Motores/Energia

Polícia do Reino Unido apreende Tesla Cybertruck alegando razões de segurança

17 Comentários

Odiada por uns e adorada por outros, a Cybertruck têm-se mostrado uma ideia aparentemente acertada da Tesla e de Elon Musk. Limitada aos EUA e Canadá, não deixa de ser desejada na Europa. Ainda que a pick-up não possa ser registada no Reino Unido, isso não impediu um proprietário de tentar conduzi-la por Manchester. O resultado foi… o esperado!

Tesla Cybertruck Reino Unido polícia


Tesla Cybertruck é proibida na Europa

A Tesla Cybertruck é o carro do momento. Quer se adore ou odeie, não há como negar o seu estatuto único e distinto. O proprietário de uma destas pick-ups no Reino Unido presumiu que a popularidade da sua viatura elétrica poderia permitir-lhe contornar a lei. Mas o tiro saiu pela culatra!

A polícia local de Bury, uma cidade a norte de Manchester, revelou na quinta-feira no Facebook que apreendeu uma Cybertruck após ter realizado uma operação stop na cidade vizinha de Whitefield.

A polícia diz que o condutor, não identificado, era residente permanente no Reino Unido, mas a Cybertruck estava registada e com seguro no estrangeiro, algo ilegal no país.

Mesmo que o proprietário quisesse registar e segurar o carro no Reino Unido, não o poderia fazer.

Segundo a Polícia de Bury, a Cybertruck não possui um certificado de conformidade, documento do fabricante que atesta que o carro está em conformidade com todas as normas locais. Isto significa que não pode ser usado nas estradas do Reino Unido.

Autoridades temem a segurança dos utentes das estradas?

A esquadra vai um passo mais além, destacando as preocupações de segurança amplamente associadas ao design questionável do Cybertruck.

Embora isto possa parecer trivial para alguns, existem preocupações legítimas em torno da segurança de outros utentes da estrada ou peões no caso de se envolverem numa colisão com uma Cybertruck.

Disse a polícia.

A Cybertruck não tem zonas de deformação tradicionais e pesa mais de 3.000 kg, o que o torna especialmente perigoso para os não ocupantes.

Esperamos que a Tesla não traga este veículo para a Europa.

Um veículo deste tamanho, potência e peso enorme será letal para peões e ciclistas numa colisão.

Disse o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes à Reuters em 2023.

Material da carroçaria: Aço inoxidável ultra-resistente (30X Cold-Rolled Stainless Steel). Vidros: Tesla Armor Glass (resistentes, mas na apresentação tiveram um momento “viral”). Suspensão adaptativa: Permite ajustar a altura do veículo para facilitar a entrada, saída ou utilização off-road.

Há também as arestas afiadas do Cybertruck. Embora tenham sido feitas inúmeras piadas online, existe uma preocupação real de que mesmo os impactos a baixa velocidade com peões possam causar ferimentos graves.

Dificilmente a Cybertruck da Tesla chegará à Europa, mas certamente que este tipo de casos não vão deixar de acontecer, mesmo que ilegais.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marko
    Marko

    Posso estar enganado, mas a cybertruck é pior que as viaturas de transporte de mercadorias? Para além de serem também pesadas (com carga são mais pesadas que a cibertruck), não conseguem, por exemplo, travar com a rapidez desta…. Já as arestas “vivas” concordo…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Exato. O transporte de mercadorias devia ser obviamente feito em clios… Aos 100kg de cada vez…
      Ou isso ou permitir a circulação de qualquer viatura.

    2. Avatar de Max
      Max

      As viaturas pesadas de mercadorias não podem circular em grande parte das estradas em que circulam os veículos ligeiros.
      Mas, ao que se sabe, há alguns Cybertruck a circular na Europa com matrículas da Chéquia e da Albânia registados como pesados de mercadorias.

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    7000 libras, 3175.1 kg !

    Já não está na classe dos “tiljolos”, passa diretamente para a classe dos “pedregulhos”, quer na estética quer no peso 🙂

    1. Avatar de JL
      JL

      O que não faltam são carrinhas americanas a pesar isso.

  3. Avatar de Aziado
    Aziado

    Os ricos, ou abastados, pensam que tudo podem. Mas as leis e as regras existem para todos. Se não fosse assim, viviamos numa anarquia.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Agora percebi esta história, está em nome de um residente do UK mas registada no estrangeiro, assim faz sentido.
    Se fosse de um turista seria uma coisa mais estranha de acontecer…

    1. Avatar de Max
      Max

      Um turista também não pode conduzir o (seu) Cybertruck nas estradas do UK.
      No caso, está registado no estrangeiro – porque não pode ser registado (homologado e matriculado) no UK.
      Como é que os nacionais não podiam conduzir um Cybertruck e um turista podia?

      1. Avatar de rui
        rui

        Da mesma forma que isso é verdade hoje em dia, o problema aqui é que é um nacional com um carro registado em nome dele no estrangeiro.
        Mesmo que acontece com um imigrante retornado e que o carro ainda tem matricula de outro pais.
        Já cheguei a ver carros com matricula do Nova Iorque cá, e por exemplo esses não têm piscas a amarelo como os nossos, mas como é um carro registado com matricula valida no US e o dono tem igualmente morada fiscal no US onde está o carro é na boa por um determinado periodo de tempo.

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Está visto que o estado Inglês não gosta dos tweets do Musk.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      ora ai está. O resto são Lérias

    2. Avatar de nhecos
      nhecos

      Não podes conduzir na estrada um carro que não esteja homologado. Por isso é que (em teoria) não vês na estrada carros “frankenstein” montados pelo “Zé da Esquina”.

  6. Avatar de PJA
    PJA

    Pelos vistos a polícia britânica não é como a portuguesa. Em Portugal circulava na mesma bastava o dono ter dinheiro. A segurança é obvio que é questionável, mesmo nos EU, só circula pela influência do Sr. Musk

    1. Avatar de JL
      JL

      Era igual, em Portugal nem sequer conseguia documentos, nos EUA circula porque está completamente legal.

  7. Avatar de Vitor
    Vitor

    Não é aquele yiannimize que estava a tentar registar uma lá?