Mobile · Android

Google traz para todos os smartphones Android a forma perfeita de se proteger dos ladrões

12 Comentários

Como o sistema operativo móvel mais usado, o Android tem recebido novidades e melhorias importantes. Estas procuram tornar o sistema da Google ainda mais seguro e, ao mesmo tempo, mais simples de usar. Agora, há uma novidade, que traz para os smartphones Android a forma perfeita de se proteger dos ladrões.

Android ladrões smartphones Google


A Google está a dar ao Android um conjunto de novas funcionalidades de segurança. Estas não se limitam à proteção dos utilizadores contra ataques virtuais, mas vai mais longe e foca-se até na proteção física destes e dos seus equipamentos.

Uma das mais recentes opções que colocou em teste garante aos utilizadores que os seus dispositivos se bloqueiem caso sejam roubados.

Também a possibilidade de se bloquear se for colocado em modo offiline era avaliada no Brasil, após ter sido anunciada há alguns meses.

Google is starting to roll out Theft Detection Lock, Offline Device Lock, and Remote Lock to Android users in the US
byu/MishaalRahman inAndroid

Agora isso parece ter mudado, e do que é revelado, estas novidades estão a ser disponibilizadas de forma global. Os relatos inicialmente apontavam para um exclusivo dos EUA, mas sabe-se que todos os utilizadores no planeta estão a ter acesso a esta novidade.

Ao mesmo tempo, esta parece não ser uma novidade exclusiva dos Pixel. Vários smartphones de outros fabricantes são apontados como tendo já o bloqueio de deteção de roubo e o bloqueio de dispositivo offline disponível para ser ativado.

Do que tem sido revelado, a nova opção está associada aos Google Play Services, que devem ser atualizados. Após isso, e ao ativar a novidade, o Bloqueio de Deteção de Roubo, usará a IA para bloquear o Android quando deteta “movimentos comuns associados a roubo”, como alguém que arranca o seu telefone da mão.

Ao mesmo tempo, o Bloqueio de dispositivos offline bloqueia o smartphone quando este está sem ligação à Internet durante algum tempo. Com estas novidades o utilizador e o seu equipamento ficam mais seguros, protegidos contra os ladrões e o que estes podem fazer aos seus smartphones Android.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Fixe era colocarem uma opção de pedir sempre o PIN ou impressão digital para desligar o smartphone.

      1. Avatar de David
        David

        O meu OnePlus 11 já dá para pôr um PIN para desligar o smartphone.

  2. Avatar de Zé

    A não ser que o smartphone dê um choque no ladrão, estas medidas não impedem nada de ser roubado. Que importa que se bloqueie? Um reflash e o smartphone está como novo.

    1. Avatar de veritas
      veritas

      No seu telemóvel, não sei, mas desde já há vários anos a esta parte que nos meus telemóveis só se consegue flashar sabendo o PIN de segurança do telemóvel, isto em duas marcas pelo menos, Xiaomi e Nothing Phone.

      O Bootloader está protegido por PIN.

      fastboot flashing lock

      1. Avatar de Zé

        Isso facilmente se dá a volta. É só pesquisar um pouco mais afundo sobre o assunto que há maneiras de contornar isso.

        1. Avatar de Figo
          Figo

          Como por exemplo?
          Pois…

        2. Avatar de Veritas
          Veritas

          Vá sonhando…

  3. Avatar de Marcos aurelio da cota
    Marcos aurelio da cota

    Só para segurança

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    adoro esta feature. mal posso esperar por activar.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    E para quem, como eu, que tem a Internet desligada a maior parte do tempo? Para mim, e para a maioria das pessoas com mais de 60 anos, o telemóvel ainda é apenas um “moço de recados” ou apenas para emergências. Eu carrego o saldo do meu telemóvel com o mínimo uma vez quase de 3 em 3 meses. Não uso a Internet fora de casa. E em casa tenho o computador. Como é que isso vai funcionar?

  6. Avatar de Carlos Caldeira
    Carlos Caldeira

    Ainda não consegui ler nada em que se aprenda alguma coisa sobre o mais óbvio que nestes casos acontece: não havendo roubo, isto é, o telemóvel bloquear na mão do seu legítimo proprietário, o que fazer para resolver a situação? O que eu esperava era que respondessem a isto, primeiro que tecer comentários estéreis.