Nos últimos dias, tem sido partilhada muita informação sobre resultados, objetivos e projetos futuros da Tesla. Toda a informação revelada no relatório trimestral e no relatório anual da gigante, tem agarrado os seus maiores fãs às notícias e às revelações que vão sendo feitas.
No entanto, uma informação não publicada está a atrair muita atenção, e está relacionada com o custo de fabrico de um Tesla e o lucro que a empresa de Elon Musk faz com cada carro.
No relatório anual, a Tesla anunciou um aumento da margem de lucro de 29,2% no terceiro trimestre, que é o mais elevado da sua história, superando todos os outros fabricantes de automóveis. A outra variável que aumenta a taxa de lucro é um baixo custo de produção. E essa é a única coisa que nunca soubemos até agora, mas, como veremos, teremos de nos contentar com um número pouco claro.
A Tesla anunciou que o custo médio de fabrico de um carro é de 36.000 dólares (cerca de 32.000 euros). Este número inclui todos os custos e despesas diretamente relacionados com a produção, não inclui os custos de marketing, transporte ou vendas.
Como já sabemos, a venda é feita diretamente através do website oficial e a Tesla não faz publicidade aos seus carros. O preço também não está associado a nenhum modelo específico, é uma média. O modelo mais caro, o Model Y, vende-se a partir de 64.000 euros e o Model X e S, já saltam para 100.000 e 110.000 euros. O modelo mais barato da Tesla, o Model 3, custa 46,990 euros, o que faz deste um lucro já bastante impressionante.
O diretor financeiro principal da Tesla, Zach Kirkhorn, espera continuar a aumentar as margens à medida que o volume de vendas cresce e assim melhorar o lucro operacional.
Melhorias na produção de Teslas
O novo processo de construção de uma só peça permitirá uma produção mais rápida e mais económica. Novas baterias estruturais integradas em chassis irão melhorar a autonomia e reduzir os custos de produção em 14%.
Com o início da produção nas novas fábricas no Texas e Berlim e os seus novos métodos de produção, os custos serão ainda mais baixos. Tudo isto sublinha a ideia da Tesla de construir um carro de forma tão diferente das marcas tradicionais, que se torna até difícil de acreditar que seja possível.
Leia também…
Tesla vai ter de recolher 54 mil carros elétricos por funcionalidade do Full Self-Driving







Deixe um comentário