Redes Sociais

EUA começam a boicotar o TikTok por questões de segurança nacional

12 Comentários

O TikTok é a rede social cujo crescimento é o mais rápido na história da Internet. No entanto, o facto de ser uma empresa chinesa leva a que os EUA levantem questões relativamente à sua segurança e à possibilidade de vigilância e recolha de dados.

Deste modo, o país de Donald Trump começou já a boicotar a rede social. O TikTok, até ao momento, ainda não comentou o caso.

EUA começam a boicotar o TikTok por questões de segurança nacional


O TikTok tem estado sob fogo no mundo Ocidental, especialmente nos EUA. O seu crescimento notável tem preocupado algumas entidades, sobretudo por ser uma empresa chinesa. Mesmo assim, a sua popularidade é cada vez maior, sendo a rede social cujo ritmo de crescimento é o maior de sempre!

Apesar de ter pouca representatividade em Portugal, é bastante usado em países orientais e nos EUA! Desde 2017, o seu crescimento foi de 1.533%.

Especialmente popular junto dos mais novos, o TikTok consiste em pequenos vídeos em que os utilizadores acrescentam música e efeitos especiais. Um conceito semelhante ao antigo Vine, entretanto extinto.

Não obstante da popularidade no país de Donald Trump, o TikTok tem estado sob fogo devido a suspeitas de vigilância, recolha de dados e consequente envio para a China. Para os Estados Unidos da América, isto pode representar um problema de segurança nacional.

Foi ordenado um boicote à rede social…

Desse modo, foi implementado um boicote à rede social na Marinha dos Estados Unidos. A medida abrange os smartphones disponibilizados pelos EUA para os seus militares. Tal deve-se sobretudo ao facto de acreditarem que o TikTok representa uma “ameaça à cibersegurança”.

rede social

Um boletim divulgado destinado aos membros militares diz explicitamente que quem tiver o TikTok nos seus smartphones e não o remover será bloqueado na Intranet da Marinha.

O TikTok, quando questionado sobre esta situação, não respondeu. É desconhecida a estratégia da empresa chinesa para convencer os governantes e reguladores ocidentais da sua possível inocência. Caso os boicotes continuem, podem vir a representar um entrave ao crescimento da rede social!

ByteDance, dona do TikTok, paga multa nos EUA por ter recolhido dados de crianças…

ByteDance, dona do TikTok, paga multa de $1,1 milhões por ter recolhido dados de crianças

Também pode gostar

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tvlio Detritvs
    Tvlio Detritvs

    Já o Facebook não representa perigo nenhum nem envia os dados para os Estados Unidos.

  2. Avatar de José António
    José António

    Sempre a mesma e a velha desculpa.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    A app só copia os dados dos cartões de crédito que estejam registados nos telemóveis, assim como faz relatórios sobre a localização, a cada 11 minutos. Nada de alarmante. Por isso pode usar sem qualquer problema. Até permite que usem vídeos que tenham copyright, como muita gente tem estado a usar as versões CAM do novo Star Wars, para fazerem os seus 30 segundos de meme.

  4. Avatar de dgfgfdg
    dgfgfdg

    Acabem com isto, não devia ser permitido software sem ser opensource.

  5. Avatar de Fábio
    Fábio

    Descobriram que o TikTok é um Facebook, tem razão em se preocupar.

  6. Avatar de Pauloribeiro
    Pauloribeiro

    “Diz o roto ao nu”! Este gajo já mete nojo, arranja sempre este estratagema da espionagem, para os artigos chineses e não só, quando lhes passam à frente, nas vendas, nas buscas das redes sociais ou noutros produtos. E sendo eles os maiores espiões do mundo!!!

    1. Avatar de Fiu
      Fiu

      Se fosse o Obama a dizer isso já não haveria problema! O Trump é que é uma besta! How dare you??!!

      1. Avatar de Paulo Ribeiro
        Paulo Ribeiro

        São todos iguais nos Estados Unidos, porque nestas questões quem manda é a CIA, NSA e o Pentágono, controlam o planeta Terra com a espionagem e não querem concorrência, pois querem continuar a ser os polícias do mundo, por isto é que eu estou a fazer boicote, aos produtos e afins, desde os anos 80 do Ronaldo Reagan.

  7. Avatar de PXO
    PXO

    Alguns comentários são engraçados para não dizer ridículos, os Chineses podem proibir o uso do YouTube, de vídeos, do Facebook, de emojis, de todo o software e hardware Ocidental até 2021,,etc que são assuntos internos e vão contra o povo e os interesses da China,já se os outros proíbem pertencem à CIA, NSA, SIS. Caso ainda não tenham notado a China é uma ditadura, e grande parte dos países Ocidentais são democracias que apesar detodas as suas virtudes e defeitos são bem melhores do que as ditaduras.

    1. Avatar de Rrr
      Rrr

      +1.
      A maior parte das pessoas daqui são ignorantes e pensam que o mundo gira a volta deles e que toda a gente vive como eles.
      Devem pensar que em Hong Kong está tudo á batatada porque se lembraram.
      E já agora ( que nada tem a haver com o assunto), também acham que a polícia E OS MILITARES na Inglaterra e França , etc andam na rua de METRALHADORA e com cães e não sei mais o quê, pq tambem está tudo bem, que não se passa nada.
      Daqui a alguns anos na escola vão falar sobre a guerra na europa que estamos a viver agora. Mas que ninguém (o povo) se apercebeu pois está tudo com vendas nos olhos.

    2. Avatar de Guilherme Lino
      Guilherme Lino

      Os EUA são uma oligarquia disfarçada de democracia

  8. Avatar de Paulo Ribeiro
    Paulo Ribeiro

    A maior parte das pessoas daqui são ignorantes o outro é que o dono da verdade, que alerta para as ditaduras da China, da “guerra” islâmica na Europa, tudo isto a favor do seu comparsa americano trump, mas o inteligente não escreve sobre o apoio que ele dá à ditadura sanguinária da Arábia Saudita e ao apartheid de Israel, é aos campos de concentração da faixa de Gaza, Cisjordânia e de Jerusalém Oriental, onde estão prisioneiros os refugiados palestinianos, assim como as 300 crianças palestinianas presas sem julgamento justo, contra o direito internacional das mesmas, onde são torturadas e drogadas.