Motores/Energia

Pneus: O que significam as 3 informações da etiqueta autocolante?

20 Comentários

Está a precisar de comprar pneus para o seu carro? Como base da decisão para aquisição, apenas tem em conta o tamanho e o preço? Espere… e leia todo este artigo antes de comprar! Já reparou na etiqueta de pneus da UE que vem colada em cada pneu? Esta etiqueta fornece informações muito importantes que deve ter em conta na hora da aquisição.

Saiba o que significam as três 3 informações do autocolante que está colocada nos pneus novos.

Pneus: O significam as 3 informações da etiqueta autocolante


A etiqueta de pneus que vem com os pneus novos é algo a que poucos ligam. Na verdade, esta e etiqueta da UE fornece informações ambientais e de segurança importantes de cada pneu. Tal informação pode ajudar a comparar pneus quanto à aderência em piso molhado, eficiência de combustível e ruído.

Esta etiqueta deverá estar no pneu, uma vez que é obrigatório por lei tal informação. Se não a conseguir encontrar no pneu, contacte o seu revendedor. Vamos então analisar cada um dos campos.

A etiqueta europeia tem 3 informações: eficiência energética ou consumo (relacionado com a resistência ao rolamento), aderência ao piso molhado e ruído.

Pneus: O significam as 3 informações da etiqueta autocolante

#1 – Eficiência energética ou consumo

Sabia que os pneus representam até 20% do consumo de combustível do seu veículo? A escolha de pneus com uma classificação de eficiência de combustível elevada irá proporcionar-lhe mais quilómetros em cada depósito e menos emissões de CO2.

A eficiência de combustível é classificada de A a G, numa escala codificada por cores.

  • A (verde) = classificação de eficiência de combustível mais alta
  • G (vermelho) = classificação de eficiência de combustível mais baixa
  • A classificação D não é utilizada para veículos de passageiros.

#2 – Aderência em piso molhado

Os pneus com uma classificação de aderência em piso molhado elevada irão travar mais rapidamente ao aplicar os travões a fundo. A classificação da UE foca-se apenas num aspeto da aderência em piso molhado – o desempenho da travagem em piso molhado do pneu.

Como é classificada a aderência em piso molhado?

A aderência em piso molhado é classificada de A a F:

  • A = classificação mais alta
  • F = classificação mais baixa

As classificações D e G não são utilizadas para veículos de passageiros.

#3 – Classificação de ruído

A classificação de ruído da UE mede as emissões de ruído externo do pneu em decibéis.

Dado que muitas pessoas não estão familiarizadas com os valores em decibéis, é apresentada uma imagem de um altifalante com ondas pretas para representar o nível de ruído do pneu. Quanto mais ondas apresentar, mais ruidoso é o pneu.

  • 1 onda preta: Silencioso (3 dB ou mais, abaixo do limite europeu)
  • 2 ondas pretas: Moderado (entre o limite europeu e menos de 3 dB)
  • 3 ondas pretas: Ruidoso (acima do limite europeu)

Os níveis de decibéis são medidos numa escala logarítmica. Isto significa que um aumento de apenas alguns decibéis representa uma grande diferença nos níveis de ruído. Na verdade, uma diferença de 3 dB duplica a quantidade de ruído externo que o pneu produz.

Em próximos artigos iremos apresentar algumas ferramentas online interessantes relativamente a pneus.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    Conven informar que um pneu que normalmente tem uma eficiência de combustível pior, está relacionada com o seu composto. Ou seja, um pneu de composto macio, que dará muito melhor aderência, irá sempre consumir mais combustível porque tem mais contacto com o solo. Aqueles pneus com classificação A (os Michelin Energy por exemplo) deixam muito a desejar em termos de desempenho… Há que fornecer as informações completas e não só parcialmente.

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Totalmente de acordo!!

      Vejam por exemplo os pneus de turismo ( que normalmente vêm nos carros desportivos) e vejam as etiquetas … algumas são de assustar mas é preferível que sejam bons a agarrar o chao!

    2. Avatar de Johny
      Johny

      De acordo, PEDRO PINTO deveria ter falado desse aspecto sendo só o mais importante…

    3. Avatar de Oxodor
      Oxodor

      Vem na etiqueta, aderência em piso molhado que é o bastante!
      Se adere bem no molhado, no seco garantidamente que pelo menos cumpre! No molhado é que se nota diferença entre um bom e um mau pneu…

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não. A aderência em piso molhado apenas mede travagem. Coisa importantíssima, provavelmente mais, que é o aquaplaning não mede

    4. Avatar de Vasco Pereira
      Vasco Pereira

      De qualquer forma, a classificação enegética já incorpora essa vertente.. Pneu que adere melhor significa classificação enegética inferior

    5. Avatar de Fábio
      Fábio

      Exactamente Pedro.
      Os chamados pneus Eco ou Verdes… Poupam gasolina mas são mais duros (tipo plástico). Já apanhei sustos à custa desses pneus…

  2. Avatar de Emanuel Barros
    Emanuel Barros

    Infelizmente a etiqueta não dizem em que condições de temperatura são essas classificações. Pneus de verão abaixo dos 10/12C funcionam terrivelmente mal! Quem anda pela estrada e pela manhã apanha temperaturas de 3/4 devia comprar pneus mistos. Custam o mesmo. E fazem toda a diferença. Independentemente do carro.

    1. Avatar de Pedro Domingues
      Pedro Domingues

      Concordo. Os pneus de composto médio são os que apresentam uma melhor relação preço/desempenho.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Isso é incorrecto. O limiar são 7 graus para um pneu de verão estar no seu melhor desempenho. Os pneus mistos têm alguma preparação para neve gelo em detrimento de seco e chuva pelo que não são nada aconselháveis

  3. Avatar de Floro
    Floro

    Cuidado com a empresa online pneuslider. Encomendei 4 pneus, fiquei sem o dinheiro e pneus nem vê-los. Isto em Agosto 2019. Estão se nas tintas para resolver a situação.

    1. Avatar de Emanuel Barros
      Emanuel Barros

      Já lá encomendei sem problemas nenhuns.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      É simples… queixa por burla e depois apresenta no banco.

      1. Avatar de Floro
        Floro

        A empresa está sediada em Andorra. Embora situada na Europa, não se rege pelas normas europeias. São praticamente intocáveis.

  4. Avatar de José
    José

    Boa noite, será que quando se compra uma viatura no stand o comprador tem essa informação? Ou leva o que lhe metem de fabrica,mais barato,como me aconteceu e o pneu rebentou do nada,na casa de pneus o homem disse que era material do mais barato ao passar a mão pelo interior desfazias-se td. Eva marca neste caso a Kia não assumiu responsabilidades nenhumas.

  5. Avatar de Vasco Pereira
    Vasco Pereira

    Fugindo um pouco ao tema Acho que deveria ser proibido a importação de carros com velocidades máximas acima dos 130 kms/hora, já que o máximo permitido por lei em Port é de 120 kms/hora

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Uma pessoa não é o ridaga a andar com o carro na via pública. Aliás a ideia de comprar um carro desportivo é levá-lo para um circuito nem que seja uma vez quando o rei faz anos

    2. Avatar de Fábio
      Fábio

      Vasco, numa ultrapassagem em emergência não passava então.
      Tinha uma corrida a 120-121 durante kms a ocupar as duas vias, muito mais arriscada…
      Vê-se com frequência nos camiões com limitadores ou que não podem fugir ao tacógrafo…

  6. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Teria sido bom também publicar a escala de travagem em piso molhado, pois aí talvez os consumidores dessem mais importância à etiqueta. Numa travagem a fundo a 80 kmh em piso molhado, um pneu B precisa, até ficar imóvel de +3m que um pneu A, um pneu C +7m, um pneu E +12m e um pneu E +18m.