Mobile · Android

Google lança novidade no Android que poderá trazer problemas graves

24 Comentários

O desenvolvimento do Android nem sempre é um processo simples e isento de problemas. A Google toma decisões complicadas e traz de forma global funções que nem todos podem utilizar e aproveitar. O caso surge agora, com a novidade da gravação das chamadas, que poderá trazer problemas graves em muitos países da Europa.

Google Android gravaçao chamadas


Novidade no Android pode ser problemática

Embora muitas das funcionalidades anunciadas para o Android também estejam disponíveis no iOS e vice-versa, a Google acaba de revelar uma que, infelizmente, não existe no iPhone e não parece que vá estar disponível tão cedo. Pelo menos não em muitas regiões, como a Europa. A empresa lançou a gravação de chamadas em todo o mundo. No entanto, traz limitações.

A nova funcionalidade de gravação de chamadas começou a ser disponibilizada globalmente através de uma atualização da aplicação Telefone da Google, conforme prometido pela empresa há alguns meses. No entanto, esta nova funcionalidade está disponível apenas em alguns telefones Pixel. Especificamente, no Pixel 6 e modelos posteriores, incluindo, claro, o Pixel 10 e o Pixel 10 Pro.

Tal como foi revelado, a gravação de chamadas está disponível na versão 198 da aplicação. No entanto, também precisa de instalar a atualização Pixel Drop, lançada em novembro, para ativar esta funcionalidade. Depois disso, precisa de ativar a opção na aplicação, tocando em Definições > Assistência de Chamadas > Gravação de Chamadas.

Gravação de chamadas é complicada em alguns países

Esta funcionalidade permite gravar chamadas manualmente através de um botão que aparece no ecrã. No entanto, também é possível gravar automaticamente chamadas para números específicos ou desconhecidos. A funcionalidade de gravação de chamadas que a Google está a lançar no Android tem muitas limitações no iOS.

A gravação de chamadas é também uma funcionalidade disponível no iOS, mas não tão amplamente como nos telemóveis Android e Pixel. Na verdade, a funcionalidade nos dispositivos Apple está disponível apenas em algumas regiões. Na Europa, por exemplo, não está disponível.

É importante notar que, no Android, a gravação de chamadas é atualmente exclusiva dos telefones Google. No entanto, não seria surpreendente se chegasse em breve ao Android 16, ficando disponível nativamente em todos os telefones. Além disso, em algumas regiões, a Google exige o consentimento da outra pessoa na chamada para a gravar, o que pode limitar significativamente a sua utilização em alguns casos.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    Por cá, não há nada disso mesmo com todas as atualizações instaladas.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não há porque não podes gravar ninguém sem o seu consentimento

      1. Avatar de Zé

        Gostava de saber em que planeta é que tu vives.

      2. Avatar de Rerere
        Rerere

        Estás enganado , podes sim gravar ….desde que proves que era a única forma de conseguires prova

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Lol.. boa sorte com essa ideia..

      3. Avatar de Micro
        Micro

        Os Samsung já tem o botão de gravar chamada quando está em chamada, mas avisa para ambos os lados que está a ser gravada.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não é suficiente, tens de pedir permissão e tem de ser aceite, esse consentimento tem de estar gravado na própria gravação.
          Isso é válido para um telefonema, para uma reunião, para uma aula ou mesmo para uma conversa de café

      4. Avatar de Eu
        Eu

        Muito sinceramente, estou-me nas tintas para o consentimento. Eu também não consenti as dezenas de video camaras a filmarem-me nas ruas e em edificios e no entanto elas lá estão

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Isso é permitido, chama-se segurança pública, além disso não é individualizado.
          Podes gravar o som na baixa Chiado se assim entenderes, não podes é gravar pessoas sem o seu consentimento.
          Podes estar-te nas tintas que o juiz também se vai estar nas tintas para as tuas tintas

  2. Avatar de Maldito
    Maldito

    Ou seja, foi removida forçosamente das versões anteriores, para agora surgir como novidade. Mas percebo a necessidade de informar os intervenientes, e não apenas quem grava.

  3. Avatar de Cá por mim
    Cá por mim

    Duvido que a UE com a sua habitual sanha regulatória, deixe que isso seja implementado em território da UE. E também duvido mais ainda, que a Google desafie a UE introduzindo essa opção contra a vontade regulatória existente. Pena: mesmo que as gravações possam ou não ser admitidas como prova, sempre seriam uteis quando tivessemos de chamar “mentiroso” a alguém…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se precisas de uma gravação para chamar mentiroso a alguém é porque tu próprio não serás uma pessoa credível

  4. Avatar de Zé

    Todas as chamadas deviam ser automáticamente gravadas. Quantas e quantas vezes não me deu jeito relembrar o que alguém disse durante uma chamada. Especialmente quando estamos aceitar porpostas para renovações de fidelização que depois há sempre aquela treta do “isso foi-lhe dito por chamada” quando não foi.

    1. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Exato ! Eu gravo tudo é recíproco com essa gente todo o cuidado é pouco !

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A chamada fica gravada do lado da empresa para questões contratuais, é solicitada a permissão quando inicias a chamada e podes contestar e ter acesso à gravação para prova.

    3. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      +2, aliás já tive imensos problemas desses, se pedir a gravação, não me é facultada, mas eu sou obrigado a dar a minha autorização para essa gravação que nunca irei ter, então isso seria muito bom, pois não precisam de pedir autorização para gravar, pois já estariam a ser gravados também, tão simples quanto isso, e a EU, e a CNPD que não venham com tretas da proteção de dados.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Facultam a gravação através de uma queixa ao provedor, não é o Zé Manel do call center que te pode dar a gravação

  5. Avatar de Saiyajin
    Saiyajin

    a google já grava o que falamos, a unica novidade é que podemos ter acesso a elas

  6. Avatar de pixelzombie
    pixelzombie

    Quem não deve não teme. O impedimento de gravação só serve aos criminosos. É o mesmo que as gravações por câmaras. Será que estamos a ser governados por criminosos?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O impedimento da gravação serve à lei

    2. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      Claro, por isso a PSP/GNR não usam Dashcam, assim simplificava tudo, havia provas diretas, e se por acaso algum PSP/GNR não tivesse a Dashcam ligada, seria considerado culpado.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não usam porque não está regulado o seu uso.
        E as dashcams da polícia estão continuamente a gravar, só que em loop, no entanto sempre que as sirenes são activas a gravação fica guardada.

  7. Avatar de RM
    RM

    Até parece que é bruxo..

  8. Avatar de Carlos Alberto Vicente Castro Si Carlos Chitas
    Carlos Alberto Vicente Castro Si Carlos Chitas

    Oi isto tudo se está tudo muito mal feito eu não me vou comprar um outro telemóvel por causa disto e o álem disto eu não tenho dinheiro para me comprar um outro telemóvel de que eu nunca me recebi dinheiro de lado nenhum ok tudo ok