Motores/Energia

Combustíveis: Preço da gasolina a 3,3 cêntimos acima do preço eficiente

8 Comentários

Como temos vindo a acompanhar, o preço dos combustíveis tem tido uma oscilação enorme desde que começou a guerra entra a Rússia e a Ucrânia. A ERSE tem vindo a disponibilizar uma tabela de referência com valores dos combustíveis. A gasolina esteve 3,3 cêntimos acima do preço eficiente.

Combustíveis: Preço médio da gasolina a 3,3 cêntimos acima do preço eficiente


Combustíveis: O preço eficiente “é um preço médio semanal”

De acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a gasolina foi vendida acima do preço médio. Segundo a ERSE, o preço médio da gasolina esteve 3,3 cêntimos acima do preço eficiente. No caso do gasóleo simples, esta ficou 1,6 cêntimos por litro acima do preço eficiente, mais 1%.

O preço eficiente “é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos”.

Combustíveis: Preço médio da gasolina a 3,3 cêntimos acima do preço eficiente

Relativamente ao preço eficiente antes de impostos para a semana de 27 de fevereiro a 5 de março, a ERSE fixa-o, no caso da gasolina 95 simples, nos 0,860 euros por litro; e, no gasóleo simples, nos 0,932 euros por litro. Com impostos, o preço eficiente é de 1,682 euros por litro e de 1,584 euros por litro, respetivamente.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    Vergonhoso! Recordes de lucros enquanto o população passa dificuldades!

  2. Avatar de Nuno Manuel Alves
    Nuno Manuel Alves

    Aguenta…. O Tugossauro só tem o que merece

  3. Avatar de Awake
    Awake

    Incrivel sao estes impostos….com estes 3 ou 4 centimos podiam os portugueses bem!

  4. Avatar de Repara
    Repara

    Em todo o caso, a gasolina e o gasóleo têm um preço inferior ao de 24/02/2022 (data em que Rússia invadiu a Ucrânia).
    O pico foi em junho de 2022, desde aí baixou bastante.
    O site da DGEG apresenta valores e gráficos para os diversos combustíveis.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Isso não invalida que os preços dos combustíveis estejam acima do que deveriam estar!!!

      1. Avatar de Repara
        Repara

        E muitos outros produtos…
        A guerra na Ucrânia tem as costas largas. A inflação uma vez instalada é difícil de combater.
        “Ah, mas baixem o ISP!” Preferiam que baixasse outros impostos … e que o Estado vá buscar receitas a outro lado, menos à dívida pública 😉

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Abastecer gasolina em Portugal é meter no bolso de quem consome gasóleo. São 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro de gasolina para subsidiar fiscalmente o gasóleo barato, que ainda por cima continua a descer à brava enquanto a gasolina marca passo. Se ainda por cima 1 litro de gasóleo são 14% de CO2 a mais que um de gasolina (2,64 kgs versus 2,31 kgs), para não falar nos tóxicos e cancerígenos em que o gasóleo é o descalabro então é simplesmente escandaloso. Razões de sobra para uma guerra civil, se os portugueses não fossem tão mansos. Só há uma maneira de por cobro a esta escandaleira: 2 ou 3 jerricans na bagageira e abastecer em Espanha. Dividam lá de uma vez os 20 cêntimos, baixem-nos na gasolina e subam-nos ao gasóleo.