Dictafone
Ou “Ditafone”, que é como se deveria chamar para ser genuinamente portuguesa (de ditar), esta aplicação trata-se de um simples gravador de voz, mas que se assume como uma espécie de gravador de notas áudio, pois permite-lhe organizar as suas notas por categoria tais como Entrevista, Memo, Reunião, Ideia, e muitas outras.
A qualidade de gravação de áudio é só por si, excelente, das melhores que eu já (ou)vi. Pode contar com uma reprodução fiel da sua voz, sem qualquer distorção ou ruído. É de louvar também a inclusão de um pequeno editor de áudio que permite mais uma vez que corte o ficheiro áudio resultante, definindo um novo ponto de começo e de fim, à semelhança daquilo que acontece no editor de vídeo.
Notas
A aplicação Notas, faz exactamente aquilo que sugere: tira notas. A sua interface assemelha-se a um simples bloco de notas onde, utilizando o método de escrita nativo do iPhone, lhe permite escrever tanto texto quanto queira e guardar esse mesmo texto sob a forma de notas individuais.
Se mais uma vez, sente necessidade tomar nota de tudo o que já sabe que se esquece, tal como eu, então esta aplicação, mais uma vez, é para si. Ideal para a lista de compras, pelo menos, foi o uso que eu lhe dei!
Calculadora
Até que enfim que eu encontro uma calculadora que se assume verdadeiramente como uma, ora pois, calculadora! Com uma interface em tudo semelhante a uma calculadora física.
A funcionalidade que achei mais interessante, e que só descobri muitos dias depois de ter experimentado pela primeira vez o iPhone, foi a possibilidade de colocá-lo na horizontal e a calculadora transforma-se de imediato numa calculadora científica.
E melhor, uma boa calculadora científica, mais que suficiente para aquelas operações diárias, para as quais precisava de uma calculadora científica dedicada.
Relógio
Além de ver que horas são, em tantos fusos horários quanto queira, à semelhança da aplicação Meteorologia, o Relógio permite-lhe definir alarmes e usar tanto o temporizador como o cronómetro.
Bolsa
Para os mais interessados no mercado financeiro, ou mesmo para um público mais empresarial, a aplicação Bolsa mostra-lhe a oscilações da bolsa, sob a forma de gráficos permanentemente actualizados e valores precisos quanto ao valor das acções de cada empresas cotada na bolsa.
Bússola
A Bússola, só por si, analisada como uma ferramenta isolada, não suscita uma curiosidade em especial. Esta aplicação, depois de devidamente calibrada, permite-lhe saber com precisão os graus e pontos cardeais da sua direcção. Torna-se sim, bastante interessante, quando conjugada com o sistema de localização posicional, o vulgar GPS, tornando o iPhone num pequeno GPS de bolso (ou de estrada, caso possua o software necessário).
iTunes
Não, não é o iTunes presente no Mac ou PC, mas sim a loja iTunes. Aceda a esta aplicação para navegar livremente pela colecção infindável de músicas disponíveis para download, toques para o iPhone, podcasts e muito mais. Tudo o que poderia fazer na loja iTunes num computador.
App Store
A loja de aplicações para o iPhone é uma porta aberta para o mundo da expansibilidade desta máquina, sem qualquer sombra para dúvidas! Esta reúne dezenas de milhares de aplicações concebidas por terceiros, ou seja, por qualquer um que pegue no kit de desenvolvimento, conceba uma aplicação e a distribua na App Store, com um determinado preço ou mesmo grátis.
Tudo o que conseguir imaginar pode-se encontrar na App Store, existindo 99% de probabilidade em como existe uma aplicação que faça o que acabou de imaginar. Não, não estou a brincar. Eu própria fiquei surpresa por variadíssimas vezes, quando encontrei aplicações com o nome de iFart (flatulência) ou iBurp (arroto), mas não só em termos cómicos, também encontrei aplicações úteis como uma que permite visualizar todos os músculos do corpo humano, uma que permite identificar o título de uma música pela nossa voz ou até uma que emite sons relaxantes ao fim de um dia de trabalho e que supostamente nos posiciona num verdadeiro estado Zen.
A organização da App Store permite-lhe visualizar aplicações por categoria, por popularidade e ainda por preço. Existem de facto imensas aplicações grátis bastante úteis e outras muitas vezes melhores e que não chegam a 1€ de custo.
Realmente existe tanta aplicação desde as verdadeiramente úteis, as engraçadas, as de entretenimento, as de estudo, as de redes sociais, enfim, é impossível discriminar todas elas, razão pela qual voz prometo um artigo dedicado às aplicações grátis que eu considero essenciais no iPhone.
Definições
As Definições são, como tudo no iPhone, uma aplicação. No entanto são uma aplicação especial, como deve calcular. Trata-se do centro de controlo do iPhone. Imagina um imenso painel cheio de definições e super-personalizável à lá Nokia? Esqueça!
As Definições do iPhone balançam equilibradamente entre o limitado e o funcional. Conhece a expressão “less is more”? Pois bem, os designers da interface do iPhone seguiram os princípios de design que sempre caracterizaram a filosofia da Apple.
Uma coisa que achei curiosa, no bom sentido, foi o facto de não existir qualquer tipo de definição de perfil de utilizador, tal como nos Nokia ou em qualquer outra marca de telemóveis. Esqueça o modo Silencioso, Geral, Pager, etc., etc. Pergunto-lhe: costuma utilizar outro modo que não o Geral ou Silencioso? Pois, deve ter sido isto mesmo que a Apple verificou aquando a sua “análise de tarefas” devidamente realizada antes da concepção da interface. Por esta razão, apenas é possível ligar ou desligar o som do iPhone, utilizando para isso o botão físico na parte lateral do iPhone. Tão simples quanto isto.
- Modo de voo – A Apple decidiu incluir além da troca entre estes dois últimos modos, a possibilidade de activar um terceiro modo: Modo de voo. Trata-se de um modo em que são desactivadas todas as funcionalidades sem fios do iPhone, de modo a evitar quaisquer interferências com o funcionamento do avião ou qualquer outro equipamento eléctrico (é possível activar novamente as funcionalidades Wi-Fi em modo de voo). Em modo de voo, é possível continuar a utilizar quaisquer aplicações que não necessitam de uma ligação de rede móvel (tal como jogos e o iPod).
- Wi-Fi – Toque aqui para escolher entre as redes sem fios disponíveis, sem configurações complicadas. Basta seleccionar a rede pretendida e colocar a password.
- Rede – Aqui pode optar entre as operadora disponíveis na sua área.
- Avisos – Ligue ou desligue os avisos do iPhone.
- Sons – Personalize todos os sons do iPhone, incluindo o tom de toque, de mensagem e outros. Personalize, mas até um certo ponto. Por exemplo para o toque do telemóvel só pode escolher entre os toques disponíveis de origem! Quer colocar aquela sua música preferida como toque, estando ela já no iPhone? Lamento imenso, mas é impossível. Das duas uma, ou paga por um toque na loja iTunes ou então limita-se aos toques de origem do iPhone. “Que parvoíce”, deve estar a pensar agora. Nada que uma pesquisa no Google não resolva. Mas mesmo assim, não posso deixar de criticar esta manobra da Apple: será para vender mais ringtones na sua loja iTunes? Acho realmente ridículo a não possibilidade de colocar como toque de chamada e/ou mensagem uma música ao nosso gosto. Mas enfim, são decisões.
- Brilho – Defina o brilho do ecrã e permita ainda que o iPhone se auto-adapte à luminosidade exterior, regulando a sua própria luminosidade.
- Papel de parede – Escolha aqui a sua imagem favorita a partir das fotos da câmara ou de fotos importadas a partir do iTunes e defina-a como wallpaper.
- Geral – Configure aqui as definições menos específicas do iPhone, tudo de uma forma simples e concreta, apenas com aquilo que interessa.
As restantes entradas no menu permitem-lhe configurar facilmente cada uma das aplicações do iPhone: primeiro as que vêm com o mesmo e depois as aplicações que instalou posteriormente através da App Store. Em vez de se incluir as definições de cada aplicação na própria interface da aplicação, são concentradas todas as definições neste menu. A meu ver, algo que tem muito mais lógica que o inverso.
Índice:
- Página 1 – O Hardware: Especificações, Embalagem, Qualidade, Entradas/Saídas, Botões
- Página 2 – A primeira configuração: iTunes, Modo de Espera, Menu Principal, Spotlight, Controlo por Voz, Copiar, Cortar, Colar e Posicionar
- Página 3 – As aplicações: Telefone, Mail, Safari, iPod, Mensagens, Contactos
- Página 4 – As aplicações: Calendário, Fotografias e Câmara, Youtube, Mapas, Meteorologia
- Página 5 – As aplicações: Dictafone, Notas, Calculdora, Relógio, Bolsa, Bússola, iTunes, App Store, Definições
- Página 6 – Prós & Contras e Veredicto Final















Deixe um comentário