Motores/Energia

Taxas da UE sobre os elétricos chineses vão acelerar o encerramento de fábricas… na Europa

83 Comentários

No início do mês, a União Europeia (UE) aprovou taxas aduaneiras sobre os carros elétricos chineses, por forma a contrariar as suas alegadas práticas anticoncorrenciais. Agora, Carlos Tavares, da Stellantis, diz que esta decisão vai acelerar o encerramento de fábricas na Europa.

Tesla


De saída da Stellantis, Carlos Tavares costuma partilhar perspetivas, dando a sua opinião sobre a indústria automóvel e sobre as decisões que vão sendo tomadas. Desta vez, abordou as taxas aduaneiras sobre os carros elétricos chineses.

No Salão Automóvel de Paris, que juntou, nos últimos dias, marcas e entusiastas do mundo automóvel, Carlos Tavares partilhou que as taxas impostas pela UE sobre os veículos elétricos vindos da China são um “bom instrumento de comunicação”, mas têm efeitos secundários.

Aumenta a sobrecapacidade do sistema de produção da Europa. A forma de evitar os direitos aduaneiros é construir na Europa. Estão a acelerar a necessidade de encerrar fábricas.

Na sua opinião, as taxas vão acelerar o encerramento de fábricas das fabricantes locais, pois vão obrigar as fabricantes chinesas a construir infraestruturas na Europa.

Carlos Tavares, diretor-executivo da Stellantis
Carlos Tavares, diretor-executivo da Stellantis

O ainda diretor-executivo da Stellantis mencionou o caso da gigante chinesa BYD, que está a construir a sua primeira fábrica de montagem europeia, na Hungria.

As fabricantes de automóveis chinesas não irão para a Alemanha, França ou Itália para construir os seus automóveis, porque teriam desvantagens em termos de custos, a começar pelos custos energéticos.

Partilhou Carlos Tavares.

De facto, há Governos europeus, incluindo o italiano, a tentar atrair as fabricantes de automóveis asiáticas, à medida que estas aumentam a sua presença comercial na Europa.

 

Fabricantes chinesas miram a Europa para construírem os seus elétricos

Indo ao encontro do aviso de Carlos Tavares, Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, afirmou que a empresa planeia fabricar localmente quase todos os automóveis a serem vendidos na Europa. Apesar disso, contudo, criticou as taxas.

Também no Salão Automóvel de Paris, partilhou que a fabricante quer produzir componentes na Europa e montar packs de baterias nas suas fábricas europeias, na Hungria e na Turquia, importando apenas a célula da bateria da China.

Discordamos muito dos cálculos… não é um julgamento justo. Os políticos não devem impor direitos aduaneiros, que aumentam os custos do fabrico de automóveis e confundem a indústria automóvel.

Segundo Stella Li, a BYD está, neste momento, a decidir se transfere o custo das taxas – 17% mais a já imposta anteriormente de 10% – para os consumidores ou se assume o valor.

A seguir a mesma linha de raciocínio, Tianshu Xin, diretor-executivo da Leapmotor disse que as taxas da UE podem ter impacto nos modelos que a empresa fabrica na Europa nas fábricas da Stellantis. Contudo, explicou que é muito cedo para dizer quais.

Quando questionado sobre se a empresa iria transferir os custos das taxas para os consumidores, Tianshu Xin disse que, apesar de não haver, ainda, qualquer decisão, a empresa deverá ser capaz de assegurar alguns custos, porque 60% do seu desenvolvimento de veículos é feito internamente.

Também pode gostar

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Os politicos são uma piada. Ignoraram e negaram os avisos sobre a economia chinesa sobre a europeia e agora que sentem as chivotadas nas costas decidem fazer alguma coisa.

    O mesmo com a migração ilegal. Avisos ignorados, negados e agora que isto já está tudo minado é que decidem fazer alguma coisa.

    No covid a mesma coisa, agora nem os covideiros primários levam as vacinas!

    São bons é a chamar negacionistas a quem tem razão antecipada 😉

    1. Avatar de JL
      JL

      Políticos ? Os políticos não ignoraram, quem ignorou foram os fabricantes.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        São os fabricantes que fazem as leis comerciais europeias?

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Para além destas leis novas das taxas, sobre as quais diversas marcas grandes demonstram o seu desagrado, a que outras leis te referes que as marcas mudariam?

        2. Avatar de JL
          JL

          Parece que sim, não viu que conseguira alterar o plano para 2035, e agora conseguiram mais uma vez.

          Porque os politicos andam nesta de baixar emissões há 32 anos, não foi por falta de aviso.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            É…o dinheiro dos impostos dos combustíveis faz muita falta.

          2. Avatar de JL
            JL

            Se fosse o dinheiro dos impostos e não houvesse alternativa, nada os impedia de aumentar ainda mais os impostos.

      2. Avatar de VaPoC
        VaPoC

        Dedica-te à pesca JL!

        1. Avatar de JL
          JL

          De vez em quando sim, perco algum tempo com a pesca.

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      imigração? minado? o teu comentário é desinformado e apenas baseado na xenófobia
      os imigrantes vieram preencher a gravíssima lacuna de mão de obra existente em praticamente toda de um envelhecimento enorme da população. mas mais, todas as estatísticas demonstram que o imigrantes contribuem mais para as economias e pagam mais impostos e contribuições para sistemas de proteção social do que os nacionais

  2. Avatar de Zé

    Dependendo como a Lei for redigida, ainda vamos é ter os carros “europeus” a ser fabricados no Vietnam, Indonésia, Índia e afins. Como já o são muitos bens.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      A europa só funciona enquanto houver miseráveis a fabricar os seus brinquedos.
      Agora é tarde para taxas e taxinhas.
      Preparem-se para empobrecer…e muito.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        A juntar as fronteiras completamente abertas, importação de mão de obra barata de terceiro mundo..

        O velho continente está condenado

        1. Avatar de CarlosP.
          CarlosP.

          Está agora condenado. Menos tabaco nisso! 🙂

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            CarlosP, dê uma volta por Paris, Marselha, Lyon, Berlim, Londres, e depois vai ver o tabaco…

          2. Avatar de CarlosP.
            CarlosP.

            Venha de lá mão-de-obra com fartura. Sem medo!

        2. Avatar de JL
          JL

          Está condenado porque vieram carros eléctricos, se não fossem eles nunca estava condenado. Looool

          1. Avatar de CarlosP.
            CarlosP.

            uuuuu….estamos condenados….que medo….:)))

          2. Avatar de CarlosP.
            CarlosP.

            🙂

  3. Avatar de nhecos
    nhecos

    Se os fabricantes chineses começarem a produzir na Europa e sob as mesmas condições (com ênfase em “sob as mesmas condições”) e mesmo assim os fabricantes europeus se mostrarem pouco competitivos, então só terão eles próprios para culpar.

    1. Avatar de Droide
      Droide

      Eles poderiam era trazer mão de obra chinesa para as suas fábricas na Europa e alojá-la . Ficaríamos com os carros mais baratos.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Claro. A indústria automóvel da UE (montagem e componentes) ocupa 13 milhões de pessoas, com salários elevados. Iam para as porta das fábricas pedir esmola?

  4. Avatar de Aves
    Aves

    As fábricas na UE de VE que não tenham preços competitivos (ou uma boa relação qualidade preço) fecham. Mas tanto fecham pela importação de VE chineses sujeitos à atual taxa aduaneira de 10%, como pela deslocalização de fábricas chinesas para certos países da UE – e aí não pagam as sobretaxas de importação (nem a atual taxa de importação de 10%), mas suportam custos mas elevados como a da energia.
    Mas, afinal, o que quer o CEO da Stellantis? Que, em vez de sobretaxas aduaneiras, se estabeleçam contingentes à importação de VE da China? Que se impeça as empresas chinesas de criar fábricas de montagem na UE?
    Numa coisa tem razão – as empresas chinesas vão construir as fábricas, na UE, nos países que lhes oferecerem melhores condições, como seja, em custos de energia, oferta de terrenos e infraestruturas e fiscalidade. Os que não receberem essas fábricas vão ficar a ganhar alguma coisa? Provavelmente não, até ficam a perder se isso acelerar o encerramento das sua fábricas. Os interesses de cada país são uma coisa, os “da UE” são outra.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Termos as portas abertas para tudo tem aspectos negativos associados!!!!

    Até os chineses já perceberam que podem liquidar as marcas europeias na própria Europa, simplesmente construindo fábricas na UE!!!! Dessa forma fogem às tarifas alfandegárias (se forem construídas num país da UE), e evitam os problemas e custos logísticos de trazerem os carros do outro lado do mundo!

    O que as marcas europeias querem é que as taxas alfandegárias não subam demasiado que leve os chineses a instalar as fábricas na Europa! E em simultãneo as marcas eléctricas europeias têem o seu principal mercado …… na China. O que faz a China se subirmos as tarifas aos produtos que vêem da China?

    O maior erro está muito lá atrás, quando os bananas dos políticos ocidentais permitiram deslocalizar as fábricas para a China, porque nós somos ambientalistas e queremos ser verdes…… à custa do ambiente dos outros!!!!!

    Percebemos da pior maneira e com a COVID, que não termos as fábricas na Europa é uma grande chatice! Além disso é preciso recordar que não há nenhuma sector de actividade que ganhe tanto dinheiro como o industrial!!!!!!!

    Já agora uma pergunta aos fundamentalistas dos eléctricos: Como pensam fazer com o lítio dos carros eléctricos que são abatidos? Enterramos no fundo do mar?

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      “Como pensam fazer com o lítio dos carros eléctricos que são abatidos? Enterramos no fundo do mar?”

      É esperar pelo JL que decerto sabe responder a isso e muito mais.

      1. Avatar de JL
        JL

        Aquilo que se faz aos óleos usados.

        Espero que agora entendam.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Fazem asfalto e diesel?

          1. Avatar de JL
            JL

            Não.

            Não me venham dizer que não sabem ?

            Se não sabem o que se faz, então vêm com a ladainha da reciclagem de baterias para quê ?

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Sim sabemos…fazem asfalto e diesel.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não, não fazem.

            Já agora, referia-me aos óleos lubrificantes.

          4. Avatar de Anung
            Anung

            Sim, os lubrificantes. Fazem asfalto e diesel

          5. Avatar de JL
            JL

            Não, não fazem.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Qualquer resposta dada será desinformação ou fale news

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Acho que tens razão nos pontos que levantaste.
      Só não percebi o último ponto sobre o lítio dos carros. O abate ocorre como se fosse um carro a combustão. Não é o particular que tem de se preocupar se, de facto, a bateria vai para um centro de recuperação. Não tenho a certeza mas quero acreditar que há normas para as baterias serem encaminhadas e não colocadas no lixão.

      1. Avatar de JL
        JL

        Sim, começa na lei 6 de 2009.

    3. Avatar de CarlosP.
      CarlosP.

      Sim senhor, se fosse a ti escrevia um livro…mas de comédia, tamanhas são as bacoradas ditas…

      1. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        Olhe que não, olhe que não…

        1. Avatar de CarlosP.
          CarlosP.

          Olhe que sim….olhe que sim…

  6. Avatar de JL
    JL

    Engraçado como o Carlos Tavares, para muitos, passou de bestial a besta, se é que me entendem….

    1. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      Que se saiba o Carlos Tavares continua a gerir e a orientar a estratégia da empresa e estão a ser tomadas decisões com impacto nos próximos anos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Ok, o João não entendeu.

        Venha o próximo.

        Lol

    2. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      JL eu sempre disse que esse gajo era um atrasado mental que só sabia dizer Classe média, afinal eu tinha razão….

  7. Avatar de Uddu
    Uddu

    Normal quando se tem incompetentes subservientes dos EUA a escrever leis que apenas e só beneficiam os donos e castigam e prejudicam os Europeus.

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Quero ver os chineses a instalar fabricas aqui e a manter os preços que tem. Ou tb vão trazer a mão de obra, a energia, os forncedores ou a legislação? Já para não falar que uma coisa é ter a fabrica ali ao lado, outra é ter do outro lado mundo. É que isso também acarreta outros custos organizaionais.
    Depois falta saber com quem vão concorrer essas marcas? Com as Dacias? Com os Mercedes?
    Sim o BYD seal é bonito, mas será que oferece a mesma robustez? É que as pessoas não querem andar a trocar de carro a cada 2-3 anos. Acredito que algumas marcas chinesas vingarão, mas terão de trazer outras coisas que alem do preço/infotainment.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Por isso é que os alemães estão contra as taxas de importação para marcas chinesas.
      Daqui a nada inundam a Europa de fábricas e arrasam a indústria europeia e se há área em que os chineses levam um avanço relativamente às marcas tradicionais é nos VE.

  9. Avatar de João-Sousa
    João-Sousa

    Já se fala que o grupo Stelantis vai começar a seleção do seu novo CEO, aqui no PPlware.
    Todos sabem as causas dos problemas, mas o principal é que tambem sabem como os resolver.
    Até há quem tenha capacidades de adivinhação.

    1. Avatar de JL
      JL

      Excelente. ehehehe

  10. Avatar de Anung
    Anung

    Façam como Portugal na electricidade. Fechem as centrais e importem mil milhões de euros anuas em electricidade.

    1. Avatar de JL
      JL

      O que sai mais caro ?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Estão a seguir o modelo de negócio do petróleo e todos os outros combustíveis. Nada contra

  11. Avatar de Augusto
    Augusto

    Resolve-se já o problema. Acabar com a meta da limitação sobre motores normais e acabar com a única forma que a China onde se “agarrar” ou seja os elétricos. Alguns países mais evoluídos já fizeram a proposta.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nesse caso a China começava a produzir motores a combustão que inundavam a Europa, não ia fazer diferença nenhuma.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não sabem fazer motores a combustão.

        1. Avatar de JL
          JL

          Até sabem fazer melhor, foram os primeiros a lançar um híbrido com 2000 KMS de autonomia.

          Os europeus é que são péssimos a fazer motores, muitos nem chegam aos 80 mil KMS.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Europa já tinha lançado varios puros a combustão que fazem mais q isso em condições reais de utilização
            Esses ditos 2000 ( que não faz) só impressionam quem anda a dormir.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então quais ? Mostre lá um que declare 2000 kms wltp.

  12. Avatar de Jota
    Jota

    Engraçado ver tanta malta que acha que sabe do assunto e que aquilo que acha que é o melhor não é aquilo que realmente o mercado procura… Deixem o tempo dar a razão necessário aos iluminados…

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Tens por um lado a defesa das marcas europeias que estão contra os subsídios que a china está a pagar aos fabricantes chineses de EVs
      E pelo outro o mercado livre, beneficio para os clientes europeus

      1. Avatar de JL
        JL

        E a China pode dizer o mesmo dos europeus em relação aos fabricantes europeus.

  13. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    A invasão chinesa vai acelerar o passo 😛

  14. Avatar de palex
    palex

    Parece-me que os fabricantes europeus estão a pedir todos os dias que os governos europeus apoiem as marcas europeias na mesma proporção que o faz o governo Chinês e que não taxem… Com estas taxas o jogo ficou irónico: UE sobretaxa carros elétricos (made in China) e a China sobretaxa carros a combustão (made in UE)…

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas isso já acontece há muitos anos.

  15. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O Tavares já está caquético. O que vai acelerar o encerramento de fábricas na Europa não são as taxas da UE sobre os elétricos chineses, bem pelo contrário. O q vai acelerar o encerramento de fábricas na Europa é a proibição da venda de carros com motores a combustão após 31-DEZ-2034.
    Portanto é muito simples, essa imposição tem q ser revogada.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Ou então adaptem-se e aprendam a fazer carros sem motores a combustão. Quem não se adapta vai acabar por tornar absoleto, sempre assim foi e assim será.
      O mundo atual não está feito para os Velhos do restelo.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Já agora híbridos tb não vão poder ser vendidos.
        Nem se percebe pq os manipuladores dos nrs da ME consideram o PHEV um carro elektro.
        A imposição 2035 ” tudo BEV ” vai cair.

        1. Avatar de JL
          JL

          Podem, tal como os a combustão desde que usem combustíveis neutros em carbono.

          Eu sou a favor deles, assim ainda mais rentável é andar em eléctrico. Lol

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Podem mudar ou até retirar a imposição 2035, não vai mudar nada. Continuam a perder terreno por incompetencia deles.
          A unica safa dessas empresas seria banir a vendas de outras marcas ou banir a venda de EV

    2. Avatar de JL
      JL

      Não existe nenhuma lei para proibir venda de carros com motores a combustão em 2035, não entendo porque continuam a inventar algo que não existe.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        É uma meia verdade. Em princípio será proibida a venda de carros *novos* com motores a combustão

        1. Avatar de JL
          JL

          Podem ser vendidos novos com motores que usem combustíveis neutros em CO2.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Ah, sempre foi aprovado o uso de e-fuels? Então essa medida de proibição de venda de motores a combustão cai porque o uso de e-fuels é possivel em qualquer motor, até nos actuais.
            A ser assim, o que deveria ser proibido (ou com penalizações) seria a venda de gasolina e gasóleo e beneficiar o e-fuel

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim.

            Certo,.mas os novos motores só podem usar esses combustíveis.

            Os carros vendidos até então continuarão a usar os combustíveis fósseis.

            Mas pela previsão, poucos vão usar efuels, além dos novos, pelos preços que anunciam.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já temos a posição forte do gov da Itália contra o radicalismo da medida à qual se junta agora no salão de Paris o CEO da BMW.
            https ://observador.pt/2024/10/16/ja-nao-e-realista-acabar-com-carros-a-gasolina-ate-2035-diz-presidente-da-bmw/

            Os decisores da UE já parecem galinhas sem cabeça a correr desorietadas à procura do rumo certo.

          4. Avatar de JL
            JL

            Pois não é realista, nunca houve medida nenhuma para acabar com os carros a gasolina até 2035.

            Mais uma invenção à procura de subsídios.

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Daí a produção também deixa de fazer sentido…

    3. Avatar de JL
      JL

      Engraçado como o Carlos Tavares passou de BESTIAL a BESTA, ainda me lembro dos seus posts sobre ele, como se ele fosse um Deus da fumarada. Ahahahhahaha

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O Tavares quer é subsídios e o dinheiro dos contribuintes:
        “They [the Government] need to help to stimulate the demand.”
        https://www.telegraph.co.uk/business/2024/10/14/vauxhall-owner-decide-fate-uk-factories-within-weeks/

  16. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    tem haver uma outra guerra mundial para a europa tornar o que era

  17. Avatar de OJBorges
    OJBorges

    Então, o que é pior? Vender na Europa, fabricado na Europa (excepto a bateria), ou vender na Europa fabricado na China?
    E fabricado na Europa, por empresas chinesas tem condições e vantagens. As vantagens são claras uma vez que isso representa investimento direto estrangeiro, postos de trabalho e cobrança de impostos. As condições também são vantagens pois, ao abrigo do princípio da reciprocidade, está aberto o direito de empresas europeias produzirem na China para esse mesmo mercado. Aquilo que a indústria europeia pode , e deve, fazer para garantir os direitos de propriedade, e salvaguardar o investimento em inovação, é apostar em componentes cruciais nos seus produtos activados, e desativados, por software controlado remotamente, como faz a Tesla, e muito bem!

  18. Avatar de Nêsperas
    Nêsperas

    O que deviam fazer era proibir (e/ou anular) a homologação na Europa de todos os modelos de empresas com ligações ao CCP (que são todas, na prática).

  19. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    O problema do Carlos Tavares e afins é que mais de 70% dos carros vendidos vem da China, as taxas também tocam os Europeus… Mercedes made in China, BNW made in China, Peugeot made in China … o problema deles é mais este, isso das marcas chinesas terem meia duzia de fabricas acham que é prob? É bem feita tomem a globalizacao Europa!