Truques & Dicas · Microsoft · Windows

Dica: Se o Explorador do Windows 10 não funcionar corretamente, use estes truques

6 Comentários

Apesar de ser um sistema estável e livre de problemas relacionados com o consumo de recursos, o Windows 10 tem alguns momentos e situações em que pode deixar de responder e funcionar como pretendido. Por norma estas situações estão associadas a apps ou a outros elementos externos.

Para tais situações os utilizadores devem estar preparados para agir e resolver os problemas. O mais lógico é ter de reiniciar o Explorador do Windows 10, que faz muito mais do que é visível para o utilizador. Este assume o papel de gerir a interface e pode assim deixara de funcionar. Aprenda a agir nestes momentos.

Windows 10 Explorador Gestor Tarefas processo


Existem muitas situações anormais em que o Explorador do Windows 10 pode deixar de funcionar. Nesses momentos o sistema poderá ficar inacessível e trazer problemas ao utilizador, sendo necessário agir no Gestor de Tarefas. Nesse momento, basta usar a sequência de teclas CTRL + Shift + Esc para o “chamar”.

#1 – Termine o processo do Explorador no Gestor de Tarefas

A primeira alternativa é o reiniciar do processo associado ao Explorador do Windows 10. Para isso, abram o Gestor de Tarefas.

Windows 10 Explorador Gestor Tarefas processo

No separador Processos devem encontrar agora o referente ao Explorador do Windows. Este não tem uma posição fixa e dependerá da forma como estes estão a ser apresentados. De qualquer modo ele estará presente e devem clicar-lhe. De imediato o botão Reiniciar irá ficar disponível e deve ser carregado para reiniciar o processo.

#2 – Relance o Explorador de ficheiros de forma simples

Uma segunda alternativa, caso a anterior não funcione, está ainda no Gestor de Tarefas. Se o processo do Explorador do Windows 10 não arrancar e ficarem sem a conhecida interface deste sistema, há uma opção. Neste caso devem lançar manualmente este processo.

Windows 10 Explorador Gestor Tarefas processo

Escolham a opção Ficheiro e depois Executar nova tarefa. Vai ser aberta uma nova janela e aí escrevem explorer.exe. Terminem com o botão OK e o processo irá arrancar normalmente. Vão poder encontrá-lo de imediato na lista que está presente.

É desta forma simples que vão conseguir manter o Explorador do Windows 10 ativo, controlado e a funcionar. Na maioria das vezes é o suficiente para recuperar um sistema e torná-lo funcional. No limite, e se mais nada funcionar, vão mesmo ter de optar por reiniciar o sistema operativo.

Conheça 3 dicas para usar ainda melhor o Gestor de Tarefas do Windows

Também pode gostar

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    Algumas vezes isto só não chega. No gestor de tarefas há que deslocar para baixo até à parte onde aparece “Processos do Windows”, procurar por “Explorador do Windows”, seleccionar e clicar em “Reiniciar”. No caso de bloqueios do menu iniciar e/ou barra de tarefas é a saída que encontrei.

    1. Avatar de Kim Bé
      Kim Bé

      Mas isso está dito no artigo:
      “Este não tem uma posição fixa e dependerá da forma como estes estão a ser apresentados. De qualquer modo ele estará presente e devem clicar-lhe.”

  2. Avatar de informado
    informado

    ahahahhaah! De facto o Windows é do pior que há. Linux Fedora 🙂 nunca falhou o explorador! E atenção há 20 anos que não falha 🙂 hahahahah

  3. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
    O Monstro Precisa de Amigos

    “Apesar de ser um sistema estável e livre de problemas relacionados com o consumo de recursos”
    Hilariante!

  4. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Se o Explorador do Windows não funcionar, instale uma distribuição Linux.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se a distribuição de Linux não der para instalar alguma coisa, instale um Windows.