Mobile · Android

Samsung torna mais complicado instalar apps Android fora das lojas oficiais

14 Comentários

Uma das vantagens do Android é a facilidade com que se podem instalar app de fora das lojas oficiais. Este é também um problema grave de segurança em muitos casos e a Samsung quer controlar isso nos seus smartphones. Para isso, tornou mais complicado instalar apps Android fora das lojas oficiais nos seus Galaxy.

Samsung apps instalar Android


Samsung torna mais complicado fazer este processo

Apesar de poder ser uma medida que não agrada a todos, a Samsung está a aplicar um novo “Auto Blocker” nos novos smartphones Galaxy. Entre outras proteções, esta nova medida impede os utilizadores de instalarem apps Android nos seus smartphones Galaxy.

O “Auto Blocker” faz parte dos smartphones Galaxy desde a One UI 6 e o Android 14. A funcionalidade foi inicialmente concebida como proteções contra malware ou rapto via USB, mas foi atualizada para incluir o bloqueio da instalação de apps em dispositivos Samsung Galaxy com a One UI 6.1.1, conforme detalhado numa página de suporte da Samsung.

Como tal, os novos Galaxy Z Fold 6 e Flip 6 da Samsung são os primeiros dispositivos a serem fornecidos com esta nova restrição de sideload. Durante o processo de configuração inicial dos novos smartphones, surge uma página que informa os utilizadores sobre as restrições do Bloqueador Automático e permite que estas sejam desativadas.

Mais complicado instalar apps Android fora das lojas oficiais

Esta definição está ativada por defeito, pelo que, se não a desativar, o seu dispositivo Galaxy bloqueará a instalação de APKs (bem como de lojas de aplicações não aprovadas). No entanto, se perder essa página, receberá uma mensagem de erro ao tentar fazer o sideload de uma aplicação, como mostrado acima.

Felizmente, esta não é uma mudança permanente. Acedendo a Definições > Segurança e privacidade > Bloqueador automático, pode desativar a funcionalidade de forma rápida e fácil. A partir daí, pode voltar ao comportamento de sideload padrão do Android, em que cada aplicação tem permissão individual para fazer a instalação após ter dado as permissões necessárias.

Esta mudança irá, provavelmente, aplicar-se a outros dispositivos Samsung com a One UI 6.1.1 presente. Esta está nas últimas gerações de dobráveis ​​Samsung e dispositivos Galaxy S. Para versões anteriores da One UI, esta alteração não se aplicará, pelo menos para já.

Samsung revelou que smartphones recebem a One UI 6.1.1 e deixa de fora o Galaxy S21

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Nada que não me surpreenda, a samsung quando implementou o KNox no bootloader de forma a aumentar a segurança e dissuadir a malta de desbloquear o mesmo para outros fins, e com o evoluir dos tempos tem sido cada vez mais complicado dar a volta aos que querem acesso total, agora mais esta de bloquer a instalação de apps de fora da store, a meu ver vvai ser mais uma chatice pois existem muitas apps que se usam especificas que não estão na store são descarregas e instaladas manualmente…

    Isto é mais uma que está a mostrar que a samsung qualquer dias é como a Apple mas no Android…

    Naturalmente para para a esmagadora maioria isto passa-lhes ao lado, mas àqueles que não vai ser já uma dor de cabeça…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Basta ir às definições e desativar a opção. Não me parece complicado.

      1. Avatar de Gaspar
        Gaspar

        Mas estás a pensas que isso é assim tão linear, sempre se conseguiu desativar a segurança para instalar apps fora da store, a situação é quando for removida essa opção, como é que vais fazer… que no fundo o que vai acontecer…

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Quem te disse o que vai acontecer? Sempre foi assim.

          1. Avatar de Gaspar
            Gaspar

            Mais um que anda a leste, e só quando as coisas são tiradas depois vem a correr dizer que injusto não pode ser assim e assado .

  2. Avatar de Jack
    Jack

    A primeira coisa que vou fazer é mesmo desativar.

  3. Avatar de Miguel Abreu
    Miguel Abreu

    Parece que a Samsung não está a par do que está a acontecer com a Apple na União Europeia….bem, posso estar enganado mas a continuar a ssim brevemente vão ter “o prazer” de saber…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Leste a notícia toda? Isto é uma função que se pode desativar…

      1. Avatar de Gaspar
        Gaspar

        Por enquanto, a ideia é deixar de poderes desativar, passar a ser só pela store…

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Parece-me bem. Desde que não o torne impossível.

    1. Avatar de SVR
      SVR

      Exato desde que seja opcional. Não querendo iniciar a mítica guerra iOS vs Android mas a verdade é que muitos utilizadores da maçã defendem essa política por isso acredito que no lado android também haverá quem goste de a ter. Desde que seja opcional, de facto não vejo grande problema

    2. Avatar de Gaspar
      Gaspar

      Eventualmente por questões se segurança, é inevitável que não fechem completamente o acesso a aplicações fora da store, no Android sempre existiu essa opção, mas com a evolução tornou-se cada vez mais perigoso ir buscar aplicações sem saber bem a sua proveniência, e podendo cair na asneira de ficar sem nada, pois temos de nos lembrar que o smartphone hoje já faz mais que simples chamadas e mensagens temos a nossa vida gerida por lá, basta pensar um pouco nisso…

      Basta ver hoje como funcionam os hackers tentam tudo via sms, mails, chamadas e quanto caem e nem se apercebem, e quando dão por isso já era…

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Essa proteção têm q ser activada pelo utilizador. Serve para isso e para muito mais.

  6. Avatar de João
    João

    “Uma das vantagens”… mas que vantagem é essa ? Poder instalar malware e pirataria ? Sinceramente , sempre achei engraçada a possibilidade e flexibilidade dos Android, mas ao mesmo tempo prefiro algo mais fechado como os iOS. Os fabricantes devem ter controlo sobre a forma como querem gerir o seu negócio e a Samsung ao dificultar essa opção está decerto a seguir um caminho de implementar maior segurança nos seus equipamentos . Eu entendo que muitos não querem, que acham um abuso, mas também devem entender que só come quem quer: há outras marcas no mercado que deverão ir mais de encontro às suas preferências . Eu por exemplo acho ridículo a UE querer forçar a Apple a ser Android-like na questão das lojas : para mim é uma questão de segurança ! Trabalho na área de IT e sei bem dos riscos de adicionar um repo não oficial a um servidor Linux… e vejo muito a questão das lojas alternativas como algo semelhante