Mobile · Android · Microsoft

Microsoft pode facilitar entrada da Xiaomi nos Estados Unidos

21 Comentários

O mercado tem pressionado a Xiaomi para que esta comercialize toda a sua gama de equipamentos fora das fronteiras chinesas. Contudo, há vários impedimentos que têm impossibilitado esse avanço, um deles são as patentes que a marca não tem e que poderá enfrentar graves problemas com as autoridades judiciais quando chegar a alguns mercados, um deles é sem dúvida o dos Estados Unidos.

Mas a Microsoft pode tornar-se numa porta de entrada da marca chinesa no mercado norte-americano. As marcas estão já a tratar de passar da conversa aos actos e há equipamentos Xiaomi que vão usar patentes da Microsoft, além de trazer software da marca de Washington.

xiaomi_1


As patentes são o grande entrave para as marcas chinesas se expandam de forma oficial além fronteiras. Isto porque onde estes querem negociar existem tecnologias patenteadas por terceiros e só há uma forma de as conseguir usar: ou é através de um pagamento para as poder utilizar ou chegar a acordos com quem detém essas tecnologias.

Xiaomi Mi5 - Ecrã

 

Xiaomi e Microsoft já têm acordos

Foi mesmo Hugo Barra que publicou na sua conta do Twitter: a Xiaomi chegou a um acordo com a Microsoft através do qual vai trocar patentes relacionadas com telefonia móvel. Não é dito, mas isso poderia ser a chave para que Xiaomi pudesse, livremente, comercializar os seus smartphones em mais mercados além daqueles onde já actua, uma história que muitos esperam desde que a marca começou a crescer com grande sucesso.

 

Mas qual será a contrapartida que a Xiaomi dá à Microsoft?

A contrapartida é existir nos Xiaomi software pré-instalado da Microsoft. Pode parecer algo simples, mas estamos a falar em milhões de novos utilizadores que irão dar vida a software da empresa americana e trazer milhões de dólares de receita. Esta jogada irá catapultar determinado software da Microsoft para patamares que só a Google e a Apple têm conseguido, no segmento mobile. É um trunfo poderosíssimo.

 

Os novos telefones Xiaomi terão Office e Skype

O negócio seria algo como já a Samsung o faz: os Xiaomi trariam pré-instalado software importante da Microsoft; que não seria mais que o Office para Android e o todo poderoso Skype. A dúvida é se este software poderá ser removido ou se ficaria “embutido” eternamente na ROM MIUI, tal como todo o outro software que inunda o sistema operativo de fábrica da Xiaomi.

Samsung Galaxy S7 Edge - Apps microsoft

Este acordo alcançado entre as grandes empresas abre também outros horizontes. Sabemos que as relações entre estas empresas não são de agora, não nos podemos esquecer que alguns dispositivos Xiaomi já eram compatíveis com o Windows Phone e Windows 10 Mobile, como por exemplo o caso do MIPAD 2 ou do Xiaomi Mi4. Logo, estas negociações, seguramente, têm já um longo caminho entre percorrido.

Será a partir de Setembro que os Xiaomi Mi 5, Mi Max, Mi 4s, Redmi Note 3 e Redmi 3, terão disponíveis aplicações Microsoft Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Skype.

Microsoft News

Autor: Vítor M.
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João MS
    João MS

    Bom bom era um Xiaomi com WP.

    1. Avatar de Nitro
      Nitro

      Pode ser um Mi5?! É que o Mi4 já pode correr o W10Mobile, embora seja uma rom específica para esta máquina. É este está ao preço da chuva neste momento…

    2. Avatar de Tico
      Tico

      Que disparate… quer dizer fui comprar um xiaomi, para ter actualizações permanentes do android (miui) e para me livrar da porcaria do w10m (sem rádio, no maps o único som é o de controle de velocidade, não dá indicação oral quando é necessário virar…).

      1. Avatar de Luis Sa
        Luis Sa

        Moço, já foste ao otorrino?
        Já agora passa pélo oftalmologista porque isso anda mesmo mal por essas bandas.
        Depois de fazeres estas visitas tenta distinguir um Windows 10 Mobile de um IOS e do Android.
        Vamos chegar ao mesmo fim…. Tu nunca viste, tu nunca mexeste e nunca cheiraste um W10M.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          E para que conste o meu Windows 10 tem rádio…

      2. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Tenta usar um W10M, vais ficar surpreendido assim que notares que afinal o que dizes nao esta correcto. Pelo menos testa antes de falares.

      3. Avatar de Lumia 630 DS
        Lumia 630 DS

        3 dias com um W10M e a tua vida muda de um dia para o outro. Nem precisas de memophant

        1. Avatar de Nitro
          Nitro

          Essa parece uma mensagem digna do melhor que se pode fazer em termos de publicidade. Acho que devias contactar o pessoal da Msf !

    3. Avatar de Nitro
      Nitro

      Pode ser um Mi5?! É que o Mi4 já pode correr o W10Mobile, embora seja uma rom específica para esta máquina. É este está ao preço da chuva neste momento…

  2. Avatar de onz
    onz

    não me digam que a xiaomi ainda vai ser tipo samsung? no caso das app microsoft vir incluído nos novos modelos xiaomi eu acho que só vai ser possível, ser removido trocando de rom. a xiaomi ainda vai ter muitas queixas dos fãs. só falta também colocarem o facebook, whatsapp e o instagram. lol

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Fujam!!!

    2. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      não sejas assim tão picuinhas. quando desbloqueares o bootloader, podes trocar por outra ROM da xiaomi.eu a teu gosto.

      queixam-se dessas apps, mas depois enchem no telemóvel de tantas porcarias outras que forem instalar, cleanmaster um deles que é dos maiores cancros.

      eu tenho muitas apps instaladas no meu Redmi Note 2 e continua rápido como no início. é como teres no teu pc um SSD e teres dezenas de softwares e o tempo de arranque do windows é igual, desde que não actives os processos automáticos durante o arranque.

      já lá foi a época dos androids 2.3 com 140mb de armazenamento, e samsungs gio com toneladas de bloatwares que estraga o telemóvel todo, e este MIUI tem um android tão, mas tão optimizado que tem mil e uma features e não é lento. interface mais rápida que LG, Samsung e afins. é quase tão rápido como um Nexus com android stock ou um iOS.

      considerando que o Redmi Note 2 tem um processador da Mediatek ! e foi a melhor compra que fiz, e eu já tive vários telemóveis, mexi em vários telemóveis mid e top antes de fazer uma compra.

  3. Avatar de dbtronica
    dbtronica

    la vao os gajos da microsoft estragar td….. oh intrujas…..

  4. Avatar de José
    José

    ainda bem que comprei o meu MI5 ontem
    foge office
    foge Skype

    1. Avatar de onz
      onz

      olha se aparece no novo update. xD

    2. Avatar de Daniel Jesus
      Daniel Jesus

      Deve aparecer no update. Assim com a Xiaomi fez com o bloqueio do bootloader em alguns modelos. Quem instalasse aquela atualização bloqueava o bootloader

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        O bootloader pode ser desactivado, comprei o MI5 e pedi o unlock do bootloader em 3 dias recebi a sms a confirmar o mesmo.

        O bem na miui é que existe sempre varias roms miui com apps lixo e sem elas a escolha do utilizador 😉

    3. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Office: melhor ferramenta no seu ambito
      Skype: melhor aplicação de mensagens/video

      Não percebo esse comentário.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Microsoft Haters… se fosse a Google já era bom, ou se fosse para a Apple pedir dinheiro também já servia.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Haters gona hate. Excelente acordo que a Microsoft e a Xiomi fizeram.