Motores/Energia

Dos 0 aos 100 km/h em menos de 1 segundo num carro elétrico? Esse recorde já foi batido

14 Comentários

Com desempenhos naturalmente elevados, os carros elétricos têm mostrado que podem mudar o mercado no campo do arranque e até da velocidade máxima. Rápidos e muito eficientes, têm batido recorde atrás de recorde. Um novo voltou a cair, mostrando ser possível levar um carro dos 0 aos 100 km/h em menos de 1 segundo.

100 km/h carro elétrico recorde


Um novo recorde dos 0 aos 100 km/h

Embora possa ser um feito menor para muitos, a verdade é que o Recorde Mundial do Guinness para o carro elétrico de aceleração mais rápida foi batido. Este diz respeito ao tempo mínimo em que se atinge a mítica velocidade de 100 km/h e o novo valor foi conseguido por estudantes suíços.

Este carro totalmente elétrico quebrou o recorde anterior, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de um segundo. O novo valor registado para este padrão foi conseguido por Kate Maggeti, com um carro elétrico construído à mão e ficou em 0,956 segundos, quebrando o recorde anterior que era de 1,461 segundos.

[field name=iframe]

O carro elétrico mais rápido de todos

O Guinness World Records confirmou que o veículo elétrico bateu o recorde de aceleração de EV no Switzerland Innovation Park em Duebendorf. Foi um feito realizado pelos membros do Academic Motorsports Club Zurich (AMZ) da universidade de pesquisa ETH Zurich e da Universidade de Lucerna, que passaram todo o seu tempo livre a trabalhar no “mythen”, o seu veículo elétrico.

Cada componente deste EV foi desenvolvido pelos alunos a partir de placas de circuito impresso (PCBs) e otimizado para velocidade. Alimentado por quatro motores elétricos e um powertrain exclusivo desenvolvido pelos alunos, o veículo tem cerca de 326 cavalos (240 kW).

Será que se vai manter por muito tempo?

O recorde mundial de aceleração de carros elétricos está a ser trocado entre a AMZ e a equipa da Universidade de Stuttgart. A AMZ venceu em 2014 e 2016, com a seleção alemã a vencer em cada um dos anos seguintes. Com um valor abaixo de 1 segundo, dificilmente trocará de mãos, mas tudo é possível.

Para enquadrar este novo recorde estabelecido por um carro elétrico, o valor conseguido é 1,5 segundos mais rápido que o Tesla Model S Plaid, que consegue cerca de 2,5 segundos. É também quase um segundo mais rápido que o Rimac Nevera, que consegue ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,81 segundos.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Não tirando o mérito.
    São comparações absurdas com o Tesla e Rimac, estes são carros de estrada com relação peso potência completamene diferentes, pneus normais e tem que cumprir regras de segurança e construção.
    O mythen é um carro pequeno com peso potência muito menor, não tem que cumprir as regras de um veículo de estrada, só leva 1 pessoa e os pneus são completamente diferentes!!
    Esses pneus são altamente viscosos para aderir o máximo possível ao chão e desse modo fazer grandes acelerações.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Acho que intenção não é comparar com carros ‘normais’

      1. Avatar de FilipeB
        FilipeB

        E existe outra coisa que não aparece no post, que é o facto deste carro ter um mecanismo de sucção na base (uma ventoinha se bem me lembro). Acho que algo parecido a algo que já foi usado na F1.
        Isso permite uma força muito superior de contacto do carro ao solo que por sua vez aumenta brutalmente a tracção nos pneus, permitindo uma maior transferência de potência ao solo.
        Carros com muita potência existem muitos, e em todos quando aceleramos a fundo no arranque as rodas patinam por falta de tracção (sem controle de tracção). O recorde foi quebrado por tanta diferença por causa dessa inovação.

        1. Avatar de JL
          JL

          Esse da ventoinha é o McMurtry

          1. Avatar de FilipeB
            FilipeB

            Não, muito antes desse houve o F1 Brabham BT46 de 1978.
            Tinha uma ventoinha a chupar ar na base do carro que lhe dava uma sucção brutal. Era tão à frente dos restantes carros face ao aumento de tracção e capacidade de curvar que apenas foi usado numa única corrida e proibiram a tecnologia pouco depois.

  2. Avatar de mamba
    mamba

    E a bateria foi dos 100% aos 0% no mesmo espaço de tempo.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Torque e velocidade não é bem a mesma coisa…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Como em qualquer corrida. Nas corridas de drag também gastam um depósito numa corrida de 4 segundos

  3. Avatar de Pois, Pois
    Pois, Pois

    Enigmática é a afirmação de que “Cada componente deste EV foi desenvolvido pelos alunos a partir de placas de circuito impresso (PCBs)”…

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A mim atribuem-me 1s só para levar o pé ao travão. Esse piloto tem uns reflexos muito rápidos.

    1. Avatar de AdN
      AdN

      Para se ter em conta os valores do carro, o tempo de reação e o tempo em que o carro se começa a mover verdadeiramente são retirados. Se for ver as especificações do tempo 0-100 no site do tesla model s plaid, lá está escrito isso…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      E mesmo assim é muito lento. As corridas de drag fazem 160km/h abaixo de 1 segundo

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Seja como for, isto é um drakster eletrico e nao um carro de pista ou de estrada. Record de tempo sim, mas nao juntem alhos com bugalhos

  6. Avatar de DT
    DT

    @Pedro Simões
    Temos também algumas equipa de universidades portuguesas a desenharem, construírem e participarem em competições como estas que aparecem na notícia. Lisboa e Porto tem cada uma uma universidade a competir, tendo ficado em 9º e 56º ,respectivamente, na competição alemã com 71 equipas da categoria eéctrica.
    (https://www.formulastudent.de/fsg/results/2023/).