O Sistema Operativo e a Interface
Como sabem, o Samsung Galaxy S II vem com o sistema operativo Android 2.3.3 Gingerbread. Este SO é já bastante conhecido, e já foi referido um sem número de vezes aqui no PPLWARE, no entanto vou, como de costume, resumir algumas das principais características.
Embora nunca tenha antes usado Android regularmente, numa utilização diária, já gostava do sistema operativo, mas depois desta experiência fiquei ainda com melhor impressão em relação ao Android. Está um sistema operativo já com alguma maturidade, pelo menos na sua vertente para smarphones, bastante agradável, competente na maioria das tarefas que lhe são exigidas, e então num equipamento com este poder, é um prazer usar este SO.
Ecrã Principal
Como já é hábito, no ecrã principal podem ser configurados widgets e atalhos para aplicações. Podem ser configurados até um máximo de 7 ecrãs principais, e a escolha de o que colocar, onde colocar e como colocar em cada ecrã, fica completamente ao critério do utilizador.
Com uma loja de aplicações já bastante bem recheada, o Android Market, as possibilidades são quase infinitas, e pode-se colocar qualquer coisa num dos ecrãs do Home Screen.
Como é também normal, no topo do ecrã encontra-se a barra de notificações onde surgem avisos com as mais variadas informações. Nesta barra é possível ver as horas, o nível de bateria, o sinal de rede, sinal de WiFi, novos emails, novas SMS, notificações de redes sociais, notificações do market Android, e um sem número de outras opções. Como tudo no Android, é configurável a gosto do utilizador.
Mas a utilidade da barra não fica por aqui. Uma das coisas que mais gosto, e que criticava bastante não existir no iOS, é do acesso fácil a notificações e a opções muito úteis, principalmente no que toca a conectividades.
Deslizando simplesmente o dedo de cima da barra para baixo, surge um painel com informações de todas as notificações que tempos pendentes para ver, e ainda uma séries de botões para ligar e desligar WiFi, Bluetooth, GPS, colocar o telefone em modo de vibração e até bloquear a rotação automática do ecrã. Esta é uma função com uma utilidade enorme, dando um acesso rápido a todas estas funções.
Menu de Aplicações
Outra coisa que não traz qualquer novidade, é o menu de aplicações. Aqui encontram-se todas as aplicações instaladas no smartphone, e é possível organizá-las, colocá-las em pastas, arrastá-las para o ecrã principal e criar um atalho, e eliminar as aplicações.
Teclado
Embora os teclados no Android sejam completamente configuráveis, podendo cada um escolher o teclado que mais gosta, mantive no Galaxy S II o teclado que vem por defeito. É um teclado qwerty, sem grandes novidades.
Tanto na vertical como na horizontal, é muito fácil e agradável de utilizar.
Multitask
O multitask também está presente, oferecendo a possibilidade de trocar rapidamente entre aplicações. É activado pressionando durante alguns segundos o botão físico na parte inferior do telefone, e mostra as últimas 6 aplicações utilizadas.
É ainda possível, a partir daí, aceder ao gestor de tarefas, onde se podem ver todas as aplicações a correr em background, bem como a percentagem de CPU e memória RAM que estão a utilizar, havendo a possibilidade de fechar cada aplicação uma a uma, ou todas de uma só vez.
Como já referi, gostei bastante de usar Android neste Samsung Galaxy S II. A fluidez e rapidez é constante, qualquer que seja a tarefa que se esteja a realizar, sendo visível o poder do processador com que está equipado este smartphone. O ecrã é também uma mais valia para a boa experiência de utilização deste equipamento, como já foi referido diversas vezes na análise.
Índice
Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware
Página 2 – Testes à Câmara e Benchmarks
Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface
Página 4 – As aplicações
Página 5 – Prós & Contras e Conclusões













Deixe um comentário