Sapo · Apps

A forma mais simples de dividir despesas sem estragar amizades: uma alternativa ao Splitwise

7 Comentários

Entre pagamentos repetidos, transferências esquecidas e arredondamentos duvidosos, as contas podem ser um verdadeiro quebra-cabeças na hora de pagar um jantar de amigos ou os voos de uma viagem com a família. Para este e outros cenários, uma app para dividir despesas pode ser útil. Deixamos (para aqueles que ainda não conhecem) uma alternativa ao Splitwise.

Grupo de pessoas a esticar um cartão de débito. No centro da mesa, uma máquina para pagamento com cartão


Especialmente em viagens, é comum que as pessoas paguem diferentes despesas, ajustando as contas ao longo do tempo. Contudo, esta forma de fazer as coisas pode resultar em pagamentos repetidos, transferências esquecidas e arredondamentos duvidosos.

Para que as contas se façam sem que precisemos de recorrer aos talões e à calculadora, existem aplicações móveis que fazem o trabalho por nós, compilando todas as despesas, distribuindo os montantes pagos por cada membro de um grupo, e ajustando o que se deve e a quem.

App ajuda a dividir despesas e a evitar contas desnecessárias

Uma das alternativas para divisão de despesas mais conhecidas é o Splitwise. Contudo, após vários anos a utilizá-lo, conheci falhas que resolvi com o Tricount.

Duas mãos a agarrar num smartphone. No centro, lê-se Tricount

O Tricount permite criar grupos nos quais os participantes podem adicionar despesas e o sistema divide automaticamente entre os membros. Com suporte para várias moedas, permite registar despesas offline, sincronizando assim que haja rede.

Qualquer pessoa pode adicionar despesas, definindo o montantes e os membros a incluir. Estes podem ser divididos de forma igual, por partes ou por montante.

Além disso, na secção Insights, é possível ver uma distribuição dos gastos pelas categorias do grupo, como Restaurantes ou Entretenimento, por mês ou por ano – que pode ser especialmente útil em grupos de casas arrendadas com vários inquilinos.

Enquanto utilizadora, uma das vantagens é o facto de permitir criar grupos com membros que não têm a app. Ou seja, se alguém não quiser utilizar o Tricount, o seu nome pode ser adicionado na mesma e as contas podem incluir essa pessoa.

Outra vantagem assenta no facto de a app permitir adicionar despesas sem limites diários. Especialmente em viagens, esta possibilidade é pertinente, pois as despesas são mais, mais frequentes e acumulam-se mais depressa.

Por fim, a simplicidade da interface e o facto de os grupos serem personalizáveis são, também, uma vantagem.

Uma das desvantagens que detetei é que, no Android, o histórico de despesas de um grupo desaparece quanto as contas são saldadas, no que pode ser um problema para alguns utilizadores.

 

Leia também:

Saiba como pode dividir as despesas de um grupo no Revolut

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael T.
    Rafael T.

    Se uma amizade é destruída por causa de uma conta de restaurante, já não existia amizade entre eles a início de conversa.

    1. Avatar de Manel da Adega
      Manel da Adega

      Imagina uma saída de férias entre 5 amigos num fim-de-semana. Este almoço pago o António, o jantar paga o João, as compras de supermecado pago eu. Registando as despesas comuns na app ajuda a balancear as contas.

  2. Avatar de P
    P

    Este título parece-me totalmente descabido. Certamente haveria possibilidade de uma melhor e escolha.

  3. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Podem criar as aplicações que quiserem.. o caloteiros tem 1001 desculpas para não pagar.. gente séria basta criar um lembrete eu transferir mbway no exacto momento..

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    eu sou o estupido que não faz split de nada, chego-me à frente com tudo, quando noto abusos acabou-se, deixo de planear coisas com essas pessoas, já me aconteceu, felizmente quanto mais se envelhece cada vez acontece menos..
    não me importo de pagar tudo a toda a gente que me é próxima, faço com o maior dos prazeres, mas odeio colas e freeloaders.. todos os anos pago férias a amigos ou familiares para ter o prazer da sua companhia que de outra forma não seria possivel

  5. Avatar de Lol
    Lol

    Qua aplicação mas parv@

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Para ir ao restaurante duas pessoas talvez, agora imagina os cenários. Vais a um restaurante com a família alargada toda, no final pagas a conta toda para não andarem a ver quem comeu o quê e quem paga o quê, no final do dia colocas lá o valor e as pessoas, é feita a divisão e até consegues ver quem já pagou e quem falta pagar. Igual com uma lista de compras para uma festa de amigos, normalmente alguém fica designado de comprar as coisas e depois fazem o split.