O Nokia Lumia 930, tal como o Lumia 630, fez parte da primeira apresentação de smartphones feita pela Microsoft depois da integração da Nokia na empresa, sendo foi também o primeiro topo de gama a incluir o Windows Phone 8.1 e o assistente pessoal Cortana.
Depois de já aqui termos aberto a caixa ao Lumia 930, damos-lhe a conhecer todos os pormenores sobre este smartphone.

Nos últimos meses temos assistido a uma vontade crescente de afirmação no segmento dos smartphones por parte da Microsoft com o lançamento de vários novos equipamentos e também com as actualizações ao Windows Phone que o tentam tornar um sistema operativo ao nível dos mais experientes iOS e Android.
Apesar da Microsoft querer conquistar os clientes mais novos e com menor poder de compra, com a introdução de dispositivos mais acessíveis e com design mais arrojado, o segmento mais elevado e os equipamentos de topo de gama não foram deixados ao esquecimento. Este Lumia 930 é prova disso.
1 – Características Gerais
O Nokia Lumia 930 tem um ecrã de 5 polegadas com uma resolução FullHD de 1080 x 1920 píxeis, que se reflecte numa densidade aproximada de 441 pontos por polegada. Sendo um smartphone de topo tem que vir equipado como tal, assim sendo, vem com um processador Qualcomm MSM8974 Snapdragon 800 Quad-core a 2.2 GHz Krait 400 e com um GPU Adreno 330. Traz 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno não expansível.
O smartphone vem disponível em quatro cores distintas, o branco, preto, verde e laranja, com a moldura em metal claro, e ainda há o modelo com a moldura em preto, com a traseira também ela preta.
A caixa vem simplesmente com o Nokia Lumia 930, com o carregador, o cabo de transmissão de dados e o manual de instruções. Sendo a Nokia conhecida também pela ligação à música, tendo inclusive uma app fantástica de transmissão de música, a MixRadio, fazia todo o sentido que viessem incluídos auriculares, algo que não se verifica neste modelo.
Especificações completas
-
Ecrã
- 5″, resolução 1080 x 1920 píxeis (~441 ppp)
- Protecção Corning Gorilla Glass 3 e ecrã ClearBlack
-
Processador
- Qualcomm MSM8974 Snapdragon 800, Quad-core 2.2 GHz Krait 400
- GPU Adreno 330
-
Rede
- 2.5G (GSM/ GPRS/ EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
- 3G (HSPA+ 42Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
- 4G (LTE): 800 / 900 / 1800 / 2100 / 2600 MHz
-
Sistema Operativo
- Windows Phone 8.1
-
Memória
- Memória RAM: 2GB
- Memória interna: 32GB
- Memória externa: Não
-
Câmara
- Principal (traseira): 20 MP com lente óptica Carl Zeiss, tecnologia PureView, estabilizador óptico de imagem, Flash dual-LED
- Secundária (frontal): 1.2 MP com capacidade de gravação de vídeo em HD
-
Vídeo
- Gravação: FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), estabilizador de vídeo, gravação de som em stereo
-
Funcionalidades adicionais
- Área dos Júniores
- Área de trabalho
- LG Health
- Teclado inteligente
- Radio FM
- Partilha de Internet
-
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola
-
Dimensões e peso
- 137 x 71 x 9,8 mm, 167g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
- GPS / GLONASS
- NFC, Bluetooth® 4.0 (LE)
- USB: microUSB v2.0/li>
-
Bateria
- 2420 mAh Li-Ion
- Autonomia: 432h em stand-by, 16h30 em conversação (3G)
-
Cores
- Laranja florescente, verde florescente, banco e preto
-
Preço (médio)
2 – Hardware e Design
Em termos de design, o Lumia 930 apresenta uma construção bastante robusta, com as laterais em metal e a traseira em policarbonato e que numa das suas cores florescentes se pode caracterizar de “extravagante” (este foi o adjectivo que mais ouvi sempre que o exibia em frente aos meus amigos).
Os acabamentos são perfeitos e a resistência dos materiais não deixa margem para dúvidas, durante o tempo de utilização normal, como smartphone principal que me acompanhou para todo o lado durante quase 3 semanas, não há vestígio de qualquer risco ou mossa. Para mim, a espessura e o peso são vistos como uma desvantagem tendo em conta que tem 9,8 milímetros de espessura e 167g.
Na lateral direita estão incluídos todos os botões físicos do Lumia 930. Em cima, o de Volume, logo a seguir o de Power e abaixo encontra-se o obturador para a câmara fotográfica. Com um clique longo no obturador, a aplicação Câmara é ligada e com um clique no botão para aumentar o volume e no botão de Power, em simultâneo, são capturadas imagens do ecrã. De notar que no lado esquerdo não existe qualquer botão ou porta.
Em cima encontra-se o slot para o cartão nano-SIM e a entrada para os auscultadores de 3,5 mm. Na parte inferior está a porta micro-USB 2.0.
O ecrã de 5 polegadas, além da protecção Gorilla Glass 3, vem ainda com a habitual tecnologia ClearBlack já conhecida dos Nokia, que torna o ecrã totalmente preto enquanto este está desligado e melhora a utilização à luz solar eliminando reflexo externo e aumentando o contraste da imagem exibida.
Em baixo vêm incluídos os já conhecidos botões tácteis de Pesquisa, Windows e Retroceder. Com um clique longo no botão de Pesquisa é activado o comando de voz (que não é o assistente pessoal Cortana, sobre ele falaremos mais à frente) e com um clique longo no botão retroceder são mostradas as várias aplicações abertas permitindo assim uma troca mais rápida entre aplicações ou simplesmente desligá-las. Em baixo, perfurado no vidro do ecrã, ainda se encontra um dos 4 microfones incorporados neste Lumia.

Na parte superior encontram-se os sensores de luminosidade e de proximidade, o altifalante de chamadas e a câmara de 1.2 megapíxeis, não existindo qualquer LED de notificação.
Na traseira, estão colocados mais dois microfones, a câmara de 20 megapíxeis com tecnologia PureView, o duplo flash LED e, no canto inferior direito, o altifalante.
Índice
- Página 1
- 1 – Características Gerais
- 2 – Hardware e Design
- Página 2
- 3 – O Windows Phone 8.1
- 4 – Câmara
- 5 – Autonomia
- 6 – Veredicto









Deixe um comentário