam atualizar os RT para o win10, lá vão bons tablets a ficar sem suporte

  4. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Mas ainda alguém usa isso?

    1. Avatar de Constantino
      Constantino

      Sim, a maioria dos utilizadores aqui em Angola quase nem usa os suportes da Microsoft, porque usam de maneira offline… Então nem fará tanta diferença assim.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ficarias admirado com a quantidade de pessoas com o W8.1 ainda.

    3. Avatar de anonimus
      anonimus

      Bem ao contrario do que pensas, não só existe ainda milhares a usar o Windows 8 como muitas das versões anteriores, na maioria serão pessoas no setor empresarial, a titulo pessoal muitas pessoas não tem conhecimentos para andar a trocar o fazer qualquer intervenção no pc logo limitam-se a usar o dito como está, sempre que surge algum problema nem sequer pensam em tentar perceber o que se passa procuram ajuda técnica para resolver e siga, pois só lhes interessa que o pc ligue vá ao programa que usam e pronto mais nada, então actualizações e mudanças de Sistema Operativo sabem lá o que é isso, na maioria das vezes só descobrem quando precisam de trabalhar com alguma coisa mais recente e já não é compatível com o que tem, obrigando a ter de adquirir uma maquina nova com o novo SO e voltam ao mesmo.

  5. Avatar de secalharya
    secalharya

    O Windows 8 não vai deixar saudades. Melhoraram no 8.1 mas mesmo assim foi um sistema operativo muito fraco.
    O mesmo parece estar a acontecer com o W11. Muitos problemas…

    Vou esperar pelo W12.

    1. Avatar de anonimus
      anonimus

      O Windows 8 para quem andas nestas lides é apenas mais um sistema operativo que a Microsoft lançou entre muitos outros, eu cheguei ainda a usar o Windows 8 a titulo de curiosidade, mas foi uma desilusão aquele startmenu simplesmente não condizia com o desktop na época, no meio de milhares de queixas lá mudaram para o menu iniciar no win 8.1 e a coisa ai sim melhorou, mas trouxe na altura dores de cabeça pois esta versão deixou muito hardware de fora obrigando as pessoas com pc’s mais velhos a ter de adquirir maquinas novas, com a saída do Windows 10 praticamente nem usei a versão 8.1, digamos que foi logo um salto do win7 para o win10 o win8 foi apenas ali algo passageiro.

      Atualmente o Windows 11 é o que estou a usar e problemas ao contrario do que pensas não existem a não ser em pessoal que o tem instalado em hardware não suportado, desta vez para não acontecer como o Windows xp e seven cortou logo o suporte a hardware abaixo da 8ª geração para o pessoal não andar a relatar problemas por tudo e por nada.

      Até ver não tenho qualquer razão de queixa com o Windows 11, já amadureceu o suficiente para usar normalmente requer é apenas alguma adaptação em alguns pontos que mudaram em relação ao Windows 10 fora isso tudo normal.

      O win 12 não vai existir, vai ser lançada é em Outubro a 2ª versão do win11 a 2H22 que tras mais algumas melhorias, mudanças e mais uns sistemas embutidos como o Android que há muito que é esperado.

  6. Avatar de Algo
    Algo

    O meu segundo sistema operacional, que todos gostam de odiar, preferido. O meu primeiro é o Windows Vista.

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Algum motivo para não chegar à data limite e a Microsoft desactivar o sistema operativo de forma permanente, ou colocá-lo num modo especial de segurança que só sirva para as pessoas tirarem de lá os seus dados pessoais.
    Tudo para proteger os clientes e a comunidade no geral, claro, não seria para forçar a pessoa a actualizar para um sistema operativo mais recente (ex.: Microsoft Windows 11).