Internet

COVID-19: Conheça as novas medidas anunciadas por António Costa

173 Comentários

Não há duvidas que a pandemia por COVID-19 está a crescer significativamente em Portugal. Tendo em conta a estação do ano que vivemos e a época natalícia que se aproxima, Portugal tem de rever as medidas para limitação da transmissão da COVID-19.

Depois da reunião de Conselho de Ministros, António Costa anuncia as novas medidas.


Portugal vai ter novas medidas para combate à transmissão da COVID-19 e deverá voltar ao estado de calamidade. António Costa  vai falar ao país, depois da reunião de Conselho de Ministros.

De acordo com as últimas informações, é provável que o uso de máscara volte a ser obrigatório. O regresso às aulas pode ser adiados assim como o controlo de fronteiras pode ser reforçado.  O regresso depois do Natal também pode ser adiado.

COVID-19: Novas Medidas anunciadas por António Costa

  • Portugal passa para nível de calamidade (novo estado a partir de 1 de dezembro)
  • Máscaras obrigatórias em espaços fechados e todos os recintos não excepcionados pela DGS (salvo indicação em contrário)

CERTIFICADO DIGITAL OBRIGATÓRIO

  • Restaurantes
  • Estabelecimentos turísticos e alojamento local
  • Eventos com lugares marcados
  • Ginásios

TESTAGEM

  • Teste negativo obrigatório (mesmo para vacinados) no acesso a:
  • Visita a lares
  • Visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde
  • Grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos
  • Discotecas e bares

FRONTEIRAS

  • Teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal
  • Sanções fortemente agravadas para as companhias de aviação
  • (Campanhas aéreas como sanções por incumprimento)

Semana de contenção de contactos (2 a 9 de janeiro)

  • Teletrabalho obrigatório
  • Recomeço das aulas a 10 de janeiro
  • Encerramento de discotecas
Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

173

Responder a Dani Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Só quando estiver o ultimo português vacinado, é que deixa de ser obrigatório o certificado.

    1. Avatar de Corvo
      Corvo

      De que vale vacinar o “rebanho” todo! estou fora desse esquema!… não obgd!

      1. Avatar de TideMáquina
        TideMáquina

        É por causa de gajos como tu que isto está como está…tremenda ignorância dasSs

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Isto está como está em grande parte porque há imensas pessoas que, por terem tomado a vacina, pensam que têm um escudo protector que as impede de apanhar o vírus ou de o transmitir aos outros. E por isso deixaram de tomar precauções. E os organismos oficiais e a comunicação social não fazem nada para desfazer este mito.
          Aliás, há uma culpabilização intencional dos “negacionistas” que não só desvia as atenções para este facto, como também não ajuda nada à segurança global da população.
          A vacinação serve para aumentar as nossas capacidades de defesa no caso de contrairmos o vírus. E deve ser por isso que nos devemos vacinar. Mas não deve ser um factor que nos ilibe de continuar a ter precauções. E isso é o que tem acontecido.

          1. Avatar de TideMáquina
            TideMáquina

            Não é só quem está vacinado ou não, são todos os irresponsáveis que não respeitam as medidas e que andam sem máscaras, que não lavam as mãos, que compram certificados online como um anormal referiu aqui há uns dias…é a ignorância e o egoísmo. É preciso parar está ignorância geral no mundo e começar a usar o cérebro.

          2. Avatar de sayWhat
            sayWhat

            Finalmente, alguém que diz alguma coisa com jeito.

          3. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            E a tua solução é qual ? Confinar os vacinados e os não vacinados por tempo indefinido ?

          4. Avatar de Theboice
            Theboice

            Esse mito é corroborado pelo próprio governo quando obriga ao certificado. E de que serve o certificado na altura… para absulutamente nada só diz que a pessoa em causa está vacinada e nao que nao tem vírus. Essa é que é a questão. No entanto pode estar positivo e irá transmitir o virus a quem está e quem não está vacinado. Portanto o certificado é uma enormissima treta.

        2. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Está como está? Realmente enganaram vos e bem e agora sentes te revoltadito.. primeiro era 70% depois 85% e agora que vamos em 90% ainda não dão a liberdade tão prometida?

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Enganaram ? O que é que ainda não percebeste ? Liberdade ? A liberdade está na tua cabeça. Não sabes o que é liberdade quando reclamas por ela.

        3. Avatar de Jonny
          Jonny

          Nem mais nem ligues o gajo é mais um marado dos cornos

        4. Avatar de Mitra
          Mitra

          lol Oh TideMáquina não sabias quem está vacinado apanha na mesma o covid e espalha?

        5. Avatar de xxx
          xxx

          Olha que eu também não tenho a vacina. Não vejo mal nisso. Sempre que saiu, é de mascara, e faço só as viagens necessárias. Não sei qual é o problema. Se toda a gente fosse como alguns, se calhar isto não estava assim

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Deve continuar a ser obrigatório, uma vez que o certificado tem prazo de validade. Nessa altura só deve ser revalidado a quem tiver tiver tomado uma nova dose da vacina nos últimos 6 meses ou qualquer coisa do género.

      1. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        Tem validade de 6 meses, renovável por mais 3, caso não receba a 3 dose ou tenha tido um teste positivo.
        Se levar a 3 dose recebe mais 6 meses. Se tiver positivo, assim que tenha os 2 negativos, recebe 6 meses de validade.

    3. Avatar de Several Definitions
      Several Definitions

      Gibraltar tem 100% da população vacinada. Técnicamente até acaba por ter 118% uma vez que todos os dias entram e saem espanhóis que se deslocam para ir trabalhar lá.

      Vão confinar no Natal e no fim de ano.

      Estavas a dizer o quê mesmo?

  2. Avatar de Unknows
    Unknows

    “Everything other than working was forbidden: walking in the streets, having fun, singing, dancing, getting together, everything was forbidden.”
    ― George Orwell, 1984

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Até na bíblia (velho testamento) está previsto que um dia, quem não tiver a marca da besta, nada pode comprar ou vender.
      Durante mais de 2000 mil anos isto poderia parecer ser impossível, mas não só é possível como está realmente a acontecer.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Refugias-te nas fantasias para revelar o teu desconhecimento sobre a história das doenças e pandemias que, no passado, já massacraram muitas vidas de forma precoce.

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Isso já tinha acontecido antes com a vacina do sarampo: existiram pessoas como tu a dizer exatamente o mesmo <3 onde é que elas estão mesmo?

    3. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Só para avisar que essa passagem não está no 1984. Aliás, para quem leu o livro sabe bem que as personagens andavam na rua e faziam mais coisas para além do trabalho.

      É engraçado ver as pessoas pegarem em frases ao calhas e associar ao 1984 ou outros livros distópicos. Depois admiram-se que a internet é uma loucura e o mundo é só fake news.

  3. Avatar de Paulo Avelino
    Paulo Avelino

    Fui vacinado com as duas doses da Oxford/Astrazeneca no Brasil. Como obtenho esse certificado digital?

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Precisa de ir a um centro de vacinação ou saúde, apresente os documentos da vacina que recebeu.
      Se forem reconhecidos (a astrazeneca indiana não é reconhecida) 3 dias úteis depois já pode gravar o certificado para o seu telemóvel e usar.

      1. Avatar de Paulo Avelino
        Paulo Avelino

        Sou-lhe grato!

  4. Avatar de Kaká
    Kaká

    O Costa estava bom para ir fazer companhia ao Sócrates na cadeia . E a ministra da saúde está na area errada … Uma lástima . Continuam a tratar os seres humanos como porcos.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Pelo menos não os mandam pagar 26000 euros anualmente para poderem pagar 50 euros por cada consulta médica de 10 minutos ou 3500 euros pelo 2 raio-x que precisem de fazer dentro do mesmo ano. Algo que a direita toda defende, assim como pagarem 300 euros, mensais, a cada funcionário que faça 72 horas de trabalho, semanal, numa empresa ao mesmo tempo que isentam, a 90%, de IRS quem ganhe mais de 120000 euros anuais.

      1. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        A direita portuguesa defende o quê!?
        Deixa de espalhar mentiras seu comunista de meia tijela! Ouviu bem a forma como a sua cara, alucinada, ministra da saúde dirigiu-se ao médicos!?
        A direita defende hospitais públicos geridos por privados sim! E sabe porquê? Porque ficam mais baratos ao Estado e tem melhor índices de qualidade no atendimento aos utentes e os médicos são tratados com dignidade.
        Tenha vergonha daquilo que disse! AC dá orçamentos maravilhoso ao SNS, e por isso conseguiu o voto do PCP e do BE no OE anterior, e depois cativa boa parte desses mesmos orçamentos, assim não vale!
        Na Venezuela é que se vive bem, SNS para o povo mas sem equipamento!

    2. Avatar de TideMáquina
      TideMáquina

      …e porquê? Argumenta lá…ou é só porque o intestino desviou para o Teco?

  5. Avatar de Tá tudo na maior
    Tá tudo na maior

    Mas… não ia ficar tudo bem???

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      lol o que me fartei a rir contigo de facto, só faltou aquele emoji das maos juntas a rezar.

  6. Avatar de RS
    RS

    Ser vacinado já nao chega para voar para portugal….incrivel …. (ou entendi mal?)

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Se for táxi aéreo ou avião particular/alugado não há qualquer problema.

  7. Avatar de Dani
    Dani

    Ai está o resultado da bacina milagrosa..
    Eram só 15 dias..
    Era só para aplanar a curva
    Era só para salvar o natal
    Era só para proteger os mais frágeis
    Era só até à imunidade de grupo
    Era uma vez, a maior banhada alguma vez contada.
    Parabéns a todos os crentes. Que assim seja. Ámen

    1. Avatar de PM
      PM

      Amén

      #quandoéqueacarneiradaacorda?

      1. Avatar de clesh
        clesh

        Tu o maior batido dos grupos do Telegram PM PM…

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Incrivel que tu e tantos outros como tu ainda não tenham percebido o que se passa e continuem a deitar cá para fora todo o tipo de barbaridades.

  8. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ainda me lembro da hashtag passada inclusive aqui neste site #vaificartudobem agora ja ninguem usa porque deixou de ser moda. Enfim

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      #estaoatentarfazerdenosparvos

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        #eupensoquesoumesmointeligenteepensoforadacaixamassougrandecalhau

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Se tu o dizes, nós acreditamos.
          Aliás até provaste que és com esse comentário.

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            #eupensoquesoumesmointeligenteepensoforadacaixamassougrandecalhau

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Não, a moda é achar que não se passa nada e que isto é tudo uma fantochada.

  9. Avatar de meister
    meister

    Ui…
    Então como e que fica aquela malta que se vacinou só para ter a desejada (e legitima) liberdade?
    Aqueles que se vacinaram apenas para poder frequentar bares, discotecas, estádios e que demonizam quem não tem vacina?
    Será que não se vão sentir enganados?
    Pois é… Pimenta no rabinho dos outros…

    1. Avatar de PM
      PM

      Conheço tantos que se foram vacinar so para irem à bola e as discotecas e bares… lololololol

      #quandoéquedeixamdeserparvos?

      1. Avatar de clesh
        clesh

        Quando é que largas o telegram PM!? Sempre la a mandar bitaites negacionistas

      2. Avatar de Oiiiii
        Oiiiii

        Pelo menos vacinaram-se, a razao é um bocado irrelevante

    2. Avatar de AlexX
      AlexX

      E ainda pensam que o mundo voltará a ser como era…
      Lamento pelas crianças, quando não puderem culpar mais ninguém, vai sobrar para o cachorro, gato, canário, pombos e pardais, é que nem as trutas vão quiçá escapar em ser culpadas por isto tudo e pelo que virá a seguir que será pior.

  10. Avatar de Quim
    Quim

    Pera aí. Então isto quer dizer que estamos exatamente como o ano passado mesmo apos todas as promessas do suco medicinal?
    Quem diria…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Igual não estamos, vai lá comprarar os números.

      1. Avatar de Corvo
        Corvo

        inoculados não .. my mistake… os que não querem participar deste show!… ou seja os nã vacinados!

      2. Avatar de Tempo ao tempo
        Tempo ao tempo

        Jornalismo verdadeiro publica tudo sem medo.
        Suécia… petição criada por gente da ciência, como gostam de rotular. Publica lá, sem medos. Em 2m estavas no iefp à procura de trabalho.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          só na Suécia é que o jornalismo é verdadeiro não é? ahahah

      3. Avatar de Tempo ao tempo
        Tempo ao tempo

        Os números são os que quem os lança quiser. Não tens controlo nenhum sobre esses dados.

        1. Avatar de Diana
          Diana

          Como eu ouvi dizerem para um colega meu… “Não gosto destes números, traz-me outros…”

    2. Avatar de rui
      rui

      Menos mortes. Achas que isso é igual???? só isso por si já vale muito.
      Mas é claro que para vocês, desde que sejam velhos e não seja os vossos esta tudo bem.

      De acordo com comentários anteriores de negacionistas:
      – Vacina altera DNA……
      – Isso é para reduzi a população…..
      – Já na biblia falava disso….
      – A Vacina reduz a imunidade…..
      etc etc

      Moral: Se o Governo não faz nada….. bestas
      Se faz algo…. bestas

  11. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    juro que não percebo como é que ainda ha quem não perceba a função que a vacina teve/tem/terá.
    De uma vez por todas A VACINA NÃO IMPEDE A INFEÇÃO. a vacina previne os casos graves que levam a internamentos em UCI e Mortes, vejam como o numero de mortes baixou nos países onde os numero de casos bate recordes, mas o numero de mortes está muito abaixo.
    Repito A VACINA NÃO IMPEDE A INFEÇÃO. Usem a cabeça uma vez na vida

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Não vale a pena, é como dar palha a burros

      1. Avatar de Carolina Costa
        Carolina Costa

        é que é mesmo lol,

      2. Avatar de rui
        rui

        Errado. O burro ainda percebe mais que estes tipos….

    2. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Se impede que os infectados adoeçam de forma grave, ou severa, e estando a maioria, a enorme maioria da população já vacinada, então qual o receio da pandemia? Porque é que são necessárias todas estas medidas?
      É contraditório! Completamente contraditório!

      1. Avatar de (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)
        (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)

        Bruno Mota, não te canses porque é o mesmo que falar para uma parede.

        “Não vale a pena, é como dar palha a burros”
        Onde é que li isto?

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Exacto lol tens razão

      2. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Não, não é. Lá por estarmos todos vacinados não quer dizer que se deve deixar os casos crescer exponencialmente. Porque isso, como é lógico, aumenta o risco de infecção e daí mais probabilidades de haver casos mais graves, nos grupos mais debilitados.

        Daí as medidas de contenção terem o foco nos lares, hospitais e nos locais de mais fácil transmissão como são os lugares fechados e com maior concentração de pessoas.

        Quanto à 1ª semana do ano penso que a ideia seja deixar as pessoas reunir-se nas épocas festivas e depois haver um período de prevenção para estancar o mais que possível aumento de contágios por causa dos ajuntamentos familiares

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Muitos ou poucos casos, se a vacina tal como afirmam evita que se adoeça de forma grave ou severa, então qual o problema de ter imensos casos ligeiros ou até assintomáticos?

          1. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Mas tu leste o que eu escrevi ou passaste à frente? É que está logo no primeiro parágrafo a resposta para se ir controlando os casos

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            #soutãocalhau

            Se a vacina tiver os supostos 93% de eficácia a evitar casos graves vamos então simplesmente marimbar para os 7% que podem morrer de terem sintomas mais graves? É isso que tu estás a dizer certo? É que senão não percebo a celeuma em agora apertar um bocado as medidas para não haver um crescimento exagerado e que possa levar a subida de casos e de mortes.

            Mas olha-se para os números e percebe-se bem a consequência da vacinação.

            #eupensoquesoumesmointeligenteepensoforadacaixamassougrandecalhau

      3. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Outro ponto que se dá menor importância é que ao haver mais casos há um maior risco de surgirem novas variantes. Pode não ser o mais prioritário mas é uma consequência

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Qualquer dia vão dizer que as vacinas servem para tratar tudo, até unhas encravadas.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Não desejo unhas encravadas a ninguém, nem com uma vacina passaria a pta da dor xD

          2. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Luís Costa, nem eu desejo. Era apenas um exemplo.

        2. Avatar de meister
          meister

          Mas então as variantes não aparecem nos casos em que existe baixa taixa de vacinação?

          1. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Não, as variantes são um processo natural. Não acontece só com o vírus da Covid.

          2. Avatar de meister
            meister

            “Não, as variantes são um processo natural. Não acontece só com o vírus da Covid.”

            Pois, pois…
            Até aqui um dos argumentos de apelo a vacinação era que a baixa taxa de vacinação potenciava o aparecimento de novas variantes.
            Era dado a entender ( atravez da manipulação ) que os paises com alta taxa de vacinação não haveria desenvolvimento de variantes.
            Ainda bem que estas informado.

            https://www.dn.pt/sociedade/e-esperado-o-aparecimento-de-novas-variantes-diz-especialista-do-insa-14128602.html

            microbiologista João Paulo Gomes:

          3. Avatar de meister
            meister

            Esqueci o resto do texo: 🙂

            “Segundo o especialista, “enquanto houver grandes desequilíbrios” no mundo na vacinação contra a a covid-19 – com países com baixa taxa de imunização – “é mais do que normal que apareçam novas variantes” do SARS-CoV-2.

            Como consequência desse desequíbrio na vacinação à escala global, “é esperado o aparecimento de novas variantes” mesmo em países como Portugal, onde existe “elevada taxa de vacinação” contra a covid-19, assinalou João Paulo Gomes.”

          4. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            «O investigador João Paulo Gomes explicou que nos países em que existe uma baixa taxa vacinação existe uma maior probabilidade do vírus circular, o que poderá dar origem ao aparecimento de novas variantes.»

            (…) uma baixa taxa vacinação existe uma maior probabilidade do vírus circular, (…)

            Porque é que deturpas o que está no texto? O ter menor taxa de vacinação é lógico que aumenta a probabilidade de haver mais variantes. Isso não quer dizer que não possam aparecer onde a taxa de vacinação é mais alta

          5. Avatar de meister
            meister

            Não estás as perceber o ponto.
            Não estou a deturpar nada… eu concordo inteiramente com o microbiologista João Paulo Gomes.
            A ideia que se quiz passar e que em caso de altas taxas de vacinação as variantes não apareciam, basta ler varios post´s em noticias anteriores aqui no pplware.
            Isso é que não é correcto de se dizer, as variantes podem aparecer em qualquer um dos casos, embora logicamente quanto maior for a taxa de transmissão maior será a probabilidadede acontecer.

            Agora dizer como muitos dizem que nos vacinados não há probabilidade de haver mutações e no minimo desonesto.

          6. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Mas não foi isso que eu disse. Só disse que haver um aumento de casos exponencial potencia o surgimento de variantes. Pode não ser o ponto prioritário quando o número não é assim tão alto mas é um facto.

          7. Avatar de meister
            meister

            Por isso te disse:

            “Ainda bem que estas informado”

          8. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            donde é que vem a nova variante? Deve ser de Portugal que está com uma taxa de vacinação muito alta.

            Olha afinal não, vem de África onde a taxa de vacinação é baixíssima.

            #eupensoquesoumesmointeligenteepensoforadacaixamassougrandecalhau

          9. Avatar de meister
            meister

            O @chupa pela verdade!
            Deves sofrer do síndrome de caniche.
            Não sabes o que é?
            Síndrome de caniche:

            Patologia associada a alguns indivíduos (calhaus com olhos) que faz com que ladrem contra tudo e contra todos (chegando a ser chatos e saturantes) com o intuito de chamar a si a razão e assim mostrar serviço ao seu dono (igreja universal do reino do afirmacionismo).

            Como foi feito descoberta esta patologia?

            Através de um estudo realizado por mim que consistiu na leitura de centenas de post`s teus aqui no pplware

            Nota: estudo revisto por pares.
            Arranja outra perna para urinar que a minha não esta disponivel.

      4. Avatar de Diana
        Diana

        Quando vem o inverno, mesmo vacinadas contra a gripe, as pessoas agasalham-se para não apanharem o virus da gripe (que terá impacto maio nas pessoas não vacinadas).
        Com o covid, se as pessoas quiserem reduzir serem expostas ao virus, mesmo que vacinadas, têm de aplicar as medidas de precaução/afastamento/sanitização. Tão simples quanto isso.

      5. Avatar de pm
        pm

        Já ouviu falar do surgimento de novas estirpes?
        A probabilidade de surgir uma aumenta na mesma proporção do numero de pessoas que são infetadas. Quer surja uma nova estirpe que fuja á “proteção” da atual vacina (mesmo com as limitações da atual proteção)?

    3. Avatar de Mitra
      Mitra

      Oh Carolina como não percebemos? Estamos 90% vacinados.
      Se fores a ver como estamos praticamente todos vacinados os que estão nas UTI são vacinados e os que morrem são vacinados.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Não merece a pena, há gente que não tem capacidade de raciocínio. Não é culpa deles, nasceram assim.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Podes então elucidar aqui os ignorantes, eu fui levar as vacinas porque fiquei convencido que depois de as levar ia viver até aos 900 anos, não me digas que me mentiram?
          Se todos fossemos vacinados continuariam pessoas a morrer, a vacina previne, mas se tiveres um sistema imunitário mais baixo, mesmo vacinado há uma probabilidade de morrer.
          Caso nem tenhas ainda reparado é que o número de mortes baixou drasticamente, nas talvez foi por terem lido um versículo bíblico.
          Eu acho que as vacinas se focem em supositório, não havia negacionistas, até iam para as filas 3 x ao dia.

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Sim Barao, mentiram-te e foste enganado. Muitos de voces vao na conversa da comunicacao social depois dao-se mal.

      2. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        ahahahahahah socorro
        ” Estamos 90% vacinados.” -> dos que podem ser vacinados, vai ver em que faixa de idade é que tem surgido mais casos e quem anda a passar aos avózinhos!

        A vacinação na melhor das hipóteses tem eficácia em evitar que 93% das pessoas fiquem com sintomas graves e possam morrer, logo adivinhaste, não vai funcionar em toda a gente! Daí o governo querer apertar as medidas agora para evitar o crescimento e evitar que estes eventuais 7% de pessoas que possam morrer ou ficar com mazelas graves sejam da menor percentagem de população possível lol que comédia de lógica que estes iluminados trazem.

        “Olha temos 100% de vacinados, agora só morrem vacinados logo a vacina não funciona” -> elementar meu caro Watson!

        #eupensoquesoumesmointeligenteepensoforadacaixamassougrandecalhau

    4. Avatar de Dani
      Dani

      Então porque se continuam a contar e a valer os casos? Se não impede a infecção, para que serve o certificado? Se a vacina é tão boa e impede tudo o que dizes. Então o porquê de tantas restrições se temos praticamente tudo vacinado?

      1. Avatar de Corvo
        Corvo

        é bater no ceguinho.. vamos passar o próximo séc. nisto se nd fizermos… encher o cu das farmacêuticas e políticos corruptos a encher bolsos e a ganhar créditos com os dormentes que “comem de cebolada todos os dias”

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          já enchias com todos os paracetamol, benuron, entre outros comprimidos. Só agora é que acordaste?

    5. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Carolina Costa, nesta questão você é que não está a utilizar a cabeça.

      Se impede que os infectados adoeçam de forma grave, ou severa, e estando a maioria, a enorme maioria da população já vacinada, então qual o receio da pandemia? Porque é que são necessárias todas estas medidas?
      É contraditório! Completamente contraditório!

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Porque não evita a 100% como nenhuma vacina evita! ou os 7% são para mandar para debaixo do tapete?

        É realmente contraditório estar com receio que o número de infetados possa crescer de tal forma que esses 7% em vezes de serem 15 pessoas por dia sejam 150 e para isso tomar medidas!

        Que parvos que eles são.

        #eupensoquesoumesmointeligenteepensoforadacaixamassougrandecalhau

    6. Avatar de Corvo
      Corvo

      basta de ressalvar que dps ainda tem a agravante de cada organismo reage de maneira diferente!.. até pode prevenir eficazmente o virús semanas dps AVC, etc etc… que tal estudar tipo o caso a caso!… não haverá por aí alguém imune!… e fazer se estudos!?! não?!?! não interessa às farmaceúticas né!?!? as mm que não são responsáveis por mortes… ahaha essa é boa…

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        que é isto? qualquer vacina que tome não vai fazer com que o seu organismo reaja daqui a 50 anos, se passado 8 semanas não teve qualquer sintoma grave a probabilidade de ter é inferior a ganhar o euromilhões.

        #eupensoquesoumesmointeligenteepensoforadacaixamassougrandecalhau

  12. Avatar de dude
    dude

    Eu tomei a vacina. E usei um pouco o cérebro. (Ha aqui muitos que deveriam esperimentar também.) Tomar a vacina, nao te torna o super homem. A vacina faz com que se fores infectado, não tenhas sintomas graves (95% probabilidades). Porque os “poucos” que ficam infectados com sintomas graves, vão ficar rabo para ar entubados numa cama de hospital. Gastando recusos humanos e técnicos até á rotura. Depois queres ir lá pedir ajuda porque o teu corte de coca foi mal feito, ou estás a ter mais um AVC e não tens ninguém para te ajudar, porque estão a ajudar um asno, disse que proteção é ter a santinha na cabeceira. Tomar a vacina é reduzir a saturação dos hospitais. É reduzir os sintomas ao mínimo. Não faz mais nada. É a diferença entre esta merda estar toda parada ou andarmos com um pingo no nariz.

  13. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Insistir no que não funcionou, é próprio de gente doida ou que está a gozar com população… Loucura é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes, não é o que se costuma dizer?!

    https://www.bitchute.com/video/PyAuub8aDJz7/

  14. Avatar de Lucas
    Lucas

    Ainda bem que MÁSCARA NA RUA não é obrigatório.
    Ufa…

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      É por isso e a falta de respeito das distância de segurança que isto está assim!! Acho que a MASCARA NA RUA seja outra vez OBRIGATÓRIA!!

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Nunca foi obrigatório o uso de máscara no exterior.
        Foi sempre recomendado mas apenas obrigatório quando não existe a tal distância segura (2mts) que permita o ar circular livremente entre pessoas.

        Ou seja, uma pessoa sozinha no passeio não tem de usar máscara.

        Só que por comodidade muitas pessas mantém a máscara para não estar sempre a tirar e a por.

  15. Avatar de Pjs
    Pjs

    A primeira semana de janeiro calha bem. Fico sempre cansado com as festividades, e passo a primeira semana de molho e de pijama em casa a comer bolo- rei…..mas que grande Ps!!!!….Obrigado.

  16. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Afirmação admitida pelo próprio CEO da gigante farmacêutica Bayer, Stefan Oelrich, na Cimeira Mundial de Saúde.

    “AS INJECÇÕES MRNA SÃO TERAPIA GENÉTICA PROMOVIDAS COMO “VACINAS” PARA ENGANAR O PÚBLICO”

    https://www.bitchute.com/video/u5JxQARy63Ig/

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Ver com muita atenção a partir do minuto 1:00 do vídeo.

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Vídeo = fake new

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          ??? Falso?
          Tu não és normal.
          No que é que baseias a tua afirmação?

        2. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Algo não deixa de ser real só porque assim o desejamos.
          Eu também gostaria muito de ser milionário, mas pelo simples facto de o desejar, não significa que assim o venha a ser.

  17. Avatar de Barbosa Silva
    Barbosa Silva

    E como ficam os turistas estrangeiros sem certificado digital? Não podem entrar em restaurantes nem em espaços turísticos?

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Apresentam um teste negativo das últimas 48h.

    2. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Segundo sei, há que ter um teste com resultado negativo efectuado há menos de 48 horas.
      Espero que não alterem. Vou a Portugal em dezembro.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pelo que o governo indica só mesmo com certificado. Comam no hotel, peçam Uber eats.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Em Portugal não sei, mas aqui em França quando se faz um teste e o resultado é negativo, há um certificado digital que é emitido.

  18. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Uma notícia d’ “O Público” para ajudar a perceber o que muda e quando.
    https://www.publico.pt/2021/11/25/politica/noticia/testes-certificado-teletrabalho-semana-contencao-saiba-muda-proximos-meses-1986361

    Quanto à eficácia das vacinas, basta comparar os gráficos do post. Há muito tempo que já todos perceberam a eficácia da vacinação, menos os anti-vacinas, que continuam histéricos.

  19. Avatar de Rui
    Rui

    Tantos virulogistas doutorados…….
    As vacinas salvam vidas, ponto!

    Esqueçamos esta vacina da Covid e vamos ao início, comparem a evolução de mortes por ano em Portugal e actualmente:
    https://www.publico.pt/2015/04/12/sociedade/noticia/programa-de-vacinacao-comecou-ha-50-anos-quando-a-poliomielite-matava-em-portugal-1692136
    https://www.pordata.pt/Portugal/taxa-bruta-de-mortalidade-e-taxa-de-mortalidade-infantil-528

    Comparem bem a taxa de mortalidade infantil em 1960 com a actualidade, em que os recém-nascidos recebem logo várias vacinas!!!!! Isso mesmo, mal nascem já são vacinados.
    Então em 1960 tinhas + de 77 crianças mortas em cada 1 000.
    Em 2020 morreram em Portugal 2,4 crianças em cada 1 000! É só das taxas de mortalidade infantil mais baixas do mundo!!!!

    Aos caros negacionistas expliquem lá como é que esta taxa caíu a pique….. a partir do momento que foram introduzidas as vacinas obrigatórias em Portugal!!!!!

    1. Avatar de Several Definitions
      Several Definitions

      A medicina de há 60 anos para cá não evoluiu. Permaneceu estática. As condições de vida também não melhoraram.
      Posto isto torna-se por demais óbvio que comparar a taxa de mortalidade infatil de hoje com a de há 60 anos atrás é um raciocinio perfeitamente lógico e válido.
      O Expresso até noticiou que se não fossem as vacinas, o escorbuto ainda hoje dizimava as populações costeiras. Os milagres do sumo de laranja administrados diretamente na veia sanguinea…
      Isto prova que as vacinas são tão eficazes que deviam passar a fazer parte do pequeno almoço de toda a gente. E quando a FDA as aprovar sem regime de uso excecional por emergência se calhar a dose diária recomendada até deveria passar a duas de 0,3mL, uma de manhã e uma antes de ir dormir, só para o caso de alguém ficar com os ombros destapados enquanto dorme e ter dor de garganta na manhã seguinte.
      É preferível isto que perecer de uma doença com aproxidamente 98% de taxa de sobrevivência se considerarmos todas as faixas etárias.

    2. Avatar de Tempo ao tempo
      Tempo ao tempo

      Issac Newton, faleceu com 84 anos no século XVIII. Quantas vacinas levou, ó crente de sacristia?
      Assina antes Rui, o tontinho.

  20. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Afirmação admitida pelo próprio CEO da gigante farmacêutica Bayer, Stefan Oelrich, na Cimeira Mundial de Saúde.

    “AS INJECÇÕES MRNA SÃO TERAPIA GENÉTICA PROMOVIDAS COMO “VACINAS” PARA ENGANAR O PÚBLICO”

    https://www.bitchute.com/video/u5JxQARy63Ig/

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      O futuro dirá qual o resultado de tudo isto.

    2. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      E? Isso deve-nos preocupar porque? A edição genética pode servir para erradicar a Parkinson’s, mas vá debite outra barbaridade que tenha no baralho de cartas!

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Claro, aliás que estupidez da minha parte pensar que os laboratórios e farmacêuticas não eram altruístas.
        É evidente e de conhecimento geral que quem necessita de medicina (remédios) eles até oferecem, nunca pedem nada em troca.
        Certo?
        Por isso a alteração genética é para teu benefício não é para o deles

        Dia 25, não te esqueças de aguardar pelo pai Natal.

      2. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Se a estupidez fosse música, tu eras um saxofone

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Se os vacinados vão todos morrer, qual o vosso problema, ficam com mais espaço para vocês, os iluminados.
          O vosso problema é quem é que depois vos vai atar os atacadores dos sapatos

        2. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Se a estupidez fosse futebol, tu eras um pino.

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Tu também acreditas que os laboratórios e as farmacêuticas estão preocupadas com alguém em vez de ser com o lucro?
            Olha, mais um que acredita no pai Natal.

  21. Avatar de Tempo ao tempo
    Tempo ao tempo

    Quando o tema é política esta m está ao barrote. É só assalariados dos partidos. Isto é Portugal, da política e da bola. Pequenos, pequeninos! O c da Europa sempre a fazer rir.

  22. Avatar de José Sócrates
    José Sócrates

    Estas vacinas só têm três objectivos: diminuir fortemente a população mundial (o controlo populacional de que Bill Gates falou); preparar para o grande reset, em que seremos todos escravos da elite; enriquecer ainda mais os multimilionários, que só á custa da venda de vacinas facturaram já largos milhares de milhões de euros.
    Não acordem que não é preciso.

  23. Avatar de Ka
    Ka

    “Testes negativos para todos os voos.”

    Alguém sabe que tipo de testes e se as pessoas com vacinas estão abrangidas?

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Testes PCR ou antigénio (nāo os autotestes).nas últimas 48H.
      Há pouco tempo um familiar meu veio do Luxemburgo, quando se exigia ou certificado de vacinação ou testes. Os testes no aeroporto custavam 240€ e tinham uma fila gigantesca.
      Agora que os testes são sempre exigidos, convém tratar disso antes de ir para o aeroporto.

  24. Avatar de John Doe
    John Doe

    As pessoas têm de perceber que as vacinas, como já foi dito aqui várias vezes nos comentários, não curam o covid, mas ajudam a prevenir casos graves e mortes. No entanto ajudam também a impedir que se desenvolvam novas variantes do vírus. Essa última é uma parte importantíssima do uso da vacina.
    Várias pessoas aqui dizem “então se estão vacinados, qual é o medo da pandemia?”. O medo é exatamente o de se desenvolverem novas variantes, mais letais, mais fortes e que tornem obsoletas as defesas do corpo com as vacinas atuais. Daí ser taaaaaão importante que todos se vacinem o mais rápido possível e que se cumpram todas as medidas de segurança, de modo a que se anulem futuras variantes e finalmente se consiga conter a pandemia. Deu para entender?

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Guarda este teu comentário durante uns meses, depois volta a ler o teu comentário e verás o quão errado estás.

    2. Avatar de Dani
      Dani

      John Doe, então se ajudam a previr e tem alta taxa de eficácia, porque temos restrições? Quando temos praticamente toda a população legivel vacinada?

      As pessoas que morrem, estão ou não vacinadas?

      O medo é exactamente isso que te faz, mantem-me controlável!

    3. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Esquece, há pessoas que não entendem o significado de prevenção e parece que se esqueceram o que aconteceu o ano passado.
      Não está a ser feito nenhum confinamento, nem restrições de circulação mas medidas de prevenção em locais específicos assim como a toma da 3ª dose.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Confinamento será entre a partir de fevereiro ou março. Apontem este comentário.
        Em fevereiro ou março, globalmente estaremos em confinamento em todo o planeta.

    4. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Repara no seguinte.
      Desde que foram aprovadas as vacinas anti COVID, já houve três explicações diferentes pars justificar a toma das vacinas.
      E não deram as três explicações em conjunto desde o início o que faz toda a diferença.

      Primeira explicação: previne a infeção e contágio

      Segunda explicação: reduz a severidade durante a infeção

      Terceira explicação: evita a criação de variantes

      PS: juntando a isto o facto de terem dito desde o início que as vacinas não iriam alterar o código genético, e agora pela boca do CEO da Bayer descobre-se que sim alteram.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Mas eu sou um corte defensor do livre arbítrio. Cada um tem o direito de fazer as suas próprias escolhas.
        Eu escolho não tomar qualquer vacina anti COVID, mas apoio quem queira tomar, estão no vosso direito.
        Só porque tenho uma opinião diferente, não tento impor esta minha opinião aos demais tal como os defensores da toma das vacinas anti COVID estão a fazer, onde até já é obrigatória a toma em alguns países.

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Forte defensor*

          1. Avatar de Eu sei lá
            Eu sei lá

            Eu escolhi fazer tudo o que me era possível para não transmitir o vírus, o que inclui vacinar-me.
            Tu escolhestes não te vacinares.
            Se ficares em casa não tenho nada a dizer.
            Se trabalhas no mesmo local de trabalho ou andas nos mesmos transportes públicos já tenho uma palavra a dizer: vacina-te ou faz testes periódicos – ou vai para a pu** que te pariu.

        2. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Se és um defensor do livre arbítrio, porque partes para as ofenças quando as pessoas não estão de acordo com as tuas convicções/opiniões?

          1. Avatar de rui
            rui

            Boa pergunta!
            🙂

          2. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Ofensas? Quais ofensas? Não será defesas? Se alguém for mal educado comigo, leva sempre troco. Se for bem educado, eu também sou.

          3. Avatar de rui
            rui

            FALSO!
            Não foi ofensivo e levei logo com ofensas. E Claro que respondi a Letra.

        3. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Rui, lê novamente os teus comentários. Depois analisa e verás que o que eu te disse, foi sempre em resposta e nos mesmos termos.

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Rui, chamar besta a uma pessoa não é um insulto?
            E há mais exemplos.

            “Moral: Se o Governo não faz nada….. bestas
            Se faz algo…. bestas”

          2. Avatar de rui
            rui

            Vai ler e vais ver quem começou.
            21.01 eu
            “De forma que, se as vacinas anti COVID alterarem negativamente o sistema imunológico”
            A serio????? Só podes estar a brincar…

            Não dizes uma para a caixa. Agora a conversa é que as vacinas alteram o sistema imunitário para pior????

            Já nem sabes o que inventar.
            Já vi que as discussões contigo não valem a pena, pois inventas novas ideias ao longo da conversa

            fica na tua que eu fico na minha

            21.09 Bruno
            Grande Rui que não sabe que o sistema imunológico enfraquece á medida que se envelhece.

            Deves ser o limpa cus do hospital, só pode.

            Daqui para a frente foi sempre a piorar

            novamente: estas a mentir

          3. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Começa pelo início e não pelo meio.

          4. Avatar de rui
            rui

            “Rui, chamar besta a uma pessoa não é um insulto?
            E há mais exemplos.

            “Moral: Se o Governo não faz nada….. bestas
            Se faz algo…. bestas””

            Onde te chamei besta?????? Por acaso até foi ao Governo, mas ja vi que levas para onde te interessa. Ou nao sabes ler….

            A Sério

          5. Avatar de rui
            rui

            “Começa pelo início e não pelo meio.”

            Em vez de mentires mostra me o primeiro link onde te respondo com ofensas ANTES de tu começares….
            Please

          6. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Rui, chamaste besta ao governo sim, mas está implícito que alguém que reclama de tudo nos termos que colocaste é alguém tolo, aliás até foi por aí que querias ir…ou não é?
            Estavas a chamar tolo a quem reclama.

          7. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Ou estavas a fazer um elogio quando disseste isso? Era um elogio?

          8. Avatar de rui
            rui

            Desculpa la mas tu sabes ler?

            Esta implícito que te chamei tolo????

            sindrome do calimero?

            Já vi que não dá para conversar contigo.
            Achas que estão todos contra ti e que todos os posts são contra ti….

            Ok . Boa sorte

          9. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Mais três elogios da tua parte, não são insultos não é?

            Calimero, analfabeto, e tolo novamente por não se conseguir conversar comigo.

          10. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Quem diz o que quer, ouve o que não quer.
            Neste caso é quem escreve o que quer, lê o que não quer.

          11. Avatar de rui
            rui

            desculpa la mas tens mesmo a mania da perseguição não é?
            Se eu chamar o costa de arrogante etc…. vais levar que é para ti?

            Continua a falar e escrever o que te interessa, que para mim esta pseudo conversa terminou.

            Bom voyage et au revoir

          12. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Então quando disseste que reclamo por fazerem e reclamo por não fazerem, o que é que querias dizer com isso?

            Dizes que não é um insulto, então é o quê? Um elogio?

            Explica.

          13. Avatar de rui
            rui

            Quem diz o que quer, ouve o que não quer.
            Neste caso é quem escreve o que quer, lê o que não quer.

            Isso é mesmo par ti!

            Não mereces, pois levas as coisas para o que te interessa e fazes te de coitadinho, o que não és de todo.
            Apenas serve a tua conversa da trea.

            Agora sim, estou a chamar te de tecla 3 (DEF) e não volto a responder te.

          14. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            És muito sensível. Olha, desculpa qualquer coisinha.

            Quando se diz que alguém reclama por uma coisa e reclama pelo inverso, esse alguém é mentalmente instável, alguém que não tem as ideias em ordem. De forma que dizer isso de alguém é um insulto sim.
            Porque só um tolo pode defender duas coisas antagónicas ao mesmo tempo.
            Entendeste ?
            E não precisas responder, basta que entendas.

      2. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        E cumpriram com isso tudo lol

        Primeira explicação: previne a infeção e contágio -> abriu-se tudo e os casos não subiram exponencialmente -> check

        Segunda explicação: reduz a severidade durante a infeção -> mais casos, menos internados e menos mortes -> check

        Terceira explicação: evita a criação de variantes -> novas variantes vindas de zonas com pouca vacinação -> check

        #eupensoquesoumesmointeligenteepensoforadacaixamassougrandecalhau

  25. Avatar de AM
    AM

    Para restaurantes não chega um teste negativo, tem de ser mesmo com o cerificado?

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Chega o teste.
      Havia restaurantes que faziam testes no local.
      Havia restaurantes que pediam certificados (uns viam se estava válido com o telemóvel, outros olhavam só apara ele sem conferir nada e outros não pediam).
      Suponho que agora seja igual.

    2. Avatar de meister
      meister

      Isso não esta claro pelo que tenho investigado…
      Em nenhum lugar referem que para aceder a restaurantes pode-se usar teste.
      Inclusive no discurso do Pm não refere nada relativamente a isso, logo a partida quem não tiver certificado digital passa a ser um Pária.

      1. Avatar de meister
        meister

        Como complemento…
        Jorge Bacelar Gouveia no Facebook:

        “Mais uma aberração jurídico-constitucional da Assembleia da República e sobretudo de quem propõe que a limitação de direitos, liberdades e garantias se faça por resolução do Conselho de Ministros, numa evidente e proibida “deslegalização” da competência legislativa em sensível matéria!
        É urgente que os Deputados tenham uma formação básica de Direito Constitucional, pois qualquer aluno que defendesse o que foi aqui aprovado chumbaria no 1. Ano a esta disciplina!
        Há dois anos que continuam a não aprender nada.
        Que venha depressa a dissolução!
        Rir para não chorar!”

  26. Avatar de Memória
    Memória

    Não se preocupem:
    https://www.pharmacytimes.com/view/new-vaccines-in-the-pipeline-2020

    . . . Atualmente, um total de 2.612 vacinas estão sendo investigadas para uma série de doenças infecciosas,
    incluindo Zika, Ebola, Lassa, Nipah, síndrome respiratória do Oriente Médio coronavírus (MERS-CoV), HIV
    e doença coronavírus 2019 (COVID-19). . . . .

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      o mundo vai acabar, vão restar uma série de iluminados dos quais tu vais fazer parte!

      #eupensoquesoumesmointeligenteepensoforadacaixamassougrandecalhau

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        O mundo acaba todos os dias, para alguns, e assim vai continuar a ser.

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          O que é a Monsanto e aquele cromo têm a ver com a Bayer e o seu CEO? Qual a relação entre ambas?

          1. Avatar de Memória
            Memória

            https://media.bayer.com/baynews/baynews.nsf/id/Bayer-closes-Monsanto-acquisition

            A Bayer comprou Monsanto em 2018, criando o que foi chamada a mais “evil corporation in the Planet”.
            Monsanto criou e.o. sementes GM estéreis depois de 1 geração , e toda a espécie de herbicidas cancerígenos/ ou suspeitos de o ser

            Eu disse ao “Chalupa” que devia ser ser ele a tomar as 2.612 vacinas que estão a ser desenvolvidas estes últimos anos.
            Acho tão “saudável” como beber meio litro de Glyphosate, também desenvolvido por Monsanto.

            Há muitas dúvidas se todos os “grandes leaders” tomaram realmente as “vacinas” ou soluções salinas; p.ex. muitos do topo da classe política dos USA estão isentos.

            Na Holanda o ministro da saúde foi fotografado pelo menos 3 vezes a ser vacinado em público quando só havia uma dose.

        2. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Já me fizeste rir. Assim se vê quão boas as vacinas são e a trapalhada disto tudo.

  27. Avatar de Bicho
    Bicho

    Television = tell lies to your vision

    Fear = false evidence appear real

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Youtube = believing in some random dude conspiracy dont make you intelligent

      Brain = thinking that because you are a minority you are corret isnt always right

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Independentemente da fonte da informação, uma só fonte nunca pode ser suficiente. Só porque alguém coloca um vídeo numa qualquer plataforma na internet, não é sinónimo de que a informação no vídeo seja falsa, tal como tudo o que se vê na televisão não é necessariamente verdade só porque passa na televisão.

  28. Avatar de Memória
    Memória

    Um curto (17 minutos) video que explica em termos que qualquer um pode perceber
    porque razão as “autoridades” estão em pânico total com a nova variante que
    *segundo as notícias em que não posso confiar* apareceu agora na África do Sul.

    Best Explanation I’ve Seen About Why the Covid Jabs Are Killer Shots
    https://rumble.com/vlvhy5-best-explanation-ive-seen-about-why-the-covid-jabs-are-killer-shots.html

  29. Avatar de Memória
    Memória

    https://tinyurl.com/2p93zeps
    (https://www.news-medical.net/health/What-is-Gain-of-Function-Research.aspx)

    O que é pesquisa de ganho de função?

    Por Michael Greenwood, M.Sc.
    Avaliado por Sophia Coveney

    . . .
    A pesquisa de ganho de função refere-se à passagem em série de microrganismos para aumentar
    sua transmissibilidade, virulência, imunogenicidade e tropismo do hospedeiro pela aplicação de
    pressão seletiva a uma cultura.

    . . . .

  30. Avatar de Memória
    Memória

    Em https://www.thegatewaypundit.com/2021/11/four-botswana-nu-variant-patients-fully-vaccinated/

    está o comunicado das autoridades de Botwana sobre os primeiros casos detectados da nova variante
    Omicron (B.1.1.529)