Motores/Energia

Toyota dá acesso gratuito a mais de 20 anos das suas patentes de veículos elétricos

10 Comentários

A Toyota é hoje em dia um dos maiores construtores de automóveis elétricos. A sua quota de mercado bate toda a concorrência e isso coloca-a num lugar de destaque.

Esta empresa resolveu agora dar apoio a este mercado e colocou disponível a todos muitas das suas patentes nesta área. Ao todo são 24 mil patentes que qualquer empresa pode usar.

Toyota patentes veículos elétricos fabricantes


A decisão da Toyota é quase única na indústria e vem trazer para o mercado dos veículos elétricos e híbridos uma nova força. A marca nipónica quer ajudar os restantes fabricantes a contornar um dos maiores problemas. Falamos da tecnologia que envolve estes carros.

A Toyota abriu as patentes de veículos elétricos

Vão ser quase 24 mil patentes que a Toyota vai abrir ao mercado e que qualquer fabricante vai poder usar. Estas patentes focam-se em áreas especificamente associadas aos motores elétricos ou híbridos, carregadores, células de energia e outras importantes.

O foco da tecnologia que vai ser aberta pela Toyota está centrada em veículos híbridos elétricos, híbridos plug-in e elétricos de células de combustível. Não será nos veículos elétricos de baterias, tal como os desenvolvimentos da empresa. Estas patentes representam 20 anos de pesquisa e desenvolvimento da marca.

Toyota patentes veículos elétricos fabricantes

Apesar de serem gratuitas, as empresas que quiserem usar estas patentes vão ter de assinar contratos de utilização com a Toyota. Claro que vão também ter de aceitar os termos de utilização da empresa. Importa também referir que estas patentes vão estar abertas apenas até 2030.

Este poderá ser um modelo de negócio para a Toyota

Vai ainda haver a possibilidade de, mediante um pagamento, haver apoio na aplicação desta tecnologia. Será a própria Toyota prestar apoio a outros fabricantes. Estes devem estar a usar as suas patentes e as suas tecnologia.

Claro que a Toyota não é a primeira a libertar as suas patentes. Já a Tesla o fez há 5 anos e com sucesso. Com esta mudança, a Toyota quer fazer crescer o mercado e apoiar outras empresas a criar as suas ofertas.

Também pode gostar

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    A Toyota tem veículos eléctricos? Cuidado com as traduções, eléctrico e híbrido não são a mesma coisa… 😉

    1. Avatar de jose
      jose

      Tem veículos eléctricos, híbridos, MCI, gas, hidrogénio, etc etc etc

  2. Avatar de ze
    ze

    Os veículos híbridos da Toyota são dos mais fiáveis do mercado, vamos ficar todos a ganhar!

  3. Avatar de Carlos Lacerda
    Carlos Lacerda

    Tenho um Prius ano 2017, o carro é magnífico e muito econômico.

    1. Avatar de jose
      jose

      o meu de 2004 ainda rola sem problemas nas mãos de quem o ofereci com mais de 300.000km … sem uma única intervenção mecânica

  4. Avatar de Martins
    Martins

    Sim, a Toyota tem veículos eléctricos baseados em células de hidrogénio. Inclusivé até já estive ao pé de um em Lisboa – 2019 TOYOTA MIRAI FUEL CELL ELECTRIC VEHICLE (https://ssl.toyota.com/mirai/fcv.html).

    O MIRAI não usa baterias tradicionais, mas sim “fuel cells”.

  5. Avatar de Alvaro Miguel Jordao
    Alvaro Miguel Jordao

    Tenho Toyota CHR , meus amigos simplesmente fabuloso 😛

  6. Avatar de António Gomes
    António Gomes

    Eu tanho um Auris 2013 já tinha um ano com 15.000 kl Tai agora 102.500 com pastilhas escovas os peneus da frente são os de origem o carro fica na garagem tanho coidado é iconomico com coidado. Ainda dura mais.

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      Tenho C3 1.4HDI de 2004 com 300000Km, não tenho grandes cuidados, não tenho garagem apenas mudo o óleo e tenho atenção aos travões e pneus. Até agora nunca deu problemas, sempre a andar.

  7. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    Por algum motivo, sozinha é somente a maior construtora mundial de automóveis!