Mobile · Internet · Segurança

Afinal qual é o impacto de uma VPN na bateria do seu smartphone?

9 Comentários

A utilização de uma VPN é cada vez mais normal, mesmo nos smartphones, quer por razões de segurança, quer para evitar restrições geográficas. Se a proteção dos utilizadores é uma garantia, há outros pontos a ter em conta. Uma análise recente veio avaliar como este desgasta a bateria e mostrar qual é o impacto neste elemento.

VPN bateria testes smartphone browser


Esta análise realizou testes utilizando o NordVPN em smartphones de quatro segmentos de preços diferentes: Motorola Edge 50 Pro, Realme GT 6, Xiaomi Redmi Note 13 Pro 5G e Samsung Galaxy S24 Ultra. Nestes testes, o efeito da VPN na duração da bateria dos equipamentos foi examinado tanto no modo de espera como na utilização ativa do browser.

Resultados com o smartphone em modo de espera

Em primeiro lugar, foi analisado o quanto a ligação VPN afetava a vida útil da bateria quando o smartphone estava em modo de espera. Neste teste, o tempo da bateria foi medido quando o equipamento não estava a ser usado, mas a VPN funcionava em segundo plano.

VPN bateria testes smartphone browser

Os resultados mostraram que a ligação VPN quase não teve impacto na vida útil da bateria. Se houve alguma diferença, foi muito pequena e insignificante o que é positivo para os utilizadores e para os smartphones.

Impacto da VPN na bateria com o browser ativo

O uso do browser veio mudar os resultados completamente. Neste teste, o efeito da ligação VPN no tempo de bateria foi medido por atividades como carregar páginas, navegar na página e tocar frequentemente no ecrã. Ter a VPN a funcionar em segundo plano teve um impacto real na vida útil da bateria neste caso.

VPN bateria testes smartphone browser

Os resultados variaram amplamente de dispositivo para dispositivo. O Motorola Edge 50 Pro apresentou uma pequena quebra de 1,13%, enquanto o Realme GT 6 teve uma perda de 3,75%. No entanto, o Samsung Galaxy S24 Ultra apresentou uma autonomia de bateria 10,57% inferior e o Xiaomi Redmi Note 13 Pro 5G sofreu uma grande queda de 17,56%.

Este teste mostra o impacto na utilização contínua do browser. Na utilização diária, o impacto geral da VPN na duração da bateria pode não ser tão grande. Ainda assim, fica claro que uma VPN tem impacto na vida útil da bateria do smartphone. A dimensão deste efeito irá variar consoante o dispositivo que utiliza, e poderá sofrer uma queda entre 1% e 17%. Ainda assim, as vantagens de segurança e privacidade que traz fazem com que seja útil.

Também pode gostar

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    A VPN é essencial especialmente quando se usa redes wi-fi publicas. No entanto nenhuma app deve ficar a funcionar em 2º plano sem estar a ser usada.
    Cada vez mais os telemóveis exigem mais segurança tal como os PCs, bom browser como Brave ou Tor, um antivírus, firewall e VPN e mesmo assim não existe segurança a 100%.

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Quais as Apps VPN mais confortáveis?

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      As nações mais poderosas do mundo são membros de acordos sigilosos de compartilhamento de informações de inteligência denominados Alianças Cinco, Nove e 14 Olhos.

      Os países parte desses acordos cooperam na coleta de dados de vigilância em massa e no compartilhamento mútuo desses dados.

      São coletadas informações como: atividade de navegação, telefonemas, mensagens de texto, documentos eletrônicos, histórico de localização e muito mais.

      Em termos de privacidade, esses países são os piores para sediar uma empresa de VPN.

      Portanto as mais recomendáveis seriam a PROTONVPN, NORDVPN, AdGuardVPN, CyberGhost, ExpressVPN…mas lembre-se não existe 100% de segurança em nenhum software.

    2. Avatar de Weber
      Weber

      Nord VPN.Jurisdição no Panamá, logo não há extradição de dados pessoais e os servidores não guardam logs.A própria Nord VPN disponibiliza relatórios das auditorias aos servidores feitas por empresas externas e independentes no seu site.

  3. Avatar de WWIII
    WWIII

    Aqui ProtonVPN há mais de 5 anos. Sem nenhuma queixa, muito pelo contrário

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Uso num android VPN sempre ligada não noto nada dura 2 dias a bateria com uso médio.

  5. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    3 que dão garantias e pela minha experiência não afectam minimamente a bateria;
    A pagar e em conta- Surfshark
    ProtonVPN (era gratuita, mas pela porta do cavalo colocaram algumas características que usava a pagar). Fazer isso a antigos clientes para mim por principio significa um adeus, em qq app.
    Windscribe -a única gratuita de confiança. Se alguém conhecer outra que diga.

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      A Surfshark tem sede em Países Baixos e a Windscribe tem sede no Canadá, Mullvad tem sede na Suécia e todos esses países têm acordo de compartilhamento de informações pelas quais as autoridades portuguesas podem requerer seus dados e eles irão entregar tudo.
      Mais seguras que essas tem a ProtonVPN, NordVPN, Cyberghost, ExpressVPN, Ivacy que não têm acordo em nenhum aliança de vigilância com nenhum dos países dos 14 olhos, não sendo obrigados a entregar nenhuns dados.

      1. Avatar de TogasPacho
        TogasPacho

        Obg. Desconhecia