Motores/Energia

Desenvolvido um carregador elétrico portátil para carros elétricos

23 Comentários

Não deve ser uma inovação da década, mas deverá ter muitos proprietários de carros elétricos interessados. Este dispositivo, um carregador portátil, foi desenvolvido por uma start-up com um tamanho de um jerrican. Assim, para casos de emergência, quando um elétrico fica sem energia, este pode ser o socorro. Com algum tempo de carga, poderá carregar a bateria para várias dezenas de quilómetros.

A empresa americana SparkCharge concebeu um carregador que se baseia em baterias portáteis empilhadas em formato dispositivo modular.

Imagem carro elétrico a carregar a bateria com carregador elétrico de baterias


Carregador elétrico para o carro elétrico

Chama-se SparkCharge e destaca-se da concorrência, porque se baseia apenas em baterias e, apesar disso, é relativamente portátil. Pesa cerca de nove quilos, enquanto cada módulo de bateria pesa 22 quilos, o que significa que vamos precisar de um veículo para o transportar, especialmente, porque a ideia não é transportar apenas uma bateria.

 

Bateria de módulos que podem ser uma opção para carregador

Graças à sua conceção modular, o carregador é capaz de suportar até cinco módulos de bateria. Como tal, não estamos perante algo que se transporta na bagageira “só por precaução”.

Na verdade, este conjunto destina-se à assistência na estrada, como solução temporária. Assim, da mesma forma que podemos telefonar se ficarmos sem combustível, podemos também pedir a alguém que nos venha recarregar a bateria do carro elétrico com este carregador.

Imagem do kit de baterias para alimentar carros elétricos

 

Há mercado para este carregador elétrico além dos carros elétricos

A SparkCharge diz que está a trabalhar com empresas e entidades que alugam e partilham os carros elétricos. Este dispositivo irá permitir recarregar um carro sem ter de instalar um carregador. Portanto, além de teres um carregador portátil, podes não necessitar de um fixo, com esta solução.

Cada módulo de bateria é de 3,5 kWh, o que se pode traduzir em cerca de 22 quilómetros de autonomia, dependendo do carro. A carga é rápida, podendo recarregar cerca de 128 quilómetros de autonomia numa hora.

As baterias podem ser recarregadas em três ou quatro horas, dependendo se for usada uma tomada de 220v ou 120v, e são certificadas para durar cerca de 1 000 ciclos. Já no caso do carregador, este pode durar cerca de 10 000 ciclos.

Portanto, aqui a ideia é traçar um paralelo ao cenário atual, haver um equivalente à lata de gasolina ou gasóleo como SOS. Com este dispositivo, o SOS vai em forma de bateria com energia portátil para “alimentar” as baterias dos elétricos que ficaram drenadas no meio da estrada ou num lugar que não seja possível recarregar.

 

Leia também:

Bateria pode alimentar um veículo elétrico durante 1000 km com uma única carga

Também pode gostar

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de golo
    golo

    fantástico inventaram um powerbank para os carros eléctricos.

    1. Avatar de desinformado
      desinformado

      Já existia antes deste… chamam-se geradores. Como já vi teslas a puxarem geradores ou encostados à berma a carregarem com geradores, deduzo que esse tenha sido esse a sua primeira powerbank xD

      1. Avatar de Tótó
        Tótó

        Aí já? Tens dizer onde!

  2. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    O carro tem uma bateria grande e agora tem esta mini bateria para as emergências. Fica a faltar uma micro bateria para as situações ainda mais calamitosas.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Sempre é mais digno do que utilizarem um gerador de combustão!

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Um Jerrycan também não é nada digno de transportar e imagino até que teria uma autonomia menor.

      1. Avatar de ovingadorortográfico
        ovingadorortográfico

        E quem precisa de ter usa um jerrican ? Só se for viajar para o deserto do Sahara.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Imagino que nunca devas de ter ficado sem gasolina no meio do nada…

          Numa viagem para Portugal falhei uma saída que dava acesso a uma estacao de servico e voilá…

          A fazer consumos de 25l/100 nao fui muito mais longe depois da saída. hehe

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Mesmo, resta saber é que tipo de energia usas para carregar esse carregador.

  4. Avatar de Raul Leal
    Raul Leal

    que desperdício de recursos de lítio… quando vão perceber que o caminho são carros elétricos mas movidos a FCV?

    1. Avatar de Ameno
      Ameno

      e quem é que vai investir os biliões de euros para infra-estrutura de carregamento mais as fábricas de produção de hidrogénio? Isto sem falar nas perdas de energia por ineficiência inerentes às várias conversões de energia, e nas questões de armazenamento e localização dos postos de abastecimento.

    2. Avatar de Redin
      Redin

      Também estou crente nisso já que os motores eléctricos são urgentes e como tal de transição enquanto se melhora a tecnologia do Hidrogênio que evolui a passos largos.

    3. Avatar de Leitor
      Leitor

      Não acredito nisso. Um carro eléctrico com a tecnologia actual é muito mais económico de fabricar, e de mais baixa manutenção. A sua utilização assenta numa infra-estrutura já existente (rede eléctrica), que bastará apenas ser adaptada progressivamente. Um veículo eléctrico, hoje funciona com baterias de lítio, amanhã pode funcionar com baterias de outra coisa qualquer que venha a surgir (o veículos será o mesmo, e a tecnologia para novos veículos idem). Resta dizer a a produção de hidrogénio é menos eficiente, que a produção de electricidade pelos com os meios actuais.

  5. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Fazia sentido era ligar a bateria diretamente ao carro e não carregar uma bateria com outra .
    “Este dispositivo irá permitir recarregar um carro sem ter de instalar um carregador.”
    Como assim?

    1. Avatar de Vítor M.

      Podes usar em casa, carregares o teu carro, sem precisares de instalar um carregador fixo.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Mas os elétricos/híbridos não podem atualmente ser carregados numa tomada doméstica sem outras instalações?

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Sim podem, mas boa sorte em conseguires carregar a uma velocidade decente.

    2. Avatar de Filipe Dória
      Filipe Dória

      Desta forma acaba por ser uma solução transversal a todos os veículos elétricos, pois basta utilizar a tomada de carregamento mais indicada. Isto porque todos os fabricantes têm sistema de baterias diferentes e nenhum permite o acesso direto, dentro da garantia, às baterias para fazer uma ligação direta.
      Infelizmente perde-se alguma energia na transmissão mas é um produto que pode ser utilizado com todos os carros.

      É engraçado, diria que a versão básica até cabe no frunk de um Tesla ou no compartimento da mala que alguns têm.

  6. Avatar de C.C.Madeira
    C.C.Madeira

    Valor ?

  7. Avatar de LSousa
    LSousa

    Portátil com 31, 40 ou 49 kgs? consoante os módulos? Bem, isso do carro eletrico em termos de baterias tem muito que evoluir… Eu para os meus carros tenho um Boost Charger da Noco com 22500J cerca de 4000A que dá para fazer arrancar cerca de 80 vezes carros até 10litros com um carregamento apenas e pesa 4.5kg…..

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Estás a falar de um battery pack que armazena uma quantidade limitada de energia e que tem um output alto, por forma a poder fazer motor de arranque funcionar, depois de o carro comecar a trabalhar já nao está a usar mais a energia que sai do teu battery pack, pelo contrário o alternador é suficiente para carregar a bateria que está instalada e o teu battery pack também.

      Aqui estás a falar de armazenar energia suficiente para conseguir carregar o carro transferir energia suficiente para o mesmo andar uns km.

    2. Avatar de Leitor
      Leitor

      Esta bateria, basicamente é como um jarrican para “desempanar” que fique na estrada. É difícil compreender uma coisa tão simples?