Mobile

Carregar um telemóvel no carro danifica a bateria?

11 Comentários

Quando se fala em baterias de telemóveis e respetivos carregamentos o que não faltam por aí são mitos! Uma das questões mais frequentes sobre este assunto é saber se faz mal ou não carregar um smartphone na entrada USB/ ou via porta do isqueiro!


Devo carregar o smartphone no carro?

Em geral, carregar o telemóvel no carro não danifica a bateria, desde que sejam respeitadas algumas condições. No entanto, há situações em que pode, sim, afetar a saúde da bateria a longo prazo.

Quando é seguro?

  • Usar uma porta USB ou adaptador de qualidade, preferencialmente original ou certificado (por exemplo, MFi para iPhone, ou com certificação CE).
  • O carro está ligado, garantindo uma tensão estável (12 V ou mais).
  • O carregador fornece corrente adequada (2 A ou mais para carga rápida, dependendo do telemóvel).

Mas também há condições que podem danificar a bateria…

  • Carregar com o carro desligado
    • alguns isqueiros ou portas USB continuam ativos e podem fornecer tensão instável, o que prejudica tanto o carregador como o telemóvel.
  • Carregadores de baixa qualidade
    • podem causar picos de voltagem ou aquecimento excessivo.
  • Temperaturas elevadas dentro do carro
    • o calor é o maior inimigo das baterias de lítio. Se o telemóvel estiver a carregar e o interior estiver muito quente, a bateria degrada-se mais rapidamente.
  • Carregamento constante em viagens curtas
    • se o telemóvel estiver sempre a iniciar e parar o carregamento, isso também pode reduzir a eficiência da bateria a longo prazo.

E a bateria do carro poderá ficar afetada?

Neste caso também não há razão aparente para que uma bateria do carro fique afetada com o carregamento de um smartphone, isto se não tivermos uma bateria já meia “morta”.

Caso deixe o smartphone a carregar no veículo e este não tenha o motor em funcionamento, é normal que exista um ligeiro consumo “direto” mas que não influenciará certamente no arranque do automóvel. Tudo depende se a própria bateria do seu automóvel ainda se encontra “saudável”.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Tags:
Também pode gostar

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fusion
    Fusion

    Sim, aquece > explode > provoca incêndio. É o que dizem os bombeiros, por isso há tantos fogos…

  2. Avatar de +1
    +1

    Nunca carrego o meu telefone no carro. Tenho o Redmi Note 11 Pro, desde que ele saiu, e a bateria ainda me dá 2 dias se eu usar youtube, spotify, e Netflix. Se eu não usar dá-me 4 dias apenas a usar whatsapp..

    OBS: Raramente deixo passar dos 100% de carga. gosto de parar nos 90% e ás vezes carrego quando está mesmo com 2 ou 1% (Claro que depende do dia seguinte o que irei fazer) pode calhar a carregar quando está a 20 ou 30%

    1. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      como é que se passa dos 100%?

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      É como eu. Tenho um iPhone de 2020 e a bateria está impecável. A maior parte das vezes se usar o telemóvel só para ver as horas com tudo desligado (internet, bluetooth etc ) a bateria tambem me chega a durar 4 dias.

      Mas mais te digo, se desligar o telemóvel consigo ter bateria o mês inteiro.

      Não sei como a malta se queixa da bateria, tu e eu devemos ser casos especiais. Mas vá à malta compra um smartphone e começa a usá-lo com aplicações e não sei mais o que, depois admiram-se, enfim.

  3. Avatar de MrMarshall
    MrMarshall

    treta,eu vivi durante 3 anos em carros e carrinha e nunca aconteceu nada tenho o meu samsung note 20 ate agora so troquei a um ano atras a bateria porque parti o ecra e o telemovel comesou a aquecer, um dos meus telemoveis foi um huaway p10lite e carreguei directo a bateria do carro com um inverter de 600w e ate usava para lavar a roupa, nenhuma repercussão

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      viveste? fala-nos mais da tua experiencia

      1. Avatar de MrMarshall
        MrMarshall

        bateria original do carro, com um inverter de 600w, usb imbutido de 2.5v, o do carro so comecei a usar quando comprei a carrinha, uso um adaptador do acendor electrico de cigarro. usava o inverter para o meu surface pro 3, e impressora 3d, maquina de lavar e secar que consumia 300w, e aquecedor as vezes de 200w (se bem que nao fazia muita coisa alem de barulho), arranjei tapetes electricos para a base cada um de 100w e bastante bom. nunca viciei baterias nenhumas e com uso exaustivo diario, a bateria do carro nunca troquei pois as tive ja em segunda mao e durante tempo util de 2 anos cada vehiculo por encontrar melhor e mais barato “carrinha” ainda tenho os telemoveis e so troquei de bateria do meu note 20 por usar ele mais “cod mobile”. tenho ele desde que saiu e como dize em 5 anos de uso exesivo , claramente aqui, tem algum fundo o meu comentario por nao acreditar que o carro altere o funcionamento dos meus dispositivos

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ser escravo dum telemóvel? Não tem bateria, carrega-se. A bateria já não aguenta? Troca-se. Têm sapatilhas? Não corram para não gastar sola.

    1. Avatar de Zé da Quinta
      Zé da Quinta

      Devem ser os mesmos que usam reboques para não gastar os pneus novos…

  5. Avatar de Rafael Domingos
    Rafael Domingos

    O que noto é que sendo carregado no carro, mesmo usando um fast charger, aquele “carregamento” dura menos…

  6. Avatar de PJA
    PJA

    Não há perigo nenhum. Um carregador com componentes bem dimensionados, e não é nada de muito complicado ou caro, faz o que exigido sem problemas. O que se deve completamente evitar é carregar sem assistência ou com o veículo com temperaturas elevadas.