Mobile · Android

Sistema anti-roubo do Android é sensível demais e gera muitos alarmes falsos

4 Comentários

A Google trouxe com o Android 15 uma nova funcionalidade dedicada a garantir a segurança física dos utilizadores. Com os sensores presentes, consegue detetar se um smartphone é roubado e de forma automática bloqueia-o. Ainda que seja muito útil, está a ter comportamentos estranhos por ser demasiado sensível e assim gerar muitos alarmes falsos.

Android roubo sensível alarmes falsos


Sistema anti-roubo do Android é sensível demais

Parece que a funcionalidade anti-roubo em smartphones Android não está a funcionar corretamente ultimamente. Os utilizadores estão a queixar-se de que os seus dispositivos estão a ser bloqueados sem serem roubados, algo que não seria esperado.

Uma das mais recentes funcionalidades adicionadas ao sistema operativo Android permite prevenir ou combater o roubo nos smartphones Android. A sua utilidade é grande e por isso tem sido amplamente aplaudida pela comunidade de utilizadores deste sistema operativo da Google.

My phone just detected theft
byu/TheBlueingPugNinja inGooglePixel

Por exemplo, a funcionalidade de bloqueio de deteção de roubo estreou no Android 15 e era uma funcionalidade muito interessante. Bloqueia o smartphone caso entenda que este arrancado da mão. No entanto, como se pode ler várias redes sociais e até no Reddit, parece que a Google aumentou demasiado a sensibilidade do bloqueio de deteção de roubo, e os dispositivos nas mãos do utilizador estão a bloquear.

Comportamento gera muitos alarmes falsos

Como se sabe, esta funcionalidade utiliza inteligência artificial e outros parâmetros, como o acelerómetro, para detetar se um telefone é arrancado à força da mão do utilizador. Além disso, se alguém rouba o dispositivo, geralmente foge a alta velocidade, pelo que o sistema também deteta isso e bloqueia.

Android roubo sensível alarmes falsos

Mas, como muitos utilizadores salientaram recentemente, várias pessoas que o utilizam normalmente estão a ter os seus telefones bloqueados. Por exemplo, um dos utilizadores afetados teve o telemóvel bloqueado enquanto estava sentado no autocarro.

Outro utilizador teve o smartphone Android bloqueado a meio de uma corrida, enquanto atravessava a rua. Este bloqueio de deteção de roubo depende principalmente do acelerómetro do telefone para detetar movimentos repentinos e mudanças de direção, o que pode explicar estes alarmes falsos recentes. A Google deverá mudar este comportamento muito em breve.

Google traz para todos os smartphones Android a forma perfeita de se proteger dos ladrões

Também pode gostar

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Olha dei um pum
    Olha dei um pum

    Custaba tanto copiarem o sistema perfeito da apple? Adoro android mas uso iphone por estar milhas acoma em seguranca e privacidade e ter um ecossistema que funcione. Mas adorava voltsr ao android pois prefiro o file manager e multitasking

    1. Avatar de Antonio Crosta
      Antonio Crosta

      A sua copia do iPhone não deve ser grande coisa, da maneira que o deixou escrever até o Camões já deu três mortais na campa…

      1. Avatar de cK
        cK

        Face ao nickname foi mesmo um pum gramatical

    2. Avatar de Oh
      Oh

      Fonix.. esse IPhone deve estar todo estragado, nem o dicionário funciona em condições