Microsoft · Microsoft · Windows

Microsoft tem solução para aumentar a autonomia da bateria no Windows 11

10 Comentários

A luta para conseguir estender a vida da bateria num portátil é quase ingrata. Por muito que os fabricantes melhorem o hardware, o software acaba por explorar esse novo extra. A Microsoft revelou que tem uma nova medida que promete aumentar a autonomia da bateria de qualquer PC com o Windows 11.

bateria modo Windows 11 Microsoft autonomia


Solução para aumentar a autonomia da bateria

Para prolongar a vida útil da bateria do portátil, o Windows 11 oferece um modo de poupança de energia. Mas isso deixa pouco espaço para o utilizador gerir os consumos de energia. O Windows 11 oferece recomendações neste campo, mas quando se trata de gerir o modo de poupança de energia em si, as opções permanecem bastante limitadas.

Os utilizadores podem optar por ativar ou desativá-lo, ativá-lo numa determinada percentagem da bateria e reduzir automaticamente o brilho do ecrã ao utilizar o Economizador de Energia. No entanto, tudo pode estar a mudar para melhor. A Microsoft prepara um novo modo de Economia de Energia Adaptável, mais inteligente, que ajustará automaticamente o consumo de energia com base nos hábitos de utilização.

Hidden in the latest Dev/Beta builds: a new Adaptive Energy Saver mode powered by the Windows Health and Optimized Experiences service you may have heard about earlier.

Already seems to work somewhat, it enabled energy saver on my laptop automatically soon after starting whesvc.

[image or embed]

— phantomofearth 🌳 (@phantomofearth.bsky.social) 14 de junho de 2025 às 23:55

A provável chegada de um modo de poupança de energia adaptável no Windows 11 foi revelada pelo Phantomofearth. Este leaker, especializado em dissecar as versões internas do Windows 11, descobriu este novo modo de poupança bem escondido nas profundezas do sistema operativo.

Microsoft está a testar novidade no Windows 11

A opção não está acessível por defeito no Windows 11, mas é perfeitamente possível activá-la manualmente, desde que se tenha previamente instalado a versão interna mais recente do sistema operativo. Para tirar partido dela, basta executar o comando vivetool /enable /id:56401475 no utilitário ViVeTool disponível no GitHub.

If you want to try out the new adaptive energy saver mode in Friday's Insider CUs, run vivetool /enable /id:56401475

— phantomofearth 🌳 (@phantomofearth.bsky.social) 15 de junho de 2025 às 20:25

Assim que a funcionalidade estiver ativada no Windows, uma nova opção Adaptável deverá aparecer nas Definições de Energia do computador. Resta somente ativar depois nesta área para que a novo modo de poupança de energia possa ser usado e aproveitado.

A Microsoft ainda está a testar esta novidade e ainda não a ativou na interface do sistema operativo. Conforme revelou o leaker Phantomofearth, este novo modo de poupança de energia seria alimentado pelo serviço Windows Health and Optimized Experience.

Também pode gostar

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RogerioSP
    RogerioSP

    Tenho 2 portateis, um yoga pro 9 com 3200 2000 resolucao miniLEd e um macbook com uma resolucao igual e tambem mini led, as baterias sao identicas mas o mac dura 18horas em office e spotify e o yoga dura 4h30. Windows so serve para desktop

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Razão foram os 7630 euros, que pagou, pelo MAC. Se só tem 3 drivers, de imagem, em vez de 87000000, que o Windows tem, só aí corta 22 horas, de utilização. Além de que, ao pagar 6300 euros a mais, já paga os leds, mais económicos, que a Apple usa.

      1. Avatar de Raquel Dias
        Raquel Dias

        Custa 1200 euros

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Horrivel a autonimoa Windows 11…!
    O meu PC antigo tinha 8h de autonomia o novo com a nova actualização está nas 2h..

    Próxima aquisição será Mac …!

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Pagar 7000 a 36000 euros pelo MAC vale a pena? Além de ficar super limitado, pois 100%, dos serviços passam para a Cloud, obrigando a pagar 800 euros, anuais, pela internet, pois só 1%, das apps, funcionam em modo offiline, quando 99,991%, das do windows, funcionam offline?
      É melhor analisar se vale a pena pagar 70000 euros, em 5 anos, ou pagar 3000 euros e ter menos autonomia. Se é rico, pode pagar 400000 euros e comprar o Imac de 183000 euros, com 150 horas, de autonomia.

    2. Avatar de SoLinux
      SoLinux

      Quando passei um portátil do Win 10 para outro SO notei de imediato na autonomia que aumentou…Win 11 sem experiência, mas parece-me que piora em relação a Win 10

  3. Avatar de Linuxes
    Linuxes

    Então? Ainda ninguém veio dizer que ia mudar para linux porque windows não presta? Já temos um de mac. Falta o linux. Senão o combo não fica completo.

    1. Avatar de SoLinux
      SoLinux

      Está a ficar traumatizado!

  4. Avatar de LA
    LA

    O Windows sempre foi um esbanjador de recursos. E está cada vez está pior. Eu não adepto da Apple. Mas nivel de eficiência, a Apple, está muito à frente, da Microsoft.

    1. Avatar de SoLinux
      SoLinux

      O Win anda de mãos dadas com os fabricantes…exije mais recursos de hardware e eles agradecem…uma simbiose perfeita