Google/YouTube · Software

Grasshopper – Aprenda a programar com a Google, agora no desktop

9 Comentários

Foi em abril de 2018 que a Google lançou a Grasshopper. Trata-se de uma app dedicada ao Android e iOS criada com o objetivo de ensinar a programar. Agora, finalmente, há mais uma forma de tirar partido desta plataforma e aprender mais sobre código e programação.

A Google já disponibilizou a Grasshopper numa versão online para desktop.

Grasshopper - Aprenda código com a Google, agora no desktop


A Grasshopper foi criada pela Google com o intuito de aumentar o acesso à educação na área do código e programação, de forma a preparar as pessoas para novas oportunidades de carreira na área da tecnologia.

Como nem todos têm oportunidade de frequentar boas escolas, ou fazer cursos pagos online, a Google disponibiliza esta ferramenta, gratuita.

Grasshopper – Aprenda código com a Google no desktop, Android ou iOS

A Google apresentou recentemente a sua versão do Grasshopper para desktop. Chega um ano e meio depois de ter sido lançada para as plataformas móveis, Android e iOS.

Apesar da utilização de apps ser excelente, a produtividade que se tem num desktop não é comparável. Daí esta ferramenta ser essencial numa versão mais abrangente.

A Google apresentou ainda duas versões especificamente projetadas para desktop: o uso de um editor de código e introdução a páginas Web.

No curso Introdução a páginas da Web inclui um novo currículo baseado em projetos, focado na criação e design de um site desde o início. É ensinado então aos iniciantes os fundamentos de Javascript necessários para criar um site, bem como novos cursos em HTML e CSS. Em apenas quatro cursos, os programadores iniciantes entenderão como criar uma página da web simples.

A versão desktop está disponível aqui.

Homepage: Grasshopper
Preço: Gratuito

Autor: Maria Inês Coelho
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    Para dar bitaites sobre temas polémicos, toda a gente comenta. Sobre programação que é trabalho e educação, ninguém diz um chavo! Mas eu digo: Boa ferramenta, não conhecia e vou instalar no meu pc. Funciona em linux? Venham mais artigos como este, parabéns!

    1. Avatar de RAtM
      RAtM

      É,a malta quer é confusão,sangue e mostrar-se superior. É bastante boa,mesmo em android !

  2. Avatar de RAtM
    RAtM

    Excelente APP para iniciação à programação. Agora com a versão desktop é mais uma opção para usar com os alunos nas aulas de TIC:)

  3. Avatar de Marcos Correia
    Marcos Correia

    Alguma semelhante para VB para excel?

  4. Avatar de Hugo Andre
    Hugo Andre

    Engraçado por na imagem .gif código vulnerável. Mas deve ser só para efeitos mesmo de primeiros steps de aprendizagem!… Será que os São Bernardos serão mais inteligentes!?…. foje,… acho que depende tudo mesmo do cão que nos ensina e da erva de onde comemos! =)

  5. Avatar de Daniel Lopes
    Daniel Lopes

    Programação é muito mais que HTML…
    Não conheço a ferramenta, mas diria que é boa para se inicializar como web. Mas se apenas validar HTML, então desculpem, mas basta ir a um wordpress ou W3schools fazer o mesmo.

    Nada de novo, mais uma copia do que ja existe.

    1. Avatar de UserX
      UserX

      Html não e uma linguagem de programação, e esta aplicação,que não instalei, mas pela descrição, é uma forma mais do que batida, como você refere, de ensinar os rudimentos mais elementares de como fazer uma página em HTML, com CSS e algum tipo de JavaScript para qualquer treta dinâmica.

      Como se costuma dizer, para um “hello world” tudo é bonito e muito simples… O problema começa qua do tentamos criar algo “real world”, ai é que bate aquela sensação de que afinal isto ensinado nestas coisas são migalhas…
      Depois de muito aprenderem, assim que entram na fase de testes e levam outro embate, a quantidade de testes que existe e o seu tipo de cobertura dá para deixar qualquer aprendiz perdido, e isto para quem sequer se lembra de testar alguma coisa. Depois com tudo isto, metem um site no ar, algo bonito, e pimba, o site e hackeado… Descobrem que “naked” JavaScript é a pior coisa que poderiam ter usado, isso em conjunto com acessos a BD é “a morte do artista”…
      Mas essas coisas não são “ensinadas” nestas apps nem nos cursos rápidos de como se tornar um “dev” de futuro. Se fosse simples e rápido, não eram precisos anos de ensino e anos de prática.

  6. Avatar de A
    A

    Toda maratona se começa com um passo depois do outro.