Motores/Energia

Questão: Portugal deveria desenvolver um “carro do povo”, feito totalmente no país?

75 Comentários

Numa altura em que várias fabricantes planeiam carros mais pequenos e acessíveis, nomeadamente elétricos, queremos saber: faria sentido se Portugal decidisse criar um “carro do povo”, um modelo totalmente desenvolvido no país? Participe na nossa questão!

Imagem Microlino 2.0: minicarro elétrico que custa 12 mil euros está a chegar às ruas


Portugal deveria desenvolver um “carro do povo”, feito totalmente no país?

No sentido de enfrentar as fabricantes chinesas, que apresentam propostas verdadeiramente competitivas em matéria de preços, os nomes europeus têm anunciado planos para modelos mais acessíveis e compactos.

De facto, especialmente em Portugal, os carros elétricos ainda não são para todas as carteiras.

Aliás, perante este problema, em outubro do ano passado, a Presidente do México Claudia Sheinbaum anunciou que o país ia criar uma alternativa nacional. De nome Olinia, o veículo seria um carro compacto semelhante aos vendidos nos países asiáticos e seria totalmente fabricado no país.

Microlino

Na questão desta semana, queremos saber se, na sua opinião, Portugal deveria assinar totalmente um carro, no sentido de oferecer, aos condutores portugueses, uma alternativa mais baratas àquelas que de que o mercado dispõe, atualmente.

Em caso afirmativo, deveria esse modelo possuir motor de combustão ou ser elétrico a bateria?


Participe na nossa questão desta semana

Portugal deveria desenvolver um “carro do povo”, feito totalmente no país?

  • Sim (78%)
  • Não (22%)

Total Votos: 2.446

Loading ... Loading …

Obrigado pela participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

75

Responder a AL Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    São utopias, não temos no país know-how para o desenvolvimento de algo com qualidade. Iria ser um carro problemático, ao bom estilo soviético.

    1. Avatar de Lorde
      Lorde

      Agora que a mobilidade elétrica está evoluindo a passos largos nem é preciso grande know how de engenharia. Os carros elétricos são muito mais fáceis de construir. E com o lítio que temos e a futura fábrica de baterias temos tudo o que precisamos dentro de casa.

      1. Avatar de Paulo Moura
        Paulo Moura

        O lítio é do Galamba, não é dos portugueses.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Isso é mais fácil de falar do que fazer. Parece conversa do PCP

    2. Avatar de Paulo Moura
      Paulo Moura

      Imagem perfeita

      1. Avatar de Vitor Mota
        Vitor Mota

        Concordo.
        Já desenvolvemos Mota eléctricas (Vortex)

    3. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Errado. Temos o know-how pois já há carros foram feitos por portugueses.
      Exemplos:
      – Veeco
      – UMM (1977)
      – Sado (1978 e 1985)
      – Alba 1500 (1952)
      – Edfor (1937)
      – DM (1951)
      – MG Canelas (1952)
      – Olda (1954)
      – PORTARO (1976)

      Há mais marcas. Alguns destes carros foram feitos de raiz sendo o motor também feito cá, ou seja totalmente portugueses. Havia alguns , muito poucos, que usavam motores de outras marcas.

      1. Avatar de João
        João

        Adamastor Furia é o supercarro português. Sem indústria automóvel própria, Portugal prepara-se para rivalizar com os fabricantes de supercarros com o Adamastor Furia, proposto por 1,6 milhões.24/05/2024

      2. Avatar de LM
        LM

        E quantos se venderam?

        1. Avatar de Nirelle
          Nirelle

          No caso do Sado vendeu-se mais de 50 unidades na altura e chegaram mesmo a ter lista de espera. No caso do UMM que começou a ser vendido de 1977 com um grande sucesso e sem que a empresa só fechou em 2006, acho que venderam mais de 6000 carros no mínimo. No caso do PORTARO foram vendidas ao todo 7000 unidades. Fazendo as contas por alto só em Portugal continental foram vendidas cerca de 20 mil unidades a 50 mil unidades no conjunto de todas as marcas.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Sim. Elétrico. Que permita usar vias rápidas.

      3. Avatar de AJP
        AJP

        Falta por ai a AJP Motos também, que pode contribuir com acessorios.

      4. Avatar de gFan
        gFan

        Tudo certo, mas isso era no tempo da outra senhora…quando Portugal ainda era uma potencia.
        Hoje as coisas são totalmente diferentes, depois do 25 de Abril o know-how fugiu para outras paradas….
        Hoje só nos resta politicos curruptos, Portugueses envelhecidos e imigrantes sem qualificações.

  2. Avatar de Factos
    Factos

    portugal é para passar férias, não é para investir nem ter ilusões. Acordem desse sono profundo.

    1. Avatar de Paulo Oliveira
      Paulo Oliveira

      E mesmo assim, resta saber por quanto tempo…. Aqui ao lado, a Espanha oferece igual ou até melhor qualidade a preços medios mais baixos, paga melhor aos empregados, daí a qualidade do atendimento normalmente superior… Vamos lá ver quanto mais tempo vai durar a trend…
      Agora quanto a fabricar um automóvel de raíz com marca própria para as massas em Portugal, ui…. a não ser que quem decida fazê-lo tenha um trunfo ou tenha tido “acesso” a um trunfo, e por trunfo refiro-me a inovação ou modelo de negocio potencialmente revolucionário, não estou a ver que tenhamos nem a economia nem a escala para suportar um empreendimento desses pelo menos sozinhos…

  3. Avatar de José Antunes
    José Antunes

    Portanto portugal, bom os produtos nacionais são caros e por muitas vezes pior ou iguais ao mercado externo, Portugal aparece que ocupa a 43.ª posição entre 180 países com o Índice de Perceção da Corrupção (IPC) de 2024, como toda a gente sabe isto ia ser um roubo na carteira dos contribuintes caso o estado entrasse com “socio” para que haja a caridade para o carro do povo. Na minha opinião nenhuma empresa quer dar um pão e receber migalhas como troco.
    Caso o carro do povo existisse, os coitadinhos (os mesmos de sempre) iriam ter tudo facilitado e as pessoas que trabalham já não ia ter essa facilidade. O que quero dizer é que segundo o padrão de Portugal esta adotar estes últimos anos é este, então a probabilidade disso acontecer é grande.
    Resumindo carro do povo ia sair muito caro aos portugueses para beneficiar padrinhos, amigos e coitadinhos.
    A questão que eu deixo aqui é, melhorar o sistema de transportes públicos não era mais necessário?
    Um abraço a todos

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Então emigre
      Pois fique sabendo que temos uma indústria de excelência, e no meu caso particular faço questão de comprar coisas que sejam cá feitas.
      Mas pronto, o que vem lá de fora e que é bom..

      1. Avatar de gFan
        gFan

        “temos um indústria de excelência?” Ou tinhamos? Depois do 25 de Abril, foi tudo por agua abaixo… agora temos uns sindicatos de exelência lolol

  4. Avatar de pipi
    pipi

    Associar-se a uma empresa chinesa para desenvolver um carro ? Sim , se toda a frota do estado fosse substituída por esse novo carro , o que iria provocar uma encomenda de milhares para começar

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ui, esses negócios são ótimos para corrupção e desvio de fundos.

      1. Avatar de fmov
        fmov

        Meus Srs. a corrupção não são dinheiros públicos? Mas sim dinheiros privados.
        Não consigo perceber como existe essa confusão que quando é público é corrupção e quando é privado é salvação…

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    As obras publicas já chegam para justificar o “desaparecimento” de dinheiro…

  6. Avatar de X
    X

    Algo que já devia ter sido feito à muito, carro para ir as compras no minimo e se tiverem uma visão mais além um carro que faz o mesmo que os carros caros mas com menos conforto.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      E quem paga 60000 milhões, de euros, para o desenvolver e suporta os 50000 euros, de preço base, para permitir vender, abaixo dos 10000 euros?
      É que 100%, das peças, será importação. Assim como o software (que pode ser 99%, mais barato).

      1. Avatar de X
        X

        Os especialistas na matéria têm massa encefálica suficiente para encontrar soluções, o ser humano resolve problemas e cria soluções, interessa é mesmo passado mais de secúlo de inventarem o carro os portugueses possam ter um, o dinheiro se não servir o bem comum não está ser bem utilizado e o portuga já foi mais que explorado, está mais que pago.

  7. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    🙂 🙂 🙂 Portugal só tem para vender o Sol 🙂 🙂 🙂 e para os meninos da AR se divertirem no recreio com cenas que só eles acham importantes 🙂 🙂 🙂 e para discutirem se aqueles meninos são azuis…ou amarelos…ou se os carrinhos deles são melhores que os dos outros…. 🙂 🙂 🙂 até a água um dia destes é importada 🙂 🙂 🙂 🙂 vá….não bebam mais uisque 🙂 🙂 🙂

  8. Avatar de V
    V

    A pergunta, por si só, é uma utopia.
    “Feito totalmente no país”? Sem nenhum componente importado? Não seria exequível, até tendo em conta o custo final.

  9. Avatar de Olly
    Olly

    Creio que o problema não seria nem o know how nem a matéria prima. O problema seria mesmo a quantidade de pessoas e empresas a querer tirar partido disso e a por algum para a conta. No final de contas o carro do povo iria sair ao mesmo preço de um gama média alta

  10. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se aparecer um carro do “povo” terá que ser altamente personalizável, que ninguém gosta de ter um carro igual ao do vizinho, e terá de ser de alta qualidade, idealmente a durar 30 anos ou mais. Teriam de existir vários modelos para finalidades diferentes.
    Em termos de modo de fonte de energia, porque eléctricos são, hoje em dia, todos, talvez um misto de bateria (que use uma fórmula segura anti-incêndio) e outra fonte (gasóleo, gasolina, GPL, etc.), redundância parece-me boa ideia.

    Se me metia nisso, tendo dinheiro “ilimitado”, sim, mas sem dinheiro “ilimitado”, não, porque o mercado está saturado, e embora ache possível fazer melhor, implicaria um gigantesco investimento que poderá nunca ser recuperado.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Na União Soviética eram todos iguais e ninguém se queixava. E se queixasse, bem, o gulag resolvia o problema…

      1. Avatar de fmov
        fmov

        Deves ter vivido muitos anos na União Soviética, para saberes como eles viviam…
        Saberes os pontos positivos aos negativos, deve estar muito longe da realidade…
        Mas uma coisa é certa tens a cabeça bem formatada de uma realidade de tudo que te dão como certo e nada de real…
        Mas informo-te já que não vivi na UNIÃO SOVIÉTICA e não estou ciente daquilo que eles viviam como positivo e negativo…
        Mas não critico quando não sei… E não vou pela propaganda visual que me informam.

    2. Avatar de X
      X

      Repara que nas estradas hoje em dia só se vê carros brancos, cinzentos e pretos na sua maioria. O povo tem outras necessidades do que personalizar carros, não temos cultura de carros é mesmo comprar o barato para desenrascar.

  11. Avatar de Fulguroso Carrazeda
    Fulguroso Carrazeda

    Os portugueses não querem esses carrecos, preferem passar fome e ter um BMW ou Mercedes.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sem dúvida.

    2. Avatar de X
      X

      Passa fome o empregado para pagar o mercedes/bmw ao patrão isso sim.

  12. Avatar de António
    António

    Sim, claro que deveríamos desenvolver um carro. Temos muito know how

  13. Avatar de António
    António

    Sim, claro que deveríamos desenvolver um carro. Temos muito know how

    1. Avatar de OJL
      OJL

      O problema é que esse know-how emigra.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Não creio que fazer um carro para o povo seja a solução da indústria automóvel portuguesa. Vejo mais (continuar) fazer autocarros/transporte, comerciais, componentes e investigação onde um maior investimento poderia levar a uma maior expansão internacional

  14. Avatar de Fundwell
    Fundwell

    E temos muita produção de peças o que daria para comprar tudo internamente.

  15. Avatar de ze
    ze

    Portugal precisa é de habitações com relação preço/ordenado. Precisa é de bens essenciais a preços decentes, os portugueses precisam de ser menos explorados.

    1. Avatar de OJL
      OJL

      E por isso é que o know-how emigra.

  16. Avatar de Paulo Moura
    Paulo Moura

    Não deveria. Podemos ter bons gestores e equipas de trabalho capazes de fazer isso, mas o governo e as suas burocracias, os seus “politicamente corretos”, as suas complicações centralizadas, iriam pôr tantas dificuldades ao projecto, que no fim ficava mais caro que um Rolls Royce. Isto é bom para passar férias e produzir vinho (e mesmo aí não é do melhor), não é para projectos complexos como esse.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Se o governo não suportar 65000 milhões, assim como 200000 milhões, em salários, dos gestores, ninguém o fará.
      Empresas só funcionam se puderem ter lucros, acima de, 100000 vezes, o preço de custo.

  17. Avatar de Carlos+Fernandes
    Carlos+Fernandes

    Portugal, assim como toda a Europa, devia construir, armas, drones, carros de combate ou para serviços militares.

    1. Avatar de OJL
      OJL

      Em parte é verdade, pelo caminho incerto que o mundo percorre. No entanto, não é só de equipamento militar que o povo vive.

  18. Avatar de A F
    A F

    Com certeza que sim. Deveria ser um carro para exportar também. A mobilidade deve ser elétrica, embora haja diferentes opções.

  19. Avatar de Manuel Simão
    Manuel Simão

    Sim, a gasolina. Nada de extraordinário. Falta um investidor.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ai até nem ha problema..
      Invés de mandares Milhares de Milhãoes de €, do sangue suor e Lágrimas dos Portugueses para a Ucrânia, para arderem em 1 dia…pega nesse dinheiro e desenvolve Portugal!!

  20. Avatar de André R.
    André R.

    O povo já tem TVDE a pontapés, não precisa de comprar carro…

  21. Avatar de yivaro
    yivaro

    Em Portugal o Know-how existia, mas emigrou…

    União Metalo Mecânica (UMM), carros feitos para durar, resustitem esta marca
    Um re-design mais moderno e hibridos.

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Tem razão, era uma marca que deveria ter sido mais apoiada. Excelentes veículos.

  22. Avatar de Luis Rodrigo
    Luis Rodrigo

    Somos todos Portugueses e somos bons muito bons merecemos melhores políticos e não são eles que mudam somos nós que os temos de mudar, devemos ter um pais muito melhor temos capacidade para isso.
    As universidades os empresários e se necessário o estado podem e devem desenvolver uma marca automóvel nacional não só uma gama mas aquelas que o mercado exiga. Somos capazes de fabricar milhares de componentes para as outras marcas e não o somos para uma marca nacional é querer mos e fazemos tudo melhor que os outros haja consenso entre quem pode e queira andar com um projecto destes o estado pode ajudar mas com benefícios para quem trabalha no projecto e para quem adquirir os veículos não há que ter medo mas sim pensar em quem investe e nos portugueses

  23. Avatar de Jorge
    Jorge

    Sim, faz falta. A produção industrial cria riqueza e temos quase tudo para o construir. O veiculo teria de ser pensado ao contrário: qual seria o preço maximo de venda? 19.000€? Então teria de ser fabricado por 12.000€. Deveria ter 2 modelos de passageiros e 2 modelos van (tipo berlingo e sprinter) no maximo, com opções de acabamentos e de extras.
    Quanto ao motor, quem mora no 5° andar e não tem garagem, dificilmente adquire veiculo eléctrico. Se a aposta for o eléctrico , rápidamente será cilindrado pelos chineses.

  24. Avatar de Rui Fazenda
    Rui Fazenda

    Entendo a ideia é gosto bastante deste espaço, mas colocada desta forma é uma parvoíce de pergunta!
    O mercado automóvel não é algo em que Portugal enquanto estado se deva imiscuir.
    Empresas Portuguesas, por iniciativa própria ou juntamente com empresas de outros países podem investir na indústria automóvel? Claro! Portugal necessita de investimento a todos os níveis, só assim é possível manter um país.

  25. Avatar de José Reis
    José Reis

    É um problema complexo. Temos técnicos tão bons ou melhores que os outros. Temos poucos gestores capazes de desenvolver um projeto desse tipo. Temos políticos perfeitamente incapazes de tomar as decisões corretas e uma política de impostos perfeitamente desastrosa. O mercado Português não tem dimensão. Estamos a viver uma transição de modelo economico a nível Mundial. As alterações climáticas também irão ter uma palavra a dizer em toda essa mudança. A nossa forma de viver num futuro muito próximo vai mudar radicalmente. Penso que o car sharing e os transportes públicos serão o futuro. O preço do estacionamento nas cidades irá atingir valores exorbitantes. Penso que se deveria sim em veículos eléctricos portugueses quer para uso privado mas especialmente para transportes públicos. Penso também que se devia incentivar a investigação portuguesa para desenvolver baterias no estado sólido ou outro tipo de baterias mais amigas do ambiente.

  26. Avatar de Ernesto
    Ernesto

    Concordo plenamente portugal devia fabricar um carro totalmente portugues e acecivel .

  27. Avatar de AL
    AL

    “Portugal deveria…”. Alto lá e para o baile. Isto cheira a dinheiro do contribuinte. Como se não tivéssemos problemas graves por resolver. As empresas privadas que tomem a iniciativa.

    1. Avatar de Vítor M.

      E não poderiam ser empresas nacionais com apoios estatais e comunitários?

      1. Avatar de AL
        AL

        Poderiam ser empresas nacionais, mas tirem os apoios estatais, i.e., dinheiro do contribuinte. Há outras prioridades, como escolas e hospitais a precisar de obras, tribunais que não funcionam. Ainda estamos a pagar as dívidas do BPN, Sócrates, Novo Banco, TAP, Efacec, etc. Mais casos destes, não obrigado. Se a indústria nacional acha que há mercado que se organizem e avancem. Até aceito que existam benefícios fiscais, mas dinheiro vivo, não. Apoios comunitários sim, se forem criados especificamente para a indústria automóvel e não desviados de outros áreas.

      2. Avatar de acs
        acs

        Porque isso vai contra as regras da EU, chama-se concorrência desleal. Quando fosse para exportar poderia pedir ajuda ao portugal 2030 na ajuda da internacionalização mas nunca mais que isso.

  28. Avatar de Marco
    Marco

    A Questão não é se deviamos ter um carro prórpio, mas sim há quantas decadas é que estamos atrasados para o lançar no Mercado.
    O País precisa de um para ontem!!

    Um Carro tipo os Dacias, um veiculo que o País precisa, como pão para a Boca.
    O Adamastor Furia, não é esse tipo de carro, serve apenas para 0.001% da população, não cria riqueza nem impacto social.
    Um Carro Utilitário, sim cria impacto económico e Social.Depois é uma questão de soberania, e uma botija de oxigénio económico brutal.

    Mas estas coisas deveriam ter sido feitas ha muito tempo.
    No entanto, mais vale tarde que nunca.

    Portugal Fabrica carros para os ricos Europeus na AutoEuropa, financiada com o Sangue Suor e Lágrimas dos Portugueses…que raio..isso não favorece o País, pois estamos a ajudar os outros, e ocupados com isso não somos depois capazes de nos ajudar a nós.
    Contruem carros que o País precisa, para nós, e depois podemos exporta-los eventualmente, nem que seja para os PALOPs, isso sim desenvolve o País, cria postos de trabalho, desenvolve competências,e cria um impacto social positivo colossal.

    Nós somos capazes de fazer carros com qualidade, nem que haja tecnologia Chinesa nos mesmos, com o tempo, adquirimos competências, e tornamos-nos mais autosuficientes.

  29. Avatar de PN
    PN

    Retirando a parte das baterias, hoje, é muito maus facil construir um carro. Temos industria que ja constroi grande parte dos componentes para outras marcas. O problema principal poderá ser a escala de produção que não teria capacidade para produzir componentes a preços competitivos, no entanto, se não pensarmos só no nosso mercado mas, por exmplo, na boa aceitação que temos no mercado africano, o “caso” muda de figura. Tipo joint venture luso-africana 🙂

  30. Avatar de maxapadajáá
    maxapadajáá

    Toda a gente com o mesmo carro parece-me ideais extremistas de esquerda, mas na direita também não seria surpresa nenhuma. Extremismos sempre deram com pessoal todo igual, vestido da mesma maneira e com o mesmo carro não seria surpreendente. Qualquer dia somos todos filhos do Rei como no Irão.

  31. Avatar de acs
    acs

    Desde que não metam dinheiro dos contribuintes força! quem é o capitalista português ou empresa com capital para fazer tal coisa?

  32. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Temos o know how sim senhor até porque temos várias fábricas em Portugal a fabricar componentes mais as linhas de montagem.
    A imagem escolhida para o artigo é que não faz muito sentido, o clone do Isetta é tudo menos um carro do povo, além de caríssimo é um quadriciclo, antes a imagem de um wuling.

  33. Avatar de PJA
    PJA

    Votei não. Somos um país demasiado pequeno para ter projetos desta grandeza, seria deitar dinheiro fora, temos ser realistas. No entanto, a iniciativa privada é livre de fazer o que quiser. Pode ser que haja algum empresário que esteja interessado.

    1. Avatar de AJP
      AJP

      Tu já estas a contruir Carros de gama média pelo menos, na AutoEuropa, que estão a ser pagos pelos Portugueses.
      Porque não contruir para o Português, aquilo que o Português precisa??
      Não percebo o teu comentário.

      Pode por favor expandir, para perceber que lógica é a sua?

      1. Avatar de PJA
        PJA

        A lógica é um empresário português lançar uma marca, não é ser o estado. Já agora você quer comparar uma possível marca de automóveis portuguesa com a VW?

  34. Avatar de Carpints
    Carpints

    Nem a fruta que se vende em Portugal é na maior parte nossa quanto mais fazer carros.
    A malta olha para a china e vê que por lá é fácil fazer carros e ainda por cima alguns deles bons, e pensa que o mesmo se aplica aqui ou em outro lado qualquer, só a vontade não chega, convém ter bolsos fundos e conhecimento.

  35. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Sim sou de acordo que se produzam carros e não só no nosso país, estamos ao tom do que os outros países querem para tudo, o que é do vizinho é bom.
    Produzimos com qualidade e por vezes sem icentivos, primeiro estão os bolsos de alguns abutres.
    País à beira mar plantado a viver do turismo que já é trabalhado pelo estrangeiro, não falta muito para estarmos à pesca sem barco e sem cana.

  36. Avatar de EuAI
    EuAI

    Já existe. Ou melhor, já existiu uma tentativa. Chegou a ser comercializado e eu vi a circular normalmente na estrada.
    Podem pesquisar por Futi carro eléctrico.

  37. Avatar de Fernando
    Fernando

    Caros comentadores devo lembrar que já fizemos carros portugueses e bons .chegaram a ser exportados exemp umm
    Tinhamos a necessidade de veículos para fins militares e fez-se, Portugal tem capacidade de sobra para construir de raiz um carro elétrico e na minha opinião devia ser incentivado a isso ,estamos no início da era dos carros elétricos,eu tenho um e acho que ainda falta muito para ser perfeito.utopia e fazer qualquer carro elétrico,ele tem que ir ao encontro do desejo das massas como o carocha e não um carro de protótipo.

  38. Avatar de Antonio Tomé
    Antonio Tomé

    Sim. Está fora de questão um veiculo familiar concebido para grandes viagens, lotação de 5 pessoas, grande mala de transporte. O que precisamos é de um veículo muito simples, muito leve, tipo quadriciclo, lotação maxima de 3 pessoas e espaço para compras de supermercado ou pequenas cargas. Idealmente, a carrocaria, que deve ser em materiais leves, deve integrar paineis solares que permitam carregamento das baterias para não depender unicamente do carregamento por ligação à rede.

  39. Avatar de Lanterna Vermelha
    Lanterna Vermelha

    É uma questão de haver bons gestores principalmente no governo e trabalhar com as universidades existentes nas áreas envolvidas. O resto, se o produto for bom e apelativo vende-se por si mesmo.
    Acho que fazia todo o sentido, já que não se aposta na ferrovia, pelo menos uma marca de automóveis a bons preços (equivalentes ao chineses), agora a questão essencial: combustão, elétrico, híbrido ou hidrogênio?
    Por mim não poderia ser apenas carros para o consumo “doméstico”, mas também e mais para o sector empresarial com foco em camiões, com o objectivo de baixar preços em produtos importados e exportados.