Motores/Energia · Notícias

Noruega continua a colher os frutos: elétricos conquistaram 82,4% de quota de mercado

203 Comentários

A Noruega é, para os defensores dos carros elétricos, um exemplo a seguir. A abordagem que o país adota, há alguns anos, continua a dar frutos, ainda que de forma desacelerada. Em 2023, os veículos 100% elétricos conquistaram 82,4% de quota de mercado.

Model Y da Tesla na Noruega


Indo além do objetivo estabelecido pela União Europeia, e apesar de ser um dos players mais relevantes da indústria do petróleo, a Noruega pretende acabar com os carros movidos por combustíveis fósseis já em 2025.

O país tem incentivado os cidadãos a adquirir carros eletrificados, numa jornada firme, e os frutos estão, desde então, a ser colhidos.

Segundo a Norwegian Road Federation (OFV), o ano de 2023 terminou com os carros elétricos a representarem 82,4% dos veículos novos vendidos. Apesar da desaceleração, esta percentagem é superior à de 2022, de 79,3%.

Por sua vez, as restantes tecnologias partilham um mercado tendencialmente menor, com os híbridos plug-in como segunda opção, com 7,9% das vendas.

Contas feitas, entre os elétricos puros e os híbridos plug-in, os noruegueses adquiriram 90,3% de carros eletrificados, ficando o gasóleo e a gasolina com apenas 3,7% das vendas (1,2% gasolina, 2,5% gasóleo).

 

Tesla é a estrela dos carros elétricos da Noruega

Os dados da OFV mostram que quase cinco em cada seis carros novos vendidos, no ano passado, eram movidos apenas por bateria, com a participação da Tesla no mercado geral a subir para 20%.

Segundo a Reuters, a Tesla liderou as vendas de carros, na Noruega, pelo terceiro ano consecutivo, em 2023, ampliando a sua liderança sobre os rivais. Este resultado surge, apesar de um conflito contínuo entre a fabricante americana e os sindicatos da região nórdica.

Tesla

As maiores marcas em participação de mercado depois da Tesla, que atingiu um total de 25.408 unidades, em 2023, foram a Toyota, que terminou com 15.754 unidades (incluindo modelos híbridos) e uma quota de 12,5%, e a Volkswagen, com 13.704 unidades e uma quota de 10,8%.

Relativamente aos modelos, o Model Y da Tesla foi o carro mais vendido, na Noruega, em 2023, com as 23.088 unidades a representar 18,2% das vendas totais. Depois, o Volkswagen ID.4, em segundo lugar, com 6614 unidades, e, em terceiro, o Skoda Enyaq, com 5740 unidades.

 

País dos elétricos não é um mar de rosas

Por verem os elétricos a ficarem livres de algumas taxas, cobradas aos carros com motores de combustão interna, uma série de profissionais do setor automóvel, como eletricistas, recusa-se a prestar serviços de manutenção à Tesla.

Esta decisão é apoiada por sindicatos na Noruega, mas também na Dinamarca e Finlândia, que ajudam a bloquear as importações de carros Tesla para a Suécia.

Segundo Christina Bu, chefe da Norwegian Electric Vehicle Association, apesar dessa retaliação, as vendas da Tesla não parecem sair prejudicadas. Além disso, a chefe disse que a quota de mercado dos carros elétricos poderá aumentar para 95%, em 2024, um ano antes da data estabelecida para os 100%.

Na capital da Noruega, Oslo, mais de um terço dos carros particulares já são 100% elétricos. Na perspetiva de Bu, este número poderá chegar a 50% nos próximos dois anos.

Diretora da Norwegian Electric Vehicle Association, Christina Bu
Diretora da Norwegian Electric Vehicle Association, Christina Bu

Contudo, à semelhança das queixas que os consumidores de outros países apresentam, nem todos estão satisfeitos com a transição, apesar de a poluição sonora e atmosférica ter diminuído.

Alguns proprietários de carros elétricos queixam-se da falta de pontos de carga nas ruas e argumentam que as políticas atuais favorecem aqueles que podem pagar os seus próprios carregadores.

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

203

Responder a Yamahia Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luisa
    luisa

    Parece ser um grande ideia a troca de carro a combustão para um electrico, a sua eficiência e a capacidade de reduzir custos em combustível mostra ser um ponto muito forte, o problema é que mais uma vez as marcas continuam a abusar do cliente. A prova disso é que infelizmente temos poucas oficinas especializadas em eléctricos, poucas empresas a fazer recondicionamento das baterias e as marcas como sabem disso fazem o que querem do cliente o louis rossaman mostrou isso num no seu ultimo video com um carro da hyundai. 60k para trocar uma bateria?! É ridículo e demostra bem o pouco interesse das marcas em avançar com a facilidade de reparação dos veículos.

    1. Avatar de O realista
      O realista

      Em Portugal mas grandes cidades ja e obrigatorio ter eletrico no centro, quem não tem anda de transportes públicos. Ja mudei para a tesla ha 4 anos e este ano comprei um taycan 4s e adoro o conforto e silencio dos eletricos. Parem de poluir o nosso pais

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Parar de poluir, só há um meio de transporte. Chama-se bicicleta. Por sinal a última coisa que as direitas dos conservadores/reaças/fachos querem ver nas ruas: “tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar”.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Tiveste 6 anos de geringonça e nada mudou. Não vi propostas que mudassem o paradigma dos transportes por nenhum dos partidos leninistas e stalinistas. Se calhar os reacionários da esquerda também estão bem com os capitalistas.

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        Compras-me um entao para deixar de poluir? De onde vem a electricicade? Só a construcao da bateria para o teu elétrico gerou mais poluição do que um carro com motor termico até ao final de vida. Enfim

        1. Avatar de JL
          JL

          Lol, provas e fontes: “a minha cabeça”

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            Como se a extração das minas e o transporte das materias primas em cargeiros fosse limpa. Tens ideia do combustivel que as maquinas gastam por dia? isso nao polui?

          2. Avatar de JL
            JL

            Ninguém disse o contrário, o que disseram é gera mais poluição, o que não é verdade, até porque confirma aquilo que é sempre dito, que a extração de petróleo e a transformação em combustivel não tem emissões nenhumas, o que obviamente é mentira.

            Quando se mete tudo na balança são só 3 a 4 vezes menos poluentes.

            O mundo não anda a dormir nem a torcer por um clube como você faz…

          3. Avatar de JL
            JL

            Também lhe compraram o que tem agora ? E também lhe compram o combustível.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Da extração de petróleo, apenas pode imputar 30%aos combustíveis. Dos restantes 70% resultam produtos necessários inclusivamente para carros elektros (alcatrão, tinta, diluente, verniz, plasticos etc).

            A extracção de matérias primas para fabricar electricidade tb tem o seu impacto. Nomeadamente o carvão e o gás. Sendo que este último tem o problema do metano 100x mais impactante para o efeito de estufa que o CO2.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Da extração de petróleo, apenas pode imputar 30%aos combustíveis. Dos restantes 70% resultam produtos necessários inclusivamente para carros elektros (alcatrão, tinta, diluente, verniz, plasticos etc).

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Da extração de petróleo, apenas pode culpar 30% aos combustíveis. Dos restantes 70% resultam produtos necessários inclusivamente para carros elektros (alcatrão, tinta, diluente, verniz, plasticos etc).

            A extracção de matérias primas para fabricar electricidade tb tem o seu impacto. Nomeadamente o carvão e o gás. Sendo que este último tem o problema do metano 100x mais impactante para o efeito de estufa que o CO2.

          7. Avatar de JL
            JL

            Errado, esses produtos são tirados dos resíduos da refinação, e são tanto que até têm de queimar o resto em centrais e navios.

            É isso é, os ambientalistas andam todos a dormir, o verdadeiro ambientalista é você.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc de um barril apenas extrai 30% de combustíveis rodoviários. Já tínhamos visto!

        2. Avatar de Egoniz
          Egoniz

          Foi a construcao da bateria que gerou toda essa poluição? Ou poderá ter sido a extracção das materias primas para fazer os electrodos das baterias?
          Enfim

          1. Avatar de JL
            JL

            Para este pessoal só as baterias é que precisam de ser fabricadas, tudo o resto são frutos colhidos em árvores.

            Vá-se familiarizando com isso, e não se esqueça, onde está um petrolhead, é certo 100% de certeza que é ambientalista, nunca se viu tantos. LOOOOL

      3. Avatar de PJA
        PJA

        É mentira não é obrigatório a circulação de eléctricos no centro.

      4. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “Em Portugal mas grandes cidades ja e obrigatorio ter eletrico no centro”
        Ao menos tens carta?
        Cada um looolooolool

  2. Avatar de Alberto Pinto
    Alberto Pinto

    É tao bonito quando vives num país rico e podes te preocupar com o ambiente em vez de tentar sobreviver ao dia a dia…
    Nao quero com isto dizer que o ambiente nao é importante, agora Poortugal tem problemas bem mais graves que tem de resolver primeiro.

    1. Avatar de Claro
      Claro

      Tem muita razão mas todos os Portugueses são livres de tentar lá fora e na Noruega se assim quiserem… Eu em Portugal ganho mais que a maioria e levo um bom nível de vida ou já tinha saltado fora também.

      1. Avatar de toder
        toder

        exacto, reclamam mas nao querem fazer nada, isso podem fazer todos.

    2. Avatar de Luisa12
      Luisa12

      Ninguém compra electricos a pensar no ambiente! Isso é propaganda de esquerda para enganar os tolos. Achas que alguém na noruega comprou o eléctrico porque é melhor para o ambiente?

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Propaganda de esquerda? Não sabia que o tema do ambiente era exclusivo da esquerda. Pelo menos, não deveria ser…

        1. Avatar de toder
          toder

          Pergunta a Greta 😀

        2. Avatar de Luisa12
          Luisa12

          É propaganda de esquerda fofinha! Na realidade eles estão se pouco lixando para o ambiente! E é facil de provar isso!

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah sim, então prove lá ?

          2. Avatar de Luisa12
            Luisa12

            Facil! Cada vez temos mais activistas parvos que nada fazem pelo ambiente a não ser pintar quadros, colarem se ao chão e fazerm jornalismo rasco! Basicamente são as gretas da europa! Plantar arvores da flora nativa nada! Só gostam de plantar pinheiros e eucaliptos, apanhar lixo do mar, nada! Andei eu vários anos a apanhar o lixo das praias junto com os escuteiros por boa ação unicamente. Não é necessário fotos nem jornalistas para o mostrar, as pessoas sabiam porque no verão tinham as praias limpas!

            Activistas e influencers a espalhar a mensagem da esquerda fofinha mas por de tras nada foi feito!
            A esquerda esteve vários anos a governar com o PS nada fez nem sequer em relação aos incêndios florestais! Varias empresas incluindo a minha onde trabalho a plantar árvores, para repor o parque florestal da zona.
            Queres que continue? O próprio ministro do ambiente, mandou lixar o ambiente varias vezes em beneficio próprio e dos amigos.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não é isso que você está a tentar fazer ?

            Portanto as provas são :”a minha cabeça”

            Ah, já agora tem por aqui muitos a tentar o mesmo.

            Deixo uma sugestão,em vez de se queixar que os outros não fazem, faça você mesmo.

          4. Avatar de Egoniz
            Egoniz

            Sabia que a primeira ministra que esteve no poder de 2013 a 2021 era de centro direita? Ou será que os electricos apareceram todos na Noruega em 2022?
            E mais.. “Achas que alguém na noruega comprou o eléctrico porque é melhor para o ambiente?” Mas voce foi la fazer uma sondagem para dizer isso?

    3. Avatar de JL
      JL

      Por cá ser um pouco mais amigo do ambiente já saí mais barato.

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      Como se num futuro próximo a sobrevivência fosse fácil depois de todos os atropelos ao ambiente. Não vai ser. Vai ser bem pior que os tais problemas graves que Portugal tem de resolver primeiro.

    5. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Tu deves é gostar de inalar fumo…

  3. Avatar de LM
    LM

    É normal. Com a qualidade de vida que têm, assim também eu.

    1. Avatar de toder
      toder

      nao mudas porque? O pessoal gosta muito de reclamar e nao fazer nada….

      1. Avatar de GM
        GM

        Porque cá é o país dele/a. E não é ele/a que tem de se mudar, mas sim os políticos e as políticas por eles promovidas. A ver vamos dia 10 de Março.

      2. Avatar de LM
        LM

        Isso é uma NÂO resposta. Achas que mudar resolve os problemas deste pais? Haja paciência.

        1. Avatar de Claro
          Claro

          Então pela vossa ordem de ideias se os nossos politicos nunca mudarem vocês ficam bem com isso e está justificada uma vida reles pois não há outra alternativa? Pensem um pouco no que dizem… Se não conseguem mais e melhor aqui procurem melhor noutro sitio / doutra forma… Não culpem os politicos por não procurarem uma vida melhor e por não fazerem mais por vocês próprios…

          1. Avatar de GM
            GM

            A mudança dos políticos manifesta-se nas urnas. Dia 10 de Março é a (nova) data. Não se pode é ficar sentado no sofá, porque está frio ou está calor, ou a chover. Ou porque está sol e a praia é linda.

          2. Avatar de JL
            JL

            Os políticos não mudam porque as pessoas não querem, estão lá aqueles que foram escolhidos pelo povo, e pode esta descansado que os que estão lá não foram escolhidos por mim, votei, mas tenho de respeitar quem ganhou.

          3. Avatar de GM
            GM

            Mudam, mudam. Aliás, os programas eleitorais são elaborados pelos políticos/partidos, e não pelos eleitores. As políticas, sendo erradas, os partidos/ políticos são, esperemos bem, penalizados e fortemente pelos eleitores, desde que sejam avaliados e os eleitores não se deixem ludibriar com tretas, como sucedeu em 2022. Querem enveredar pelo mesmo caminho, mas as vergonhas e escândalos sucedem-se a cada dia que passa. A actual oposição só não pode deixar adormecer os factos, para que estejam bem presentes na testa na altura de colocar a cruzinha.

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Não é nada surpreendente, o Reino da Noruega produz petróleo ocupando a 12ª posição na escala de produção por Países, tendo em conta que os automóveis eléctricos dependem dos combustíveis fósseis para funcionarem e circular, a opção por estes em detrimento do automóvel tradicional é compreensível embora mais cara, poluente, extremamente prejudicial à Natureza, Meio-Ambiente, e Ser-Humano.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Os elétricos dependem dos combustíveis fosseis para funcionarem?!

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Oui.

        As maquinas que fazem todas a extração dos materiais para as baterias, os plasticos do carro, o chassi do carro etc etc

        Para se produzir um carro electrico é possivel graças a existencia de combustiveis fosseis.

        1. Avatar de GM
          GM

          Tcharammmmm!
          Aplausos!

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Ainda com esse argumento? Os carros a combustão nascem nas árvores?

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Não é esse o meu ponto. Alguem perguntou

            “Os elétricos dependem dos combustíveis fosseis para funcionarem?!”

            E a resposta é sim, seja para fazer carros a combustão seja para fazer carros electricos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não sei qual a relevância disso, quando os combustíveis fósseis dependem da electricidade.

        3. Avatar de JL
          JL

          Só usam porque ainda é economicamente viável, podem usar combustíveis que não dependem de fosseis.

          Curioso porque é essa a tecnologia que defendem para os a combustão.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Finalmente chegaste lá

            As empresas não querem saber do ambiente, nem os governos nem ninguem.

            As pessoas andam a procura do “economicamente viável”

            Porque se tivessem tão preocupados com o ambiente estavam-se a marimbar para o “economicamente viável”

          2. Avatar de JL
            JL

            Se ninguém quer saber porque está preocupado com isso ? Você quer saber do ambiente ?

            As pessoas não têm só uma prioridade, o que acontece é que só defender o ambiente não chega.

        4. Avatar de Realista
          Realista

          No no no no monsieur… Você está a usar aquela ilação de merceeiro:

          Como tens que ir a pé para o carro para fazer uma viagem de carro chegas à conclusão que é preciso andar a pé para fazeres viagens de carro…

          Na verdade a produção de eletricidade provem de várias fontes, sendo a mais utilizada – ainda – com recurso a combustíveis fosseis. Mas apesar de ser usado por questões económicas não significa que se esteja dependente de um recurso.

          Basta recuar uns séculos atrás para a extração de minério que era feita de forma manual e não existam ferramentas alimentadas a combustível e o transporte era feito através de cavalo e carruagens.

          Os primeiros carros a vapor eram construidos com latão, ferro e madeira não tendo sido descoberto os subprodutos de petróleo como o plástico. Também queimavam madeira para se locomover porque era economicamente mais viagem (e só posteriormente passou a carvão e kerosene).

          Assim estas a confundir economicamente viável com dependência porque é possível fazer extração mineira de recursos sem usar qualquer tipo de energia fóssil basta recuar para verificar como faziam antigamente…

          😉

        5. Avatar de Rui
          Rui

          Portanto os combustíveis fosseis também dependem da eletricidade que logica da batata

        6. Avatar de Grunho
          Grunho

          Até para se produzir bicicletas é preciso combustiveis fosseis. Até sapatos. A diferença é que um carro electrico exige os mesmos recursos que mil bicicletas. E um carro a combustão exige algo menos na produção, mas muitíssimo mais na utilização.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Não. Não é preciso combustíveis fosseis para isso.

            Aliás chegaram-se a produzir bicicletas com recurso a madeira e ferro para rodas e algumas totalmente feitas em madeira.

            https://www.dartmoorlife.org.uk/wp-content/uploads/2022/12/removal.ai_tmp-63974bb409bf1.png

            Onde é que está a incorporação dos combustíveis fosseis aqui? ,

            Se for no metal, no passado o ferro era extraído manualmente das minas assim como o carvão.

            Relativamente aos sapatos, os mesmos eram feitos com peles de animais, madeira (os chamados tamancos).

            Mais uma vez, onde está a incorporação de combustíveis fosseis aqui:

            Onde é que está a incorporação dos combustíveis fosseis aqui?

            https://cdn.webshopapp.com/shops/258875/files/406279340/1280x1280x2/isabel-bernard-vendome-carmen-tamancos-de-couro-de.jpg

            Deixa de ser Grunho…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A maioria da electricidade tem origem em combustíveis fósseis. Só por aí estamos conversados.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nem na Noruega nem em Portugal.

          Sim,.estamos conversados porque até mesmo usando fosseis têm menos emissões e mais rendimento.

          Conversados.

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Onde? Na China?
          Em 2022, na UE, as renováveis já ultrapassaram os combustiveis fósseis.

          «Em 2022, a UE produziu 2 641 TWh (terawatt-hora) de eletricidade. Quase 40 % provieram de fontes renováveis. Os combustíveis fósseis representaram 38,6 % e a eletricidade nuclear mais de 20 %. O gás foi o principal combustível fóssil utilizado para produzir eletricidade (19,6 %), seguido do carvão (15,8 %).»

          https://www.consilium.europa.eu/pt/infographics/how-is-eu-electricity-produced-and-sold/

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E a que vem à socapa do norte de África produzida com carvão. Não conta?

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Tinha de vir o argumento de Marrocos. Não és capaz de apresentar argumentos mais sólidos e que tenham peso?
            Eu também podia vir aqui e dizer que na Noruega, as renováveis são acima dos 90% mas não. Nós estamos inseridos na UE e é neste conjunto que deve ser feita essa análise, não é em nichos onde os números batem com o que pensas.

        3. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          98% da energia na Noruega é renovável. Só por aí estamos conversados

          Nem todos os países são geridos por pacóvios sem visão. Por terem petróleo, não significa que tenham que cometer o erro em ficar dependente do mesmo. Ao contrário dos restantes países, quem nem sequer petróleo têm, e que agora estão financiar as ditaduras árabes e a afundar a sua própria economia.

          1. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            As energias renováveis/alternativas/limpas para além de ineficazes, extremamente caras e poluentes, prejudiciais à Natureza, Meio-Ambiente, e Ser-Humano, dependem todas dos combustíveis fósseis.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ya, fontes: “a minha cabeça”

        4. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se os combustiveis fósseis fossem o melhor e o futuro eram utilizados em 100% das situacoes/aplicacoes, com tendencia a aumentar. Só por aí estamos conversados.

        5. Avatar de Realista
          Realista

          Ter origem e ser dependente são coisas diferentes…

      3. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Como é que você carrega um carro eléctrico?

        1. Avatar de JL
          JL

          Com uma tomada e você ? Como mete combustível e de onde ele vem ?

          1. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            Você não está a responder à pergunta.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu respondi, numa tomada.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Claro eles exportam o petróleo todos para os burros continuarem a meter nas suas antiguidades e eles vivem no bem bom com carros elétricos e renováveis a funcionar como um relógio daqui a 20 já sabemos a lenga lenga os nórdicos são os mais avançados da europa porque têm dinheiro

  5. Avatar de JL
    JL

    @yamahia esta é para si:

    “Contudo, à semelhança das queixas que os consumidores de outros países apresentam, nem todos estão satisfeitos com a transição, apesar de a poluição sonora e atmosférica ter diminuído.”

    Loool

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      convém não omitires o que não te interessa.
      os motivos do descontentamento estão bem patentes no parágrafo seguinte e são extraordináriamente restritos:
      “queixam-se da falta de pontos de carga nas ruas e argumentam que as políticas atuais favorecem aqueles que podem pagar os seus próprios carregadores”

      1. Avatar de JL
        JL

        Eu destaquei aquilo que queria mostrar a alguém.

        Queixas vai haver sempre, já viu algum ser humano não queixoso ?

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Todas as políticas de todos os países favorecem aqueles que podem pagar ____

    2. Avatar de Luisa12
      Luisa12

      A poluição atmosférica diminuiu? Isso novamente parece propaganda de esquerda! Consegues apresentar factos sobre isso? Poluição sonora??? O que faz barulho numa condução normal é o movimento do carro! Obviamente que existe os azeiteiros sem escape a acelarar a fundo, mas ignorando esses tolos o barulho do carro vem do seu movimento e isso é impossível de reduzir.

      1. Avatar de JL
        JL

        Poluição essa é de caras, não é preciso ser nenhum ambientalista.

        Sobre a sonora, tudo faz barulho, e numa cidade os a combustão fazem mais barulho do motor que do deslocamento.

        Portanto os azeiteiros eléctricos não fazem barulho.

        1. Avatar de Luisa12
          Luisa12

          Não! Não diminuiu isso são calúnias!
          Apresente factos

          1. Avatar de JL
            JL

            Está no artigo, não leu ?

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Os azeiteiros elektros usam pneus de borracha mais rija a ver se duram alguma coisa, logo são mais barulhentos que os montados em equivalentes a combustão!

          1. Avatar de JL
            JL

            Ena ena, mais uma invenção.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Óbvio, basta perceber um pouco de veiculos. Quem quer um veículo silencioso compra um diesel, quem gostar de carros que façam barulho compra um eléctrico.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        +1 uma cidade que só possua veículos eléctricos vs com veículos a combustão não se nota diferença nenhuma na qualidade do ar ou barulho.

        Basta ver que um veículo parado num semáforo a trabalhar ou estacionado qual a diferença 0.
        Por isso é que deve olhar bem antes de atravessar a estrada, é impossível ouvir se um veículo está em funcionamento.

        Ninguém consegue saber se um veículo está a trabalhar ou não barulho é 0. Posso estar parado com o meu diesel a trabalhar e ninguém nota

        Garagens, a qualidade do ar é a mesma com ou sem veículos.

        1. Avatar de yamahia
          yamahia

          @Toni
          ralenti de um Diesel ~45dB (se não activar o star/stop
          “ralenti” de um electro é no mínimo 56dB. Todos os elektros a partir de 2021 são obrigados a ter um avisador acústico, cuja intensidade aumenta até aos 20 kms/h fixando-se em 75dB.

          1. Avatar de JL
            JL

            Desconhecia que os electricos têm ralenti.

            Looooool

            Errado meu caro, ele parado não tem de fazer barulho.

          2. Avatar de _RJCA_
            _RJCA_

            Quando eu tiver um elétrico (no dia de São nunca à tarde) tem de roncar como um Kenworth W900…

            hehehehehehehehehehehehe

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Desconhecia que os electricos têm ralenti.

            Looooool”
            Daí estar entre aspas 😛

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Claro que fazem barulho. Fazem tando barulho que os donos andam desesperados a comprar borrachas aftermarket para colar nas portas frunk e porta bagagens a ver se abafam o barulho loool
      Já comprou o seu?
      https://youtu.be/BdHWRTMCMFc?si=eTv0mx8DNbl_Omrr

      Qt à poluição o que fazem é deslocaliza-la de um ponto para o outro. Resolvem bola e pelo contrário, ainda agravam o problema global.

      1. Avatar de JL
        JL

        Já vi que nem entende a diferença, isso é por causa do vento.

        Eu não tenho um model 3.

        Errado, diminuem a poluição como estamos fartos de ver, você é que insiste em fazer negação.

        Claro que agravam, o seu problema com os evs, até se nota que cada vez está mais chato com este artigos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Vento e ruído de rolamento. O peso não perdoa.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL. o q vc vai buscar são híbridos. Não contam para o totobola.

            @Egoniz se vc o diz

          2. Avatar de JL
            JL

            Híbridos ? nem é preciso híbridos, basta diesel mesmo.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mostre um ouro Diesel. Ainda não mostrou nenhum.

            Já agora o que acontece a um condutor Tesla se tiver um furo de madrugada no meio da serra?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *puro

          5. Avatar de JL
            JL

            Então mas os híbridos só são veiculos a combustão quando convém ?

            Tesla Model Y RWD – 1909 kg

            Mercedes GLC 300 d 4MATIC – 1940gkg

            Se precisar de mais é só dizer.

          6. Avatar de yamahia
            yamahia

            Agora anda a comparar com SUV’s? lool inda por cima com SUVs de luxo recheados de equipamento?
            Nááá esse Model Y dos fraquinhos tem que comparar é com o Superb 1.6 TDI que ainda é mais comprido e largo que o Y e pesa 1485 kg. Portanto leva com os 500 kgs da diferença da praxe!!! 😛

          7. Avatar de JL
            JL

            Eu comparei 2 suv’s, se bem que o Mercedes fica a perder em tamanho e espaço, mas pronto era só para ver que existem.

            Mais equipamento que o model y ? Onde ?

          8. Avatar de JL
            JL

            Ah, já agora, eu escolhi a única versão que existe a gasóleo, sem extras.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Y é um SUV? O Y é um model 3 insulflado looolool
            Para SUV falta-lhe muito.
            Comprarar com o Superb já está a ter de avanço, não abuse da sorte loooloolool

          10. Avatar de JL
            JL

            Sim, o Y é um SUV e é maior que o Mercedes.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E que tal ver e ler a descrição do vídeo. Isso é para abafar o barulho do vento e dos ruído exterior provocado por outros veículos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Por outros veículos. ?!
          Ruído de rolamento do elektro, isso sim.

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, deslocamento de outros veículos em sentido contrário, criam perturbações no ar e como estes vidros não tem tem frame na porta, o encosto não é tão perfeito, deixam passar mais ruído.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ja se esqueceu do LR a caminho de Espanha quase q sozinho na estrada?
            Vc esquece-se muito rápido das coisas. Veja lá se quer q ponha aqui os frames dessa parte?

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Sim outros veiculos, se tiverem veiculos electricos a circular vai ser um barulho infernal.
            Em paises com veiculos a combustao isso nao é um problema, porque nao emitem nenhum tipo de barulho.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Toni
            Trata-se o ruído provocado pelo próprio carro em deslocação. Exemplos são aos pontapés, deixo-lhe este:
            Min 1:45 a 2:02
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrO8XjZGXDVXOX9-Hig?e=cDieWC

          5. Avatar de JL
            JL

            Qual parte ? Dele se queixar do que acabei de falar ?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vê algum carro a passar por ele ou vice versa? Eu não.
            Ele queixa-se que aquele tipo alcatrão, poroso, é muito ruidoso. loooloool

          7. Avatar de JL
            JL

            É ruidoso para um carro eléctrico, não diz em lado nenhum que é pior que um a combustão.

          8. Avatar de JL
            JL

            E quando passam por ele até se ouvem.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Chiça…tome lá outro.
            O barulho vem do rolamento do próprio carro. Não há diferenças independentemente de se estar a cruzar com outros carros ou não. Min 3:55 https://youtu.be/FkUAusfayP8?t=235
            Dava em doido com isso looolool
            Vir com a desculpa que o carro não faz barulho e por isso é que se ouve o ruido de rolamento e que nos alemães não se ouve pq o ruido é abafado pelo som do motor e do escape é mesmo explicação para mongas. loooloooloool
            Tratem mas é de construir carros melhor insonorizados, com melhor qualidade de materiais e melhor montagem que isso passa!

          10. Avatar de JL
            JL

            Faz barulho porque tem mau isolamento acústico, já o tinha referido, os elétricos em geral tem melhor isolamento acústico porque não têm lá algo a fazer mais barulho, e sim, isto é uma verdade.

            tanto que tratam que já o resolveram na nova versão.

          11. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Quer isso dizer que um carro que se desloque com motor ligado ou desligado o ruido é o mesmo

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “tanto que tratam que já o resolveram na nova versão.”
            Todos os anos é a mesma “cumberça”

            “Quer isso dizer que um carro que se desloque com motor ligado ou desligado o ruido é o mesmo”
            O ruido de rolamento de um elektro é tendencialmente superior devido ao peso excessivo e pneus mais rijos.

          13. Avatar de JL
            JL

            Mas é mais pesado como ? já lhe mostrei veiculos a combustão mais pesados do mesmo segmento.

            Agora também usam pneus mais duros, há com cada uma.

          14. Avatar de Egoniz
            Egoniz

            O Model3 varia entre 1610 e 1836kg.
            Tive um Citroen AX que não chegava aos 800kg.. é com esse que estamos a comparar?
            Um BMW 320d coupe, com cerca de 1500kg devido ao facto de ter o mesmo tipo de vidro sem frame na porta fazia-me o mesmo ruido devido ao rolamento na estrada e vento ou ate mais (porque o barulho do motor abafava os restantes – e nao tinha nada de xunings).

  6. Avatar de Sungas
    Sungas

    O estado devia incentivar noutras areas também . Não há razão nenhuma para o IMI de uma moradia com grande jardim e muitas arvores ser superior a um T2 de 9 andar no cacém com plantas e flores de de plástico. Temos que pensar no ambiente.

  7. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Na Noruega pode funcionar devido ao clima ameno, mas e nos paises que faz frio será que funciona?
    Em Portugal o pessoal queixa-se que carros electricos não funcionam com o tempo frio, maioria do ano o carro fica na garagem.

    1. Avatar de JL
      JL

      Lool, sempre no reinanço.

    2. Avatar de Egoniz
      Egoniz

      Noto uma certa ironia.. certo?

    3. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Podes sempre usar uma mantinha para não gastares “electricidade condensada” armazenada no teu BEV como faz um colega meu que tem um desses pópós…

        1. Avatar de _RJCA_
          _RJCA_

          Pois agora imagina a minha cara quando o gajo me diz isso e eu a pensar “what the fuck”???

          Um prof que ganha mais que eu, que diz ter placas solares e sistema de armazenamento e está “preocupado” em gastar um pouco mais de energia e passar frio? Raios o partam…

          1. Avatar de JL
            JL

            Eles preocupam-se menos com isso do que os que vivem no calor, tá visto. Lol

  8. Avatar de X
    X

    Devia de existir um teto limite de riqueza que cada europeu podia acumular, distribuia-se melhor os recursos e estava a europa melhor protegida contra populismos e fascismos, pensar no bem comum devia ser a prioridade.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Andam preocupados com o ordenado minimo. Deviam era criar ordenado máximo. Ser proibido ganhar mais de 1500€ por mes ou algo do género.

      1. Avatar de Luisa12
        Luisa12

        Se achas que 1500€ é muito, tens bom remédio, diz ao teu patrão que não queres ganhar mais que isso e pronto.

  9. Avatar de Vitor
    Vitor

    O que quer dizer que o Medina Norueguês deverá estar para criar uma taxinha no iuc para a poluição que a bateria trará ao ambiente a quando o seu fim de vida

    1. Avatar de JL
      JL

      No seu fim de vida trará elementos para uma bateria nova.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Trará, irá trazer etc
        De concreto e actualmente apenas retira alumínio para janelas. loooloolool

        1. Avatar de JL
          JL

          Alumínio entre outros elementos.

        2. Avatar de Egoniz
          Egoniz

          Isto nao é verdade.Existem varias empresas na europa a fazer a reciclagem e a transpormar os electrodos novamente em materia prima.
          As baterias sao depois feitas com uma certa percentagem dessa materia prima reciclada. Assim como a sucata de producao de baterias (porque obviamente existem defeitos e os setups de maquinas que originam sucata) é vendida a essas empresas de reciclagem.
          Melhor informar-se um pouco melhor 😉

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Egoniz, Dizem que são capazes, que já conseguiram reciclar este mundo e o o outro, mas na melhor das hipóteses retiram o alumínio e guardam a massa negra à espera de melhores dias.
            Com tanta mentira q já veio a lume, até já é de duvidar que estejam a armazenar a dita massa. Cá pra mim estão a armazená-la mas é em contentores que caem “acidentalmente” ao mar.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim sim claro, fazem tudo o que você sonha, o que não faltam são empresas a fazê-lo.

            Deve ser como os óleos, vão todos parar ao fundo do mar

  10. Avatar de Luisa12
    Luisa12

    Mais socialismo?? Vocês andam á 40 anos em socialismo corrupto e teimam que o socialismo é a solução quando a única coisa que cria é pobreza e ladroes!

    1. Avatar de O realista
      O realista

      Correram com o cavaco silva que foi o politico que mais modernizou o pais. E imacreditavel como em Portugal os politicos so querem tacho, a prova disso e o aeroporto e tgv em projecto ha 20 anos e nada…paises de leste como polonia e republica checa nos ultimos 15 anos construíram de raiz mais de 6 aeroportos e ja tem comboios de alta velocidade, paises que entraram para a UE 20 anos depois de portugal

    2. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Chamarás socialismo ao que na verdade se chama liberalismo e serás feliz.

  11. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    Quais os incentivos oferecidos para que os noruegueses atinjam estes números, senhores jornalistas investiguem e depois digam qualquer coisa…

      1. Avatar de JL
        JL

        Investigado. LOL

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tirando o facto de hoje venderem metade do que vendiam em 2022 apesar da crise dos componentes ter sido ultrapassada.
          Parece ser uma situação impar no mercado automóvel. Praticamente as vendas aumentaram em todos os países, excepto na Noruega.
          Antes queria 50% do dobro do que 80% da metade!

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah agora já aumentaram, curioso porque há uns meses andava por ai a protelar que estavam a diminuir.

            Enfim.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E abrandaram. Simplesmente na Noruega abrandaram ainda mais ao ponto de se estar a assistir a uma inflexão negativa.

          3. Avatar de JL
            JL

            Ena, que dado importante, bastou haver uma pequena oscilação e pronto, porque não fala antes que os a combustão diminuíram ainda mais ? Não sabe tão bem ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Combustão já estão servidos (80%) na estrada.
            O que era preciso incrementar era todos os outros para que os ideais dos políticos noruegueses fossem para a frente. Não esta a acontecer. E não está pq ofereceram tudo em troca de nada. Foi um erro.

          5. Avatar de JL
            JL

            Já nem a 70% chegam, mas eu falava em novos.

            Quais ideais ? Dos a combustão estarem a desaparecer ? Sim, está a acontecer.

            Ofereceram ? Não, tiveram de pagar para isso.

            Não foi para nada, foi para você ter combustível mais barato e abundante, agradeça.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois os combustão não estão a desaparecer, aí é que está o busílis.
            O erro foi enfiarem elektros aos magotes quase dados e com uma série de outros benefícios associados isenção de portagens, estacionamento e IUC, uso dos corredores BUS…sem obrigarem à devolução do carro antigo a combustão.

          7. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Porque é que seria necessário obrigar a devolver o carro antigo a combustão?
            Ao comprares um VE já estás a reduzir a emissão porque vais usar MENOS o de combustão. É assim tão difícil de entender?

          8. Avatar de JL
            JL

            Não estão ? Entao voltam a comprar a combustão quando vão para a sucata ? Para os substituir, essa é a única maneira que vejo de não diminuírem.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois @Mr Y, mas conforme explicado e devidamente reportado no artigo abaixo, os elektros é ue estão a ser usados como 2º carro.
            @JL, 1º que um combustão vá parar à sucata é preciso muito. Sobretudo se não houver substitutos à venda. É ver Cuba. Duram ad aeternum.

          10. Avatar de JL
            JL

            Errado, os a combustão é que passaram a ser usados como segundo carro, até que com a confiança nos primeiros largam os chaços, já o disse aqui que também fiz isso.

            Duram enquanto são arranjados, é igual se forem eléctricos, só que estes podem durar muito mais, já que têm menos por onde avariar.

          11. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Mesmo que o VE seja o secundário, que não é, senão não fazia sentido comprá-lo. Isso vai reduzir a pegada porque vais usar o VE em vez do outro.

            A tua visão anti-VE faz com que nem entendas este raciocínio lógico básico. Eu não gosto nada de usar estes ataques ad-hominem mas ou estás a ser troll ou nem tentas entender o panorama todo sem o viés que defendes.

            Todos temos as nossas bolhas mas deve-se tentar ao máximo ser imparcial e entender os prós e os contras de cada um dos lados.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Boa educação, qualidade de vida, bons ordenados, boas estruturas. Existem inúmeros incentivos

  12. Avatar de We R DOOM
    We R DOOM

    A transição para elétricos fica mais fácil em países onde o custo de vida é melhor, mesmo assim na Noruega há queixas de se privilegiar quem consegue pagar os seus próprios carregadores.
    Cá, em Portugal, não é muito diferente, aliás é bem pior… Preço dos carros elétricos altíssimos, pontos de carregamento de rua escassos (alguns nem funcionam), muito pouca gente tem a capacidade de carregar em casa porque não tem garagem própria nem mesmo no local de trabalho, ficar refém de pontos de carregamento de rua é uma ginástica para muita gente!
    Incentivos é praticamente igual a ZERO!

  13. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A Noruega apenas conseguiu agravar o problema das cidades com o apelo aos elektros. O espaço que já não era muito ficou completamente saturado. O parque automóvel aumentou dsmesuradamente pq os noruegueses não se desfizeram do seu velhinho carro a combustão. Em vez de terem um ou dois carros, os Noruegueses passaram a ter 2 ou 3- Resulta que hoje 80% dos carros em ciculação na Noruega são carros a combustão. O nr. de unidades de carros a combustão mantem-se praticamente inalterado. Estas coisas para serem bem feitas, o comprador de BEV, para ter acesso às benesses , teria que entregar o seu carro a combustão, comprovadamente seu há pelo menos 5 anos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ah sim, então porque diminuíram os carros por lá ?

      Os Portugueses também têm 3 carros por casa ? é que os noruegueses só tem 4 carros a mais que os portugueses por cada 1000 habitantes.

      Mantêm inalterada ? então mostre lá esses numeros ?

    2. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Tens de rever essas contas porque na noruega para cada 1000 pessoas existem 584 carros, de qualquer das formas essa teoria não faz sentido nenhum não tem mal nenhum as pessoas guardarem o carro antigo ninguem vai comprar um carro novo para andar com o antigo portanto as pessoas vão sempre maioritariamente andar com o elétrico e é isso mesmo que se vê nas estradas da noruega mais de 80% dos carros em circulação no dia a dia são elétricos e desde que assim seja não vejo problema algum em guardar o carro antigo, eu também comprei um carro novo há 2 anos atras (a combustão) mas quis guardar o antigo (também a combustão) ninguem anda com ele mas eu quis ficar com ele e se um dia mudar para elétrico vai ser exatamente igual.
      Quando se compra um carro não tem que se matar o cavalo essa mentalidade não faz sentido algum as pessoas já vão andar mais com o carro novo de qualquer das formas

      1. Avatar de JL
        JL

        Já baixou para 544 por cada 1000 habitantes. Mais 4 que Portugal .

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Gabriel até pode ter 10 carros se comprar com o seu dinheiro.
        Agora se lhe dão tudo e mais alguma coisa para aquisição de um elektro e ainda tem portagens e estacionamentos e IUC à borla, pode andar no BUS à vontade etc. Parece-me no mínimo imoral não ter que devolver o carro q era seu há pelo menos 5anos.
        Criaram um problema e isso é mais que evidente.

        Alias há por ai uma reportagem recente que suporta isto que já digo há muito tempo.
        Qd encontrar deixo aqui.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          “Agora se lhe dão tudo e mais alguma coisa para aquisição de um elektro”

          Vou-me mudar rapidamente para a Noruega, não sabia que estavam a dar carros por lá!
          E qual era o problema de, supostamente, terem aumentado o parque automóvel, segundo dizes? É possivel uma pessoa conduzir 2 carros ao mesmo tempo?

          Sinceramente, vais buscar cada argumento mais doido…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Agora já vais tarde. A maioria desses benefícios já foi.
            O que restou dessa loucura foram 80% de carros a combustão nas estradas.
            Elektros a serem usados como 2º carro, etc:
            “in the 1990s, then added more when EV technology really took off in the 2010s. EV drivers could get perks like free parking, permission to drive in bus lanes, and, most importantly, exemptions from taxes and fees that could ultimately save them a lot of money. In September, 87% of new-vehicle sales were fully electric vehicles. The problem, Ketan Joshi, a climate-analysis expert in Oslo, told me, is that that stat “doesn’t really give you a good picture of the rate of change.” Though the new-vehicle sales figure is high, data from Statistics Norway indicates the total share of EVs on Norwegian roads in 2022 was only about 20% — there’s still a long way to go until everyone’s driving electric.

            Even with this shift, Norway isn’t on track to meet its 2030 emissions-reduction targets. While emissions from passenger vehicles have fallen slightly, Joshi said, those reductions are being canceled out by an increase in emissions from trucks. People in Norway own more cars than they have in the past, in part because EV incentives encourage people to buy more cars, and the government has no plans to reduce how much people are driving. The researcher Benjamin Sovacool and his colleagues have pointed out that, just like in the US, EV buyers in Norway “tend to be in higher income brackets, often using their EV as a second car.”

            The Norwegian approach has also had a ton of unintended consequences. Joshi told me that the decline in gas tax revenue due to EV adoption had triggered a contentious political debate about increasing road tolls to make up the difference. (A political party was even formed on the platform of stopping the tolls.) Plus, heavier electric vehicles are harder on roads, produce more air pollution, and pose a greater safety risk for pedestrians.

            Norway has made great headway in getting buyers to go for EVs, but it’s not a silver bullet, especially on a short timeline. “It shows you the extreme slowness of transition that is basically guided by the rate at which people buy a new car,” Joshi said of Norway’s approach. Reducing transportation emissions by incentivizing people to replace their car with an EV is incredibly slow. And for countries like the US that got started late, it’s a warning sign.

            Norway shows that if US policymakers stick with the current model of EV transition, it’s going to be a difficult road. Even if adoption keeps ticking up, it will take a long time to get existing internal-combustion-engine vehicles off the road and see a notable decline in transport emissions. Plus, there will be other issues to deal with like increased road maintenance and pedestrian safety.

            “Narrow success in one area is not something you necessarily want to emulate,” Joshi said.
            https://www.businessinsider.com/electric-car-ev-sales-prices-problem-transportation-2024-1

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            “While emissions from passenger vehicles have fallen slightly, Joshi said, those reductions are being canceled out by an increase in emissions from trucks.”

            Quem é o/a Joshi? Mostra-me dados. O diz que disse não tem valor nenhum

            Quanto à existência de 80% de veículos de combustão é perfeitamente natural. A circulação não é proibida só a venda de novos é que se será daqui a uns anos. Esta transição demorará décadas e será diferente de país para país.
            Se irão cumprir as metas de redução de emissões? Veremos…

          3. Avatar de JL
            JL

            Simples, aumentem os impostos dos veículos maiores, o problema de serem grandes nada tem a ver com os EV’s, eles já eram grandes antes disso.

            Ok, vou vender o carro porque os americanos são diferentes de mim. LOOOOL

            Se fosse a si também vendia o diesel e comprava um a gasolina, porque nos states não usam carros a diesel, isso é coisa de toinos.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Há mais desvantagens associadas:
            -Saturação do espaço publico
            -Risco acrescido para outros utentes da via
            -Degradação acrescida das vias.
            Quem é Joshi? E um especialista em análise climática em Oslo. Está patente no artigo.

          5. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            -Saturação do espaço publico
            -Risco acrescido para outros utentes da via

            Podes detalhar isto?

          6. Avatar de JL
            JL

            https://ketanjoshi.co/2023/06/09/minimum-something-part-3-transport-and-power/

            “In what should have been good news, the government announced it is planning to introduce a fuel efficiency standard in the near future. The worse the climate impacts, the greater the penalty. It’s simple and effective, and should incentivise more EVs. ”

            Portanto, alvo aqui anda enviesado.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL tb tenho carro a gasolina.
            Vc anda muito esquecido.
            E a parte desse artigo que interessa é a realidade na Noruega que é o que está aqui a ser discutido. E foi a única a ser citada. Os EUA são outros 500.

          8. Avatar de JL
            JL

            Agora vai dizer que os carros não fazem barulho e atropelam as pessoas. Looooool

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Mr. Y, está no artigo.

          10. Avatar de JL
            JL

            Curioso porque o homem e outros artigos recomenda o incentivo aos ev’s enquanto no outro artigo é ver o “joshi told me”

            Eu sei que tem, parado e a poluir. Lol

          11. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Yamahia

            «-Saturação do espaço publico»
            Como é que vai saturar se os VE irão substituir os de combustão? Onde é que há saturação se o número de veículos será praticamente o mesmo?

            «-Risco acrescido para outros utentes da via»
            Os VE vão atropelar mais pessoas que os de combustão? É isso?

          12. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            “-Risco acrescido para outros utentes da via”.
            Oslo é provavelmente a unica cidade do mundo a registar 0 (Zero, nenhum) mortes de pedestres e ciclistas. Como é que se consegue afirmar isso de um dos mais seguros paises do mundo 😀

            -Saturação do espaço publico – Dos paises com mais zonas livre de transito e areas pedonais.

            Nem quero imaginar se nao existissem veiculos electricos

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “enquanto no outro artigo é ver o “joshi told me” ”
            Esse artigo e diz respeito à Austrália

            E mesmo nesse artigo é possível conferir as referências do “joshi told me” em relação à Noruega;
            In Norway, where I live, the impact of our world-leading EV policy has only just now begun to change oil consumption and transport emissions – after a decade of gradual change in new sales. Though we’re nearly at 100% of new sales being non-fossil, only about 20% of cars and kilometres travelled are electric. This comes as a revelation to many, because the ‘new sales’ metric gets the most attention.

            And because our policy was so narrowly focused on consumer purchases, emissions from light and heavy duty vehicles (trucks) have risen in the meantime, countering the reduction from passenger cars and resulting in a stagnating trend in total road transport emissions

            Um só confirma o outro

            “Oslo é provavelmente a unica cidade do mundo a registar 0 (Zero, nenhum) mortes de pedestres e ciclistas.”
            Exactamente por isso. Elektros e ICEs não entram
            Assunto já discutido uns posts abaixo:
            https://ppl.sitedev.pt/motores/noruega-continua-a-colher-os-frutos-eletricos-conquistaram-824-de-quota-de-mercado/comment-page-1/#comment-3353481

          14. Avatar de JL
            JL

            Ah bom, então afinal sempre reduzem as emissões.

            Curioso porque muitos dos autocarros são eléctricos, eles não mudaram para camiões. lool

            E sim, já existem muitos camiões eléctricos por lá, e não são a hidrogénio. lol

            Então mas segundo a sua teoria não devia ser a cidade com mais atropelamentos ? só as áreas car-free é que não têm carros, as restantes têm, e segundo o que disse antes, têm muito mais. Já não se entende o que diz…

        2. Avatar de JL
          JL

          Se pode andar de bus à vontade para quê ter um carro ?

          Você já devolveu o que deu que não usa? Isso é que parece imoral, ter carros em casa que não são usados e continuam a poluir.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Andar no corredor de BUS…com o carro!
            Não são 1 , são 2!
            Não sendo usados poluem onde? Explique lá!
            Mas são usados, esteja descansado. Apenas raramente são usados em cidade que é uma coisa diferente!

          2. Avatar de JL
            JL

            Poluem porque os pneus, filtros, óleos, entre outros itens envelhecem e têm de ser trocados, ou isso não vem do petróleo ?

            Ou raramente são usados, se um já usa pouco, 2 ainda menos usa, já que só pode conduzir um.
            Loool

          3. Avatar de JL
            JL

            “Ketan Joshi told me”

            ” Joshi told me”
            “Joshi told me”

            Yeh right…. Looooll

          4. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @JL é só confiar no Joshi

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esse deve saber mais disto a dormir do que nós os 3 acordados, lool

          6. Avatar de JL
            JL

            Sim, o Joshi defende que se aumentem as taxas nos combustíveis e incentivem os EV.

  14. Avatar de Alberto
    Alberto

    Continuem a votar no PS que vao ter carros eletricos já já pro ano

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu não votei e tenho, não entendi a referência.

  15. Avatar de Rui
    Rui

    No outro dia veio a notícia que já há andam a repensar a política dos eléctricos pois aumentou exponencialmente o trânsito nas cidades dado que a maioria deixou de usar transportes públicos. Dizem andar a retirar estacionamento nas cidades para retirar o interesse em trazer carro para as cidades. Sim, porque um carro eléctrico não deixa de ocupar espaço na via pública.

    1. Avatar de JL
      JL

      Vão proibir os eléctricos na cidade, e deixar os a combustão, já que depois as pessoas não usam por ser caro e vão de transporte público. Looooool

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        De bicicleta é ainda mais barato que de transporte público. E muitas vezes até mais rápido que de carro, que em Lisboa e Porto encrava em filas monstruosas.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @JL Oslo centro nem elektros nem combustão. Já não entra nada. Só biclas ou carros de emergência.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu falo em centro da cidade e vc vai buscar as circulares. Tá certo!
            Experimente a ir de BEV para aí, caso não vá numa emergência ou entregas de mercadoria ( nestes casos tb podem ser a combustão) mas leve a carteira recheada. Cada coima são 70€.
            https://youtu.be/UOIo5cJBV60?si=MF3TUSgnJ8Yid7Ij

          2. Avatar de JL
            JL

            Não encontrei nada a dizer que os bev são proibidos dentro da cidade, provavelmente são proibidos onde o trânsito é proibido.lool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O trânsito não é proibido, tanto que veículos em emergência e de entregas, podem passar. O que não passa são todos os outros carros. Sejam eles a combustão ou a bateria.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ora bolas, afinal está a falar de car-free areas. LOL

            E de entregas ? provavelmente só eléctricos, já que nos autocarros é a mesma coisa.

        1. Avatar de Egoniz
          Egoniz

          Então mas espere la… quer ver que me vão comecar a chegar multas a casa por conduzir electrico no centro de Oslo?! Estão a demorar um bocado a chegar..
          Ahhh já percebi.. nas ruas pedonais? Pois, realmente aí é melhor nao entrar.
          Mas olhe que por exemplo na rua Augusta em Lisboa também não pode 😉

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Verdade, nem passam transportes públicos Nem pode andar de bicla.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Será isso mesmo? Deixaram de usar transportes públicos e compraram um veículo mais caro que um a combustão? Não me parece muito inteligente.

      Agora num ponto tens razão. Não são os veiculos eléctricos que vão resolver o problema do trânsito. Comprar eléctricos é trocar seis por meia dúzia. O ideal seria ter mais oferta de transportes públicos e/ou aumentar o número de parques de estacionamento fora das cidades, para não haver necessidade de veículo próprio para entrar na cidade.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “…O ideal seria ter mais oferta de transportes públicos e/ou aumentar o número de parques de estacionamento fora das cidades, para não haver necessidade de veículo próprio para entrar na cidade.”
        Exacto. Em Oslo, o transporte público já é gratuito para todos os residentes e em Bergen,foi testado o sistema gratuito durante seis meses e a cidade tb está a considerar tornar o transporte público gratuito de forma permanente.
        Há que descongestionar o espaço público com urgência depois do problema que criaram!

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Mas que problema? Não faz sentido nenhum o que estás a dizer! Haver mais VE não aumenta o tráfico nas cidades mas sim a troca do tipo de veículos.
          Além disso, o incentivo ao uso de VE não invalida a aposta nos transportes públicos. São objectivos diferentes.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sim, a descongestionamento do tráfego é uma das principais razões pelas quais Oslo e Bergen consideram o transporte público gratuito.
            E em 2014 já os motoristas de transportes públicos barafustavam que com os elektros na faixa de BUS.

          2. Avatar de JL
            JL

            Curiosamente é um problema tão grande que continuam a poder usar as faixas de bus.

        2. Avatar de JL
          JL

          Mas qual problema ? De se venderem muitos carros que você não gosta ?

        3. Avatar de Egoniz
          Egoniz

          Epah, mas você vive na Noruega e anda a fugir ao pica, ou anda a ler as paginas erradas?