As redes sociais assinadas por grandes empresas tecnológicas norte-americanas são aquelas que mais utilizadores reúnem, tendo conquistado grande popularidade e influência, globalmente. Por este motivo, ao mesmo tempo, podem não ser as plataformas ideais para os utilizadores de todos os países de todo o mundo utilizarem, levantando questões de privacidade de dados, por exemplo. Assim sendo, trocaria as redes sociais que utiliza hoje em dia por alternativas europeias?
Trocaria as redes sociais que utiliza hoje em dia por alternativas europeias?
Num clima global que é de tensões, reforçado pelo problema energético que resultou da invasão da Ucrânia pela Rússia e, mais recentemente, pelas exigências dos Estados Unidos em matéria comercial, a Europa percebeu a necessidade de independência em várias frentes. Uma delas é a tecnológica.
Especificamente em matéria de software, apesar de já existirem muitas alternativas europeias a uma série de serviços e plataformas, as versões norte-americanas continuam a reunir mais popularidade, utilizadores e influência. Desde as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, que pertencem à gigante Meta, até a fornecedores de e-mail, como Gmail e Outlook, da Google e Microsoft, respetivamente.
Para os utilizadores europeus, recorrer aos serviços norte-americanos é quase instintivo, por serem, conforme já reforçámos, os mais populares.
Contudo, se a Europa avançasse com alternativas locais, desenvolvidas por empresas europeias, assegurando mais privacidade e segurança dos dados, trocaria as redes sociais que utiliza hoje em dia por essas, considerando que seriam desenvolvidas plataformas com níveis semelhantes de qualidade?
Participe na nossa questão desta semana
Trocaria as redes sociais que utiliza hoje em dia por alternativas europeias?
Obrigado pela participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com







Deixe um comentário