Mobile · Android · Microsoft

Dica: Torne o Android mais protegido com estes conselhos de segurança da Microsoft

14 Comentários

Apesar de não ser este o seu sistema preferido, a Microsoft tem apostado no Android em várias frentes. Para além das muitas apps que tem disponível no sistema da Google, este é também parte do futuro do Windows 11, como temos visto.

Agora que está também presente na parte de segurança do Android, a Microsoft resolveu emitir algumas das suas recomendações. Estas querem proteger o sistema da Google e os seus utilizadores, recorrendo a conselhos que apesar de óbvios, devem ser seguidos por todos os utilizadores.

Android segurança Microsoft conselhos protegido


Microsoft quer ajudar na segurança dos utilizadores

A segurança do Android é atualmente um tema sensível para todos os que usam este sistema, como temos visto nos últimos meses. Este sistema tem estado exposto a apps que disseminam malware pelos smartphones e tratam de roubar dados dos utilizadores e outra informação.

Para proteger os utilizadores, a Microsoft resolveu emitir algumas recomendações de segurança, para evitar estes problemas. Surgiram numa das suas descobertas, onde apps maliciosas estavam a visar e a atacar o sistema operativo da Google.

Android segurança Microsoft conselhos protegido

Conselhos a serem seguidos por todos no Android

Estas dicas são muito importantes e devem ser seguidas de forma firme e constante. São simples de implementar, na sua maioria e requerem apenas alguns cuidados por parte dos utilizadores. Podem ser seguidas de forma rápida e simples.

  1. Instale apps apenas do Google Play Store ou de outras fontes confiáveis
  2. Evite conceder permissões de acesso às SMS, notificações ou acessibilidade a qualquer app sem entender o motivo pelo qual precisa. Essas são permissões que geralmente não são necessárias
  3. Use uma solução de segurança como o Microsoft Defender for Endpoint no Android, ou outra, para detetar apps maliciosas ou mal-intencionadas
  4. Se um smartphone ou tablet deixar de receber atualizações, considere substituí-lo por um novo dispositivo mais recente

Claro que para muitos estas acabam por ser óbvias e até conhecidas, mas não deixam de ser importantes para o Android e os seus utilizadores. A Microsoft encara-as como essenciais e como a primeira barreira de proteção.

Android segurança Microsoft conselhos protegido

Sistema da Google fica assim ainda mais protegido

Os utilizadores que seguirem estes passos vão certamente manter-se mais protegidos e sem problemas de segurança. Há muitos mais conselhos, mas certamente que requeriam análises mais profundas e que muitos não iriam conseguir implementar.

É interessante e curiosa a nova postura da Microsoft, face ao Android e à sua segurança. Este sistema é cada vez mais uma peça importante no seu ecossistema, indo ao ponto de equipar os atuais smartphones da gigante do software,

Agora é a Microsoft que descobre falhas graves nas apps dedicadas ao Android

Também pode gostar

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mamba
    mamba

    Torne o seu android mais protegido:

    1ª dica: Livre-se dele e compre o iPhone.

    Sigam-me para mais dicas!

    1. Avatar de Berto
      Berto

      Boa piada, imagina saberes do que falas 😀

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      Considerar que todos precisam de um smartphone de 900 EUR é uma dica muito fraquinha.

    3. Avatar de Raven
      Raven

      Have a brain…

    4. Avatar de António
      António

      Detesto estes fanáticos do iPhone. Quase nos matam por termos android. É pior que fanatismo religioso, vêm para aqui sempre a dizer só o meu é que é bom. Não há paciência

    5. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O iphone não esta imune a ataques.o iPhone não está imune a ataques.

  2. Avatar de Nunes
    Nunes

    Só para cumprir a dica n.°4 tem de se comprar um telefone a cada 2 ou 3 anos.
    Enquanto não melhorarem a política das atualizações não me parece que consigam.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Samsung é 4 major updades e 5 anos de seguranças.
      Porquê comprar ao fim de 2 anos?

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A Microsoft também poderia ter aconselhado: remova o Android de origem, e instale o GrapheneOS (apenas em dispositivos móveis compatíveis) que aumenta bastante a resistência aos ataques e permite continuar a utilizar tudo como nos outros com a vantagem de ter ainda mais controlo, incluindo se permite às aplicações ter ou não acesso à Internet de forma nativa no sistema operativo.

    Teoricamente o Android, e em especial o GrapheneOS serão mais seguros que o iOS (iPhone) porque no Android existem muitos mais olhos a ver o que se passa e a descobrir (e corrigir os problemas), o problema tem sido os fabricantes não disponibilizarem continuamente ao longo da vida útil dos aparelhos (durem eles 3 ou 15 anos) as actualizações que permitem aos utilizadores finais usufruírem da segurança acrescida que vai sendo implementada.

    1. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Nada mau, pena só ser compativel com a gama Pixel 🙁

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O Microsoft Defender for Endpoint penso que seja exclusivo para clientes que tenham uma conta com o Office 365,se não estou em erro.Ou coisa assim.Nem sei se estará disponível para os utilizadores em Portugal.De resto os restantes conselhos são muito úteis.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Já está a bombar no Tablet Samsung. Não conhecia e agradeço a dica.
    Se bem que a Samsung tenha protecção nativa da McAfee e aparentemente funciona bem. Espero que não desatem à bulha! 🙂

  6. Avatar de JCR
    JCR

    A Microsoft devia era ter nunca abandonado o seu sistema Windows para os telemóveis… ridículo estes conselhos, para não dizer pior!

    1. Avatar de António
      António

      Concordo, tive um Windows phone 650 e, na altura estava muito à frente. Ainda hoje funciona. Falhou devido às aplicações reduzidas. Tenho o Android que é bom mas não podemos deitar fora a Microsoft.