Microsoft · Microsoft · Windows

Windows 11: Microsoft finalmente renovou completamente o menu Iniciar

17 Comentários

A Microsoft revelou a maior mudança no menu Iniciar do Windows 11 dos últimos anos. Finalmente, após anos com o mesmo design e poucas características novas, este ponto do sistema operativo vai mudar. Será implementado primeiro em alguns dispositivos, mas será para todos.

Windows 11 Menu Iniciar Microsoft


O Windows 11 vai integrar várias ferramentas de inteligência artificial e acesso direto ao seu fiel companheiro, o seu smartphone, no menu Iniciar. O redesign, no entanto, não é radical e segue os padrões estéticos da Microsoft. Agora, mesmo sem mudanças profundas, as novas funcionalidades são suficientemente atrativas para falar de um novo menu iniciar.

De um modo geral, o novo menu Iniciar do Windows 11 será muito maior e mais personalizável. Estas são duas características essenciais que muitos utilizadores têm vindo a pedir há anos, principalmente com a tendência de ecrãs cada vez maiores e resoluções mais altas nos portáteis. Caberá mais e tudo ficará melhor, mas uma das grandes novidades é que o Windows 11 vai finalmente permitir desativar a pré-visualização dos ficheiros recomendados.

Windows 11 Menu Iniciar Microsoft

O novo menu inclui todas as aplicações do computador numa única página de rolagem, sem ter de abrir separadores adicionais ou secções separadas para encontrar um programa específico. Além disso, a IA colocará em primeiro plano as coisas que mais utiliza no dia a dia, para encontrar sempre o que se procura no menu. A Microsoft diz que isto funcionará perfeitamente.

Claro que, sendo maior, permite fixar mais aplicações favoritas. O número sobre para até 8 por linha e sem limite de 3 linhas. A joia da coroa está no lado direito: um novo submenu aparece após a atualização. É o novo centro de controlo do seu smartphone e exibe os contactos do seu dispositivo, o histórico de chamadas, as mensagens e o nível da bateria do dispositivo Android ou iPhone.

[field name=videosapo]

É uma das grandes novidades do novo menu e uma ferramenta fundamental para quem trabalha com o telemóvel por perto e depende da ligação do mesmo ao PC. Tudo está mais à mão e integrado com outra das secções mais utilizadas do sistema: o menu iniciar para abrir aplicações.

A Microsoft tornou este menu do Windows 11 muito mais inteligente. A IA é responsável por organizar e posicionar aplicações, além de oferecer um novo motor de busca para o seu computador que deverá ser mais capaz de encontrar o que procura com menos esforço.

Windows 11 Menu Iniciar Microsoft

São pequenas alterações que dão uma nova imagem a uma das partes mais utilizadas do sistema, sendo bem-vindas e estarão em breve disponíveis nos computadores com Windows 11 em todo o mundo. A Microsoft, aliás, já anunciou como o irá implementar: este menu iniciar chegará primeiro aos PCs Copilot Plus e depois será integrado nos restantes.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zezinho
    zezinho

    deve ser na 24h2 certo ? Ontem meu pc tentou fazer o update, deu bluescreen e reverteu para a 23h2

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Não faças a atualização sem antes atualizar a Bios, os drivers da board e gráfica.
      Normalmente se não estiverem atualizados dá erro.

      1. Avatar de Asdrúbal
        Asdrúbal

        Qual a diferenca entre a BIOS e a board? O firmware da board não é a BIOS?

  2. Avatar de Leoni
    Leoni

    Estou na 24h2 e nada desse menu. Pelo que conheço as atualizações da MS só em janeiro de 2026 para recebermos essa novidade. E outra, que valor absurdo do Microsoft 365. Triplicou o preço no Brasil. Não sei em outros países.

    1. Avatar de JS
      JS

      O Pedro esqueceu-se de dizer que é na previewCanary/Dev

  3. Avatar de joão
    joão

    Que engraçado…….. os programas estão agrupados por categorias… Quanto tempo faltará até a M$ adoptar as categorias usadas no Linux???

    Não tarda o Microsoft Azure ainda passa a ter uma versão Desktop eheheh

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Já há muito que se podem agrupar aplicações em categorias no Windows, assim como noutros sistemas operativos, sejam eles móveis ou não

      1. Avatar de joão
        joão

        Sim… mas no caso do windows (<11), implicava fazê-lo manualmente… afaik

    2. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Como dizer que não sabe usar o windows 11 sem dizer que não sabe usar o windows 11 …

      1. Avatar de joão
        joão

        é verdade… tenho mexido pouco em windows 11, é um facto! 🙂

  4. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    O Windows 10 é o melhor.

    1. Avatar de Nildo
      Nildo

      PQ não o 8, 7, Vista, XP, 2000, 98, 95, etc…?

    2. Avatar de Humberto
      Humberto

      Completamente… este 11 tem anos e continua a parecer um sistema lançado à poucos meses.

  5. Avatar de José
    José

    Ainda falta um programa para controlar o carregamento da bateria, para não ter que desligar e ligar o carregador…

  6. Avatar de Piofidel
    Piofidel

    Troço feio! Se for para piorar, seria melhor nem mexer. O Menu Iniciar do Windows 11 deveria fugir pouco dos padrões do W7 e W10. Só mexer no estílo, sem tocar na posição dos ícones. Mas não: a Microsoft tem que fazer reboliço em tudo quanto é canto desse ítem do sistema, mudando de posição objetos, que todo mundo já é acostumado com o lugar fixo.