Motores/Energia · Planeta

Algo inédito acontece na Noruega! Já circulam mais carros elétricos do que a gasolina

85 Comentários

O petróleo é um produto fundamental na Noruega. O país é uma potência europeia nesta área e o petróleo bruto e o gás têm estado ligados ao crescimento económico do país. Curiosamente, e mesmo com esta importância, a Noruega não parece apostar no petróleo a 100%. No país, já circulam mais carros elétricos do que a gasolina.

Noruega carros elétricos gasolina


A importância do petróleo é tal que, enquanto a Rússia ameaçava o resto do continente pelo seu apoio à Ucrânia, o petróleo e o gás norueguês ajudaram a obter um lucro recorde em 2023. No entanto, e apesar disso, a Noruega é o bastião do carro elétrico na Europa.

Na Noruega já circulam mais carros elétricos do que a gasolina

Tanto que já tem mais carros elétricos do que a gasolina nas suas estradas. E não pretendem parar até que 100% do parque automóvel seja elétrico. Num comunicado da Federação Norueguesa de Estradas (OFV), afirma-se que dos 2,8 milhões de automóveis particulares atualmente registados no país, 754.303 são totalmente elétricos, enquanto 753.905 são movidos a gasolina.

Øyvind Solberg Thorsen é o diretor da OFV e comentou que “é um evento histórico, um marco que poucos previam chegar há 10 anos. A eletrificação da frota de automóveis pessoais avança a um ritmo rápido e a Noruega dá passos largos a tornar-se o primeiro país com uma frota de automóveis pessoais dominada por veículos elétricos”.

Total

Percentagem

Diesel

999.715

34,80%

Elétrico

754.303

26,26%

Gasolina

753.905

26,24%

Híbrido a gasolina plug-in

198.707

6,92%

híbrido a gasolina

155.307

5,41%

híbrido diesel plug-in

9.478

0,33%

diesel híbrido

896

0,03%

GPL

173

0,01%

Hidrogénio

167

0,01%

Total

2.872.652

Apesar de tudo, a maior parte da frota privada da Noruega é a diesel. Os carros elétricos são os que dominam os novos registos e já existem mais carros elétricos do que a gasolina. Tudo isto é verdade, mas também é verdade que há quase um milhão de carros a gasóleo ainda nas estradas.

Com estes dados, é também possível constatar que uma boa parte do bolo dos 2,8 milhões de automóveis particulares na Noruega são híbridos a gasolina. Praticamente já não se aposta em híbridos diesel, muito menos em GPL ou hidrogénio.

Esta mudança só vai parar quando chegar aos 100%

No entanto, Thorsen está confiante de que, ao ritmo que a indústria caminha, o carro elétrico ultrapassará o carro diesel em 2026. Isto devido à queda nas matrículas de automóveis deste tipo (1,2 milhões de carros a diesel em 2017 contra menos de um milhão atualmente).

Noruega carros elétricos gasolina

Thorsen prevê também um crescimento da frota de veículos pessoais, dos atuais 2,8 milhões para cerca de 3,1 milhões até 2030. O que está claro é que, se os cenários não mudarem, a tendência para optar pelo carro elétrico manter-se-á no futuro.

Em 2020, 54% das vendas de automóveis novos no país corresponderam a veículos elétricos. Este número aumentou para 84% até 2024 e prevê-se que, em 2025, 100% das vendas de automóveis novos sejam elétricos ou a hidrogénio. Se olharmos para meses específicos, só em agosto 94,3% dos novos registos pertenciam a veículos elétricos graças, em parte, ao impulso das vendas do Tesla Model Y.

Curiosamente, a Noruega tem os preços de carga mais elevados da Europa. Se carregar um Tesla Model 3 durante 25 minutos na Islândia ou em Portugal custa 2,9 euros, ou 3,2 euros respetivamente, na Noruega o contador passa para 18,9 euros. Mas é claro que é algo que não afeta os pouco mais de cinco milhões de habitantes do país na hora de decidir que tipo de propulsão terá o seu novo carro.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Que país tão amigo do ambiente. Aposto que para o ano vão deixar de extrair petróleo e mostrar o exemplo.

    1. Avatar de x3k
      x3k

      E então? São inteligentes… Usam os seus recursos finitos (que mais cedo ou mais tarde a sua extração deixará de ser financeiramente viável) para progredirem na sua estrutura.
      Mesma coisa que a China está a fazer em África, a construir centrais a carvão para lhes vender o carvão, enquanto ‘tentam’ apostar em renováveis.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Para a China é bem melhor vender os painéis solares e carros elétricos do que usar carvão.
        Eles estão em processo rápido de se livrarem do carvão, apesar de ainda o usarem muito.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Eles deixam o petróleo para os paises que não possuem petróleo. O mesmo com o carvão, maioria é exportado.
      99% da producao electrica deles é através de renováveis.

      Paises que não possuem petróleo agradecem, assim estão a suportar economias externas

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        e não achas isso hipocrisia?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Eles simplesmente estão mais preocupados com o pais deles que com os outros, estão a cuidar da casa dele. A poluicão do ar caiu a pique, qualidade do ar subiu. Nas cidades possuem dos ares mais limpos da Europa. Isso é ser amigo do ambiente.

          Os outros paises querem viver no meio da porcaria porque a China ou outro pais também o faz. O pessoal está mais preocupado com o que os outros paises fazem do que com o proprio pais.
          Basta ver o teu comentário estás mais indignado por eles venderem do que por os outros consumirem.

          Se eles deixarem de vender petróleo, vai fazer 0 de diferenca, impacto 0. Os paises simplemente compram noutro sitio.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Em negócios chama-se segunda-feira.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            O pessoal está confuso, não sabem que pais devem financiar.
            Paises Arabes?
            A Russia?
            Os hipócritas dos Noruegueses?

            Decisões dificeis.

        3. Avatar de JL
          JL

          Hipocrisia ? Não entendi, eles não têm carros a gasolina e gasóleo a trabalhar ?

      2. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Isso quer dizer que pela tua lógica maioria da Europa precisa de importar ainda mais petróleo porque maioria não tem?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se quiserem utlizar petróleo, sim a unica opcão é importar. A unica forma de reduzir a importacao de petróleo é consumir menos. Nem sei onde é que está a duvida
          O combustivel que Portugal utiliza é todo importado, que se saiba nao existe nenhum poço de petroleo em Sines.
          E quisermos utlizar mais é necessário??? importar ainda mais petróleo.

          Ou a minha lógica está errada?

    3. Avatar de JL
      JL

      Se eles deixarem de produzir petróleo, alguém vai produzir por eles….

    4. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Eles podem dar-se a “luxos” graças ao negocio do Petroleo. Desculpem o palavrão, mas existe uma ladainha que diz “Venha a nós, f*d*i-v*s vós”

      1. Avatar de JL
        JL

        E não são como os portugueses ? Que are são contra a prospecção de petróleo.

  2. Avatar de Realista
    Realista

    E a rede elétrica!?!
    E os postos de carregamento!?!
    E carregar o carro em apartamentos!?!
    E os carros a arder!?!
    E se quiser fazer 1000km para almoçar a casa?

    Parece que esses problemas só acontece no PPLware… especialmente com aqueles que não possuem carro elétrico.

    1. Avatar de Pois, Pois
      Pois, Pois

      Depois são os outros que têm a mania da perseguição e “incendeiam” as discussões… vê-se…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Eu estou num tópico de carros elétricos a falar de questões colocadas sobre carros elétricos.

        Já a maior parte dos “incendiários”, conduzem veículos a combustão e aparecem nos assuntos sobre carros elétricos e a questionar:

        E a rede elétrica!?!
        E os postos de carregamento!?!
        E carregar o carro em apartamentos!?!
        E os carros a arder!?!
        E se quiser fazer 1000km para almoçar a casa?

        1. Avatar de Pois, Pois
          Pois, Pois

          Já todos perceberam de que lado está o fanatismo, não tentes explicar-te… fica bem

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Já de descobrimos a tua careca de fanatismo faz muito tempo… 🙂

            Eu pelo menos digo e volto a repetir, se os carros a combustão superarem o carro elétrico eu volto, porque eu já tive vários carros a combustão e já experimentei várias tecnologias.

            Se isso é ser fanático, bom para ti.

        2. Avatar de Pois, Pois
          Pois, Pois

          Na Noruega, certo?

    2. Avatar de Obviously
      Obviously

      É uma forma de interpretar as coisas.. outra forma igualmente ignorante é dizer que no país com mais adoção de eléctricos do mundo e com muito poder de compra mesmo assim só 1/4 se atira para os 100% eléctricos… claramente não serve para todos

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        interpretar bem as coisa é saber que veiculos em circulacao é diferente dos veiculos que se vendem. Mais 90% dos veiculos vendidos em 2024 foram electricos. E para nao dizerem que foi só em 2024, aqui vao as vendas dos ultimos anos.
        2023 89.86%
        2022 88.58%
        2021 86.1%
        2020 74.65%

        1. Avatar de Pois, Pois
          Pois, Pois

          Na Noruega, certo?

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Sim, o Artigo é sobre a Noruega

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Porque todos sabemos que numa fase de transição, atira-se com o velho fora para se ir a correr para as portas das concessionárias, comprar carro novo…

        Aliás foi precisamente isso que fizeram com modelos de carros a combustão, pois quando saiam os EURO 6 deitaram os EURO 5 todos fora e foram comprar novos… certo?

      3. Avatar de JL
        JL

        Não é 1/4, 96 % dos vendidos novos são 100% eléctricos, 26 % são as existências no atual parque.

    3. Avatar de Pura Realidade
      Pura Realidade

      E a rede elétrica!?! Já existe em muitos lados
      E os postos de carregamento!?! Existem vários, se estiver ocupado é esperar ou ir a outro posto. Em breve teremos carros a carregar em 1 Minutos Carga total
      E carregar o carro em apartamentos!?! É difícil, mas quem tem essa disponibilidade que usufrua dela
      E os carros a arder!?! Não sei a onde, vai depender de como as pessoas usam os carros a carregar, vai depender de muita coisa.
      E se quiser fazer 1000km para almoçar a casa? Hoje em dia já existe boa autonomia.

      O que digo é que a malta não percebe nada dos carros elétricos.

      Parece que esses problemas só acontece no PPLware… especialmente com aqueles que não possuem carro elétrico.

      1. Avatar de JL
        JL

        Ha esses problemas na Noruega ?

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Woooshhh….

  3. Avatar de My2cents
    My2cents

    É o mesmo que dizem da Holanda, que só usam Planta porque toda a manteiga que produzem é para exportar (são o maior exportador do Mundo).
    É inteligente da parte dos Noruegueses. Não sei se é sustentável ou mais ecológico, mas menos poluente (na Noruega) é de certeza 😉

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Não existe isso de menos poluente na terra deles. Quando falamos é poluição, em aquecimento global, quando nos tramarmos (para não usar outra palavra), vai ser igual para todos.
      Se querem ser verdes que mudem a sua economia para não depender do Petroleo. Criticam os paises arabes, mas eles são igualzinhos

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Ou fazer como Portugal é contra a exploração do Petroleo porque é mau e depois vai comprar a esses paises.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        98% da energia elétrica da Noruega provem de fontes renováveis:

        https://www.euronews.com/green/2024/04/17/wind-energy-saw-record-growth-in-2023-which-countries-installed-the-most

        E a maior parte da energia da Noruega é hídrica.

      3. Avatar de MLopes
        MLopes

        claro que existe “isso de ser menos poluente na terra deles”!
        a poluição nas cidades e em locais de grande aglomeração de veículos a combustão é uma realidade que afeta fortemente a saúde pública. e não é a saúde pública global mas sim a saúde pública nesses locais específicos

        1. Avatar de B@rão+Vermelho
          B@rão+Vermelho

          Amigos estou de férias na Ásia, e como todos os anos parte das minhas férias na Ásia são em trabalho de voluntariado, este ano estou a limpar plástico das praias, eu hoje de manhã numa praia paradisíaca juntei mais de 50kg de plástico numa praia de 10 m2 a quantidade de isqueiros que retirei de dentro de água foi impressionante, se temos de reduzir as emissões dos carros é verdade mas acho muito mais urgente tomar medidas em relação ao plástico é a verdadeira praga deste século.

          1. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            Concordo. Essa é outra praga que se tem de resolver. Já se conseguiu o Ozono, a energia já não vamos a tempo e o plástico, pior ainda.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            O da energia estamos a resolver e estamos a melhorar à medida que as renováveis se tornam a norma.

      4. Avatar de rui
        rui

        Como diz o MLopes tens 2 tipos de poluição, a geral e a localizada, no caso da localizada os veiculos a combustão nas cidades é péssimo, tiveste o exemplo disso em 2020 quando devido a pandemia Lisboa tava com qualidade de ar como nunca.
        Outro ponto é achares que a Noruega faz isto a pensar na poluição e não no facto economico, para eles é brilhante forçar carros eletricos, usam a energia hidrica barata que têm para os carregar, todo o petroleo não consumido internamente é vendido aumentando assim as reservas financeiras do pais.
        Ter cidades com ar mais limpo é um optimo Bonus apenas.

  4. Avatar de JL
    JL

    Tudo normal então.

    1. Avatar de zaorapk
      zaorapk

      Em Portugal nem 5% em circulação.
      Só caiu na farsa do elétrico quem percebia zero de automóveis.

      1. Avatar de JL
        JL

        Que farsa é essa ? Quer dizer que os noruegueses cheios de petróleo também caíram ?

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Eu conto qs 1.2 milhões de carros a gasolina e pouco mais de 700 mil elektros.

    1. Avatar de JL
      JL

      É porque está a contar mal.

      1. Avatar de Yamahia
        1. Avatar de JL
          JL

          Está, estão ali em cima os números todos separados, não é preciso inventar.

        2. Avatar de JL
          JL

          Já agora, seja honesto e não venha com números daquilo que reclamava antes que eram alguns juntares os plugin aos eléctricos, portanto agora faça o mesmo, não junte os plugin aos a gasolina.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Esses estão parados… não andam com o frio.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Com frio todos os gasolina circularam. Os elektros nem por isso.
        https ://www.poder360.com.br/internacional/nos-eua-carros-da-tesla-ficam-sem-carregar-por-causa-do-frio/

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Noruega é um país ameno. Eles não não sabem o que é frio no Inverno. Todos os anos sobrevivem ao Inverno sem problemas.

        2. Avatar de JL
          JL

          Isso é mentira, o problema não foi dos carros.

          Mas mostre lá noruegueses pendurados?

          O mesmo aconteceu no Canadá para os a combustão, onde as bombas de combustível congelaram.

    3. Avatar de B@rão+Vermelho
      B@rão+Vermelho

      E quantos carros a diesel ainda circulam por lá, estes números são só dos a gasolina.

      1. Avatar de JL
        JL

        Está lá também nos números.

  6. Avatar de PJA
    PJA

    Não, não há. BEV são 26 %, híbrido não é um carro eléctrico, polui sempre.
    A Noruega está no caminho certo, mas calma não alterem as coisas para “encaixar” no discurso. Menos hipocrisia, pfvr.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Torna a ler a tabela…

      1. Avatar de PJA
        PJA

        E você também a deve ler outra vez, veja com atenção sem ser tendêncioso.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          O artigo fala em carros a gasolina. Tu é que estás a ser tendencioso. Não se incluiu (e BEM) os híbridos como sendo eléctricos.

          1. Avatar de PJA
            PJA

            Peço desculpa, tem razão. Mas também acrescento não é assim tão extraordinário na Noruega.

          2. Avatar de Pois, Pois
            Pois, Pois

            Eu diria “não se inclui” e MAL, está mais que provado que os híbridos têm utilização reduzida em modo eléctrico, sao muuito mais carros a gasolina do que eléctricos.
            Mas não deixa de ser curioso, que aflição, parece que estiveram amarrados ao “livro dos registos” a ver quando a coisa superava os “gasolinas” (variação de 0.02% ou seja quase 400 carros)

          3. Avatar de JL
            JL

            Realmente a malta da combustão ficou toda nervosa, não se entende muito bem porquê, até porque já se esperava que fosse esse o resultado, tal como vai ser em todo o lado, mais ano menos ano.

      2. Avatar de Pois, Pois
        Pois, Pois

        O @PJA tem razão quanto aos dados da tabela, gasolina + gasóleo somam 61.04%.
        Eléctricos são 26,26% e electrificados 12,69%…

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas o assunto não é esse. Gasóleo não tem nada a ver com gasolina.

    2. Avatar de JL
      JL

      Que se saiba 26.26 % é maior que 26.24%.

  7. Avatar de AFPB
    AFPB

    Quem tem um VE, mora em apartamento, sem possibilidade de carregar o seu carro, é só idiota! No mínimo…

    1. Avatar de JL
      JL

      Claro que são, eles compram de propósito para serem idiotas.

    2. Avatar de PJA
      PJA

      AFDB, o governo norueguês implementou uma rede de carregamentos junto das casas, é normal em Oslo ter ruas com dezenas de pontos de carregamento. Esta questão dos carregamentos é muito importante para os noruegueses.

  8. Avatar de zaorapk
    zaorapk

    Todos pagos pelo governo…que explora petróleo.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Errado pagos por todos os portugueses (e outras nacoes) tem carros a combustão.

    2. Avatar de JL
      JL

      Sorte a sua, se eles não explorarem você não o consome.

    3. Avatar de PJA
      PJA

      zaorapk, tem razão, mas deve ter em atenção que um recurso valioso que país tem e, como é óbvio, não pode abdicar dele.
      No entanto, posso afirmar que é a única nação que caminha para sociedade livre de CO2 dando condições a todos. Há outros países com mais condições que não o fazem, como os EUA e a Alemanha.

  9. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Os negacionistas portugas que aprendam alguma coisa em vez de vir para aqui negar sistematicamente e depressivamente tudo!

  10. Avatar de JL
    JL

    Nova Deli fechou as escolas devido à poluição dos carros eléctricos….

    https: //www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/nova-deli-fecha-escolas-e-estaleiros-de-construcao-devido-a-poluicao-atmosferica

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Típica noticia da máfia elektra a trabalhar.
      Os fumos que assolam Deli e outras regiões da Ásia pouco ou nada têm a ver com carros mas sim e principalmente com os fumos resultantes da queima de restolho dos campos agrícolas em redor, associado a condições climatericas que impedem a dissipação dos fumos resultantes das queimas.

      Um pouco à imagem do fog que vitimou milhares de cidadãos em Londres. Ainda mal havia carros mas havia muitas lareiras.

      1. Avatar de JL
        JL

        Looooool, tinha de ser.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          É como um penedo..

          “. London’s reliance on coal-fired power plants for electricity and heat, and diesel-powered buses for public transportation, contributed to the Great Smog.”

          https://education.nationalgeographic.org/resource/great-smog-1952/

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Ele pensa que as leis EURO para os motores a combustão apareceram só para implicar e não para resolver um problema de poluição…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista, vai ver a palhaçada em que se transformou a cop29 e depois opina.
            “Somos” uns tansos! (Sempre fomos e espero que deixemos rapidamente de o ser)

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ele afirma que os veículos a combustão não fazem poluição. E pensa que mais carros a combustão= menos poluição e que mais carros elétricos mais poluição.

          3. Avatar de JL
            JL

            Isso é a prova que afinal o lobby do petróleo é que manda.

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @JL isso é notório. Basta ver a quantidade de pessoal que é contra a independencia energética.
            Não sei que lavagem cerebral levaram para apoiarem tanto os paises produtores de petróleo.
            Passam a vida a trabalhar para poderem financiar esses paises. Os paises árabes agradecem.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            A COP29 aconteceu em 2024… as normas EURO entravam em vigor em 1992.

            Chegaste 32 anos mais tarde.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sim @Realista, as COP’s tb. No início era tudo bons rapazes cujas intenções remontam ao início dos esforços globais para combater as mudanças climáticas.
            A 1ª foi da de Berlim em 1995.
            Entretanto só não percebe quem anda com palas que este acordo ( que agora vai no capítulo 29)prejudica a economia do mundo ocidental e beneficia países como China e Índia.
            Então muitos felizmente já estão a abrir os olhos. Portugal enviou uma ilustre desconhecida para se fazer representar e Trump já fala em mandar o acordo às malvas que é o lugar dele e tudo o que lhe está associado.

          7. Avatar de JL
            JL

            Mas afinal há mudanças climáticas ? Estranho, deve ser coisa nova devido aos eléctricos..

          8. Avatar de Realista
            Realista

            E prejudica em que sentido?

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          @Yamahia não é só a economia ocidental, é também a economia do médio oriente.
          Temos que trabalhar todos para continuar a apoiar os países árabes.
          Se fosse tudo a andar de Elektros eles ficariam na miséria.
          Consumindo Veículos a combustão é a melhor forma de lhes mostrar o nosso a apoio.