Motores/Energia

EQS chegou “10 anos antes do tempo” para ser aceite pelos clientes, diz designer da Mercedes

17 Comentários

O diretor de design da Mercedes-Benz reconheceu que o facto de o EQS ser visualmente futurista pode não ter agradado aos clientes, argumentando que pode ter justificado as baixas vendas.

Mercedes-Benz EQS


Foi lançado em 2021 como o flagship da nova linha de carros elétricos da Mercedes-Benz, no entanto, o EQS não gerou as vendas esperadas pela marca.

Reforçando que o “cliente é quem mais ordena“, o diretor de design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, afirmou que o Mercedes-Benz EQS não foi bem recebido pelos clientes, tendo essa fraca receção resultado em vendas fracas.

Com uma silhueta arqueada, o EQS não terá agradado àqueles que valorizam o aspeto mais clássico da Classe S. Por este motivo, o modelo elétrico não conseguiu aproximar-se das vendas do seu homólogo térmico.

Acho que o EQS provavelmente chegou 10 anos antes [do tempo]. É um carro muito, muito inovador e, claro, não foi originalmente concebido como uma limusina com motorista. Essa não era a intenção.

Muitas pessoas desta categoria esperam um capô longo e o prestígio de um carro com motorista, e o EQS é diferente nesse aspeto. É um carro completamente diferente. Talvez devêssemos tê-lo comercializado de outra forma, mais como um CLS futurista, um Coupé Classe S ou algo do género.

Disse o chefe de design da Mercedes-Benz, conforme citado.

Entretanto, a próxima geração do EQS chegará com o nome Classe S. A Mercedes-Benz deixará a designação EQ- para apelidar os seus modelos elétricos, regressando à nomenclatura da sua gama térmica.

Além disso, apostará num design mais convencional: “No futuro, haverá dois Classe S: a de combustão interna e a elétrica”, disse Ola Källenius, diretor-executivo da Mercedes-Benz, no ano passado.

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elipisis
    Elipisis

    Uns podem dizer, a frente do seu tempo, outros talvez digam autêntico pontapé na atmosfera…

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Tenho um familiar que têm um destes e devido à idade quer trocar pelo EQE por ser mais alto, o EQS têm um ano e na Mercedes não querem aceitar o carro à troca estão a dar um valor de 30 mil € e por favor pelo cliente que é.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Normal. Não e por ser feio. É por ser elektro. Os Porsches são bonitos e é a mesma tanga.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        A diferença é que os Porches vendem como nunca e os Mercedes estão todos no stand, principalmente os ICE, a gasóleo já ninguém quer que passados uns dias já dão problemas porque temos de ir para a autoestrada uma vez por semana gastar 3 litros para regenerar o filtro! Que anedota!

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A anedota é fruto dos legisladores europeus.
          Se se preocupassem com as partículas emanadas pelos pneus é q era de valor…

          1. Avatar de JL
            JL

            Que têm seguidores por todo o mundo ? Ex: Singapura

          2. Avatar de Zé

            Não é dos legisladores. É das empresas. Os filtros podiam ser mais duradouros e mais baratos, mas dá jeito às marcas serem assim porque os filtros são caros e bem caros. Podiam ser desenhados de forma a que se pudesse trocar só o elemento filtrante (que não é necessariamente assim tão caro), além de que podiam permitir uma manutenção fácil, o que nem por isso acontece. Mas é como outras peças. Quando é possível comprar de marcas “equivalentes”, muitas vezes a diferença de preço é brutal e em alguns casos a qualidade até é melhor. Mas os fabricantes fazem os sistemas cada vez mais fechados e resistentes a mãos “alheias”. Dá jeito. Como me dizia uma vez o dono de um concessionário, quem pagou a casa dele (casarão) não foi o andar de cima (vendas) foi o andar de baixo (oficina da marca).
            Mas já que tanto mal falas dos legisladores europeus, se calhar também vais dizer que foram eles que obrigaram as marcas americanas a instalar FAP para gasolina no mercado americano.
            Eu sei que a EU por vezes, enfim, mas às vezes fico na dúvida se a EU manda nos fabricantes se não serão os fabricantes a criar o playbook que depois a EU vem lançar. Não sei não…

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Singapura penaliza a potência dos póneis elektros
            Cada elektro que diga que tem 500cv mas que não passa dos 200 kms/h arrota com $ 5700 ao ano que é para aprenderem. 😛
            Significa q em Singapura não andam a apanhar bonés . Elektros pagam e bem e não bufam.

          4. Avatar de JL
            JL

            Singapura penaliza a potência de todos, já que cilindrada é sinonimo de potência.

            Mas o eléctrico que você usa como exemplo passa os 200 kmh. Portanto como de costume não sabe o que diz.

            Um gasolina nas mesmas especificações até passa dos 6000.

            Já agora, se quisessem acabar com os eléctricos tinham tirado os incentivos, e não tiraram.

            Eles não andam a apanhar bonés, já você anda.

      2. Avatar de JL
        JL

        Se fosse a gasolina e hibrido era igual, e a diesel não era muito diferente, no mês passado apenas venderam 8 carros a gasolina e 88 a hev, contra 264 eléctricos.

  3. Avatar de E o resto é história
    E o resto é história

    Não foi antes o facto de ser feio?
    Conseguiram estragar toda uma série de carros….

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Por dentro são lindos, por fora é uma questão de gosto, para o meu é feio.

  4. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    E assumir que o carro é um flop e que a Mercedes, tal como muitos fabricantes tradicionais que decidiram ignorar os eletricos, agora chegou tarde demais e, tal como muitos, anda a correr atrás do prejuizo, e o Musk ainda lhes dá borlas porque também é outro estupido narcisista e tal como o Sr Mercedes não assume nada! A arrogância! Então o cliente é que é estupido, eles são tão bons que as pessoas nem compreende o carro! A mea-culpa é sermos bons demais! E assim caem imperios…

    1. Avatar de Zé

      Que o carro é um flop não há dúvida. Agora, enquanto a mercedes e outras marcas mandam tiros no pé de várias formas, a BYD e outras vendem carros que nem pãezinhos quentes. Um primo meu (cheio de guito) só queria mercedes há anos. Já foi tendo vários ao longo dos anos. Fartou-se das m*rdas que passou com eles e comprou um BYD todo pipi. E daquelas pessoas que nunca me passaria pela vida ir para um carro elétrico, mas foi mesmo.
      Quando a mercedes perde clientes para a BYD a conversa é muito interessante. Alguma coisa a BYD está a fazer melhor que a mercedes, e isso não tem só a ver com a tecnologia nem com imposições legais ou fiscais.

  5. Avatar de AA.Gumane
    AA.Gumane

    Para mim, são super feios, só deviam sair à rua, no Dia das Bruxas.

  6. Avatar de Zé

    Está resolvido o problema dos elétricos da mercedes. Vão passar a ter som de carro de corrida e isso aumentará as vendas em 1.000%…

    https://ppl.sitedev.pt/motores/carros-eletricos-da-mercedes-amg-vao-fazer-o-barulho-dos-termicos-video/

    Que idiotas! A mercedes precisa mesmo é de rever os seus gestores.

  7. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    E daqui a 10 anos continuaram a ser feiosos.