Redes Sociais

Facebook e Instagram dizem “Não” ao ódio e discriminação racial

21 Comentários

Hoje anunciamos um banimento a qualquer tipo de apologia, apoio ou representação de nacionalismo branco ou separatismo no Facebook, bem como no Instagram”. Assim versa o comunicado hoje divulgado pela rede social de Mark Zuckerberg. As novas regras, mais duras, entram em vigor já na próxima semana.

Por conseguinte, o período de vacatio legis é extremamente curto, sendo a nova política aplicada a partir da próxima semana. Até lá, urge assim saber tudo o que mudará em ambas as plataformas ou redes sociais.

Facebook Instagram rede social Mark Zuckerberg



Anteriormente, a rede social já havia banido da sua infraestrutura vários movimentos de cariz supremacista ariano no rescaldo do massacre na Nova Zelândia. Agora, o Facebook e o Instagram tomarão posição mais dura perante toda e qualquer manifestação de ódio, racismo ou indício que aponte no sentido do extremismo.

A nova postura do Facebook e do Instagram

As mudanças foram dadas a conhecer em primeiro lugar pela Motherboard, e mostram-nos a nova postura a adotar. Assim, uma frase como – a imigração está a arruinar o nosso país – por exemplo, será expressamente proibida. O mesmo se aplicando a expressões de discriminação racial ou de apologia à supremacia branca.

A decisão foi tomada esta terça-feira (26) pela rede social de Mark Zuckerberg graças ao ímpeto de Sheryl Sandberg, uma das redatoras da proposta e diretora estratégica da empresa. Além disso, o Facebook passará a encaminhar os interessados (que pesquisarem por conteúdo deste género) para a página “Life After Hate.

Facebook Instagram rede social

Esta é uma das medias encontradas pela rede social para promover a compaixão, ao invés do ódio. Algo que deixará de encontrar lugar seja no Instagram, bem como no Facebook. Assim, o contributo de organizações sem fins lucrativos (ONGs) como a supracitada Life After Hate será o primeiro passo rumo à tolerância.

A rede social não tem lugar para ódio ou discriminação racial

Nós (Facebook) decidimos que a abrangência e pontos de contato entre o nacionalismo branco, o separatismo, ou supremacia branca são tão extensos que não conseguimos traçar uma linha que defina cada um deles. Brian Fishman, responsável pelo departamento antiterrorista do Facebook.

Apontando a retórica comum a vários dos movimentos extremistas, seja à esquerda ou direita. Uma amálgama de ideologias que, em comum têm o ódio professado à diferença. Algo que nos mostra também as dificuldades da rede social em policiar o conteúdo das suas plataformas, seja o Facebook ou o Instagram.

Facebook Instagram rede social

Salientamos ainda as dificuldades do Facebook e do Instagram em combaterem a disseminação de conteúdo intolerante. Aliás, basta relembrar o recente caso da Nova Zelândia. Mais concretamente, dos milhares de vídeos que acabariam por chegar à rede social. Isto por muito expedita que a empresa fosse na sua remoção.

A Inteligência Artificial (IA) patrulhará o Facebook

Com efeito, esta é a “arma” encontrada pela rede social para tentar travar os conteúdos supracitados. A inteligência artificial, o machine learning, bem como os algoritmos. Em síntese, várias ferramentas treinadas para farejar mensagens subliminares ou claramente expressas de ódio, discriminação e/ou perseguição.

Entre o conteúdo eliminado imediatamente estão as mensagens, imagens e vídeos. Aliás, tudo o que possa acalentar ou disseminar qualquer material considerado impróprio pela rede social.  Agora, mais do que nunca e com um âmbito cada vez maior, já a partir da próxima semana.

Por fim, numa nota pessoal, acredito que esta é uma decisão que gerará discórdia. Sobretudo entre os defensores da liberdade de expressão.

Facebook removeu 1,5 milhões de vídeos alusivos ao massacre na Nova Zelândia

 

 

Autor: Micael Pires
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Afonso Dias
    Afonso Dias

    Políticos, CEO’s, pessoas com altos cargos e outros líderes constantemente falham em ver: a proibição de um pensamento não só tem efeitos negativos para quem foi proíbido, mas como tem repercussões em pessoas ausentes do assunto.

    Quanto mais criarem restrições à liberdade, maior será o número de pessoas que se familiarizam com idelogias mais agressivas. O combate à ideologia faz-se com a educação e não com a proibição.

    Hoje mais do que nunca dou graças ao facto de me ter submetido à ausência total de qualquer rede social à mais de 5 anos.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Quer dizer que suportas possa existir canais onde radicais religiosos fundamentam o Radicalismo e fazem propaganda á violencia e Guerra.
      Supportas que exista conteudo de pedofilia (sim cada um deve ter Liberdade de publicar o que quiser).
      Supportas que grupos neo-nazis devam ter acesso a um canal que de voz .
      Vamos todos para a rua gritar Morte aos …. porque temos que ter Liberdade para fazer e dizer o que quisermos.

      Suportas que eu podia comece a incentivar ao ódio contra a tua pessoa, porque se nao o fizer é um ataque á minha Liberdade.

      1. Avatar de nao
        nao

        “Suportas que eu podia comece a incentivar ao ódio contra a tua pessoa, porque se nao o fizer é um ataque á minha Liberdade.” Foi exatamente o que fizeste e o que muitas pessoas da chamada esquerda fazem. (lembrar o melhor argumento para acabar com as toiradas, “devias era levar com as bandeiras no lombo a ver se gostas”, isto e incitamento a violência da mesma forma que andar para ai a gritar “morte a …” )
        Para mim toda esta situação é resumida a uma dúvida “Quem são as mentes iluminadas que decidem o que é para censurar ou não”
        Exemplo: imaginemos que estamos a falar de Futebol, se as mentes iluminadas forem todas de Lisboa será de pensar que eles não vão deixar falar mal do Benfica e do Sporting, mas falar mal do Porto já não tem problema e vice-versa.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Aqui ninguem está a falar de futebol e nao se está a falar de falar mal de um Clube, que embora para muitos seja a coisa mais importante da vida, é algo completamente irrelevante.

          O que eu acho engracado é que o pessoal que mais grita “Liberdade de Experessao” por vezes sao os que mais lutam para haver opressao.
          Um racista quer ter a Liberdade de excluir a existencia de Alguém. Um Homofóbico quer ter a Liberdade de tirar a Liberdade sexual de Alguem.

          A maioria do recrutamento do Estado Islamico foi feito pelas redes Sociais, e por qualquer razao foram banidos, nao vi ninguém revoltado por lhes terem tirado essa Liberdade.

          O que muitos de esquecem é que a Liberdade é uma Estrada de 2 sentidos. Ao dar Liberdade estamos a dar a a todos.

          Nao se pode exigir para que tenha Liberdade para fazer tudo e depois andar a criticar os outros porque fazem as coisas de forma diferente.

          Por exemplo, que os maiores xenofobos que eu conheco sao emigrantes, e estao sempre a gritar: Voltem para a vossa terra. Estao no direito deles, mas se sao contra os emigrantes, a primeira coisa que deveriam fazer era voltar para Portugal porque eles sao contra eles proprios.

          1. Avatar de nao
            nao

            sr. Toni claramente utilizei o futebol como exemplo para tentar simplificar uma situação muito complexa.

            “O que muitos de esquecem é que a Liberdade é uma Estrada de 2 sentidos. Ao dar Liberdade estamos a dar a a todos.”
            e qual o problema?
            já e o contrario também é verdade ao retirar liberdade retira a todos.

            “Nao se pode exigir para que tenha Liberdade para fazer tudo e depois andar a criticar os outros porque fazem as coisas de forma diferente.” lol, claro que se pode criticar, não se pode é impedir de forma violenta. essa nova moda de que as palavras magoam é muito engraçado, especialmente para uma pessoa como eu que sempre fui gordinho e como tal sempre levei com a boca “ah o gordo”.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Não estou afirmar que sou a favor ou contra.
            Mas por exemplo não vi ninguém a ficar revoltado ou ser contra quando andaram a bloquear perfis paginas e posts referentes ao estado islâmico. E não vejo ninguém a lutar para que eles tenham voz.

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      A isto chamo um pensamento responsável e construtivo. Parabéns, revelou ser uma luz no meio da histeria absurda colectiva que se vê por ai. Estes caminhos levam a um separatismo que, não poderá ter bons resultados. Cada caso é um caso, cada pessoa é diferente dos outros. Meter as diversidades e pensamentos todos no mesmo saco, é algo profundamente pior até que o totalitarismo.

    3. Avatar de Cesar Almeida
      Cesar Almeida

      Afonso, nem mais.
      Subscrevo aqui ás tuas palavras. Vou cancelar as minhas contas no facebook e no instagram por conta disso.
      Não porque defendo qqer pensamento supremacista, mas pq não acho que se deve cercear a liberdade de expressão, seja pra que lado for.
      A pessoa poder não ter razão no que diz, ou não ser justo ou correcto, mas ninguem tem o direito de lhe impedir de falar o que pensa, ouve quem quer, dá ouvidos quem não tem juízo.

      1. Avatar de nao
        nao

        dá ouvidos quem não tem juízo. -> adorei
        +1000

  2. Avatar de pauloj
    pauloj

    Facebook bateu no fundo mesmo, quem são esses tipos para definir o que “ódio e discriminação racial”.
    Se existe algo que foi coisa demonstro nesta plataforma descriminatoria e de espionagem e que sao de hipócritas “bias” e que os tipos praticam discriminação religiosa e religiosa contra valores conservadores e contra a religião cristã.

    Pergunta se esta hipocrisia se aplicará ao idioma islâmico e a idiologia política da extrema esquerda?!
    Facebook, Google e Twitter precisam de ser regulados antes que seja tarde demais e se transformem na “Umbrella Corporation”.

  3. Avatar de Z/OS
    Z/OS

    E as menções a separatismos de outras cores que não os brancos. Também irão ser patrulhados? Não encontrei nada que o indicasse.

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Nada. Só mesmo “White power” e movimentos similares.

  4. Avatar de João pequeno
    João pequeno

    Incrível como este movimento torna os brancos como “persona non grata”. Há dias no podcast do Joe Rogan diziam que hoje em dia ser homem e branco nos USA és automaticamente caracterizado como racista e agressor.

  5. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    FB segue dúbio em suas políticas. Lá, criticar a família e a religião cristã é permitido. O contrário, não. Cumprimentos.

  6. Avatar de Hugo Nobre
    Hugo Nobre

    O Facebook e Instagram são redes sociais SJW. O mais engraçado é que banem e bloqueiam memes e permitem outro tipo de conteúdo explícito.

  7. Avatar de Z/OS
    Z/OS

    Estive a pensar um pouco e acabei por associar as próximas eleições europeias a este tipo de decisões. Com os movimentos nacionalistas europeus a ganharem cada vez mais adeptos, não me admira que esta decisão, a juntar a outras tantas análogas, tenha como objectivo tentar que os movimentos nacionalistas tenham mais dificuldade em adquirir novos apoiantes.
    As pessoas já começaram a descobrir que a globalização só é boa para alguns. Recordo que o processo de destruição da Europa foi anteriormente iniciado com duas guerras mundiais que tiveram por palco, maioritariamente, o solo europeu causando um genocídio de várias dezenas de milhões de mortos, genocídio este que não é recordado na ONU.
    Estudem história, mas não a oficial, esta é escrita pelos vencedores.

  8. Avatar de Mm
    Mm

    A vossa capacidade de se vitimizarem é fantástica, a sério.
    Vamos todos fingir que criticar a religião cristã e apelar à expulsão dos muçulmanos para zonas de guerra são equivalentes e que ideologias de extrema-direita são só “opiniões”? Uns defendem o genocídio, os outros a igualdade e vocês fingem que são a mesma coisa? Agora quem não defende matar pessoas por serem de outra religião é um SJW? Vocês são doentes.

  9. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    «acredito que esta é uma decisão que gerará discórdia. Sobretudo entre os defensores da liberdade de expressão»

    Mas, ainda há alguns, neste país que permitiu que a Censura durasse 40 anos (ou sequer no cada vez mais decadente Ocidente, em geral)?

    Ao Facebook e afins só adere quem quiser… Mas, o verdadeiro problema com tudo isto é que, este tipo de Censura está a ser criada em parceria com a União Europeia: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-16-1937_pt.htm

    O que levanta a hipótese (leia-se *certeza*, para quem é inteligente) deste tipo de medidas virem também a ser implementadas, no futuro próximo, fora destas redes sociais…

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Aliás,

      A “Decisão-Quadro 2008/913/JAI” da União Europeia, já entretanto transposta para as nossas leis nacionais (https://data.dre.pt/eli/lei/94/2017/08/23/p/dre/pt/html) criminaliza já o “incitamento ao ódio” e a criação de organizações que incitem à “discriminação” e ao “ódio”.

      Ora, segundo os termos usados na Lei, fica por saber se fazer fortes críticas à imigração pode ser considerado “incitamento ao ódio” (“por causa da … origem étnica ou nacional … religião”) e se criar um partido nacionalista pode também ser considerado uma incitação à “discriminação” e ao “ódio” (segundo os mesmos critérios de origem).

      E, já houve um deputado da Assembleia Municipal do Porto que foi multado por causa de uma forte crítica e acusação que fez a um grupo de ciganos romenos, por tal ser considerado “discriminação racial, sob a forma de assédio”.

      1. Avatar de Z/OS
        Z/OS

        Se nao concordam com estes senhores que fazem leis contra o povo nacional, deixem de se abster e votem noutra coisa qualquer. Mas tirem todos de lá…

  10. Avatar de Theboice
    Theboice

    Portanto lendo bem o facebook é racista, só há supremacia “branca” logo qualquer post ou ideias ou fotos sobre supremacia negra amarela cigana ou outra já é bem vinda, é mesmo um pensamento do SOS racismo sim senhor, fiquei esclarecido sobre racismo…