Motores/Energia

37 novos radares de velocidade já em setembro! Saiba os locais…

85 Comentários

Nos últimos tempos temos vindo a falar dos radares móveis e da sua instalação em vários pontos do país. De acordo com as informações mais recentes, estes radares começarão a funcionar já a partir de 1 de setembro, assim como alguns de velocidade instantânea. Conheça os locais…

37 novos radares de velocidade já em setembro! Saiba os locais...


A partir do dia 1 de setembro haverá novos radares de controlo de velocidade a funcionar em todo o país. Segundo revelação do JN, no total serão 37 novos radares, sendo que 12 serão radares de velocidade média. Os radares de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam se os mesmos andaram mais depressa, entre dois pontos de um determinado trajeto.

Os radares de velocidade média têm, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42.

37 novos radares de velocidade já em setembro! Saiba os locais...

Radares de velocidade média a funcionar a partir de 1 de setembro

A1

  • Santarém (65,2 quilómetros);
  • Mealhada/Anadia (217,4 quilómetros);

A25

  • Águeda (42,5 quilómetros);

A3

  • Braga (38,1 quilómetros);
  • Trofa (16,9 quilómetros);

A42

  • Paços de Ferreira (9,1 quilómetros);

EN10

  • Montijo (75,7 quilómetros);
  • Vila Franca de Xira (110,7 quilómetros);

EN109

  • Figueira da Foz (100,7 quilómetros)

EN 211

  • Marco de Canaveses (1,4 quilómetros);

IC19

  • Sintra (8,2 quilómetros);

IC2

  • Loures (9,8 quilómetros);

Radares de velocidade instantânea a funcionar a partir de 1 de setembro

A1

  • Vila Nova de Gaia (292,9 km);
  • Vila Nova de Gaia (292,4 km);

A2

  • Albufeira (233,1 km);

A44

  • Vila Nova de Gaia (4,5 km)

A7

  • Guimarães (33,3 km; 33,7 km);

EN101

  • Guimarães (110,7 km);

EN103

  • Barcelos (22,9 km);

EN105

  • Santo Tirso (20 km);

EN109

  • Figueira da Foz (110,4 km);

EN119

  • Benavente (28 km)

EN125-10

  • Fato (1,4 km)

EN14

  • Maia (6,1 km);

EN18

  • Belmonte (19,6 km);

EN206

  • Fafe (46 km);

EN234

  • Nelas (88,7 km);

EN251

  • Coruche (39,2 km);

EN252

  • Palmela (5,2 km; 9 km);

EN260

  • Beja (13,4 km);

EN5

  • Montijo (6 km)

IC17

  • Loures (19,1 km)

IC2

  • Coimbra (183,3 km);
  • Águeda (239 km);

IP7

  • Lisboa (3,4 km);

Radares de velocidade instantânea com data a anunciar

A20

  • Porto (9,8 km);

A29

  • Vila Nova de Gaia (48,7 km; 48,8 km)

A43

  • Porto (1,7 km; 1,8 km)

EN114

  • Montemor-o-Novo (170 km)

EN125

  • Albufeira (74,6 km);

EN6-7

  • Cascais (2,7 km)

IC1

  • Alcácer do Sal (548,6 km)

IC17

  • Loures (14,2 km)
  • Odivelas (17,9 km)

IC2

  • Coimbra (190,8 km)

IC8

  • Sertã (115 km)

IP3

  • Coimbra (49,9 km);

Radares de velocidade média com data a anunciar

A29

  • Vila Nova de Gaia (45,8 km; 47,3 km;
  • Santa Maria da Feira/Espinho (35 km);

EN18

  • Évora (276,1 km);
  • Beja (366 km)

EN378

  • Sesimbra (13,2 km);

EN4

  • Alcochete (24,8 km)

IC1

  • Palmela (539,2 km)
  • Ourique (680 km; 686,9 km);

IC2

  • Rio Maior (65,3 km)

Segundo a ANSR, os radares baixam os acidentes mortais em mais de 70%.

Também pode gostar

Comentários

85

Responder a JL Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Deviam era meter radares disso em algumas ruas de algumas cidades, há ruas onde é suposto circular-se a 50km/h máximo, com passagem para peões, escolas, etc e há carros e motas a acelerar a 100km/h.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Radares de velocidade média não funcionam em ruas de algumas dezenas ou centenas de metros. Servem para impor a lei aos prevaricadores controlando-os em auto estrada ao longo de dezenas de kilómetros.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        A solução seria radares fixos, por exemplo mas para a velocidade instantânea e não média?!
        A desvantagem é que os radares operados dentro das localidades são geralmente colocados em pontos estratégicos para altas velocidades e não para “alto” perigo eu diria, sendo operados por exemplo em retas ou terminações de localidades onde o pessoal começa a exceder o limite por 20+ km/h

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Grunho , a maioria nem está em AE.
        Aposto q aquele de Alcácer é de 70kms/h.
        Não vão descansar enquanto nao meterem toda a EN parao o Algarve a 70. Vais a ver looolooolool

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          A Brisa até esfrega as mãos.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Os radares são para faturar não tem nada a ver com segurança rodoviária

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Precisamente.

    3. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Concordo. Eu já comecei a evitar as auto-estradas e circular em ruas normais, para evitar os radares.
      Mas como o tempo para a viagem é o mesmo… a velocidade tem de se manter…

  2. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    O Papa vai perdoar as multas.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      O papa não volta cá e o perdão já tem data limite de validade.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Perdoam no Natal, o Martelo é um mãos largas, chega ao Natal e perdoa multas e mete bandidos na rua.

  3. Avatar de bruno
    bruno

    Mais uns milhares para o cofres do estado …bora, sempre a somar

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Outra vez a mesma conversa.
      Respeita os limites definidos na lei, se não gostas deles então vota noutros representantes para alterar isso, ou promove referendo.

      1. Avatar de EEQTR911
        EEQTR911

        Deves ser daqueles que diz que não passa dos 50…

        1. Avatar de G.
          G.

          Ele tem razão se apanhas uma multa de velocidade de quem é a culpa? Do policia que lá colocou o radar ou do infrator que excedeu a velocidade máxima?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sr G. Vc é muito naif, deixe que lhe diga looolooolool

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Porque não colocam limitadores nos motores dos carros…hoje a tecnologia permite isso, mas secalhar não é viável €€€€ certo ?? Acham mesmo que instalar de radares reduz os acidentes ?? EPA já chega de ser tapado para não dizer outra coisa, vocês continuem assobiar para o lado a fingir que estado bem …a mim não me enganam…

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Não há lei nenhuma que impeça de por limitador no carro. Quem quiser instalar que o pague. Quem não quiser, que conduza com atenção aos limites ou que abra os cordões à bolsa quando for apanhado.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ó @Grunho, o limite era 80. Meteram o radar e baixaram para 50. O que achas que isto é? Acorda!!!

          2. Avatar de G.
            G.

            Pera ai, existe uma lei que desde 06/2022 os carros novos são vendidos com limitador obrigatórios (Cat. M e N)

          3. Avatar de Castro
            Castro

            Yamahia, caso não saibas o limite em estradas nacionais dentro de localidades sempre foi de 50, não é preciso aparecer um sinal para que seja esse o limite!

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Castro, com um limite de 80 kms/hora está a 2ª circular, constituída pelas avenidas Marechal Carmona, General Norton de Matos e Eusébio da Silva Ferreira, mais dentro da cidade do que a Av Santos em Castro. Que, ao contrário daquelas, não tem perigos nenhuns motivados por entradas e saídas constantes para diversas urbanizações e bombas de combustível e tb não faz paralelo com nenhum jardim como o do Telheiras que nem sequer beneficia de um rail de protecção.
            Então, porque razão reduziram a velocidade da Santos & Castro de 80 para 50? Ao mesmo tempo que meteram radares??

          5. Avatar de Castro
            Castro

            Yamahia, a 2º circular é uma via rápida. A av Santos & Castro é uma rua com passeios e algumas passadeiras e semáforos.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é nada e não tem passadeiras ou semáforos. Isso a acontecer é no fim à chegada à rotunda que dá acesso à civilização junto ao Campo grande.
            A Av Santos e Castro é uma via com perfil de AE para todos os efeitos e bastante mais segura e folgada que a 2ª Circular!
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq94SJY5jZ9l8F3qK_g?e=V5deIe

          7. Avatar de Castro
            Castro

            Yamahia, é irrelevante que Av Santos e Castro pareça uma via com perfil de AE, ela não é uma AE e não é uma via rápida, ela tem passeios em quase toda a sua extensão e existem semáforos e passadeiras.
            Vais ter que pedir para retirarem os passeios para que não haja peões

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Deves estar a confundir com outra Av.
            Não tem passadeiras nem semáforos. Tens a foto e o perfil é esse desde a Ameixoeira até ao Campo Grande!
            Aliás, está inclusivamente proibida a circulação de peões ao redor da Santos & Castro!
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrIFwsNrkvtU3NOSPUw?e=t7UUNt
            Espero que tenhas ficado esclarecido

            Outra pior que esta, ainda assim melhor que a 2ª Circular é a Av. António Spínola mas está limitada a 80. Nada a apontar!

          9. Avatar de Castro
            Castro

            Yamahia, tens cá uma piada, sempre a tentar atirar areia para os olhos! Vai ver como é a Av. ao longo do aeropoto

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sei bem como é @Castro.
            O acesso ao terminal de carga faz-se pir uma via independente. Nada a ver com a Santos & Castro.
            Tudo isto não merece discussão. Ao limitarem a velocidade de 80 para 50, ao mesmoque instalavam os radares, Houve neste caso, assim como noutros, evidente má fé por parte das autoridades que apenas buscam o lucro.
            https://www.publico.pt/2022/05/31/local/noticia/rede-eficiente-20-novos-radares-comecam-quartafeira-funcionar-lisboa-2008361

          11. Avatar de Castro
            Castro

            ??? ninguém aqui anda nos acessos ao terminal de carga! deixa de ser vesgo.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vesgo és tu ma man. Cura-te. É o único local onde podes andar a pé e já não faz parte da av. em questão! Tb queres chamar à baila a Quinta do Lambert? Já agora a Alvaláxia?? Triste!
            Portanto aceita que dói menos e a menos que ganhes comissão com essas multas, não estou a perceber pq está a tentar braquear a situação e pq ficas tão irritado por finalmente perceberes que é mais que evidente caça à multa!

        2. Avatar de Aindanaoseitudo
          Aindanaoseitudo

          Achas que algum Governo quer limitar a velocidade dos carros?
          Depois onde iam buscar o sustento?

          E o que mais me incomoda é alguns analfabrutos de PT pensarem que os radares servem para prevenção.

          Vão por exemplo, a Tenerife ver o que é prevenção com radares nos sítios perigosos, e todos respeitam não porque esta lá um radar, mas porque é uma zona mesmo perigosa.

          Arrisco dizer que em Portugal se 5% são mesmo para prevenção, os restantes são para caça a multa, porque de perigoso não vi/notei/senti nada.

          1. Avatar de G.
            G.

            A verdade é que o tuga não gosta de cumprir os limites de velocidade é sempre + 15Kms +10Kms acima do limite. Depois temos os azeiteiros com as repros nos carros o gang dos Seats Ibizas e outros, que andam sempre a chorar porque são perseguidos pelas autoridades.

      3. Avatar de Lulu
        Lulu

        Eu adoro quem fala assim…Gostava de te ver numa EN a 50 km/h

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Esse é daquelas coisas que se consegue evitar pagar. É só cumprir as velocidades.

  4. Avatar de Zé Manuel
    Zé Manuel

    Mais uns milhões para o Kosta

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Olha outro com a mesma conversa do @bruno

    2. Avatar de JL
      JL

      Se quisessem milhões metiam se a multar as pessoas com multas mais simples, nem precisavam de gastar milhões em radares.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Para isso são precisos policias, quando tiverem camaras para autuar essas infrações simples também o farão, sempre com o objectivo de facturar, é isso que eles se gabam, não se gabam de ter baixado a sinistralidade “naquele sitio” a sinistralidade baixa por outros factores, como a segurança dos carros que cada vez é melhor e há cada vez menos carros antigos, isso sim, agora a gente vai a 120 na AE, de repente aparece o sinal 80 e um radar logo a seguir, isso é para quê? Aumentar a segurança?

  5. Avatar de Antonio Duarte
    Antonio Duarte

    Que tal alguém inventar um UBER multas? Isso é que era !!!! Qualquer ilegalidade, e quem mandasse mais rapidamente o video da ilegalidade, ganhava 20% do valor da multa.
    Pessoalmente ficava nas rotundas 😉 tinha ordenado ao final do mes !!!!!

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Percebo a ideia mas tens de deixar isso para as autoridades competentes (as vezes…) fazerem o trabalho delas.
      Implementar o que sugeres é voltar atrás ao 25Abril…

    2. Avatar de Lulu
      Lulu

      Até podia resultar, mas passava tudo a comprar carros velhos, carroças, trotinetres pa conseguir cumprir os limites.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    O quê? arranjar as nacionais e as auto estradas (que pagamos)??? Nahhh isso não dá lucro, bora meter radares!

  7. Avatar de JL
    JL

    Mas a haver caça à multa porque é que dizem onde vão estar ? Só doidos.

    1. Avatar de Lulu
      Lulu

      Porque mesmo dizendo, a velocidade é tão mas tão baixa que é impossível cumprir.

  8. Avatar de jotabê
    jotabê

    Não me parece que a informação na primeira listagem (Radares de velocidade média) esteja correcta…
    Dá a entender que a velocidade média é medida ao longo de xx,x quilometros, mas na realidade começa no quilometro xx.x.

  9. Avatar de Joaquim Ribeiro
    Joaquim Ribeiro

    mais vale andar de carro de bois

    1. Avatar de JL
      JL

      Esses sim, e só gastam quando estão parados. Lool

  10. Avatar de Carlos Rock
    Carlos Rock

    Acho muito bem esta medida. Deveria ser aplicada nos IC’s em especial no IC5 que é onde uma pessoa não consegue circular ao limite máximo definido que vem logo atrás uns atrasados mentais colados à traseira para nos pressionar a acelerar.

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      É quando eu passo a andar mais devagar…

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Encosta à direita!!!

      1. Avatar de Castro
        Castro

        porque carga de água é que alguém se vai encostar à direita numa estrada nacional?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Esse IC5 tem faixas de ultrapassagem na maior parte do percurso.

          1. Avatar de Castro
            Castro

            Isso não é verdade. para cada sentido só existe faixa de ultrapassagem numa pequena parte de todo o percurso.
            E mesmo que até fosse na maioria, haveria troços onde isso não existiria, correspondendo ao que foi descrito pelo Carlos

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O IC5 durante os mais de 180 kms entre Miranda do Douro e Vila Pouca de Aguiar tem sempre uma faixa de ultrapassagem, nas subidas. Quando em plano e em rectas longas, traço descontínuo, onde é fácil ultrapassar, normalmente passa a uma faixa para cada lado.
            Inclusive, o troço entre a origem do itinerário e Vila Pouca de Aguiar foi construído com o perfil de auto-estrada, tendo sido classificada como A7!
            Se ali o amigo @Carlos Rock é apertado é pq segue na esquerda nessas subidas a ultrapassar a pisar ovos o carro da direita. Mais um rolha a provocar que todos os que vêm atrás percam o balanço na subida, não o podendo ultrapassar por causa do contínuo nessas secções. Ele que conte o resto da história a ver se não é isso!

          3. Avatar de Castro
            Castro

            Yamahia, mas estás a querer enganar quem? duas faixas num sentido só acontecem numa pequena parte do percurso. Traços descontínuos também não são assim tão comuns, tal como noutros ICs não são.
            Ninguém normal chama à A7 de IC5. A7 é A7 e IC5 é IC5.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sou eu que devo ter azar.
            https://images.app.goo.gl/jURjRnUxwJqA6RsT9
            lool
            P.s.
            Tb nao disse que o IC5 é a A7

          5. Avatar de Castro
            Castro

            Yamahia, sinceramente não sei onde é que tu foste buscar a ideia que é lógico mostrar uma única foto como prova da característica habitual duma estrada!
            Mas só para usar a tua própria foto contra o teu argumento, vê como um dos sentidos só tem uma faixa de rodagem, e agora tenta demonstrar com essa foto que é possível haver 2 faixas nesse sentido na maioria do percurso! pois…

            “Tb nao disse que o IC5 é a A7″
            O que dizes é que a A7 é IC5, o que é falso:
            ” o troço entre a origem do itinerário e Vila Pouca de Aguiar”
            foste à wikipedia e lesta as coisas na diagonal, na esperança de atirar mais areia para os olhos.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Uma foto??? loolol
            Há uma carrada delas embvarios pontos.
            E sim é uma faixa num sentidobe 2 no outro em graande parte do percuro. E volto a dizer, se numa subida verificarem nao ter andamento, para quê estar a complicar? Se não querem ser apertados, encostem á direita. Não custa nada.

          7. Avatar de Castro
            Castro

            realmente lógica não é o teu forte!

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Deve ser o teu que vês lógica em tudo looolool

  11. Avatar de André R.
    André R.

    Em França os radares de velocidade média foram removidos por não darem lucro, não compensando o investimento.

  12. Avatar de Vasco
    Vasco

    Os veículos deviam vir obrigatoriamente e de fábrica com um transponder selado. A multa deveria ser emitida automaticamente em função da velocidade praticada recorrendo-se a geolocalizacao, mal o veículo entrasse em andamento. E para não haver fugas, o valor máximo de uma eventual multa por excesso de velocidade deveria ser caucionado como condição para a validade de qualquer licença de condução. Tudo o que circulasse numa estrada pública, como bicicletas, trotinetes, motos, carros e outros veículos estaria assim devidamente controlado. Conduzir um veículo não deve ser visto como um direito mas sim como um privilégio com custos ambientais e sociais e também um risco inerente para a vida de terceiros.

  13. Avatar de AJMS
    AJMS

    Radares de velocidade média a funcionar a partir de 1 de setembro
    A1 – Santarém (65,2 quilómetros);

    Para a média é preciso 2 radares. Vejo muitas indicações do local de 1 radar a onde fica o segundo?

    1. Avatar de Castro
      Castro

      para ter toda a informação basta visitar o site do governo
      https://radaresavista.pt/infografias/

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        Castro, mantenho a duvida , nesse site indica o Radar de VM em Santarém mas não indica o segundo radar, ficamos na mesma.

      2. Avatar de AJMS
        AJMS

        Ok….entretanto já vi como se obtém a informação, é preciso carregar nos pinos.
        Santarém
        A1
        Km Inicial: 65.18
        KM Final: 59.9
        Sentido: Norte-Sul
        Limite de velocidade: 120Km/h
        BRISA

    2. Avatar de G.
      G.

      Pelo que já vi não existe placa para quando se sai da zona de controlo, apenas existe uma no inicio. O Waze avisa o inicio e o fim.

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Tambem estou com essa duvida, o proximo radar de media, na A1, segundo aqui a noticia é na mealhada.
      Ou seja se eu sair de Aveiro ou Leiria para o porto e for sempre a 180 km/h o radar de media nada faz.

  14. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Nenhum na minha zona…

  15. Avatar de @Miguel
    @Miguel

    Boas a todos, eu acho muita graça ao slogan publicitário “Os radares salvam vidas” .
    A minha pergunta para todos, é se acreditam que isso é verdade, e acreditam piamente nisso.
    Então, porque não lançam um tmb a dizer que indicar as manobras com antecedência, utilizando os indicadores de direcção (piscas), não utilizar o tlm no exercício da condução, também salvam vidas.
    Quantas pessoas já tiveram e provocaram um acidente enquanto estavam distraídas ao tlm, e não o mencionaram, porque seria penalizadas.
    Quantas vidas se perderam e perderão, porque as pessoas continuar a distrairem-se ao tlm, enquanto conduzem.
    Acordem. ….
    É que na minha opinião, o que salva vidas, é o civismo

    1. Avatar de JL
      JL

      Essas situações que referiu também dão multa, e também fazem prevenção para elas.

      Provavelmente é assim porque é a causa que mata mais, e basta consultar os relatórios deles sobre mortalidade para perceber isso.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A velocidade nc foi a causa.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se não é a causa porque é que morrem mais em nacionais e AE que na cidade ? Sendo que na cidade existem muitos mais acidentes ?

          Curioso porque os países com mais radares e controle de velocidade são os que menos mortes têm na estradas.

          O mundo está enganado e os tugas é que sabem, mais uma vez ? Que raio de nação tão esperta e está na cauda de tudo.

          O código da esfr

          1. Avatar de @Miguel
            @Miguel

            Pode nos dar um exemplo de um desses países?

          2. Avatar de @Miguel
            @Miguel

            Quanto ao estarmos na cauda de tudo, como refere, é simples.
            Somos um país á beira mar plantado, que os países nórdicos, adoravam poder gerir.
            Mas, como dita a história, não existe nenhum país (julgo eu, e posso estarenganado), que colonizámos, que esteja bem. Estão todos uma desgraça, por causa da suposta corrupção.

          3. Avatar de JL
            JL

            Portanto o problema parece estar na nossa cultura, super atrasada.

            França por exemplo, tinha muitos destes radares, e já decidiram retirar alguns, porque afinal as pessoas passaram a respeitar.

            Mas claro que depois surgem as notícias sensacionalistas a falar que não dão lucro e vão ser retirados por isso.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “porque é que morrem mais em nacionais e AE que na cidade ?”
            A sério @JL? Vá lá ver bem

            Mortos em 2022:
            AEs_33
            ICs_22
            IPs_5
            Arruamentos_147
            Obra os olhos!
            Agora pense. Onde estão os radares? Resposta AEs, ICs e IPs
            Quantos radares viu em arruamentos? Zero!
            Conclusão. É fácil, não lhe parece? Os radares existem para facturar e estão onde os limites podem ser ultrapassados sem colocar em causa a segurança de pessoas e bens! Os radares nunca estão onde os excessos podem causar lesão ou morte em pessoas e destruir propriedade alheia!
            Volto a frisar que os 2 radares aplicados na Santos e Castro, onde nao há pessoas ou sequer animais ou ainda perigo de colisão ou despiste, deviam ser aplicados num qq arruamento de Lisboa tipo Bairro Alto ou Castelo. No entanto a expectativa de facturação nesses locais é baixa, embora os indices de lesões graves ou morte sejam frequentes. Portanto há que aplicá-los onde não se passa nada mas factura-se bem!

            Qt aos outros países, quase todos os que têm limites superiores aos nossos, têm todos indices de sinistralidade, mortos e feridos graves bem menores que os nossos.
            A velocidade não é a causa!

          5. Avatar de JL
            JL

            Estava a dizer o quê ? LOOL

            “A maioria das vítimas mortais (53,2%) registou-se na sequência de acidentes ocorridos fora das localidades,
            com um crescimento de 40,6%, ainda que estes acidentes tenham representado apenas 22,0% do total. O
            índice de gravidade dos acidentes registados fora das localidades ascendeu a 3,42, com significativo
            agravamento face a 2021 (2,93), e mais de quatro vezes superior ao registado dentro das localidades que se
            situou em 0,84, embora inferior ao do ano anterior (0,92).
            ▪ Quanto ao tipo de via, 62,7% dos acidentes ocorreram em arruamentos, provocando 31,8% das vítimas
            mortais (+17,6% face a 2021) e 45,8% dos feridos graves (+9,2% face a 2021). Nas Estradas Nacionais, embora
            apenas tenham ocorrido 19,2% dos acidentes, foi onde se registou o maior número de vítimas mortais (148,
            32,0%), um acréscimo de 8,8% face a 2021, e 29,0% dos feridos graves (+5,9% face a 2021). Nas autoestradas,
            o crescimento de 16,3% no tráfego teve por consequência os aumentos de 22,3% no número de acidentes e
            de 48,5% no número de vítimas mortais face a 2021.”

            http://www.ansr.pt/Estatisticas/RelatoriosDeSinistralidade/Documents/2022/RelatorioSinistralidadeeFiscalizacaodezembro2022.pdf

            Sim, é evidente por estes numeros porque é que estão em IC’s e IP’s.

          6. Avatar de Miguel
            Miguel

            qual é essa ‘fonte’ que diz que, em 2022, houve 207 mortos?

          7. Avatar de JL
            JL

            ANSR,
            Está aí o link.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Miguel, onde viste alusão a 207 mortos?

          9. Avatar de JL
            JL

            Quando se faz contas aos numeros que apresenta, dá isso:

            “Mortos em 2022:
            AEs_33
            ICs_22
            IPs_5
            Arruamentos_147”

            147 + 5 + 22 + 33 = 207.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ah, ok. Thanks. 🙂

  16. Avatar de Lulu
    Lulu

    Vim na EN4 um grande bocado com a velocidade média de 50 km/h, uma velocidade totalmente ridícula, sem lógica nenhuma, mas como puseram radares novos decidiram até inclusivé tirar os sinais de 70 ou 80 que costumavam estar mais à frente. Terá sido coincidência? Deve ter sido, isso e nem colocarem o fim do mesmo trecho de velocidade média.
    Fim um esforço para ir àquela velocidade que nem o carro praticamente me queria deixar ir, com carros atrás que até me demoraram a passar, provavelmente com o mesmo medo que eu.
    Não me venham com tretas! Só quem conduz sabe o quão ridículo é. Numa reta sem habitações, pessoas, passadeiras, animais, etc a 50 km/h? Porquê? Porque houve um acidente? Provavelmente até foi por falta de velocidade ou medo de acelerar que isso aconteceu e não o contrário. Mas seja do que for…Qual é a lógica duma coisa destas? Zero ZERO!! Seria mais lógico ensinarem uma pessoa ultrapassar como deve ser e aumentarem o limite para 100/110, pelo menos nas zonas de ultrapassagem, seria provavelmente até mais seguro. Agora se tentam ultrapassar a 50 ou 80, lógico que vai correr mal.

  17. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mais uma trapaceirada.
    https://omirante.pt/sociedade/2023-10-13-Condutores-revoltados-com-multas-no-radar-de-Foros-de-Almada-cea1ff19

    Cuidado que o argumento usado pela ANSR tb pode ser usado à saida da A1 para a 2ª circular. Afinal tb lá está a placa a assinalar Lisboa.
    À cautela, o melhor é passar a fazer a 2ª circular toda a 50 afinal nunca se pode imaginar a justificativa que vai sair destas mentes brilhantes para justificarem o injustificável.