Apple · Gadgets · Hardware

HP vende 3x mais PCs que a Apple no 1º trimestre de 2017

111 Comentários

Desde há uns anos para cá que os números mostram que o segmento dos PCs está em queda. Os tablets e smartphones são hoje equipamentos que substituem os PCs em várias tarefas mas, pela primeira vez em cinco anos, a venda de PCs cresceu ligeiramente.

Saiba qual a empresa que mais PCs vendeu no mundo no primeiro trimestre de 2017.



Os dados pertencem à IDC e revelam que o mercado dos PCs deu, finalmente, sinais de vida. Segundo o relatório da IDC, relativamente ao primeiro trimestre de 2017, o segmento dos PCs cresceu 0,6%, comparativamente ao período homólogo de 2016.

No total foram vendidos 60,3 milhões novos computadores nos primeiros três meses deste ano. Em 2016, em igual período, forma vendidos “apenas” 59,9 milhões de máquinas.

Qual a marca que vende mais PCs no mundo?

Segundo os dados da IDC, a HP inc é quem mais PCs vendo no mundo. De acordo com as informações, no primeiro trimestre de 2017, a empresa vendeu 13,1 milhões de unidades o que represente um crescimento de 13,1% face a 2016). Na segunda posição está a chinesa Lenovo com 12,3 milhões de unidades (crescimento de 1,7%) e a terceira posição pertence à Dell com 9,5 milhões de unidades vendidas (crescimento de 6,2%).

A gigante Apple está apenas na quarta posição tendo vendido 4,2 milhões de PCs (crescimento de 4,1%).

Os resultados agora apresentados são, sem dúvida, bons indicadores para o segmento dos PCs que já tinha sido considerado morto por muitos. De referir que os valores dizem apenas respeito a desktops, notebooks e workstations, e não incluem smartphones e tablets.

Leia também…

Ranking portáteis: Apple cai cinco posições

via IDC

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

111

Responder a Fernando Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Necroman
    Necroman

    Então mas um Mac é um PC?

    Estes gajos da Apple andam a enganar toda a gente à anos!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Então é o quê, uma torradeira?
      Eu sei o que queres dizer, mas isso nunca fez muito sentido pois um Mac é igualmente um Personal Computer.
      Já agora o top da IDC é “Top 5 Vendors, Worldwide Traditional PC Shipments, First Quarter 2017 (Preliminary)”…eles não consideram diferença entre PCs e Macs (que também são PCs)

      1. Avatar de ribaslac
        ribaslac

        Não podia concordar mais!

      2. Avatar de Alberto_
        Alberto_

        a torradeira tem mais funçoes que um MAC

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Queres ver que nunca viste uma torradeira? 🙂

          1. Avatar de ananas
            ananas

            Bem ja me puseram um sorriso na face às 9h30 da manha! 🙂

          2. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            @Tiago, eu nem sequer tenho instalado desses utilitários para ver a temperatura e não sei que mais, sabes porquê?

            Porque não é preciso!

        2. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Torradeira é o que um HP desses faz quando vês um vídeo no YouTube a 240p.

          Alguns até são dois-em-um, fazem também de frigideira, com o óleo das batatas fritas que os donos deixam lá ficar enquanto cuscam a vida dos outros no “faice”.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Queres ver que nunca viste um HP? 🙂

          2. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            É raro de se encontrar um com mais de um mês, e que esteja a funcionar direito…

          3. Avatar de Tiago
            Tiago

            https://drive.google.com/open?id=0B4RuT6_Ziq4xeGR5ZWpHbXlZRkE

            Bom, se é que fazes a mínima ideia do que são os icones na taskbar, acho que dá para teres uma ideia de como eu puxo pelo “bicho” todos os dias, como estou a puxar por ele neste preciso momento e já lá vão 3 anos com ele, todos os dias (Já são bastantes meses), não só funciona direito como se lhe meter um pão em cima a unica coisa que vou ganhar nele é bolor, porque a 60º não dá para torrar certamente.

            Queres ver então que o meu é uma excepção que confirma a regra? E os outros 15 que estão à minha volta que fazem precisamente o mesmo que o meu? Que sorte do camandro que a minha empresa teve que de 15 que comprou foram logo 15 excepções.

          4. Avatar de Echo
            Echo

            Pelos vistos quem tem problemas com vídeos e aquecimento é o caríssimo Mac pro, estás confundido!

          5. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Looollll… Mac Pro é o que os grandes estúdios de cinema usam para editar filmes que ganham Oscares…

            Mas não serve para ver vídeos no YouTube, não é?

      3. Avatar de Vlad
        Vlad

        Acho que é obvio que o Necroman se refere aos spots publicitários do I’m a Mac.

      4. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        “isso nunca fez muito sentido pois um Mac é igualmente um Personal Computer”

        Concordo que atualmente não há diferenças para distinguir uma separação entre Mac e PC, mas no passado, a diferença era existente, principalmente por conta da arquitetura do processador: antes era PowerPC e há uns anos passaram a usar x86.

        O restante das diferenças são detalhes: Bios/EFI, pequenas diferenças no layout do teclado, mouse. Talvez alguma diferença na memória (mas isso se deve talvez à arquitetura do processador).

    2. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Tinha de vir o comentário mais burro de todos.

      Onde é que a Apple diz isso?

      1. Avatar de André
        André

        Basta veres as publicidades “Mac vs PC”… Há tantas!!!

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Isto foi publicado pela Apple ou foi pela IDC?

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        I’m a Mac
        I’m a PC?

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Tu claramente és PC.

          Aliás, não deve haver pessoa à face da terra mais PC que tu!

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Ui, mas que insulto. Sinto-me ultrajado. Vou tentar dar uma resposta ao mesmo nível da tua (olha que não é nada fácil): cocó para ti.

          2. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Tinha 1% de dúvidas, mas agora estou 100% certo: és PC.

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            As lágrimas, a dor. Fico mesmo triste com o teu insulto. Deixa-me pegar num lenço para limpar a face. Ao menos tece um insulto decente e inteligente.

    3. Avatar de Nitro
      Nitro

      Há anos que não sabes escrever português. Penso eu de que…

  2. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    PCs de 200 e 300€…

    Isso não é um PC, é uma lata!

    1. Avatar de RS
      RS

      Qual é o carro que tens mesmo?(isto se já tiveres idade para ter um)
      Se tiveres qualquer coisa abaixo de um Ferrari não é um carro é uma lata mesmo.
      Enfim, comentários ignorantes.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        A minha lata é um 320d de 2015

        Porquê?

        1. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          Porque cada qual compra o que pode.
          Lá por teres um 320d de 2015, não quer dizer que todos possam dar 50.000€ (ou mais!) por um carro.
          Fazeres um comentário desses “PCs de 200 e 300€… Isso não é um PC, é uma lata!” só demonstra a tua ignorância e arrogância.

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Simplesmente não podes comparar as vendas de uma coisa com outra que custa 5 a 10x mais.

            Que é o que este artigo compara.

          2. Avatar de Toder
            Toder

            Como nao podes comparar? Os dois sao pcs,ja cada um com o preço que quer. Os laptops da apple também sao mais caros que os laptops tradicionais e ate 2017 eram os que vendiam mais, então si também nao se pode comparar o preço? Lol tu es um fanboy de aqueles que tenta sempre defender.se com o que não pode

          3. Avatar de RS
            RS

            A diferença é que todas as marcas que estão nos primeiros lugares têm modelos para todos os gostos e carteiras, enquanto que a marca da maça só tem modelos para os meninos ricos 😉

          4. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Para os meninos ricos?

            LOL!

            Ha uns anos atrás, ganhava-se menos, e nem sequer havia PCs abaixo dos 1000€! No mínimo 1300-1500€.

            Eles agora inventaram uma maneira de vender lixo e chamarem “PC”.

            A Apple simplesmente diz que não, as outras também têm portáteis caros, mas alguém compra? Pois… chega a altura e quem faz decisões informadas, compra Apple, por isso é que vendem tão pouco, mas com um preço médio tão alto!

          5. Avatar de Echo
            Echo

            De há uns anos atrás para agora os custos de produção e materiais baixaram (imenso), as restantes marcas acompanharam com a descida do preço final, a Apple faz acreditar os seus clientes que não é possível fazer um PC com qualidade e desempenho satisfatório a preços mais baixos e apesar de conseguir produzir agora bem mais barato, continua a vender caro; o que poupa produção gasta em marketing, p.ex., e claro que quem tem de pagar são os clientes.

          6. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            @Toder isso é que era bom para a Apple…

            Obviamente que nunca foram, agora em receitas, claro que sao!

        2. Avatar de Vlad
          Vlad

          Falas como se o 320d não fosse um carro altamente comum. Um carro que muito provavelmente compraste em renting e que quando chegar ao fim do contrato vais te meter num novo emprestimo porque não tens dinheiro para pagar o valor residual.

          1. Avatar de José Rodrigues
            José Rodrigues

            Já ninguém faz disso, ninguém quer ficar com os carros, ALD 5 anos e renova para carro novo, tens manutenção e seguro incluídos, em muitos casos fica mais barato, assumes o carro como uma renda e siga.
            Quando chegares aos electricos não vais ter como fugir dos ALD por causa das baterias, por isso mais vale abraçar já o modelo. Pagar o residual para ficar com os carros hoje em dia é coisa de pobre.

          2. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Eu afirmei outra coisa?

            Não, não afirmei.

            Ca para mim, já chegua para te fazer alta inveja para já teceres comentários de como o comprei, e até me admira que não tenhas dito que passo fome, e que viva num barraco e te deva dinheiro!

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            @RuiZ
            Não te preocupes. A minhas duas latas cada uma delas custaram mais que o teu 320d e paguei a pronto pagamento.

          4. Avatar de Vlad
            Vlad

            @José Rodrigues
            Ora para ficar mais barato significa que ou a empresa que vende o carro tem prejuízo, ou então a empresa credora. Como nenhum dos casos que descrevi acontece, em regra não fica mais barato.

          5. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Não sabia que o Skoda Felicia de 1999 era tão caro!

          6. Avatar de Vlad
            Vlad

            @RuiZ
            Por acaso conduso um Maserati Quattroporte de 2014 e um Alfa Romeo 4C Spider de 2017. Um bocado diferente do Skoda Felicia que imaginaste.

          7. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Eu sou o Bill Gates IRL

            Prova-o, Vlad

          8. Avatar de Vlad
            Vlad

            @RuiZ
            Não, não sou o Bill Gates. Nem muito próximo tenho de ter o dinheiro dele.

            Oh!… O menino quer provas… Apenas existe uma pessoa a quem eu devo a obrigação de provar as minhas posses, Eu. Se quiseres acreditar acredita, se não quiseres acreditar não acredites. Para mim tanto o primeiro como o segundo cenário é-me irrelevante.

        3. Avatar de Dxico
          Dxico

          Um chaço de 2015 importado e com autocolante da maçã mordida ao pé do 320D 🙂

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Ainda há quem importe carros?

        4. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          Não deixa de ser uma lata esse 320d. Eu tenho um E350 coupé (não deixa de ser uma lata ao pé de outros), mas não tenho euros para um mac. Que triste.

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Não tens dinheiro para Mac, porque não é uma coisa de se mostrar para se exibir que se tem dinheiro…

          2. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Pois meu caro Ruiz. Eu compro carros pela fiabilidade. O meu primeiro carro foi um 320d em 1998 (novo). Carro jeitoso, mas uma desilusão. Manutenção cara e ao fim de 200000 km era só problemas. Depois disso, um E220cdi (330000) e depois outro igual (375000), depois o E350 coupe (368000) e recentemente um E300hybrid (ja com 120000). Como podes ver, procuro fiabilidade e não outra coisa. Pelo caminho, vários Toshibas, Hps, Asus, Macbooks Pro Retina 13′, surfave pro 2, Pro3 e Pro4. Portanto não me venhas com tretas e fala apenas se tiveres mente aberta e não duas palas. Mac é bom sim senhor, mas está a ficar pelo caminho. Ou muda ou cava a sua própria campa.
            E vê lá tu que tive um 3S, 4, 4S, 5S e depois desisti. Porque será? Porque sou consumidor e posso escolher livremente

          3. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            E já que estás a falar sempre que apenas quem tem dinheiro compra mac, diz-me uma coisa. Achas que pelo facto de dares 1500-2000 euros por um computador te garante qualidade de topo? Eu inicialmente optei por apple, mas tenho vindo a desistir. Sabes porquê? Pelo mesmo valor consigo produtos melhores. Fui pioneiro no iPad e na altura era do melhor que havia, mas foi ultrapassado.
            Da mesma forma, se posso ter um tablet/pc na mesma maquina, porque hei-de comprar um iPad e um Mac? Nisto a Apple perdeu uma oportunidade de se atualizar.ao renovar os macs recentemente.
            Por fim, não tornes a vir com a treta de que só comora mac quem tem dinheiro. Cada um faz com o seu dinheiro aquilo que quer. E devias ter mais respeito por quem não tem possibilidades de comprar algo melhor. A vida para muitos é dura.

          4. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            E para que nao fiquem duvidas, sempre comprei carros novos e apenas troco quando já necessitam de serem substituidos. O mesmo sd passa com os computadores/telemoveis.

        5. Avatar de Diogo
          Diogo

          Isso é um carro? Acho que é uma carroça… Enquanto não comprares um porshe ou Ferrari não tens um carro mas sim carroça

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Pois, é verdade, por isso é que disse que é uma lata.

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Será que vossa excelência pode partilhar um pouco do seu vasto conhecimento tecnológico e elucidar quais sao as especificações e preço mínimo para poder ser considerado um PC?

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Menos que um Core M, não é um PC.

        Intel Atom é o que tenho na minha NAS.

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Também podes ter NAS com i5 em , isso quer dizer que uma máquina com i5 não é um PC?

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Não, até podes ter com dual Xeon!

            Um PC com Xeon não é um PC, é uma máquina de Facebook.

          2. Avatar de RuiZ
    3. Avatar de luis
      luis

      o meu Asus Rog custou 2400€, problemas? 😀

  3. Avatar de Nhó
    Nhó

    A Gartner publicou a mesma informação e, como habitualmente, tem algumas diferenças relativamente à IDC – troca entre o 1° e o 2°, Asus à frente da Apple num caso e atrás da Apple e da Acer noutro, IDC a dizer que as vendas globais aumentaram e a Gartner a dizer que diminuíram.

    Quanto ao título – porque não, por exemplo, Apple vende mais do que a Acer e a Asus? 😉
    http://www.gartner.com/newsroom/id/3676117

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, nunca batem certo as conclusões. Quanto ao titulo também podia ser

    2. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Porque isso já não interessa por, como a receita média.

    3. Avatar de Celso
      Celso

      E porque sequer mencionar a Apple?

      Porque não simplesmente colocar algo do género “Mercado PC finalmente em recuperação”

      Clicks, my friend, clicks…

      Relativamente às diferenças entre os números da IDC a Gartner, alguns sites apresentaram a teoria que se devem, principalmente, às vendas de Chromebooks nos states. Isto porque a Gartner, ao contrário da IDC, não considera os Chromebooks nas suas contas, apenas PCs e Macs.

      “while the commercial PC market came out strong mostly backed by growth of Chromebooks.” (IDC sobre os states).

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        E nenhuma das duas considera o iPad como um PC porque não querem ver a Apple sempre no topo da tabela…

        Que dizer um charuto de 300€ é um PC e compete com um MacBook Pro de 3000€, mas um iPad Pro que começam nos 700€, já é diferente!

        Esse compete com os Androids de 100€!

        Isto não faz sentido absolutamente nenhum em lado algum, é apenas para alimentar cliques.

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Quando alguém considera o factor preco como definição de um produto isso diz muito acerca do seu (não) conhecimento da matéria. A definição de um produto não está dependente do seu preco.

          Um relógio de 5€ é um relógio um relógio de 5000€ é um relógio. um tablet de 100€ é um tablet um tablet de 1000€ é???

        2. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Como queiras.

          Mas as vendas não podem ser comparadas.

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Sei que te é difícil acompanhar um raciocino lógico, mas não é preciso amuar e começar a chorar.

  4. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Acho triste ver a Toshiba desaparacer aos poucos. Quanto a Apple estará sempre o top 5 quer queira quer não.

  5. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Um pouco offtopic,
    um portátil de 12″ ou 13″ com drive de DVD, alguém conhece/sugere?

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Até há pouco tempo havia este: Toshiba Satellite Pro A30-C-145 13.3″.

  6. Avatar de Pedro Camacho
    Pedro Camacho

    O meu próximo portátil de certeza que não vai ser HP, pois falo por experiência própria que mais cedo ou mais tarde, vai dar problemas de aquecimento. Já a Toshiba, tinha em consideração de ser uma boa marca e no portátil da minha namorada, além de perder os parafusos sozinho, tinha fraca qualidade de construção (partiu uma das dobradiças).

    1. Avatar de David
      David

      A Toshiba foi boa há 10 anos atrás. Rivalizava com os Asus.

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Isso já era, vives no passado, hoje em dia efectivamente os melhores fabricantes são os que estão ali no top5, tudo o resto neste momento eu considero lixo.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Top 5:

        1. Apple
        2. Apple
        3. Apple
        4. Beats
        5. Apple

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Podias ter feito logo o Top 10:

          6. Apple
          7. Apple
          8. Apple
          9. Beats
          10. Apple

  7. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    a Apple esta perder a batalha em várias frentes e óbvio

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, de facto há alguns mercados que por sua culpa estão a perder terreno, mas noutros conseguem recuperar facilmente. Lembras-te de certeza que ano passado, com a perda de mercado nos portáteis, se dizia que a Apple iria perder a sua influência. Pese o facto de não ser novamente a que mais vende, como estamos a ver, com a introdução do MacBook Pro 2016 conseguiu aumentar a cota de vendas 20% acima do período homologo. Mas não deixas de ter razão sim.

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Está e não está, o que os leigos não entendem destes números é a fatia que pertence ao segmento empresarial, maior parte das empresas grandes fazem renting operacional, têm um contrato de 4 ou 5 anos e após essa data é novo contrato e novos equipamentos, os antigos ou são devolvidos ou se paga o residual para ficar com eles, por norma voltam para o credor que depois os revende a outras empresas mais pequenas com necessidades inferiores.
      Se tirarmos esta fatia que todos os anos vai para o segmento empresarial e nos focássemos apenas no mercado de consumo a corrida seria ligeiramente diferente, não que a Apple ficasse à frente, só não ficava tão atrás.

    3. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Ui, que batalha perdida, nem aumentaram as vendas nem nada…

      Últimos resultados anuais:

      HP $48mM
      Apple $215mM

      Isto para falar só de receita…

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Receitas dos PCs?

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          A HP não diz…

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    O meu HP foi comprado em fevereiro de 2014, custou 999 e funciona como no primeiro dia (hp envy 15)

  9. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Não consigo encontrar o Microsoft Surface na lista, alguém me ajuda? A MS diz que eles andam a vender bem, e que toda a gente que tinha Mac, está agora a comprar um!

    1. Avatar de NuvemBranca
      NuvemBranca

      também tinhas dito que criaste uma app para ios. porque também não mandas o link? ou não mandas para divulga_apps@pplware.com ??? toua espera para ver a tua app num destes artigos https://ppl.sitedev.pt/smartphones-tablets/rubrica-as-apps-dos-nossos-leitores-98/

      1. Avatar de RuiZ
    2. Avatar de JJ
      JJ

      A Microsoft não tem como foco a venda de PCs. Logo, mesmo vendo PCs, seria algo estranho estar no TOP5 entre empresas que mais vendem PCs.

      Esta tabela não é sobre os PCs mais vendidos, mas sim das empresas que venderam mais PCs. São coisas diferentes.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Aí agora “não tem foco”, mas está sempre a lançar farpas…

        A Microsoft tem foco no PC, a Apple tem sim várias áreas como o móvel e os serviços.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Eu disse que a Microsoft não é uma empresa, em que o principal negocio é a venda de PCs ou outro tipo de hardware. Apesar de vender hardware, o principal negocio da Microsoft é a venda de software e serviços. E logicamente que sendo o seu principal produto um SO, tem que fazer publicidade ao mesmo, usando para isso o hardware onde esse SO corre.

          Já a Apple o seu principal negocio é a venda de hardware e subsequentemente a venda de software e serviços para esse hardware.

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Não é, porque não vendem nada, mas bem tentam!

          2. Avatar de JJ
            JJ

            Não é… porque nunca foi o principal ramo do seu negocio. Tem e vende hardware, mas o principal ramo de negocio é o software.

          3. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            JJ o principal ramo da Apple também é o software.

          4. Avatar de JJ
            JJ

            Sujeito, acho um pouco difícil dizer que o principal ramo da Apple seja o software, porque o software que a Apple desenvolve é exclusivo para o seu hardware. É verdade que pode haver algumas excepções.
            Qualquer das formas, eu não pus isso em causa.

      2. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Não foi isso que disse, apenas acho que não tem interesse comparar vendas de artigos de preços completamente distintos.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Mas a HP e as outras marcas, tem equipamentos ao mesmo ou até mais caros que os Mac.

          E pelo o que li, o estudo não destaca nenhum equipamento, apenas menciona as vendas de PCs das diversas marcas.
          Se dizeres, que a Apple até apresenta um bom resultado, tendo em conta que apenas tem a venda um ou dois equipamentos de gama alta, e as outras empresas tem dezeanas de equiapamentos, até concordo.

          Agora, os factos são claros, as outras empresas neste momento estão a vender mais PCs do que a Apple, o que quer dizer, que a principal rival Microsoft esta a manter-se solidada no mercado e a Apple não esta a ganhar grande mercado a nível de PCs.

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Pois não dizem quanto vendem, porque isso já não interessa dizer, para não ser negativo para essas marcas que ficam em primeiro, e que pagam estes “estudos”, percebes agora?

            A Microsoft está a ganhar o quê?

            A Microsoft anda a oferecer licenças Windows para não perder terreno para os Chromebooks.

            A Microsoft anda a oferecer licenças Office com os computadores para ver se as pessoas o usam para os seus documentos (e depois têm de pagar para abrir e editar) pagam pelas licenças empresariais!

            A Microsoft tem mão em quê?

            Um jogo na Steam, paga 0 à Microsoft, um jogo na AppStore ou PlayStore paga 30% à Google/Apple.

            As pessoas chegam a casa e usam o computador para ir ao Facebook e ir ao YouTube, no Google Chrome até…

            Se a Microsoft está centrada no software, então está a fazer o seu trabalho muito mal…

          2. Avatar de JJ
            JJ

            Não dizem quanto vendem!? Então mas estão lá os valores… 13 milhões a HP, 4,2 milhões a Apple… E estudos todos os encomendam, incluindo a Apple.

            Criticas a comparação entre um PC de 500€ e um de 1500€… e estas a comparar um Windows com um Chromebooks? Francamente… E a Microsoft, só ofereceu licenças durante um ano, para quem já era seu utilizador/cliente.

            Oferecer 1 ano de Office 365, é uma questão de marketing. Porque a probabilidade de ao final de 1 ano, as pessoas renovarem a licença aumenta. Depois, a Suite Office continua a ser o melhor no seu segmento. Assim, como muitas lojas oferecem outros softwares na compra de um PC é tudo uma questão de marketing.

            Depois, voltas a comparar coisas que não são equivalentes. Não podes comparar o Steam, que não é da Microsoft, com as lojas próprias da Google/Apple. No mínimo tens de comparar a loja da Microsoft com a loja da Google e Apple. E nessa comparação a Microsoft também ganhara os tais 30% na venda de jogos via a Loja Windows.

            Usarem o computador para ir ao Facebook, Youtube e afins… acontece independentemente do SO.

            Se a Microsoft esta a fazer o trabalho assim tão mal a nivel de software, como é que a sua suite de produtividade continua a ser a mais vendida e utilizada, tanto a nível particular como empresarial, em todo o mundo independentemente do SO (Windows/MAC/Linux/iOS/Androd)? E o mais incrível, é não haver nenhuma outra suite que consiga realmente estar ao mesmo nível. Como? É porque estão a fazer o trabalho realmente muito mal feito…

  10. Avatar de Echo
    Echo

    E o prémio de maior comentador vai, sem grandes surpresas, para… RuiZ (aka Nelson). Escolinha fechada, muito tempo livre para comentários.

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Pelo menos com a participação dele “aprendemos” que a definição de PC é pelo preço e nao pelas suas características.

      1. Avatar de Echo
        Echo

        Verdade. Com ele aprendi que tenho aqui umas quantas coisas em casa (como electrodomésticos e relógios) que são PCs… com certeza que não aprendeu essa definição em eng. eletro…

        1. Avatar de Toni da adega
          Toni da adega

          Segundo o vasto conhecimento que ele possui em coisas, um ipad Pro é um PC porque é caro, mas o ipad é um tablet porque é barato.

          Só não sei a opinião dele em relação ao IPhone porque também é caro e basicamente é um ipad de bolso.

          A minha smart TV também deve ser um PC, mais cara que um ipad e também tem apps 😀

    2. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Eu não uso nicks falsos!

  11. Avatar de Afonso
    Afonso

    Eu comprei um portátil HP e jurei para nunca mais cometer o mesmo erro. De vez em quando ainda o uso como escalfeta

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Se for os dv’s e próximos concordo… Agora os novos envy, x360, elitebook, etc estão magníficos!

  12. Avatar de André
    André

    Não consigo perceber porque é que toda a gente se queixa do aquecimento dos HP… Eu tenho um e vários amigos meus também têm HP e nunca nos queixámos de sobreaquecimento.

  13. Avatar de Nitro
    Nitro

    Pois eu espero que cheguem os novos Pavilion Notebook e Pavilion x360 de 2017 para me pronunciar e eventualmente adquirir um novo equipamento para substituir o meu Acer. Não digo que não compro desta ou daquela marca.
    Talvez até experimente um portátil com processador Amd e gráfica Radeon desta vez.! É tudo uma questão de design, preço e performance. Se bem que os Lenovo do meu filho e da minha esposa parecem funcionar às mil maravilhas. Também é uma marca sobre a qual a escolha tem possibilidades de recair.

  14. Avatar de sakura
    sakura

    A apple não tem maquinas a altura para os dias de hoje, enc video 8k, V.R. 380, Cad 3D…etc,etc, etc. o designer e o “Cool” pura e simplesmente não faz o trabalho.
    1 workstation lenovo custa 700Euros, um mac custa 5X mais.
    como isto talvez a apple volte as raízes, i passe a fazes boas maquinas (macs)…. MAS,
    com GPU próprio e manias de grandeza, so pode acabar como a Canonical.
    ex:
    “”http://www.dell.com/us/business/p/precision-m7510-workstation/pd?oc=xctomp751015us_4&variant=6:M2000M~8:1TBPCM~11:10P64M~146:E31505~760:FHDNM&model_id=precision-m7510-workstation#overrides=xctomp751015us_4:6~M2000M;8~1TBPCM;11~10P64M;146~E31505;760~FHDNM””

  15. Avatar de Jorge Sousa
    Jorge Sousa

    A apple está a cometer um erro terrível, um erro simples, que pode custar tudo. Não ouvir o consumidor. Neste momento a apple virou uma máquina da cag*ar iChouriços. Como utilizador de computadores apple, before it was cool (apple imac g3) não é mentira nenhuma que a qualidade está a ficar para trás a passos largos.