Truques & Dicas

Usa o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominar este editor

18 Comentários

O Visual Studio Code é provavelmente um dos melhores IDEs para código e está disponível para os principais sistemas operativos. Este editor gratuito e é direcionado para programadores que procuram um IDE completo e que, ao mesmo tempo, seja fluído.

Depois de publicarmos aqui 5 dicas, conheçam mais 5 super dicas para dominar este editor.

Usa o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominar este editor


#6 – Acesso ao terminal do sistema

Sabia que através do Visual Studio Code (VSC) pode ter acesso direto ao terminal? É verdade… e é fácil! Esta funcionalidade é extremamente útil quando precisamos de executar ou analisar a nossa aplicação/serviço na linha de comandos.

Para aceder ao terminal via VSC basta, por exemplo, selecionar um diretório ou um ficheiro, clicar com o botão do lado direito do rato e depois escolher a opção “Open in Terminal“.

Usa o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominar este editor

#7 – Comentar um bloco de código

Caso pretendam comentar um bloco de código o VSC também permite. Para isso basta selecionar o que pretendemos comentar e usar as teclas CTRL + K. EM seguida devem usar o atalho CTRL + C. Para descomentar façam Ctrl+K e depois Ctrl+U.

Usa o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominar este editor

#8 – Editar várias linhas de uma vez

Considere que pretende proceder a alterações em várias linhas de código de uma única vez. Com o VSC tal operação é simples. Para tal basta selecionar o que se pretende, usando a tecla ALT (ou Option no macOS) de depois acrescentar informação ou remover.

Usa o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominar este editor

#9 – Pesquisar em vários ficheiros

Precisa de realizar uma pesquisa em vários ficheiros que estão abertos no VSC? O editor tem tal funcionalidade. Usando as teclas de atalho Ctrl + F o utilizador realiza uma pesquisa no ficheiro atual. Para pesquisar em vários ficheiros usem o atalho Ctrl + Shift + F.

Usa o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominar este editor

#10 – Mudar de tema

Que mudar de tema no VSC? São vários os que estão disponíveis. Pesquisando aqui pode escolher o tema que mais gosta e que lhe criará o melhor ambiente para programar. As opções são muitas e algumas delas bastante interessantes.

Usa o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominar este editor

E são estas as dicas que tínhamos para hoje. Para uma terceira versão desta rubrica gostaríamos de contar com as vossas dicas. Como viram, o VSC é um editor extremamente flexível e prático. Se nunca usaram, experimentem

Visual Studio Code

 

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pingu
    Pingu

    Não é mais prático do que o que já existe, e é bem menos flexível do que alguns.
    No entanto, para quem usa Windows não deixa de ser provavelmente a melhor escolha. Para quem usar Linux ou MacOS ou algum Unix like, há melhor, mais flexível e mais prático.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Respeito a tua opinião, para a sua finalidade, dizer que à melhor não concordo … flexível pode haver melhores, mas não muito, mas prátio??? o vscode é muito mais prático!

      1. Avatar de Pingu
        Pingu

        “…flexível pode haver melhores, mas não muito…” Se quiseres alterar on the fly uma característica do VScode explica lá como fazes se não houver a opção para tu ires lá alterar. Isto é flexibilidade, é ser altamente “hackavel” em qualquer momento e para qualquer finalidade. Tu nem em sonhos tens isso no vscode. Tens o LSP para programares contra, mas nem de perto é algo flexível e rápido de se fazer. Mas sim, o LSP é de longe a coisa mais importante do VScode.

    2. Avatar de João
      João

      LOL… A sério?
      Trabalho diariamente com Mac e VSCode e não quer outro editor.
      Falamos de FREE, atenção.
      Vais dizer que o brackets é melhor? Sublime? Atom?… LOL.
      O VS Code está a milhas como editor geral. Primeiro estranha-se, mas depois entranha-se.

      1. Avatar de rand
        rand

        O sublime tem algumas vantagens em relação ao VSCode mas tendo em conta o preço não compensa para a maior parte das pessoas.

      2. Avatar de Pingu
        Pingu

        És novo então, há “editores gerais” até já bastante antigos que são standard quando queres comparar qualquer editor. O vscode não oferece nada ao utilizador final que já não haja há muito tempo. O que o projecto viscose acrescenta é algo que todos os editores beneficiam, o LSP, e isto sim é muito bom no projecto.

        1. Avatar de Joca Silva
          Joca Silva

          “O vscode não oferece nada ao utilizador final que já não haja há muito tempo”

          Estou a ver que deves ter uma experiência muito grande em VS Code 🙂 Porquê o hate? Por ser da Microsoft?

          1. Avatar de Pingu
            Pingu

            Quanto ao “hate”, como sei que tens a “capacidade de leitura” suficiente para leres as outras mensagens minhas, noto que não sabes que o LSP é o coração do vscode, portanto se eu elogio a criação do LSP, significa que em termos de *experiência” com o assunto, ambos estamos cientes da de cada um. Agora não te importas de me dizer uma característica ou funcionalidade única do vscode, que não encontre no Emacs? Se não conheces o Emacs não importa, podes referir o que tem de tão único o vscode? Isso sim era um ponto de discussão honesto.

    3. Avatar de Crow-
      Crow-

      O VSCode afirmou-se como o número 1 para a grande maioria dos developers independentemente do seu sistema operativo.
      Os editores atuais e gratuitos há muito que fizeram esquecer o Sublime Text, e o Atom, apesar de ser um bom editor, perdeu muita popularidade para o Code, especialmente por ter sido um editor mais “pesado” em termos de recursos durante muito tempo.

      Trabalho na área de Software Development, e posso-te garantir que toda a gente que conheço, especialmente front-end usa o combo MBP + Code.

    4. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      emacs! Não há melhor…

      1. Avatar de Pingu
        Pingu

        Para além de o Emacs ser o standard de comparação no contexto dos editores, sendo já o ecossistema do Emacs rico o suficiente para ser superior a qualquer outro editor, o Emacs tem 2 mods (clientes) para integrar o LSP no próprio funcionamento do Emacs, o lsp-mode e o eglot que é desenvolvido por um português conhecido no mundo do Emacs, o João Távora.
        Ou seja, já de si o ecossistema do Emacs permitia ter montanhas de modos para tudo e mais alguma coisa, sendo o próprio Emacs altamente flexível e configurável a gosto com recurso a elisp, portanto único para cada utilizador, e ainda com esta possibilidade de interagir com o LSP, praticamente é o mesmo que dizer que o Emacs é uma camada de abstração em cima do vscode, ou seja, acrescenta tanto acima das capacidades do vscode que a comparação até é desproporcional.

  2. Avatar de Dude
    Dude

    Mais outras dicas interessantes que eu uso no dia a dia:
    cmp + p ou ctrl + p -> para procurar ficheiros
    alt (options) + seta (cima, baixo) -> para mover linha
    alt (options) + shift + seta(cima, baixo) -> para duplicar linha para cima ou para baixo
    alt(options) + cmd (ctrl) + seta(esq our dir) -> para navegar entre todos ficheiros abertos
    cmd(ctrl) + d -> para editar uma mesma palavra ao mesmo tempo

    1. Avatar de Adilson on
      Adilson on

      Teve mais dicas que a matéria. Obrigado

  3. Avatar de Adilson on
    Adilson on

    Meu Deus que dicas maravilhosas, mudou o mundo da programação. Francamente. Sou iniciante e tudo isso é falado na introdução do programa e qualquer curso. Ta virando comum noticias sem sentido nesse site. Ja ja faz um com dicas de como ser um programador. 1 tenha um computador, telemovel ou tablet. 2 Tenha tempo para programar. 3 saiba ler e escrever 4 tenha mais de 1 ano. 5 nao fique muito tempo na frente do pc. E isso pessoal as 5 dicas para se torna um programador, ja pode sair por ai falando q é um programador.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Uso e gosto.
    Mas acho que falta algumas coisas nativas que por exemplo o NetBeans tem.
    Múltiplas linhas para as tabs e “lembrar” as pesquisas anteriores, são duas features que gostava no NetBeans.
    Também a pesquisa em pastas, sem ter de abrir previamente as pastas.

  5. Avatar de Ivo Pereira
    Ivo Pereira

    Para comentar é mais fácil CTRL+^/~ pelo menos no Windows. 😉

  6. Avatar de FRANCIS
    FRANCIS

    Alguma forma de adicionar alguma framework de WINDOWS FORMS?

  7. Avatar de sakura
    sakura

    Obrigado Ms, VSC, é uma ferramenta “boa”.
    quando digo “boa” é realmente ….. hoje em linux tes o que? QT … porque o resto ….