Truques & Dicas

Pidgin – configurar conta do GMail

12 Comentários

Uma das grandes funcionalidades do Pidgin, é o suporte para múltiplos protocolos de mensagens instantâneas. Claro que muitos dos nossos leitores, usam-no para ligar à rede MSN. Mas, será útil configurar outro protocolo de mensagens pessoais?

Posso afirmar de antemão que sim

As razões são as seguintes:

  • Estar mais facilmente contactável, para quem é adepto desta filosofia
  • Utilizar um protocolo de comunicação, baseado num standard aberto
  • Não necessita de qualquer registo complicado, já que a maioria das pessoas usa o GMail.

Pois bem, apesar de muitas pessoas não saberem, quando registam uma conta de GMail, além de terem acesso a uma caixa de correio, essa mesma conta serve para troca de mensagens instantâneas, que é aliás usada no cliente Google Talk.

Quanto ao uso da conta de GMail, é muito simples, uma vez instalado o Pidgin. Para adicionar uma nova conta, tem-se que no menu Contas, escolher a opção “Manage Accounts”.

Carregando no botão Add, é apresentada a caixa de diálogo “Adicionar Conta”. Nesta caixa de diálogo, é necessário seleccionar o protocolo “Google Talk”, e no campo nome de utilizador, colocar o seu alias do gmail, ou seja, se o seu endereço de gmail for meuutilizadorgmail@gmail.com, deverá apenas meter meuutilizadorgmail nesta caixa de texto, de seguida deve preencher a caixa “Senha”, com a senha que usa para aceder ao gmail.

Para ter a sua conta pronta para ser usada, ficaríamos por aqui. Porém eu costumo configurar as opções avançadas, desta caixa de diálogo de modo a me certificar que o suporte SSL fica activo, para uma maior segurança das minhas conversações.

Nesta caixa de diálogo selecciono as seguintes opções:

  • Require SSL/TTS
  • Forçar SSL antigo
  • Porto de ligação – 443 (porto seguro SSL)
  • Ligar ao Servidor – talk.google.com

Assim que tentar estabelecer a ligação, ser-lhe-á pedido para aceitar um certificado SSL. Aceite este pedido.

Depois de estas configurações, está pronto para começar a usar a sua conta de GMail. Deixo apenas a seguinte dica, eu pessoalmente quando uso vários protocolos de conversação ao mesmo tempo, tenho tendência a perder a noção na minha lista de contactos, que utilizadores estão a usar que protocolos. Para prevenir que isto aconteça, active a opção Contactos > Show > Protocol Icons.

Utilizar uma conta de Google no Pidgin, não tem grandes segredos nem ciência associada. Porém a pedagogia por detrás deste artigo, é mostrar as vantagens da utilização de múltiplos protocolos, de estarmos mais facilmente contactáveis (que pode ser sempre uma vantagem ou não).

A utilização da conta GMail tem uma vantagem adicional, pode adicionar os seus amigos que usam GMail no Pidgin, e falar com eles sempre que se ligam para ver o seu mail (claro desde que não desactivem o lançamento do chat, na sua caixa de correio).

Mais informações sobre Pidgin aqui.

Licença: GPL

Sistemas Operativos: Windows/Linux

Download: Pidgin 2.5.5 [13.70MB] [Win]

Download: Pidgin 2.5.5 [7.96MB] [Linux]

Homepage: Pidgin

Autor: Pplware
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blizard

    Proliferam protocolos de comunicação… mas enquanto não se interligarem em completo através de standards abertos… é complicado manter muitas contas…
    Este é um bom programa para conseguir 🙂

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  2. Avatar de Kamelian
    Kamelian

    Comigo não funciona.
    Já experimentei todas as informações e how-to que encontrei e nada faz o google talk voltar a funcionar no pidgin.

    1. Avatar de JCosta
      JCosta

      Eu também estava com problema a muito tempo e já havia tentado de tudo para configurar. Mas segui este tutorial e funcionou! Não desista! Parabéns pelo post.

  3. Avatar de Rui Oliveira

    @Kamelian

    Mas foram estas mesmas configurações que meti no meu portátil sem problemas, até tive o cuidado de apagar as definições que tinha e voltar a repetir o processo para ver se funcionava. E funciona sem problemas. Será que não tem a ver com limitações da rede onde te ligas para aceder à internet?

  4. Avatar de Bruno Bernardino

    Bom artigo Rui. Por acaso gostaria de ver mais gente a usar protocolos que usem XMPP como o Google Talk, Jabber e afins…

  5. Avatar de Spulva
    Spulva

    Eu por acaso nao tenho muito que me preucupar, que felizmente, ou infelizmente depende de quem esteja a pensar, tenho tudo a usar MSN entao uso a aplicaçao de origem pois trabalha muito melhor, mas de facto quem usa multiplos protocolos, o pidgin e um dos melhores senao o melhor, mas nao me server.

    PS. quando suportar mais skype e xfire eu volto a adrir LOLOL, mas nao me parece que os va suportar

  6. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Porreiro! Por acaso nunca tinha prestado muita atenção ao conjunto de protocolos que o Pidgin suporta. Assim é bom para concentrarmos numa só aplicação todos os chats e redes de instant messaging em que estamos.
    Só em relação ao irc é que notei uma desvantagem no Pidgin, é que tem uma aumento continuado do consumo de RAM atingindo valores demasiado altos.
    Bom post

  7. Avatar de Hvp
    Hvp

    Pessoal, cm agrupar os contactos numa so janela de conversa (tipo msnplus) ? é possível ?

    Abraços!

  8. Avatar de Felipe
    Felipe

    Olá, uso o nokia N800 para conectar no pidgin, porem a conta que eu uso para IM é @educam, como faço para resolver e usar no piggin.

    Obs: @educam, é um suporte pelo gmail…

  9. Avatar de João Damasceno.
    João Damasceno.

    O tempo todo retorna com algo tipo “Não autorizado” e pede pra que eu coloque a senha novamente e eis que vem o “não autorizado”… !!!

    1. Avatar de João Damasceno.
      João Damasceno.

      Vive caindo nesse protocolo XMPP (mas não era pra ser Google Talk???).