Tutoriais · Networking

Japão bate novo recorde de velocidade de fibra ótica

12 Comentários

A transferência de dados está tendencialmente a tornar-se mais rápida, pelos avanços tecnológicos que conhecemos. Agora, o Japão estabeleceu um novo recorde de velocidade de fibra ótica.

Numa estreia impressionante, esta superou a velocidade de 1 petabit por segundo.

Fibra ótica


O National Institute of Information and Communications Technology (NICT) bateu um novo recorde de velocidade de fibra ótica, atingindo 1,02 petabits por segundo – de forma prática, esta velocidade poderia permitir a transmissão de até 10 milhões de canais em resolução 8K por segundo. Aquele número é bastante superior ao que havia sido alcançado em 2021, de 318 terabytes.

Apesar de a tecnologia do Japão utilizar o mesmo diâmetro de revestimento dos cabos de fibra atual, a velocidade é consideravelmente mais rápida.

A velocidade que estabeleceu, agora um novo recorde foi alcançada através de uma tecnologia desenvolvida pela NICT, em 2021. Foi com essa mesma que alcançou, anteriormente, a velocidade de 319 terabytes.

Velocidade de transferência de dados

A tecnologia consiste num sistema de fibras óticas quad-core, ou seja, garante o triplo da frequência dos cabos convencionais monocondutores, permitindo uma velocidade compatível com as infraestruturas atuais e evitando qualquer risco de fiabilidade.

O diâmetro de revestimento padrão de 4 núcleos é atrativo para a adoção precoce de novas fibras de multiplexação de divisão espacial em ligações de alto desempenho e de longo curso, uma vez que é compatível com a infraestrutura de cabos convencionais e espera-se que tenha fiabilidade mecânica comparável às fibras monomodo padrão.

Explicou o NICT, num relatório.

Por forma a atingir a velocidade d3e 1,02 petabits por segundo, enviados ao longo de um cabo de fibra ótica de 51,7 km, os engenheiros do NICT tiveram de aumentar o comprimento de onda em até 801 canais com uma tecnologia chamada WDM. Dessa forma, conseguiram uma frequência total de 20 THz, em comparação com os 14 THz que conseguiram em 2020 – com estes os engenheiros obtiveram 0,61 petabits por segundo.

 

Leia também:

Nvidia anuncia receita recorde de 8,29 mil milhões de dólares no primeiro trimestre

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “-de forma prática, esta velocidade poderia permitir a transmissão de até 10 milhões de canais em resolução 8K por segundo.” Isto sim.Isto é que é trabalhar.Que feito. 🙂

  2. Avatar de C. M.
    C. M.

    (desculpem a ignorância)…e 1 petabyte em notação cientifica é ?

    1. Avatar de João Duarte
      João Duarte

      1 PB = 1000000000000000B = 1015bytes = 1000terabytes.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Petabyte

      1. Avatar de João Duarte
        João Duarte

        1 PB = 1000000000000000B = 10^15 bytes = 1000terabytes.

        (Copy paste mal feito :P)

    2. Avatar de Fábio
      Fábio

      1 petabyte são mil terabytes que por sua vez são 1 milhão de gigabyte, que por sua vez são mil milhões de megabytes. Digo por alto pois um gigabyte não são mil megas mas sim 1024 ou 1026 não sei bem

      1. Avatar de António Apolinário
        António Apolinário

        1024

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Obrigado é sempre bom saber

      2. Avatar de FAR
        FAR

        Para clarificar um pouco: se se referir sempre a bytes ou a bits a base é sempre* 1000. Ou seja, 1 megabit são 1.000.000 bits e 1 megabyte são 1.000.000 bytes.

        O que é “estranho” e precisa de conversão é a passagem de bits para bytes e aí divide o número por 8. De forma inversa para passar de bytes para bits multiplica o valor por 8.

        * A notação de base 1024 serve principalmente para quem lida com “computação” em geral. Para o “consumidor” a base 1000 é suficiente.

  3. Avatar de João Filipe
    João Filipe

    “A tecnologia consiste num sistema de fibras óticas quad-core, ou seja, garante o triplo da frequência” Não será o quadruplo da frequência? Se actualmente se utiliza um core e eles usaram um quad-core (4), será 4x.

  4. Avatar de Fábio
    Fábio

    Obrigado, é sempre bom saber

  5. Avatar de J.S. V.
    J.S. V.

    Mais um notável feito da engenharia, área de actividade cientifica históricamente ligada ás grandes descobertas feitas essencialmente nos ultimos 3 séculos , veja-se a descoberta pa pilha eléctrica por A.Volta (1800), do telegrafo por Samuel Morse (1837) – o 1º sistema de comunicação , em 1876 A. Graham Bell inventa o telefone – a base actual das comunicaçoes de voz – o telefone. No final do Séc. XIX, Marconi a Telegrafia sem Fios e em 1915 é feita a primeira ligação telefónica transatlantica e em 1962 a primeira chamada telefónica internacional via satélite, através do satélite Telstar. John Bird foi o iniciador do sistema de TELEVISÃO e em 1929 a BBC e a Marconi iniciam uma série de transmissões Televisivas. Hertz em 1888 mostra que as ondas electromagnéticas se podem propagar em espaço livre. Uma das mais notáveis descobertas foi o principio da Indução electromagnética, em 1840, por Michael Faraday que veio permitir o desenvolvimento das máquinas eléctricas ( motores que accionam comboios, elevadores, centros de produção de energia, etc, etc) , Marconi e o russo Popov estiveram associados á descoberta da antena. Muito mais haveria a dizer. A maioria deste nome foram engenheiros, área profissional bastante humilhada e desqualificada pelo actual regime, que julga que um engenheiro se forma em passo de corrida e sem um visaõ generalizada e aprofundada da ciência e da matemática. Ainda há uns anos atrás este curso tinha duração de 6 anos. Porque razão nso países desenvolvidos da UE ( Alemanha, França, Holanda, Suiça, Suécia, etc) e cada vez menor a procura dos jovens por cursos de engenharia?? Um dos motivos são os baixos salários e outro é o decadente status social outrora elevado. Preferem cursos regulados pela Directiva Europeia, como medicina, arquitectura, direito, letras,etc,etc. Onde é que estes países recrutam jovens engenheiros? Em países como Portugal, Grécia, Turquia, Sérvia a até Espanha, onde se formam anualmente cerca de centenas de milhar de licenciados e por isso as multinacionais os procuram cá com salários baixos, mas com uma formação especializada adquirida em 3 anos faltando-lhe uma formação mais abrangente e aprofundada que a reforma Bolonha retirou. Basta ver o que se passa no REINO Unido onde ser engenheiro é tido pela sociedade como um reparador de electrodomésticos ou de automóveis.

  6. Avatar de Carlos Luma
    Carlos Luma

    Na realidade a velocidade foi de 1 pentabit por segundo e não de 1 pentabyte por segundo. Normalmente medimos a taxa de comunicação em bit por segundo visto ser uma comunicação em série, p. ex. temos em nossas casas em fibra 100 a 500 Mbps (500 megabit por segundo). 1 Tbps terá seria 100 x os 100 Mbps e 1 Pbps 100.000 x mais. Como um byte são oito bit seria oito vezes mais.