Mobile · Motores/Energia

Tesla abre a sua app para todos, com uma nova API oficial para programadores

6 Comentários

A Tesla tem mostrado que os fabricantes de automóveis podem mudar e tornar-se mais abertos para as comunidades. São muitas as alterações que fez no mercado, mostrando que é possível dar acesso a muita informação. Agora, tem finalmente uma novidade há muito esperada. Apresentou a sua nova API oficial para programadores.

Tesla API apps carros dados


Nova ferramenta para os programadores

Há muitos anos que os programadores pediam à Tesla que lhes desse as ferramentas necessárias para trabalhar. Pretendiam ter acesso a toda a estrutura e informação dos carros para os utilizadores poderem ter acesso a muita informação e até controlar alguns elementos.

Na verdade, a marca já tinha uma API disponível, mas era pouco documentada e estava longe de ser uma oferta oficial e com suporte. Agora tudo muda, com a chegada desta nova proposta, que por agora continua com algumas limitações, mas que se espera que muito em breve será reforçada com novas capacidades.

Tesla API apps carros dados

API vai abrir acesso a novas apps

Isto permitirá a criação de aplicações de forma nativa em todos os tipos de dispositivos, desde computadores a telemóveis, relógios e outros dispositivos. Isso será feito segundo os requisitos definidos pela própria Tesla. A marca quer que todas as apps atuais sejam atualizadas até o início de 2024.

Uma vantagem clara que esta API traz é a possibilidade de criar algo que a Tesla ainda não tem e que cada vez mais se começa a tornar uma área de interesse. Falamos de uma loja de apps, um espaço que a Google já começa a controlar com o seu novo sistema dedicado aos carros, o Android Automotive.

Tesla API apps carros dados

Tesla vai dar acesso aos dados dos carros

Por agora, esta API só permite fazer o que já pode ser feito na app móvel da marca. Falamos de abrir o carro, controlar a carga, climatizá-lo e outras. O carro também poderá comunicar com a API enviando dados. Isto limita as possibilidades, mas permite criar apps em sistemas operativos onde a Tesla não tem, como computadores ou relógios inteligentes.

Os programadores já têm acesso no site da Tesla à estrutura de código que as suas apps devem respeitar para serem compatíveis. Assim, podem obter dados dos carros e outra informação, como a autonomia, configuração interior e mais. Agora compete à criatividade dos programadores criar as apps mais interessantes que usem a nova API da Tesla.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Vai dar acesso às baterias? Ou estas vão continuar a ir para o lixo após uma pequena batida ?

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde estão elas ?

      Lixo ? Que lixo é esse ?

        1. Avatar de JL
          JL

          Só perguntei onde ? e que lixo é esse ? é que farto de procurar em sucatas e não encontrei nenhuma, se souber ganha algum. LOOOL

          Já disse que ando à procura de uma para adicionar no meu sistema solar.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já lhe disse, contacte a Hydro :
            Hydro Building Systems, Lda.
            21 940 5700
            https://g.co/kgs/XVNYpi
            Tlv lhe indiquem o contacto da Hydrovolt que farta-se de sacar alumínio das baterias de sucata. O resto deita fora.

          2. Avatar de JL
            JL

            Para quê se há empresas que fazem o serviço completo ?

            Quando quer uma pizza vai ter com aqueles que só lhe fazem a massa ?

            Mas a pergunta não era essa. Se vão para a sucata, que sucatas sao essas que ninguém encontra ? Portanto parece que afinal até as sucatas as reciclam. Looooooool