Motores/Energia

CEO da Volvo alerta para a escassez severa de baterias para carros elétricos

13 Comentários

A procura crescente por carros elétricos tem levado a que muitas fabricantes já tivessem anunciado o fim da produção de carros alimentados por combustíveis fósseis nos próximos 10 ou 15 anos. Além disso, já quase todas as marcas mais populares contam com a sua versão 100% elétrica.

Mas esta mudança poderá vir com um problema atrelado que parece ser fácil de antecipar e para o qual o novo CEO da Volvo já deixou o alerta: poderá haver uma escassez no fornecimento de baterias.

Imagem Volvo elétrico que ilustra ataque


O problema da escassez de baterias para carros elétricos

O novo CEO e presidente da Volvo Cars, Jim Rowan, alertou recentemente numa entrevista à CNBC para o problema iminente da escassez de fornecimento de baterias no setor dos veículos elétricos.

Para antecipar a resposta a tal problema, a empresa estará já a investir numa unidade de produção das suas próprias baterias com a Northvolt.

A Volvo foi uma das fabricantes que já traçou o seu plano de produção de carros exclusivamente elétricos até 2030, um movimento que exigirá um fornecimento consistente e seguro de baterias para os seus carros.

Acho que o fornecimento de baterias será uma das coisas que será escassa nos próximos anos.

E essa é uma das razões pelas quais fizemos esse investimento substancial com a Northvolt: para que possamos controlar não apenas o fornecimento, mas também começar a desenvolver a nossa própria química de baterias e instalações de produção.

|Disse Jim Rowan.

Com este investimento, a empresa espera ter um controlo total desse componente essencial.

De acordo com a Volvo e a Northvolt, em 2023 será iniciada a construção de uma Gigafactory em Gotemburgo na Suécia e que “deverá ter uma capacidade anual potencial de produção de células de até 50 gigawatts-hora”. Isso equivaleria ao fornecimento de baterias suficientes para cerca de 500.000 carros todos os anos.

À medida que o número de veículos elétricos aumenta nas estradas, o fornecimento de baterias tornar-se-á uma engrenagem cada vez mais importante e competitiva no setor automóvel.

A opinião da Volvo junta-se à da Volkswagen e da própria Tesla

Já Herbert Diess, CEO da Volkswagen, tinha alertado no ano passado para o desafio da produção de carros elétricos por causa das baterias. Na altura, disse que “as baterias podem ser, digamos, uma restrição contínua para o crescimento de EVs nos próximos 5 a 10 anos”.

Atualmente, os prazos de entrega de baterias para carros elétricos são enormes e a criação de uma enorme cadeia de fornecimento nos próximos anos é essencial para responder ao crescimento, às metas das fabricantes e às próprias metas dos governos, no sentido de diminuir a dependência de combustíveis fósseis.

Há ainda o problema do lítio, a matéria-prima essencial para a produção de baterias usadas nos carros elétricos. Elon Musk, recentemente alertou que o preço do lítio tinha chegado a níveis insanos. Avançando com a ideia de que a Tesla poderia ter que entrar na mineração e refinação deste minério, para minimizarem os custos.

Segundo a informação partilhada, Elon Musk refere ainda que não existe uma escassez do lítio como minério, no entanto, a sua extração e refinamento são um processo lento.

Também pode gostar

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    acho bem que alerte

  2. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    o mundo está em transformação, nesta década 2020 – 2030 vamos assistir a uma transformação radical nas nossas classes sociais.
    o que se ganhou na ultima centena de anos em melhoria das condições de vida para grande parte da pupolção, vai-se perder rapidamente nestes 10 a 20 anos.
    vai haver cada vez maior estratificação de classes.
    tudo serve de desculpa para sugar o pouco dinheiro que serve para os menos desfavorecidos terem alguma qualidade de vida.
    ja estamos a assistir a um aumento incomportável na energia e nas commodities, cada vez as pessoas deixam de viver para simplesmente sobreviver.
    Enquanto os governos permitirem cada vez mais aos gigantes industriais e tecnológicos serem cada vez maiores e com mais poder, mais se vai degradar as condições de vida das pessoas.
    Durante anos permitiram fusões de grandes empresas, sempre para benefício dos seus acionistas e prejuízo do povo e dos seus funcionários. agora estamos a começar a assistir ao resultado.
    goldman sachs, apple, Tata, Alphabet etc etc, sobretudo na área da tecnologia, cada vez têm mais poder, isto não é nada bom.
    ou os governos tomam medidas e impedem estes oligopólios, ou vamos de mal a pior

  3. Avatar de secadegas
    secadegas

    A culpa é da Russia… Oh espera, é da UE e dos EUA

  4. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Iniciou-se o esquecimento do ambiente à escala planetária e o suicidio / homicídio mútuo e colectivo…

    Esta gerra ( Ucrânia / Russia ) é por recursos e se uns podem os outros também … uns fazem de uma forma e outros de outra….

  5. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Quem acha que ainda se pode safar com os ICE, não se esqueça que também há escassez de chips… Portanto, só se passarem a andar de carroça… Enquanto não houver escassez de madeira.

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Exacto faz sentido, nunca existiram ICE sem chips ao contrario dos carros elétricos e similares, oh wait..

      1. Avatar de RC
        RC

        Também existem carros eléctricos sem chips.

  6. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Preocupação é se faltar a comida …

  7. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Meu ICE de 2019 vai continuar a rodar. Comprar Eléctrico a peso de ouro, no thanks.

  8. Avatar de miguel
    miguel

    A aposta deverá ser nas células de combustível alimentadas a hidrogênio, comecem a produzir o hidrogênio e o problema ficará resolvido!

    1. Avatar de RC
      RC

      Então e fuel cells são feitas de caca de pombo ? e produzem hidrogénio com quê ? sonhos e esperanças ?

      Já agora, está interessado em pagar o enorme investimento que é instalar bombas de abastecimento e transporte de hidrogénio que em outros paises tem sido um flop e a maioria estão avariadas e paradas ? Comece por ver a rede da Califórnia que já tem quase 20 anos e as pessoas passam horas para abastecer por falta de produção.