Google/YouTube · Truques & Dicas

Dica: Que volume de dados envia para a Google? Esta app ajuda a perceber de forma sonora

3 Comentários

Todos sabemos que a Google recolhe muita informação dos seus utilizadores. Esta é muitas vezes transmitida de forma silenciosa para a gigante das pesquisas sem que seja possível saber os dados enviados e o seu volume.

Isso agora fica mais simples de saber, graças a uma ferramenta única e com uma particularidade. O googerteller vai avaliar a transmissão de dados para a Google e apitar quando isto acontecer. Sim, leu bem, será comunicado por apitos.

Google dados googerteller apitar dados


Sempre com a desculpa de avaliar os seus serviços e a forma como estes são usados, as grandes empresas como a Google recolhem dados dos utilizadores. Esta informação nem sempre é visível para os utilizadores e é transmitida sem estes darem por isso.

Para ajudar a perceber este movimento, o conhecido programador e defensor da privacidade, Bert Hubert (criador do PowerDNS e outras ferramentas) lançou o googerteller. Esta é uma ferramenta que avaliar o tráfego que sai da sua rede e apita sempre que forem enviados dados para a Google.

Como pode ser visto no vídeo partilhado acima, esta é uma ferramenta que desde o primeiro momento que é ligada está constantemente a apitar. É esta a sua forma de alertar para a comunicação com a Google e para o envio de dados dos utilizadores.

Claro que após esta publicação, foi de imediato destacado que por ser usado o Chrome, a recolha de dados seria elevada, sendo este um browser da Google. A experiência feita depois mostrou que ao usar o Firefox a diferença é muito pequena e não depende do navegador usado.

Infelizmente o googerteller foi criado apenas para o Linux e está limitado a este sistema operativo. De forma resumida, esta app avalia as ligações realizadas com os IPs da Google e apita sempre que uma destas acontecer. E acreditem que apita muito.

Esta é apenas mais uma forma de quantificar como a Google recolhe dados dos utilizadores. A comunicação constante com os servidores desta gigante parece ser constante e associada a cada uma dessas ligações há o envio de dados dos utilizadores, para alimentar esta máquina gigante.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Adeus
    Adeus

    Não é “Que volume de dados envia para a Google”. Isto apenas emite um sinal sonora cada vez que o browser comunica com a Google e não propriamente volume de dados. Mais profissionalismo pfv.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Eu gosto de morangos com açúcar.

      1. Avatar de qwerty
        qwerty

        o que ele disse e verdade. o caso dos browsers.. e normal o pessoal adora a conveniencia, mas com a conveniencia cede-se outras coisas. o chrome nao uso.. mas o firefox pode ser configurado. basta desactivar as sugestões do motor de busca ou muda-lo para outro que nao a google.