Motores/Energia

Novo BYD ATTO 2 obtém classificação cinco estrelas do Green NCAP

85 Comentários

A BYD, fabricante veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, recebeu a classificação máxima de cinco estrelas do Green NCAP no seu novo modelo a entrar na Europa, o BYD ATTO 2.

BYD ATTO 2 Green NCAP Europa


O novo BYD ATTO 2 foi concebido para ser o SUV 100% elétrico mais acessível da marca na Europa. O novo SUV compacto da BYD obteve uma pontuação total de 96% no teste independente que mede atributos-chave como a eficiência energética e as emissões de gases de efeito de estufa em análise do ciclo de vida completo, incluindo ciclos relacionados com combustível ou energia.

Com um motor propulsor dianteiro de 130 kW, um peso em vazio de cerca de 1500 kg, uma autonomia oficial WLTP de 312 km e uma série de tecnologias inteligentes, o novo EV da BYD impressionou os avaliadores do Green NCAP pela sua eficiência global. “Com uma pontuação média de 96%, o novo SUV compacto BYD ATTO 2 obtém facilmente as cinco estrelas verdes”, conclui o relatório do Green NCAP.

Os avaliadores destacaram ainda um desempenho particularmente forte do BYD ATTO 2 no Teste de Ambiente Frio. Aqui, a bomba de calor (incluída de série no novo modelo), demonstrou o seu forte potencial, contribuindo de forma decisiva para a atuação e capacidade do sistema de ar condicionado. Proporciona um período de aquecimento mais rápido em comparação com outros veículos avaliados pelo Green NCAP.

BYD ATTO 2 Green NCAP Europa

O ATTO 2 é um B-SUV pensado para ambiente urbano, conferindo à BYD uma forte presença num dos maiores segmentos de veículos da Europa. Serão revelados mais pormenores sobre o ATTO 2 e as suas inovações líderes na sua classe quando fizer a sua estreia ao público no Salão Automóvel de Bruxelas, em janeiro. As vendas no mercado europeu irão começar no primeiro trimestre de 2025.

O Green NCAP é um programa de avaliação de veículos verdes alojado e apoiado pelo Programa Europeu de Avaliação de Novos Automóveis (Euro NCAP) em cooperação com os governos europeus. A Organização possui laboratórios de testes em oito países europeus e tem como objetivo aumentar a consciência sobre o impacto ambiental dos veículos.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Os chineses a ensinar as marcas europeias a fazer carros quem diria…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Vamos ver como envelhece o carro Chines o Europeu já sabemos que envelhece bem.
      Eu estive de ferias na Ásia e há mais marcas de VE Chinesas que ervas daninhas, e há marcas como a Xpeng X9, que estive a ver e sentado dentro de um e aparentemente são de uma qualidade impressionante, mas depois vez as folgas das portas e guarda lamas e coisas do género e ainda vez que falta muito para chegarem ao nível dos Europeus.
      O que ainda vais dando cartas é o estatuto que um carro Europeu dá, passas nos Shoppings ou hotéis de luxo e só vês carros topo de gama Europeus.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Em qualidade de construção os europeus são sem dúvida os melhores, nem a tesla consegue chegar perto.
        A questão é, será que isso vale o valor a mais cobrado?

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Quem tem dinheiro sim, vale a pena, há quem compre super carros e de certeza não é pelo conforto, ainda este fim de semana estava a ver um reportagens e a industria automóvel Europeia é responsável por 7% dos empregos de toda a união, não tendo a matéria prima para a construção de baterias é um tiro nos pés, com o tempo infelizmente vamos ver sentir isso na nossa qualidade de vida.
          Sou a favor da transição mas se continuar assim acho que vamos ficar dependentes dos Chineses e vejam o que já aconteceu estarmos dependentes de outras nações e só por acaso também ela com ditador à frente do país.

          PS, só falta a BYD fazer carros bonitos, é que para o meu gosto pessoal são todos feios de criar bicho. 🙂 🙂 🙂

          1. Avatar de JL
            JL

            Também não têm materias primas para fazer andar os outros, e isso dá muito emprego.

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Exato, vamos por todos no desemprego em nome do ambiente, e deixar continuar voos privados, barcos a motor, navios de cruzeiro, porque só o pobre é que “mata” o planeta

          3. Avatar de JL
            JL

            Tanto o pobre como o rico, no entanto os pobres são devido a isso.

            Mas continuo sem entender o argumento, o que os carros e industria têm a ver com o assunto ambiente ? E o que o ambiente tem a ver com este assunto ?

          4. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @JL, elucidamos então a todos, engamos todos enganados com a transição acelerada para os VE, afinal nada têm a ver com ambiente?

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas não existe transição acelerada, nem sequer é por causa do ambiente.

            Já viu algum artigo a dizer que é por causa do ambiente ? Onde, posso ver ?

    2. Avatar de luisa
      luisa

      Só se for a falsificar tudo!! A BYD está em volta de muitos escândalos devido á qualidade dos carros na china! Onde pessoas já morreram devido a acidentes com esses carros… falhas tremendas! No entanto na Europa passam todos nos testes de segurança! É muito estranho….

      1. Avatar de JL
        JL

        Só em Portugal e na última semana já morreram cerca de 20 pessoas em acidentes, na sua maioria carros europeus.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Só na China em 2020 morreram mais de 250.000 pessoas em acidentes, na sua maioria carros chineses.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Na China morrem muito menos pessoas per capita que no ocidente. Se for devido aos carros quer dizer que os carros são superiores…..

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Na morte o per capita apenas dá uma a cada!

            Ainda hoje a china poucos casos de covid teve Lol

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tlv não @Toni, eles têm muitos carros mas per capita têm muito poucos. Cerca de 3 por cd 10 habitantes

            Além disso, na UE , com ⅓ dos habitantes Em 2020, estima-se que ocorreram cerca de 18.800 mortes em acidentes rodoviários na União Europeia, o que representa menos de um doze avos

          4. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            Ó Ivo as pessoas muitas vezes optam por veículos mais baratos e mais simples não por serem patetas ou nabos e sim pork não tem condições de comprar melhor. A Dacia foi a marca se não me engano que mais vendeu em Portugal e até em outros países isso quase tudo se deve ao GPL por supostamente ser mais econômico e por serem mais baratos. Mas eu acredito que se a Audi ou BMW vende-se ao mesmo preço as pessoas iriam preferir á Dacia ou Renault. Não sei se a BYD tem ou não qualidade mas o preço certamente é o fator chave

          5. Avatar de JL
            JL

            Quem vendeu mais em Portugal este ano foi a Peugeot, a Dacia só está em 5º lugar, atrás da Renault, Mercedes e Bmw.

            Até Novembro venderam-se cerca de 13 mil carros a gpl que é cerca de 6% dos veiculos ligeiros vendidos em Portugal.

      2. Avatar de Ivo
        Ivo

        Entendo sua preocupação com a qualidade dos carros da BYD e os relatos de acidentes. No entanto, é importante lembrar que afirmações sérias devem ser sustentadas por evidências concretas.
        Você mencionou escândalos e falhas nos carros da BYD, mas seria interessante saber de onde você obteve essas informações. Mandar postagens de pescada é fácil, mas precisamos de fontes confiáveis para validar essas alegações.
        Na verdade, a BYD tem enfrentado uma crescente aceitação no mercado europeu, onde seus veículos passam em testes de segurança, o que levanta questões sobre a veracidade das críticas que você mencionou. Além disso, a indústria automotiva chinesa, incluindo a BYD, está se tornando uma forte concorrente global, o que pode gerar receios em mercados ocidentais.
        Se você tiver fontes específicas que sustentem suas afirmações, ficaria feliz em discutir mais sobre isso!

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Fontes especificas e isentas de um país que vive sobre ditadura pode ser uma coisa impossível.
          Não estou a dizer que a BYD é má ou boa, nem nunca ouvi nada sobre o que luisa diz, é como digo, aparentemente os carros Chineses aparentam boa qualidade, vamos ver como envelhecem.

          1. Avatar de Ivo
            Ivo

            Caro B@rão Vermelho,
            Agradeço pelo seu comentário, mas gostaria de esclarecer alguns pontos que considero fundamentais na discussão.
            Acusações sem fundamento e comentários nulos: O que foi dito pela Luisa carece de provas e, em muitos aspectos, é um comentário nulo, pois não traz informações concretas para sustentar suas afirmações sobre a BYD. Ao simplesmente mencionar escândalos e falhas sem apresentar evidências, o debate se torna improdutivo.
            A popularidade da BYD: É importante destacar que a BYD é uma das marcas de automóveis que mais crescem e é amplamente vendida a nível global. Se tantas pessoas estão optando por veículos da BYD, será que todos os compradores são “nabo” ou “patetas”? Ou será que, na verdade, o senhor B@rão sabe mais do que esses proprietários que confiam na qualidade dos produtos da marca? A crescente aceitação da BYD no mercado indica que muitos consumidores estão satisfeitos, o que reflete uma confiança na qualidade e segurança dos veículos.
            Negacionismo sobre produtos chineses: A crítica generalizada a produtos chineses, sem levar em conta a evolução e os avanços que têm sido feitos, pode ser vista como uma forma de negacionismo. É crucial avaliar cada produto com base em sua qualidade e desempenho, e não com base em preconceitos raciais.
            Direitos humanos e contextos globais: Quando falamos sobre direitos humanos e afins, é sempre importante considerar o contexto global. Se o foco é a situação na China, não podemos ignorar que outras regiões, como Gaza, também enfrentam crises significativas e silenciadas, muitas vezes apoiadas por potências ocidentais, como os Estados Unidos, UK e Franceses. Esse tipo de análise é fundamental para entender as complexidades do mundo atual.
            Acredito que um diálogo construtivo, sem preconceitos raciais, deve basear-se em fatos, evidências e em uma análise justa das situações.

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @Ivo, volta lá a ler o que escrevi, onde e quando é que eu disse mal da BYD?
            Aparentemente os carros Chineses são bons, vamos ver como envelhecem, ou tu só estás preocupado com a qualidade na primeira semana?
            Supostamente um carro é feito para durar muitos anos, e os carros Chineses assim como a Tesla ainda vão de ter de dar provas de qualidade nesse aspeto devido ao “pouco” tempo de mercado.
            Se voltares a ler vais reparar que eu não sei nem nunca ouvi nada relacionado com que a @Luisa estava a referir, como tal pode ser ou não um mito de internet.
            Mas o que eu sei é que países em ditadura são poucos credíveis a assumirem os seus erros e muito propagandistas a exagerar quando criam algo, acho que é um facto do conhecimento geral.
            Eu sou tão preconceituoso com os Asiáticos que vou de ferias todos os anos para aquele continente, deve de ser para alimentar o meu odia por aqueles povos. 🙂 🙂 🙂

            PS, espero que não leves a mal estar a tratar-te por tu, mas assim a conversa flui melhor 🙂 🙂 🙂

          3. Avatar de Ivo
            Ivo

            Caro B@rão Vermelho,

            Agradeço pelo seu comentário e pela clareza que trouxe à discussão. Gostaria de esclarecer que a minha resposta foi dirigida ao comentário da Luisa, que mencionou supostos escândalos e falhas dos carros da BYD sem fornecer fontes ou evidências concretas.

            Concordo que, se a qualidade dos veículos elétricos chineses, incluindo os da BYD, fosse realmente tão contestável, a própria União Europeia não precisaria de aplicar “sanções” a estas marcas, pois os consumidores europeus naturalmente rejeitariam produtos de qualidade inferior. A crescente popularidade da BYD no mercado europeu sugere que muitos consumidores estão confiantes na qualidade e segurança desses veículos.

            Além disso, se os escândalos mencionados por Luisa fossem baseados em fatos, ela deveria fornecer as fontes específicas para validar suas alegações, e não espalhar boatos. Debates produtivos devem ser fundamentados em evidências concretas e fontes confiáveis, e não em rumores ou suposições.

            Mais uma vez, aprecio a oportunidade de esclarecer a minha posição e espero que possamos continuar esta discussão de forma construtiva.

            Com os melhores cumprimentos.

    3. Avatar de Ogridices
      Ogridices

      trafico humano

      1. Avatar de Ivo
        Ivo

        Caro Ogridices,

        Agradeço pelo seu comentário. Gostaria de destacar que o tráfico humano é um episódio doloroso na história de Portugal, que foi uma das nações pioneiras no comércio de escravos no Atlântico. Durante quatro séculos, mais de 12 milhões de africanos foram comercializados através do Atlântico, e cerca de 5,8 milhões dessas pessoas foram transportadas em navios registados com bandeira de Portugal e do Brasil[](https: //rr.sapo.pt/fotoreportagem/pais/2024/08/23/portugal-foi-das-nacoes-que-mais-traficou-seres-humanos-uma-tour-pela-lisboa-da-escravatura/389992/ “1”).

        É crucial que reconheçamos e erradiquemos essa parte sombria da nossa história, aprendendo com ela para garantir que tais atrocidades nunca mais se repitam. Para mais informações sobre este tema, recomendo a leitura de fontes confiáveis, como a [Renascença](https: //rr.sapo.pt/fotoreportagem/pais/2024/08/23/portugal-foi-das-nacoes-que-mais-traficou-seres-humanos-uma-tour-pela-lisboa-da-escravatura/389992/) e a [Wikipédia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_humano_em_Portugal).

        Com os melhores cumprimentos

  2. Avatar de Silva
    Silva

    Os BYD têm baterias LFP, que a Europa não consegue fabricar. Essas baterias não explodem, não libertam gases tóxicos e não utilizam metais raros, ao contrário das baterias NMC, que podem explodir e libertar gases tóxicos.
    Antes de comprar um carro elétrico, é necessário verificar qual a tecnologia da bateria. Além disso, todos os modelos BYD são bidirecionais.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A bateria LFP tb arde, isso que o @Silva está a invocar não passa de mais uma retórica das missas elektras que vão tentando sempre enganar o Cliente seguinte com novo argumento do hype quanto a solução anterior não correspondeu ou descobriram-se condicionalismos comprometedores.

      Sobre a BYD em concreto fica um exemplo
      https://www.autoevolution.com/news/byd-showroom-burns-to-the-ground-after-one-electric-car-bursts-into-flames-234010.html

      Um relatório da NTDTV indica que pelo menos, desde há 2 anos a esta parte, arderam mais 9 edifícios com carros BYD.
      Muitos semi-reboques que transportavam carros idem:
      https://www.ntdtv.com/b5/2024/05/16/a103881785.html
      Adiante:
      Um nr indeterminado de carros BYD ardem todos os dias nas ruas que contribuem fortemente para a diária alarmante de 8 elektros ardidos ao dia, dado que são o elektro mais vendido.

      Querem BYD força! Sigam por V/conta e risco mas não tentem arrastar os outros para esse potencial inferno.

      O Incêndio ocorrido na garagem subterrânea de um bloco de apartamentos na Coreia do Sul, destruiu 140 carros, derreteu concreto inutilizou parte da estrutura do prédio e colocou em risco a habitabilidade naquelas casas. Inicialmente a Mercedes resistiu até onde pode em divulgar a química e o fabricante da bateria, mas depois, sobre forte pressão do governo coreano acabou por confessar que a bateria era de um fornecedor chinês de nome Farasis, a química essa nunca foi revelada para a opinião pública, pq será? Não interessa a esta nova retórica de que LFP é muito segura e não arde?
      Teremos então que pesquisar qual o foco desta empresa na química das baterias EV :
      “…focus on pouch cells but also specialist offerings in prismatic forms, and developments in other chemistries in China, such as lithium-ion phosphate (LFP) and lithium-ion manganese phosphate (LFMP), sodium-ion and others. …”
      https://www.automotivemanufacturingsolutions.com/ev-battery-production/how-farasis-will-bridge-the-battery-gap-in-europe/45160.article
      Pois é, não queres dar um palpite?
      O meu palpite é que sódio ainda é apenas um desejo pró hype não aplicável. E LFMP?! quem é que usa disto? Não conheço!
      Resta LFP.

      1. Avatar de JL
        JL

        *A farasis não tem baterias lfp para carros…

        1. Avatar de Leonel matos
          Leonel matos

          Estranho que depois de pesquisar em carros sites a Dacia aparece em terceiro apenas atrás da Peugeot e Mercedes

          1. Avatar de JL
            JL

            Na acap aparece em 5, atrás desses e da Renault.

            https://www.acap.pt/pt/estatisticas

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O @JL deve estar a ver o Spring. Esse sim, o carro acessível elektro, levou uma grande marretada.
            Mais uns q abriram os olhos.

          3. Avatar de JL
            JL

            Isso só confirma que afinal os mais vendidos não são os mais baratos

    2. Avatar de JL
      JL

      Tanto não arde que não há qualquer incidente com elas a arder, e se houver veiculos a arder com elas, não deve ter começado nela ou então não é lfp, parece que está a invocar a retórica das missas da combustão tentanto sempre desacreditar os factos e tentando valorizar os chaços que têm em casa.

      E os factos são:

      Esse carro tem bateria lfp ? onde diz isso ? é que a byd também usa baterias nmc.

      Nesse carro náo foi a bateria que ardeu, tanto que a parte debaixo do carro está intacta.

      Mas o que tem a ver os carros com os incêndios ?

      https://cascais24horas.pt/fogo-destroi-12-carros-e-danifica-outros-2-em-stand-de-manique/

      E não, não tinham byd.

      A farasis não tem baterias lfp.

      https://www.farasis-energy.com/en/products/cells/

      Como vê as missas da combustão são do pior, é que não conseguem dizer uma verdade.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não há muito que discordar ou pensar aqui, é só somar 1+1. A BYD começou a usar baterias LFP, conhecidas como Blade nos seus elektros desde 2020. E após 2021 arderam 14 concessionários, para além dos camioes que transportavam carros etc que estão descritos na investigação da NTDTV .
        Acha que é obra do acaso, de um relés de Mercedes com 25 anos ou da tecnologia LFP?

        1. Avatar de JL
          JL

          Só pode ser, porque elas não ardem, além disso há muitos modelos com baterias não lfp.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Elektros são todos LFP.

          2. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            Nos sites que vi aparece em 3 e diz que o carro mais vendido em Portugal em 2024 foi o Tesla Y mas que deve ser ultrapassado pelo Sandero no primeiro trimestre de 2025 . Mas isso são dados referentes apenas a 1 modelo naturalmente. Mas a questão é que o preço faz toda diferença. O que mais vês agora são os exemplo taxistas a comprar a jogger que é relativamente barata e faz excelentes consumos segundo dizem

          3. Avatar de JL
            JL

            Os sites não interessam, quem divulga os números em Portugal é a ACAP, e quem passa estes números para a ACEA é a mesma ACAP.

          4. Avatar de JL
            JL

            Nem todos, só usam lfp nas versões com menos capacidade, como sabe a densidade é menor, tal como acontece nos teslas

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não me parece.:
            “…The BYD SEAL’s advanced Blade Battery is cobalt-free and uses lithium iron phosphate (LFP)…”
            https://www.byd.com/eu/blog/How-the-BYD-SEAL-is-redefining-the-electric-saloon#:~:text=The%20BYD%20SEAL%27s%20advanced%20Blade%20Battery%20is%20cobalt-free,lithium-ion%20batteries%20which%20are%20widely%20used%20in%20EVs.
            Conhece algum da marca mais potente que o Seal 3.9?
            Sinta-se à vontade para mostrar a alternativa mais rápida e potente!

          6. Avatar de JL
            JL

            Para os que saíram com a Blade, os outros usam nmc.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quer um ainda mais potente com LFP?
            https://ppl.sitedev.pt/motores/o-byd-yangwang-u9-nao-receia-a-estrada-e-pode-simplesmente-saltar-os-buracos/
            “The U9 continues to use BYD’s lithium iron phosphate (LFP) battery technology; with a capacity of 80 kWh”
            Qual vai ser a desculpa agora? Não me diga que inverteram os papéis e agora as NMC são para os entrada de gama, loool

          8. Avatar de JL
            JL

            Não é preciso desculpa nenhuma, há os que usam lfp e os que usam nmc.

  3. Avatar de Anung
    Anung

    A propósito de BYD, quanto custa o BYD Seal aqui em terras de gente muito preocupada com a transição energética e ambiente?

    https://ppl.sitedev.pt/motores/assim-a-tesla-nao-tem-hipoteses-byd-desce-o-preco-do-seal-para-25-mil-euros/#comments

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Os Chinos estão-se a borrifar para o ambiente. Têm um presidente que zela acima de tudo (e bem) pelo bem estar e progresso do seu povo.
      Os alucinados dos políticos da UE e do UK preocupam-se sobretudo em manter a agenda verde asfixiado o povo empobrecendo-o comprando baterias ao cada mais poluidor do mundo.
      A CN fez tanta bateria, cujo processamento e extremanente agressivo para o ambiente e biodiversidade é recursos hídricos em várias partes do mundo e o seu fabrico super intensivo em electricidade com ⅔ de carvão e já nem sabe o q fazer com elas, sendo o principal contribuidor para as emissões mundiais. É fazer mais e mais baterias só para manter o rolo compressor em funcionamento q os estúpidos dos europeus do ocidente um dia vão comprar para cumprir a narrativa paranóica.
      Eu acho que nas reuniões os chinos metem ópio pela surra no chá que servem aos decisores ocidentais e depois é o q se vê.
      A Índia( tb bem) está a seguir a mesma política da China e em breve estará tb nos picos das emissões.
      Este gráfico animado mostra como a cousa funciona, só na era covid houve uma ligeira estagnação de resto foi sempre a subir a em flecha
      Por cada central “verde” para o disfarce fazem mais 10 a carvão para a produção.
      https://x.com/amuse/status/1872639355673788580

      1. Avatar de JL
        JL

        Tal como os europeus se estão a borrifar para o ambiente, até porque foram para a China produzir os seus carros e peças.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Pois estão, isto do CO2 é td uma hipocrisia pegada, cujo objectivo é sacar e lavar dinheiro.
          Ainda bem q já percebeu.

          1. Avatar de JL
            JL

            Lavar dinheiro ? Não entendi.

            Foram para lá produzir porque é mais barato e trabalham mais depressa.

  4. Avatar de PJA
    PJA

    Autonomia real de 220 km, fraco muito fraco.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena, já existe para test-drive ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É a bitola elektra. Não vai fugir muito disso.
        Se anuncia 700 faz 300, depois é ir fazendo regras de 3 simples.

        1. Avatar de PJA
          PJA

          A diferença entre esses testes, como o WLTP, e o real é de 100 km, em condições normais.
          É como nós ICE o fabricante indica um valor e adiciona-se sempre mais 1l, pelo menos.
          É dos testes, é dos fabricantes, não sei nem quero saber.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nesse caso tem de adiciona 2 litros, seguindo a regra de 3 simples.

        2. Avatar de JL
          JL

          Bitola ? Que é isso ?

          Ah, afinal não é certo.

          O meu faz o que anuncia, como já lhe mostrei.

          Então quer dizer que um a combustão anuncia 4.5 e faz 10 ?

  5. Avatar de PJA
    PJA

    Descobri o preço, deve rondar os 38500, para a autonomia que tem valor completamente estraparfudio. O Tesla 3 é longe uma melhor escolha.

  6. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Vocês são todos engraçados. O consumo tanto em elétricos quando em combustão depende essencialmente do quando acelarar e do uso do ar condicionado.e não nenhum faz os consumos divulgados pelo fabricante seja elétrico ou a combustão. Sempre é superior e depende ainda da região pois em cidade o consumo pode ser menor mesmo que se ande em velocidades mais baixas

    1. Avatar de JL
      JL

      Todos eles fazem o consumo anunciado pelo fabricante, nas condições em que ele diz que faz e alguns até fazem que o anunciado, o meu é um deles.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nãã…nããã na America fazem menos e na China fazem mais
        O Tesla é um carro muito especial. Na UE anda sempre em plano, nos EUA é sempre a subir e na CN só anda só a descer. É por isso que cumpre sempre com o que é anuniado.
        WLTP (União Europeia): 491 km
        EPA (Estados Unidos): 423 km
        CLTC (China): 556 km
        O problema é que mesmo nos EUA o pessoal reclama do EPA, queixam-se que sob determinadas condições, frio, calor, AE etc não faz nem metade, a Tesla explicou aos clientes que têm que andar mas é naquelas subidas a descer. Alguns acreditaram e ainda andam a tentar descobrir onde ficam essas subidas que descem. Outros chatearam-se e venderam os carros (+de 46%) e outros acabaram por meter a tesla em tribunal por fazer publicidade enganosa.

      2. Avatar de JL
        JL

        Não precisa de andar em plano, basta andar de Lisboa para o Algarve pela nacional, tal como lhe mostrei, coisa que o seu não faz.

        Fazem, desde que cumpram o EPA, mas isso é um pouco mais grande com os a gasolina por lá, onde nenhum cumpre.

        É mentira que 46% venderam os carros, onde inventou isso ? Foi na última reunião dos incomodados com os ve ?

        1. Avatar de Yamahia
          1. Avatar de JL
            JL

            Faz-se muito esquecido quando o assunto custa a engolir. Loooo

        2. Avatar de JL
          JL

          Sabe o que quer dizer “want”?

          Você é muito esquecido ? Não se lembra do inquérito que apenas 1% voltou ?

  7. Avatar de PJA
    PJA

    Para acabar com as guerras
    da treta, sei que o nou vou conseguir, mas tento.
    https://www.tesla.com/pt_pt/model3/design#overview
    https://ev-database.org/car/1991/Tesla-Model-3
    Comparem as autonomias, anunciada e real

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, se extrapolarmos os valores de um e de outro, para este são 250 kms reais, que como costumo dizer, não entendi ainda essa da autonomia real, porque para mim a real é aquela que o dono consegue fazer.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Se analisares melhor, um documento é americano (EPA) e o ouro é UE (WLTP).
      No mundo real, esse carro nem sequer consegue cumprir o EPA qt mais o WLTP :
      https://www.spritmonitor.de/en/overview/0-All_manufactures/0-All_models.html?exactmodel=Standard+Range&sort=1&powerunit=2

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Desculpe mas não vou ver o vídeo a partir do momento em que vi o nome do canal.
          Mais um EVmanipulador.
          Confio mais nos dados da Sprintmonitor e nos videos de users em uso real que já são bastantes para ter uma opinião formada.

          1. Avatar de JL
            JL

            Os dados do sprintmonitor confirmam o quê?

            Uma coisa é uso real, outra é epa, também pode meter aí dados do sprintmonitor a confirmar o EPA dos a combustão ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não ligo a estas modernices de EPAs, WLTPs ou CLTCs. Que apareceram para ajudar a camuflar a treta da autonomia elektra e que só servem para baralhar o consumidor menos informado.
            Para mim é à moda antiga e é saber qt gasta em cidade, em nacional e em AE, normalmente a 50, a 90 e a 120. E pelo menos os meus cumprem, portanto tass bem
            O resto é atirar areia para os olhos dos patetas dos crentes

          3. Avatar de JL
            JL

            Não liga ? Não é o que parece.

            Será igual para camuflar a autonomia da treta dos s combustão ?

            O seu não cumpre, já o meu sim, cumpre e a uma velocidade maior que aquela que o seu não cumpre.

            O resto é atirar areia para os olhos dos patetas dos crentes.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc veio mas foi pela AE a pisar ovos.
            Já discutimos esse assunto não me vou estar a repetir.

            A minha carrinha, anuncia 4.5 para a nacional .
            Fez média consumos de 4.5 l/100 à média de velocidade de GPS de ~87 kms/h apesar das apontadas, apesar das condicionantes estúpidas encontradas no caminho. Radares a 70, radares em cascata a 70, passar pela Mimosa 40 e parar pq o sinal está com a panca, Passar pelo Canal Caveira a 40 e parar pq o sinal tb está com a panca, ter que passar por meio de localidades a pastar , carrinha cheia para baixo de pessoas e bagagens até ao tecto, (leve para cima é certo) recuperar as médias com pé na tábua na Serra que ainda não tinha os radares.
            Por tudo isto fiquei contente, pois fiquei. Apesar das condicionantes que só fazem aumentar o consumo( ter que circular uma centena de kms a 70 só pq sim, travagens e acelerações escusadas por causa dos sinais de retenção estúpidos e paragem escusadas por causa dos sinais não estarem devidamente calibrados para os 50, localidades que não deviam ser atravessadas por um itinerário principal e outra centena de kms no ripanço em estrada de montanha para recuperar tempos) A carrinha cumpriu exactamente com o prometido .
            Está invejoso? Lamento!

          5. Avatar de JL
            JL

            Errado, eu fui pela nacional.

            Não, você fez média de 4.7, bem acima do anunciado.

            Quais condicionantes ? foi de noite sem transito, eu fui de dia, a uma sexta feira, e vim a uma segunda feira de manhã, a apanhar camiões.

            Diga antes que isso não anda nada e consome muito, tal como acontece com todos os outros.

            Ficou contente porque fez um consumo abaixo do que costuma fazer, no entanto bem mais alto que esse carro deve anunciar, portanto aquilo que já se sabe, não cumprem.

            Está invejoso ? Lamento.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc hoje nao faz mais nada que andar a meter os pés pelas mãos
            4.5lts/100 a 87.5 kms/h média de GPS durante mais de 600kms.
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcq_Q-dMfipN_I_sCByw?e=Nwzavf

            Já o seu caso está aldrabado. E vc só está a continuar a ser aldrabão pq que quer.
            90 nas condições que está o traçado (mais radares ) e ainda por cima com uma paragem para carga, são impossíveis, a não ser que tenha vindo a coleccionar bilhetes pelo caminho.
            A velocidade que vc diz que fez são as tradicionais do carro elektro nas AE.
            Vc deve pensar que o pessoal nasceu ontem Lol

          7. Avatar de JL
            JL

            Isso na realidade e na bomba deve dar 4.7 ou mais.

            Aldrabado como ?

            Não, está esquecido, eu não parei para carregar, e a média foi de 95 kmh, e já agora, não apareceu multa nenhuma.

            A razão é simples, os EV andam e não pastelam.

            Errado, tanto que também já lhe mostrei médias em autoestrada, podem fazer essa média quando param para carregam.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL em JAN de 2025
            “eu não parei para carregar”

            @JL em SET de 2024
            “Vel Média: 95,1 kmh… e decidi parar pela primeira vez em Alcácer, e estava vazio, carreguei 16 minutos”

            A sequência da história está a partir daqui:
            https://ppl.sitedev.pt/motores/stellantis-suspende-a-producao-do-fiat-500-eletrico-devido-a-fraca-procura/comment-page-1/#comment-3527752
            Passa essa thread a meter os pés pelas mãos.
            Não vou perder mais tempo consigo com este assunto.
            Vc é claramente um mentiroso compulsivo. Trate-se!

          9. Avatar de JL
            JL

            Trate-se e aprenda a ler, a viagem para baixo não carreguei, foi só na vinda:

            “Ida, desde a zona de Almada, onde tive antes, partida pelas 16:30, com imenso transito.

            https://ibb.co/sQXntbd

            Vel Média: 95,1 kmh

            Volta, arranquei com 81%, e decidi parar pela primeira vez em Alcácer, e estava vazio, carreguei 16 minutos e cheguei a casa ainda com 22%, portanto bem gerido e com menos brincadeiras pelo caminho chegava a casa”

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Porque é que vc não confessa que foi pela AE e que como a maioria dos condutores de elektros foi a pastar na expectativa de que a bateria chegasse ao destino? É tão simples…E ficava-lhe bem.
            E olhe que não é vergonha nenhuma atendendo às limitações. O seu colega do HighLand demorou 13:13H no desafio dos 1000 kms ou seja cerca de 75 kms/h a ripar o que podia na AE.

            Por outro lado, será que não consegue atingir que com as novas restrições à velocidade que surgiram na nacional para o Algarve em JUL de 2024 (e vc diz que fez a viagem depois), portanto mais 6 radares para gerir ainda por cima de velocidade média {( 4 de 70 e 2 de 90)3 para cima e 3 para baixo} vc deixou de ter qq possibilidade de fazer médias superiores a 80 kms/hm, mesmo que aproveitasse todos os bocadinhos que ainda não estão minados e já restam muito poucos?
            Portanto vá dar banho ao cão que já ando cá há muito tempo.

          11. Avatar de JL
            JL

            Não estou aqui para mentir, se quiser posso enviar o extrato da via verde dessa altura. É que assim até pode ver lá uma ou 2 passagens na via do infante.

            Cada um anda há sua velocidade, para que comparar com outros ? Não lhe disse já que não pertenço a um rebanho ?

            Eu fiz a viagem quando fiz, está lá escrito, quer que lhe envie o cadastro da página das multas ?

            Que interessa essa média de 70 ? Quando a maioria do caminho fui muito acima disso ? Não é isso que é uma média ?

  8. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Tenho sérias dúvidas. Ainda não ouvi ninguém dizer que faz o consumo exato anunciado. Independente disso as condições anunciadas pelo fabricante não são as mesmas que a maior parte das pessoas tem ou faz. Mas isso também não é culpa do fabricante. Na zona onde moro por exemplo é montanhosa tem subidas por todo lado que venho então certamente não é as condições em que fazem os testes. Mas também não é uma diferença considerável

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, quem more no Alentejo ou Algarve não tem qualquer problema

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Os testes são feitos em laboratório a 23º centigrados, sem vento, sem chuva e com AC desligado num rolo, sem considerar desníveis. Em lado nenhum há estradas assim. Para cúmulo a Tesla já foi apanhada a aldrabar os dados que envia para a EPA (são as marcas que enviam os dados para os diversos organismos)
      https://iaspub.epa.gov/otaqpub/display_file.jsp?docid=51237&flag=1
      Só papa disto quem anda a dormir.

      1. Avatar de JL
        JL

        Sejam feitos onde fizerem, o facto é que acertam em alguns.

        O mesmo aconteceu com o grupo VW, que aldrabou os valores e depois ainda aldrabou os testes.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A agenda política do CO2 é uma falácia e um sugadouro desonesto de dinheiro! Vão passear com essa conversa!

          Preocupem-se mas é com a porcaria das baterias. É só veneno aquela mer**
          Mais uma
          SO2 com fartura
          https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.est.4c02694
          Carrega!!!

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, a agenda do CO2 dos a combustão sempre foi uma falácia, dai quererem em todo o mundo acabar com eles.

            As baterias não tem porcaria.

            Calma, isso é apenas no fabrico, não aparece ai o que consomem durante a vida, senão os ICE…. coitados….

            Depois tinham de adicionar o que os navios emitem, que como sabe é por culpa dos ICE, e como também sabe, sáo os maiores poluidores no que toca a SOx.

  9. Avatar de PTW
    PTW

    Para mim um carro elétrico é como um telemóvel com rodas, as baterias são todas iguais e padecem do mesmo problema, mais tarde ou mais cedo viciam. Só que enquanto um telemóvel facilmente é encostado e compra-se um novo, um carro elétrico não é bem assim. Portanto um carro a combustão continua a ser uma compra mais inteligente e mais económica, menos porventura para aqueles que entraram na armadilha da compra em ALD de onde já não conseguem sair. Pagam uma renda toda a vida e nunca conseguem ter um carro verdadeiramente deles, pois quando chega a altura de ficar com o carro, não têm dinheiro para o valor residual e têm de o entregar e ir levantar outro, com as características e extras que a marca quer e não o que o cliente precisa.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então está enganado, porque as baterias não viciam.

      No seu telemóvel muda o liquido de refrigeração da bateria ?

      Só é mais inteligente quando se usa argumentos inteligentes, não me parece que foi o caso.