Motores/Energia

Ford regista patente para exibir publicidade inteligente no ecrã dos carros

15 Comentários

Grande parte dos carros mais modernos traz consigo diversas tecnologias de ponta, incluindo um ecrã de bordo. Esse equipamento exibe informações sobre o veículo, o mapa, dados captados pelos sensores, as nossas músicas ou rádio, entre outros.

Mas a Ford vai mais longe e recentemente registou uma patente para que estes ecrãs também possam exibir publicidade de forma inteligente.




Atualmente basta uma pequena consulta sobre algo na Internet para sermos bombardeados por publicidade. Tal acontece através dos nossos computadores, smartphones, tablets, entre outros.

No entanto, quando entramos nos nossos carros, podemos visualizar o ecrã dos mesmos sem sermos estimulados por vários anúncios. Bem, pelo menos até agora isso ainda é possível.

Ford quer publicidade inteligente nos ecrãs dos carros

A Ford registou no início do mês uma patente na United States Patent and Trademark Office (USPTO) que descreve a possibilidade de exibição de publicidade no interior dos seus veículos. Em concreto, a tecnologia proposta utiliza os sensores do carro para identificar conteúdos no exterior e, assim, gerar um determinado anúncio. Essa publicidade será depois exibida no ecrã do sistema do carro.

Em termos práticos, o carro ao passar por um local, o seu sensor deteta a presença de um outdoor publicitário. De seguida, o sensor passa a informação para o ecrã do veículo que exibe assim um anúncio relacionado com o que foi detetado no exterior.

Mas a publicidade exibida não é apenas uma reprodução semelhante ao painel encontrado no exterior. Por sua vez, esta tecnologia vai incluir conteúdos interativos como links e dados para que o utilizador possa aceder rapidamente ao local indicado. Além disso o anúncio pode ainda indicar os contactos do estabelecimento de forma a que seja feita uma chamada, caso haja um telefone integrado no sistema.

Para já, a Ford não fornece muitos mais detalhes acerca desta tecnologia. E, por se tratar de uma patente, não significa que se torne efetivamente numa realidade e seja lançada para o mercado. Mas muitas empresas registam patentes apenas para impedir que outras façam algo igual, especialmente as marcas rivais.

Também pode gostar

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Em vez de perderem tempo com inovações úteis, não. O cliente paga bem pelos carros deles, e ainda tem de levar com publicidade.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Com matéria para distração na condução…

    2. Avatar de jafinfor
      jafinfor

      Extactamente! Apelam tanto à segurança e depois vêm com estas “m***das”! Enfim…

  2. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Americanos e as suas grandes teorias …
    Vamos por favor relembrar que um qualquer evento desportivo são 70% anúncios publicitários e 30% o dito evento desportivo.
    Isso pode colar na América, mas na Europa não vai colar.

  3. Avatar de Ben Hur
    Ben Hur

    Ainda bem que não compro sucata americana…

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Grandes chulos. A meter publicidade, também nos carros que compramos….
    Bom motivo para não comprar Ford.

  5. Avatar de João
    João

    Um dia, quando for possível a condução autónoma nível 5, vamos andar a pagar subscrições para andar de carro e um serviço premium pra não ter publicidade nas janelas todas e conseguir ver a estrada e um outro serviço “pro” pra ter acesso a condução manual…

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Será um pouco por aí, sim

    2. Avatar de João Guerreiro
      João Guerreiro

      Não sei pk mas tambem acredito nisso

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    FORD= Fábrica ordinária reparações diárias

  7. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Quando os carros forem verdadeiramente autónomos ainda posso aceitar uma intromissão dessas se isso equivaler ao pagamento das atualizações de software…ou quando nos retirarem a posse de carro individual e estes não passarem de táxis autónomos com serviço de subscrição!

  8. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    Desenvolvi e lancei no mercado à cerca de 20 anos através de RDS algo idêntico em 2 rádios em Lisboa onde emitia pequenos anúncios de texto via RDS. Mas na altura as 2 rádios receberam centenas de mensagens dos ouvintes com reclamações e a ameaçar que iam deixar de ouvir a rádio, que a ambas acabaram por suspender o serviço.
    Desenvolvi um Backoffice e uma API que comunicava com o emissor de RDS, para substituir o nome da música que tocava na altura, por pequenos anúncios comerciais.

  9. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Publicidade inteligente é um paradoxo. Ou é publicidade ou é inteligente, uma coisa anula a outra.