Mobile

E se fosse possível carregar o seu smartphone em 15 minutos?

15 Comentários

O eterno problema da duração das baterias e do tempo de carga destas tem sido algo que as marcas tentam resolver. Dar mais tempo útil de vida e um menor tempo de carga é o objectivo de todas as marcas.

A Oppo anunciou agora novos passos dados nesta procura e revelou que consegue já carregar uma bateria de um smartphone em apenas 15 minutos.

SuperVOOC


A Oppo anunciou hoje, durante o seu evento que decorreu no MWC, que tem disponível tecnologia que permite carregar uma bateria de um smartphone, com de 2,500mAh, em apenas 15 minutos, atingindo uma carga de 45% em apenas 5 minutos.

Para o demonstrar foi colocado à carga um smartphone da Oppo e durante a apresentação, que demorou precisamente 15 minutos, este foi de uma carga de 0% até 100%.

Como consegue a Oppo esta proeza?

Para o conseguir a Oppo esteve três anos a desenvolver a nova tecnologia SuperVOOC, que actualmente está em protótipo e que foi mostrada no evento.

Esta nova forma de carga rápida pode ser usada não apenas no USB Tipo C mas também na interface microUSB, não sendo no entanto possível ainda usá-la em qualquer smartphone da marca.

SuperVOOC

O SuperVOOC continua a debitar 5V, o que garante que não vão existir problemas de aquecimento das baterias e dos próprios smartphones, algo que acontece em alguns sistemas actuais e que reduz a vida útil destes elementos

Qualquer smartphone consegue usar esta tecnologia?

Apesar de ser um avanço no campo das baterias e dos dispositivos de carregamento, o SuperVOOC será exclusivo para os smartphones da Oppo.

A razão para esta exclusividade está na necessidade de desenvolver baterias especiais e até elementos dos carregadores que permitam usar o SuperVOOC.
Este não é o primeiro sistema que promete carregamentos ultra-rápidos e que vão garantir que deixem de existir problemas de baterias. Com esta rapidez, deixa de ser necessário qualquer preocupação pois em poucos minutos temos de volta o nosso smartphone plenamente funcional.

Este é um passo importante para a industria dos smartphones. Conseguir mais tempo de bateria ou diminuir os tempos de carga vão conseguir aumentar a utilização destes dispositivos.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    O facto de debitar 5V, não evita sobreaquecimento, pelo contrário. Para uma carga mais rápida, deverão aumentar a intensidade da corrente elétrica, e é isso que causa o aquecimento por efeitou de Joule. Pela lei de Ohm, P=U*I, ora se a tensão se mantém, a corrente terá de aumentar.
    A não ser que tenham concebido também novas tecnologias de baterias para esta carga, o que duvido.

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      🙂 Pois, também estava a pensar nisso; assim para se perceber melhor: P = R * I²

    2. Avatar de JBM
      JBM

      sim! é verdade que não seria pela voltagem.
      Mas há algumas coisas que se pode fazer sem mudar radicalmente a tecnologia. Uma delas é aumentar o número de células da bateria carregando em paralelo. Se ao mesmo tempo aumentarem a secção dos condutores imagino que seja possível evitar o sobreaquecimento, embora deva haver sacrifícios a outros níveis, talvez na densidade de carga e peso!

      1. Avatar de Telmo M.
        Telmo M.

        Células em paralelo não trará qualquer melhoria, antes pelo contrário. Uma célula do tamanho de duas em paralelo tem mais capacidade, porque não há tanto espaço ocupado com a estrutura da célula, e assim a célula é maior, permitindo reduzir a resistência interna. + capacidade, – resistência interna. Para evitar aquecimento queremos uma célula (idealmente) sem resistência interna. Deste modo também poderíamos carregá-la praticamente à velocidade que queríamos, pois esta iria absorver toda a energia. Simplificando é assim.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Se leres o que digo no fim: ” sacrifícios a outros níveis, talvez na densidade de carga e peso!”
          E sim tem vantagem na rapidez de carregamento. A Tesla faz o mesmo nas suas baterias numa escala enorme, para aumentar a corrente no carregamento da bateria – embora também haja circuito em série aumentando a voltagem. E tal como disse, se ao mesmo tempo aumentar a secção dos condutores ajudará a reduzir perdas por calor.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            só para completar. Aumentar a secção dos condutores reduz perda por calor e a resistência, claro.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            e pela lei de ohm, o circuito em paralelo equivale a reduzir a resistência da bateria

      2. Avatar de kekes
        kekes

        Pela grossura do aparelho acho que é mesmo essa a abordagem, mas hein, isso digo eu que não percebo nada disto.

    3. Avatar de joao alves
      joao alves

      verdade.. pela logica desta noticia os cabos de alta tensao ja teriam derretido a muito… a realidade e que aumentar a tensao so traz um problema que é com o electromagnetismo… isso sim pode afectar negativamente o telemovel, mas aumentar a Amperagem de carregamento ou de funcionamento ai sim vai aumentar a perda energetica por calor o que faz com que o telemovel aqueça ou chegue mesmo a rebentar

    4. Avatar de Victor Falcon
      Victor Falcon

      Ora aí está… O comum do leitor apenas se preocupa em ler a notícia é esfregar as mãos à pensar que se descobriu a pólvora novamente, agora estas explicações técnicas fazem falta para esclarecer na realidade que pode até ser possível esses ultra carregamentos mas em contrapartida perde se outras coisas mais importantes!!

  2. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    “E se fosse possível carregar o seu smartphone em 15 minutos?”
    O que faria o telemóvel com as restantes 7:45min que fica ligado?

  3. Avatar de AlexX
    AlexX

    Também gostava de ver o gráfico de temperatura ao longo do processo de carga.
    Talvez um dia baterias de alto rendimento na carga e capacidade estejam ao alcance de todos, até lá e enquanto o upgrade às migalhas for mais rentável, continuará sendo explorado.

  4. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    Os nossos vizinhos espanhóis fizeram um grande avanço recentemente com as baterias de grafeno. Procurem “GraBat Energy” no facebook. Até 5 vezes mais capacidade, mais leve, menos volumosa. (Outra palavra chave poderá ser “Graphenano”).
    Está para ficar desta vez 🙂

  5. Avatar de Roberto Patricio
    Roberto Patricio

    20 segundos foi o que ouvi falar à uns anos atrás, que uma rapariga Indiana tinha inventado no concurso para a Intel. Por isso essa agora dos 15 minutos não me espanta. Aliás a nossa Elvira Fortunato, já também à uns anos a trás, tinha inventado uma que se carregava por simples humidade do ar. Gostaria muito de saber para onde vão essas grandes invenções, talvez andamos a vende-las ou a dá-las aos ovnis (USA), para disser à cachopada que existem coisas de outro mundo. LOL:-P

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    Boas eu tenho um Oppo Find 7 com sistema vooc e vos garanto que o telemóvel pouco aquece ou nada e para isso basta ver sites da especialidade. Mas estou a ver que aqui é só crânios. Concorram a uma empresa destas pode ser que tenham sorte com tantas certezas.