Motores/Energia

Conheça o “off-road” do Citroën AMI: um todo-o-terreno em pequenas dimensões

19 Comentários

Quando o Citroën AMI foi apresentado, a sua forma e tamanho, assim como o preço, deram nas vistas. Basicamente tratava-se de um elétrico, utilitário citadino pronto para servir qualquer bolso. Agora, para mostrar o que pode fazer este pequeno elétrico, a marca deu-lhe um toque agressivo e aventureiro e criou o Citroën My Ami Buggy Concept.

Tem bom aspeto, divertido e um estilo muito mais country. O mais interessante é que, se for como o seu irmão, poderá ser um dia conduzido por jovens com idade a partir dos 16 anos.

Conheça o


Há já várias pessoas que vão diariamente para o trabalho ou para escola no seu Citroën AMI. Este 100% elétrico permite uma velocidade máxima de 45 km/h e oferece autonomia de cerca de 70 quilómetros. Portanto, estas caraterísticas fazem dele uma excelente proposta para “malta jovem” que faz um trajeto diário curto.

No entanto, a Citroën parece que quer desbravar outros caminhos e apresentou o conceito do AMI aventureiro. Estamos a falar do Citroën My Ami Buggy Concept.

Citroën moto-quatro 100% elétrico e com traços de todo-o-terreno

Como pode ser visto nas imagens, o Citroën My Ami Buggy Concept ostenta rodas mais largas, frente e traseira redesenhadas, com um para-choque mais robusto e faróis protegidos por grades.

As laterais possuem novos para-lamas e proteções tubulares ao longo da parte inferior das portas. E para mostrar o seu verdadeiro espírito aventureiro, a Citroën instalou uma roda sobresselente na barra de tejadilho.

Conheça o

Numa clara homenagem ao clássico Mehari, como a própria empresa reconhece, o Citroën My Ami Buggy Concept não tem portas. No seu lugar foram colocados tecidos transparentes removíveis que são armazenados atrás dos assentos e podem ser facilmente colocados, por exemplo, em caso de chuva.

O interior, que era simples e um pouco apagado na versão citadina, foi agora redesenhado neste pequeno carro de aventura. O My Ami Buggy Concept foi equipado com assentos de espuma de efeito memória que são laváveis. Além disso, existem agora inúmeras áreas de armazenamento e um suporte para colocar o smartphone.

É interessante este conceito, até porque a marca refere que o My Ami Buggy é um carro imaginado de forma lúdica, e que todas as pessoas dos 14 aos 77 anos iriam querer adicionar à sua lista de desejos de Natal.

A Citroën escolheu a tonalidade Khaki Anodizada porque faz alusão à natureza. Já o preto evoca a força e modernidade, capta a luz e dramatiza as cores associadas. A escolha do preto também foi motivada pela vontade de usar uma tonalidade mais escura que disfarçasse a sujidade.

https://videos.sapo.pt/DiI0DirETR9EWWALlUL5

Veja o vídeo no YouTube.
 

E quando chega ao mercado o Citroën My Ami Buggy Concept?

Gostou da ideia? Possivelmente, já muitos aventureiros estariam à espera da data de entrega. Contudo, se pensava em comprar um destes veículos, temos más notícias: o Citroën My Ami Buggy Concept não chegará ao público. A empresa criou-o como um exercício de design que “ilustra uma das muitas faces que poderiam ser desenvolvidas para o MAI”.

Agora, nunca se sabe o dia de amanhã, porque, se de facto a ideia for um sucesso, quem sabe se a marca francesa não reconsidera. Para já, a ideia está muito interessante.

Também pode gostar

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Passar por cima de uma poça de água já é considerado offroad para o Citroen Ami…

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 e mesmo assim atenção à profundidade. Mas o conceito está muito interessante, até porque a própria montanha está cada vez mais “alcatroada” 😉

      1. Avatar de Jakim Zé
        Jakim Zé

        Infelizmente é verdade.

        Que deveriam ter acessos para viaturas de emergencia em bom estado, concordo.
        Agora alcatroar? Para se ir roçar o cu num baloiço???

        Deixem estar os trilhos no seu lugar quietinhos, estacionem nos parques de merenda e caminhem, que faz bem à saude.

        1. Avatar de Vítor M.

          Exato. Alguns locais perderam a naturalidade.

          1. Avatar de klimane
            klimane

            E então aqueles que só lá conseguem ir de carro porque têm mobilidade reduzida? Não têm direito a desfrutar do que é natural?
            Há quem pense no umbigo e o resto que se lixe.

          2. Avatar de Vítor M.

            Têm sim, mas pode haver uma forma de lá irem sem ser com estradas que tiram o natural à paisagem. No passado nunca foi impedimento. Ainda há dias fomos numa prova de BTT a uma montanha no norte do país e estava a acontecer um evento “aventura handicap” e onde a malta se meteu era terra batida e muita vegetação… e lá curtiram o espaço.

            Tem é de ser bem pensado e não fazerem as coisas sem noção. 😉 E acho muito bem que criem cada vez mais infraestruturas para pessoas com pouca mobilidade poderem usufruir de certos espaço que caracterizam o nosso país com paisagens selvagens.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Sinceramente klimane, se eu algum dia estiver numa sítuação em que não possa visitar alguns sítios mais naturais espero que não mudem por minha causa, não sou egoísta a esse ponto.
            Durante a minha vida tento aproveitar esses sítios sempre que posso, e jamais iria querer que o próximo perdesse essa oportunidade ao criar estruturas na natureza para o bem de alguns.
            A natureza é um bem maior que qualquer pessoa, e a natureza melhor é a natureza no estado natural. Ao criar estradas, parques, miradouros, cafés, etc. estás sempre demasiado próximo de estragar a beleza natural. Falo como residente numa ilha onde a sua maior beleza é a natureza e começa a perder o seu maior trunfo, graças a mentalidades assim.

          4. Avatar de klimane
            klimane

            Já estou a ver que passadiços nas praias, rampas de acesso, casas de banho adaptadas e outras acessibilidades são atentados aos puristas da natureza que se divertem a fazer passeatas na serra ou praia e perturbam a fauna e a flora. Também eu sou um purista e acho que esta humanidade está podre e é um entrave à vida natural mas não tenho me revejo a eliminar toda a gente porque a serra é só para alguns capazes.

          5. Avatar de Vítor M.

            Fala-se em alhos e tu entendes bugalhos. Seja.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Ahah concordo contigo! principalmente preocupante nos locais onde o interesse é a natureza.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Não vou mentir o conceito do Citroen Ami cativa-me bastante e o único “se não” para mim é a impossibilidade de circular em AE, caso contrário equacionava-o como próximo veículo pessoal…

        1. Avatar de Realista
          Realista

          … ah e também o impedimento de só ter dois lugares.

          Embora quando fosse buscar os meus dois filhos à escola com um Citroen Ami um dos dois ficava logo a saber quem era o favorito.

        2. Avatar de Vítor M.

          Sem dúvida. Imagina quem faz por dia 50 kms, este carro é um excelente investimento.

    2. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      *(muitos risos)* essa foi muito boa

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Um carro offroad sem portas? nunca chove?

  3. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Requisitos atuais para o lançamento de um off-road: pintura estilo tropa, um pneu no tejadilho é umas redes nos faróis. Feito . Fico a aguardar pelo modelo trotinet off-road, podem aproveitar as rodas desse

  4. Avatar de André R.
    André R.

    Substituía a roda suplente por uma bateria ou um gerador da Honda de 3kW e um depósito portátil de gasolina(para o gerador)

  5. Avatar de xyr
    xyr

    Para a minha casa de aldeia , com ruas de 2,5m de largura está óptimo

  6. Avatar de Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes

    Parece o Wall.e