Motores/Energia

Venda de carros elétricos cai 19% em agosto! O que se passa?

200 Comentários

Não é difícil perceber que os portugueses têm apostado na compra de veículos elétricos. No entanto, dados de agosto mostram que a venda de carros elétricos caiu 19% (talvez por causa das férias), e que a Tesla foi ultrapassada pela BMW.

Venda de carros elétricos cai 19% em agosto! O que se passa?


Carros elétricos: BMW bate Tesla em agosto

Pela primeira vez, a BMW bateu a Tesla no que diz respeito à venda de carros elétricos, tal como informámos aqui. Tudo aconteceu em julho e os dados para Portugal confirmam o cenário. Mas as vendas da Tesla, em Portugal, ficaram também abaixo da BYD, da Volvo e da Mercedes.

A BMW vendeu 339 unidades, a BYD vendeu 278 e a Volvo 262. Em agosto, as vendas da Tesla colocam a marca americana na sexta-posição.

Venda de carros elétricos cai 19% em agosto! O que se passa?

No acumulado, de janeiro a agosto, no segmento dos elétricos, a Tesla segue em primeiro com 6202 unidades vendidas; depois a BMW com “apenas” 2622 unidades; e na terceira posição a Volvo com 1540 unidades.

Em agosto de 2024 foram matriculados em Portugal 14.338 veículos automóveis, ou seja, menos 8,7 por cento do que no mesmo mês de 2023. De janeiro a agosto de 2024, foram colocados em circulação 168.942 novos veículos, o que representou um aumento de 4,4 por cento relativamente ao período homólogo.

Dos 14.338 carros matriculados, 6.587 são automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos, o que representa também uma quebra de 5,2% face ao mesmo mês de 2023.

Ainda relativamente ao mercado da mobilidade elétrica em Portugal, a ACAP revela uma quebra de 50% na venda de veículos elétricos ligeiros de mercadorias. Nesta mesma categoria, a quebra homóloga de vendas nos híbridos foi de 100%.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

200

Responder a freakonaleash Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Naodou
    Naodou

    Diria que grande parte dessas vendas da BMW são para empresas (até porque grande parte das vendas da marca já eram para empresa) , a Teslas desvaloriza imenso (por culpa da própria marca) o mesmo não acontece com a concorrência. Ou seja, compensa as locadoras e por sua vez as empresas.

  2. Avatar de Veritas
    Veritas

    O que é que se passa?

    Simples. A malta começou a abrir os olhos.

  3. Avatar de JL
    JL

    E ainda não viram quanto cai os diesel, foram só -33.6 % e de Janeiro a a Agosto -27.5 %

    A gasolina -15.2% e de Jan-Ago -2.3%

    Elétricos caíram 19% em Agosto mas ainda continua em terreno positivo de Janeiro a Agosto com +9.5%.

    Todos os valores em relação a 2023.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      “Os dados recolhidos pela ACAP mostram que nos primeiros seis meses de 2024, mais de metade das vendas — 51,7% que se traduz em 57 130 unidades vendidas — pertencem ao grupo de motorizações chamados de “Energias Alternativas”. É aqui que estão incluídos os híbridos, os elétricos e os bi-fuel (GPL, GNC, etc). É um salto significativo em relação ao primeiro semestre de 2023, que se fixava nos 46,4%.”

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “E ainda não viram quanto cai os diesel, foram só -33.6 % e de Janeiro a a Agosto -27.5 %”
      Poucos estão na disposição de que continuem a ir-lhes ao bolso com impostos desajustados sobre a cilindrada.
      Preferem comprar “velho” no norte da UE.
      Vá ver as vendas de importados para perceber.

      1. Avatar de JL
        JL

        Sim sim, deve ser por isso que as importações também foram ao fundo.

        Já agora, carros importados pagam impostos como se fossem novos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Pagam bastante menos. Com 5 ou + anos é quando o desconto no ISV começa a valer verdadeiramente a pena. Quer a tabela?
          E só foi possível pq PT. Após sucessivas condenações acabou por reconhecer que o crime deixou de compensar agora há 2 ou 3anos .
          A vdd é q o Diesel puro está a vender mais novos na UE que os elektros.

          1. Avatar de JL
            JL

            O isv reduz cerca de 200 euros por cada ano para um carro com 1500cc e não se nota que reduza mais com os anos

            E não, Julho BEV – 13.6%, Diesel -11.1 %

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não?
            3.0 diesel
            First registration ISV cost 2024
            2018 6 Years: € 13531.9
            5 Years: € 14367.9
            2019 5 Years: € 14367.9
            4 Years: € 16347.5
            2020 4 Years: € 16347.5
            3 Years: € 17183.5
            2021 3 Years: € 17183.5
            2 Years: € 19213.88
            2022 2 Years: € 19213.88
            1 Years: € 20049.88
            2023 1 Years: € 20049.88
            0 Years: € 21094.88
            2024 € 21094.88
            Em 6 anos são quase 8000€ no ISV

            2013 11 Anos: € 6856.03
            10 Anos: € 7809.24
            2014 10 Anos: € 7809.24
            9 Anos: € 9404.09
            2015 9 Anos: € 9404.09
            8 Anos: € 9926.59
            2016 8 Anos: € 9926.59
            7 Anos: € 11402.3
            2017 7 Anos: € 11402.3
            E em 11 anos são 14 508,00€ de diferença. Coisa pouca!
            E como se sabe isto depois ainda leva com o IVA, portanto:
            – ISV+IVA para 2024= 25 945,62
            – ISV+IVA para 2013= 8 432,91
            Poupa na realidade 17 512,00€ no ISV

            “E não, Julho BEV – 13.6%, Diesel -11.1 %”
            O que quer dizer com isto?
            Os diesel têm uma participação de 12,6% e os BEV 12.1%, qual é mesmo a dúvida??!!

            Se quer andar a divagar, o mercado subiu +0,2%, apenas e só à custa dos HEV. HEV esses onde se incluem alguns Diesel que não contam para as contas dos Diesel, injustamente, mas não há nenhum BEV.
            Resumindo e baralhando. É uma vergonha, depois de todos os boicotes, que nesta altura do campeonato os BEV representem apenas 12.1% das vendas na UE e sempre a descer e a ver os outros a subir e cerca de 1.5% dos ligeiros de passageiros em circulação.
            Portanto o melhor é desistir. Já se percebeu que é uma ideia falhada!

          3. Avatar de JL
            JL

            Porque foi buscar valores de outro país ? Interessa é cá, tanto uma coisa como outra.

            O isv só se paga uma vez.

            No total europeu os bev venderam mais, exato, os bev desceram um pouco, os diesel caíram à bruta tal como os gasolina e apenas os hev mantiveram a coisa. Que não são diesel.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os outros países não têm ISV. Esses nrs são de PT

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está aqui um dos links (o doa anos mais recentes:
            https://www.ultimatespecs.com/car-specs/Volkswagen/113278/Volkswagen-Touareg-3-30-V6-TDI-286HP-4Motion.html
            Tem info para o IUC e para o ISV

          6. Avatar de JL
            JL

            Têm, mas o que isso interessa para o assunto ? se falou em importar, lá já pagaram, interessa é quanto vão pagar cá com a importação.

          7. Avatar de JL
            JL

            Têm pois, mas de outra forma e até pagam mais.

            Os valores estão errados, importado com mais de 6 meses a 1 ano, esse carro paga 18790.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os valores são os q se pagam cá à importação de usado. Fui confirmar com o IUC e está certo ao cêntimo.
            Pelo menos até
            11 anos de idade, quanto mais velho.. melhor.

          9. Avatar de JL
            JL

            Então confirmou mal, eu meti esses valores no site simulador. E foi o que deu.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que é q co firmei nal, o IUC? Reconfirmadissumo. Está certo ao cêntimo

          11. Avatar de JL
            JL

            Confirmou mal, a cilindrada não é 3000 cc

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E ainda bem que falou no simulador. Com 1 a 2 anos a talega é sempre acima de 20000€:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcBRE2mEz3W8VEv-_Q?e=VogulV
            Pensando bem o melhor é comprar com 15 anos. A poupança na talega já vai para 24 141,91€:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcBQH5QesmgoTT-uLQ?e=Z3Zt0F
            É que a ultimateSpecs só dava até 11/12 anos. Assim está ainda melhor loolloooloool

          13. Avatar de JL
            JL

            Porque é que apagou a cilindrada ?

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não apaguei coisíssima nenhuma. Apenas “printei” os anos que a ultimateSpecs não indica.
            A CC e emissões é a que consta lá da ficha da ultimateSpecs (assim de memória ~2970cc e ~174g/km.)
            É pegar no simulador e vai ver que os resultados são esses.

          15. Avatar de JL
            JL

            Exato, se meter os 2970cc e as emissões dá o valor que lhe disse.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então vá lá buscar os óculos que o print é um lençol:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcFCvHadypEGWt02tg?e=ba2cfi

          17. Avatar de JL
            JL

            Quando se escolhe os dados errados, saem resultados errados.

          18. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que parvoeira-
            Experimente trocar de óculos

          19. Avatar de JL
            JL

            Não entendeu ? Então aqui fica, alguém no seu perfeito juízo importa um carro que é considerado novo cá? Sai mais barato comprar cá.

          20. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Hun? Concentre-se homem.

          21. Avatar de JL
            JL

            É a minha falta de concentração ou a sua falta de resposta ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Pois,agora já fazem escalões de idades para parecer bem. O alerta por parte de quem se preocupa com a idade do parque de PT é exactamente para o facto dos carros que estão a entrar por este método terem em média já 6anos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Para ver se o trambulhão não é tão grande.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só se for para o lado elektro que o desconto de 2 ou 4 anos para um diesel 3.0 ainda é pouco.
            Se for um carro com 15 anos é que vale muito mais a pena!

          3. Avatar de JL
            JL

            Quem quer um tractor com 15 anos ? Loool

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tantos

          5. Avatar de JL
            JL

            Sim sim, especialmente se for um 3.0. looool

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            3.0 só se for com 17 anos, já agora. É por causa do IUC que em vez de quase 700 passa a pagar pouco mais de 50€/ano.
            Parece que pelo ISV já não vale a pena, paga o mesmo que o de 15.

    3. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Qual é a % de market share dos eléctricos ?

      1. Avatar de JL
        JL

        diesel – 8.2 %
        Gasolina – 27.8 %
        Eléctrico – 21%

    4. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      Principal razao a falta de Guito tanto empresas ou qualquer indivíduo com juizo espera por taxa de juro melhor no futuro proximo.

  4. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Devia de ser um designio do governo criar postos de carregamento rápido para carros electricos por todos o país e acelerar a transição energética, precisamos de bom governo e não governo do deixa andar que o mercado resolve.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Porque não cria você uma geringonça dessas em sua casa?

      Há muito iluminado que rema para o lado da manada sem reflectir!
      Nós somos autosuficientes para tanto carregador eléctrico, com disponibilização de potência 24 horas por dia?

      E o português tem possíbilidade de estourar 40 a 60.000€ num eléctrico?

      1. Avatar de JL
        JL

        Somos, e porque não gastam menos de 40 mil ?

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Somos? Ai é? Por isso é que caso falhe a importação espanhola, temos que dar fogo ás centrais a gás e pagar a energia 4x mais cara no mercado grossista.
          Gasta menos de 40 mil onde? Se me disser onde há um elétrico em condições NOVO por menos de 40 000€ eu compro.
          Não compro sucata usada para parar daí a 2 / 3 anos e onde os stands fogem da garantia a 7 pés. “oh amigo isso quando cá estava estava impecábel”

          1. Avatar de JL
            JL

            Afinal somos, e as trocas com Espanha são uma maneira de equilibrar a energia produzida e gasta, já que temos muita que vai para Espanha e podia cá ser gasta.

            Não, pagamos o mesmo.

            Se comprou um a combustão em segundo mão não pode comprar um eléctrico porquê?

            O que não faltam são opções abaixo disso, até teslas.

            Mais vale dizer que não quer.

            Mas ao que parece comprou sucata usada.

          2. Avatar de Mário
            Mário

            Por acaso comprei sucata nova em folha.
            E não teslas usados a serem vendidos pelo dobro ou triplo do preço que valem.
            Olhe que pagamos mais…. vÊ-se mesmo que não sabe como funciona o mercado elétrico… a Galp e outros estão a aumentar preços pelos seus lindos olhos…

          3. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            Em 2ª mão compram-se paletes deles.

          4. Avatar de JL
            JL

            Você disse aqui que tinha comprado um em segunda mão.

            Estão a aumentar os combustíveis ? Simples, mude de fornecedor.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Infelizmente a electricidade, mesmo em casa não está melhor:
            Precos para carregar carro em casa (contador de garagem dedicado e WallBox de 7.4)
            Por cada 1000 kms ~200 kwh/mês
            Entre 61.50 e 80.50€
            https://simulador.precos.erse.pt/eletricidade/

          6. Avatar de JL
            JL

            E porque havia de ter um contador dedicado e uma wallbox ?

          7. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Yamshia, 200 kw custam 32€, já com IVA , procurem tarifa, e isso dá 3,2€ /100 km, para 20kw de gasto, o Tesla 3 faz média de 15kw ou menos

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então Sr. Eng @António Vasco e o resto fica por conta da casa?
            Quer fazer a simulação ou não? A ferramenta está à distância de um click?

            @JL e pq não pode ter um carregador de 7.4? Então se não pode porque se vendem? Até há quem tenha mais. Esses de 7.4 até são considerados abaixo da média!

            Qt ao contador dedicado é o que acontece em muitas garagens. A
            minha é exemplo disso. Desta forma estou impedido de passar as gorduras para a conta da casa.
            O último período de faturação: 12 de julho a 11 de agosto 2024 foi 7.25€ para 6 kWh ou seja 1,21€ cada kWh.
            Pelo que se fala por aqui no Pplware, no Mês que vem já vou levar com mais pastilha! Incha…

          9. Avatar de JL
            JL

            Ter um carregador de 7.4 para gastar 200 kwh por mês ? Que sentido faz isso ?

            Por acaso são acima da média, já que poucos devem ter, a maioria tem tomadas normais ou tomadas CE de 16 A.

          10. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Não preciso de fazer simulações, tenho em casa.
            Mas não percebo as suas contas, o que quer dizer o tal 1,21€ por kw. Explique , se quiser

          11. Avatar de rui
            rui

            Se tens um carregador 7.2Kwh então espero bem que estejas a consumir mais de 1000kwh por mês, pois caso contrario não precisavas de um em primeiro lugar.
            Segundo se tens um contador dedicado para a garagem é porque quiseste, pode fazer sentido, mas tipicamente não.
            considerar o Kwh a 1.21€ porque estás a incluir taxas de acesso diarias no extremamente baixo consumo realizado é igualmente parvo.

            Tenho um familiar que faz quase 200km dia num EX40, tem uma wall box de 4.6Kwh e chega para tudo e ligado ao quadro da casa.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Ter um carregador de 7.4 para gastar 200 kwh por mês ?”
            @JL e pq não? É crime querer carregar 1 pouco mais rápido? Agora todos temos que aguentar 36 horas à espera que uma bateria de porte médio encha, queres ver?
            E sim 7.4 está abaixo da média:
            “Os postos de carregamentos instalados no domicílio, também chamados “wallbox”, podem carregar potências diferentes: 3,7 kW, 7,4 kW, 11 kW ou 22 kW.”
            “https://chargeguru.com/pt/2021/06/25/qual-potencia-contratada-carregar-veiculo-eletrico-casa/
            Mesmo optando pela máxima potência, um simples ZOE com bateria mais pequena que a média leva 3 hora e para isso precisa contratar 27,60 no mínimo. Como vê não fui tão mauzinho como poderia ter sido!

            “Mas não percebo as suas contas, o que quer dizer o tal 1,21€ por kw. Explique , se quiser”
            O Sr. Engº não percebe pq não está habituado a contar com tudo o que conta para o preço final do kWh. Típico.
            E mesmo assim, estou limitado. Por exemplo não consigo aspirar o carro com uma raibow pq o quadro vai abaixo!

            “Segundo se tens um contador dedicado para a garagem é porque quiseste, pode fazer sentido, mas tipicamente não.”
            @Rui, O contador dedicado não foi opção minha. Foi opção de quem fez a arquitectura do prédio! E como este há muitos!

          13. Avatar de JL
            JL

            Mais rápido para estar mais tempo sem estar à carga ? Só porque você é apressado ? Loool

            Diz aí podem, não diz que são os que estão instalados, até porque a grande maioria nem carrega a 22, fora os zoe existem muito poucos a 22 kW.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não carregam pq é mais uma forma de certos construtores cortarem nos custos.
            Quem se lixa é sempre o mexilhão que paga tempo em AC de rua e paga o dobro no factor tempo qd poderia pagar metade só pq o construtor resolveu poupar num item fundamental.
            Mas já se vai vendo muitos carros com AC de 22.
            E atenção q há fenómenos parecidos em DC, tipo anunciam 150 e depois só carregam a 80 de pico pq há uma incompatibilidade qq na voltagem da tomada do carro que agora não me apetece ir ver qual é.
            Isto não seria especialmente grave, não fora o facto de um dos argumentos de venda ser a velocidade de recarga. Neste item deviam colocar um asterisco e explicar as condicionantes, nem que fosse em letras pequeninas. No entanto nem isso.
            É só mais uma bicada na desonestidade que grassa nesta indústria. Não fazem outra coisa que não seja induzir as pessoas em erro. Até neste pormenores. Por isso é muito bem feita que estejam a regredir. Só têm o que merecem.

          15. Avatar de JL
            JL

            Todos têm asteriscos, basta saber ler.

            Se fosse para cortar custos metiam como opção.

            Todos eles atingem o máximo, nas condições ideais, tal como acontece com qualquer outro.

        2. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Um Dacia Sandero novo, dos maiores do segmento B, custa 13k. Mostre um elétrico novo por esse preço com o mesmo tamanho…Não tem?…não quero! e não quero cá ah e tal a tecnologia não chegou lá por isso só com uma bateria para 200km limitado a 110Km/h…quando a tecnlogia dos BEV for democratizada, A SÉRIO, talvez já me interesse com a carteira. E olhe que pesquiso e leio bastante sobre BEV todos os dias, se o estado me apoiasse num AMI por 4K olha que era bem capaz de apertar o gatilho!

          1. Avatar de JL
            JL

            Nem ninguém falou nesses valores, ele falou abaixo de 40 mil.

            Já foi democratizada.

          2. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Tretas…o citroen ec3,segmento B, custa 24k. deixe de inventar e mudar os postes da baliza sempre que responde!

          3. Avatar de JL
            JL

            Não mudei nada, a minha resposta foi para os abaixo de 40 mil, e afinal existem.

          4. Avatar de Mário
            Mário

            Um dacia spring que nem dá para fazer uns miseros 60km por dia em nacional a 90kmh sem ser carregado dia sim dia não.

          5. Avatar de Vítor M.

            Isso dá, não inventes. Tem uma autonomia a rondar os 200 km, com juízo no pé e a respeitar as regras de trânsito. É uma ótima solução para a vida urbana e para quem tem onde o carregar ao final do dia quando chega a casa. 😉

          6. Avatar de JL
            JL

            Não dá ? porque você não quer?

          7. Avatar de PJA
            PJA

            O BEV mais barato do mercado é o Tesla 3, autonomia real 413km, boas prestacoes, 41490€. Mais barato não há nada de jeito.

      2. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Eu sou da manada. Possuo uns painéis solares e tenho uma pequena e “lenta” bomba de combustível. Acaba por ser rápido, porque é o tempo de ligar e desligar os cabos.
        Para não pagar o roubo de um carro novo, compro em 2º mão por metade do preço.
        Desta forma o combustível, também me custa, metade do preço.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Então e o sistema de espelhos, foi de borla?

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Isto é pessoal que não sabe as vantagens de utilizar a EDP e GALP. Deviam acabar com a mama dos paines solares e fazer uma Lei que fossemos obrigados a ter tudo de a partir dessas empresas .

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mas já pensaste bem nos custos ou não @Toni?
            Eu ajudo:
            Custos:
            1- paineis para 1000w, minimo 4 paineis MeyerBurguer………1 288,00€+IVA,
            https://www.ffsolar.com/products/FF_lista_PVP.pdf
            Depois acrescenta aí:
            2-Inversor 1000,00€
            3-Estrutura com montagem 400,00€
            4-Sistema de monitorizaçao 300,00€
            5-Cabos e conectores 200,00€
            6-Instalação (Mão de Obra) 1000,00€
            7-Bateria pequena LG Chem RESU: 6.000 € capacidade 6,5 kWh (1 a cada 10 anos)=6000,00
            8-Seguro 1%/10 484,24€ = 104.85€x25 anos=2 621,25
            9-Limpeza profissional anual 150€x25anos=3 750,00€
            10-Inspecção anual 200,00€x25=5 000,00€

            Acrescenta 2 baterias (1 a cada 10 anos)=12000,00€
            Portanto:
            Custo Total do Sistema para 25 anos Incluindo Manutenção, Seguro e Substituição das Baterias: 33 855,49€
            Produção total de Energia ao longo da vida útil=1200 kWh/ano×25 anos=30000 kWh =1200 kWh/ano×25 anos=30000 kWh

            Custo por kWh= 30 000kWh/33 855,49€=1,129€ por kWh

          3. Avatar de JL
            JL

            Anda a comprar bem caro, quando se trata de comprar combustível e peças para o seu carro também o faz pelo mais carro ?

            Não quer adicionar aí a mudança de líquidos nos paineis ? Loooool

            A mulher da limpeza ganha bem. Loool

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            1000€ por kWh bem barato, recomenda-se

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Podia ser pior, caso optasse por PowerWall.
            E ainda incalculavelmente mais caro pq agora deram em arder e a destruir as casas!
            https://web.archive.org/web/20230715032103/https://www.pressdemocrat.com/article/news/fire-causing-20000-in-damage-to-santa-rosa-home-originated-in-tesla-in-wa/

          6. Avatar de JL
            JL

            Deram ? Depois mostram uma garagem vazia e com um artigo no arquivo….

          7. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Yamahia, tenho que lhe fazer justiça, nunca vi pessoas tão tendenciosa como você, eheh. Quando que dizer mal, é de fugir

          8. Avatar de JL
            JL

            Quem disse que era mentira ?

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Carregamento rápido num EV fica mais caro que abastecer um carro a gasóleo. Já testado e comprovado por diversos sites automóveis dedicados a esse tipo de testes. Basta ir ao Youtube e não faltam videos a demonstrar exatamente isso.

      1. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Não é bem assim, depende do fornecedor.
        Por exemplo, na Tesla fica a metade do preço , para consumos equivalentes, se gasta 10,50€/100 em diesel, no rápido electrico fica a 4,8€

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A Tesla não é exemplo para ng em PT enquanto está situação de ilegalidade perdurar.
          E mesmo que fosse, apenas quem vive perto dos carregadores poderia obter real vantagem no valor a pagar.
          Já não estou tão certo com o tempo esperado para concluir a carga. Aquilo tem andado impossível e já não é só em Alcácer.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mais outra achega:
            Não se esqueça dos kWh perdidos por dissipação e/ou resistência nos carregadores da TeslAldrabona que che a ser de 20%.
            Equivale a estar a atestar um depósito de 50lts e 10 litros não entrarem no depósito embora tivesse que os pagar na mesma.

            Portanto para sermos ainda mais sérios seria:
            Se gasta 7,50€/100 em diesel, no rápido da Tesla Aldrabona electrico fica a 7.2€.

          2. Avatar de JL
            JL

            Curioso, porque quando vou para norte ou para sul usufruo.

            Quanto ao tempo, os ionity andam melhores. Lol

          3. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            É cada invenção que faz, eu só peço tempo a desdizer para que os pessoas que lêem estes posts não pensarem que isso é verdade.
            Nos carregadores tesla , você carrega 10 kw, x 27 ou 30c consoante o horario , são 2,7 a 3€ que lhe dão debitados imediatamente na conta, você vê imediatamente o que paga, não é como os outros que aparece depois uma série de alcavalas, os tais legais como você diz, e que de 15 c a conta final vai parar a + de 60c/kw . Seja você honesto , ou se não sabe, não crie mentiras que isto aqui deve servir para esclarecer , não defender clubismos

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, nem a 10% chega.

            No seu depósito entram 50 litros mas de facto só usa 15, o resto sai por dissipação, tanto pelo escape como pelo radiador.

            Incrível como tenta defender o indefensível.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda há dias lhe mostrei como nos teslachargers se pagam 5kWh e depois na bateria só entram 4 isso é 20% para o lixo.
            Sim JL, Prefiro 1000x que entrem 36,9kgs para 50lts que alcançam 1000kms e cujo peso até vai diminuindo à medida que vai sendo usado do que andar com uma marreca permanente de 500 kgs que não dá mais que 300kms.
            Novamente, elektro=quantidade de energia ridícula para o peso que carregam.
            Nota: o trabalho de produzir energia tem sempre perdas e as perdas para obter electricidade para o carro elektro, são superiores à perda na conversão directa num motor a combustão. Portanto até por aí o carro elektro perde e muito.
            O carro elektro é incapaz de transformar a sua própria energia logo precisa de estruturas externas que lhe façam a papinha. É tipo os bebes que ainda não aprenderam a fazer a sua comidinha. Um dia qd crescerem vão lá chegar, certamente.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não conseguiu mostrar porque a amostra era pequena.

            Também não são 500 kgs, e também não são 300.

            Errado, são muito inferiores, em várias vezes até.

            Também é capaz que 20 a 35 % da energia que usa até é ele que a produz.

            Então e um a combustão ? produz a sua propria gasolina ? epá, compro já um desses por 10 milhões de euros ? pode ser ?

            Tipo os bebés que precisam de biberão ? esses são os a combustão, que são ligados por mangueiras para se encherem de líquidos, e até mais que um.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mesmo na bomba mais cara no sitio mais caro, encontra o gasóleo a 1.75€. Na realidade está a 1,69€. E ng vai a essa bomba sem os descontos do Pingo Doce.
            E não ando a fazer contas aos electrões mais caros. Ando nos 0,60 e nos 0,70€ que são a bitola dos públicos elektros.
            Se quisesse ir para os mais caros ia para os Ionity. Não seja desonesto

            Não há erro nenhum no cálculo da média. O homem andou a pastar na AE que levava a Madrid. Isto pq de acordo com o próprio levava crianças. Qual é o erro da média, diga lá. Fdx. Até é o app a dar a velocidade média. Não sei se reparou que agora não fui eu a calcular a média looolooolool

            Qt ao consumo diesel,
            em a 120 gasta os 5lts só faz os 5lts a 130.
            https://youtu.be/L7JDyhufL4s?si=e6ScYdJcnmEJGuai
            Já lhe disse para tomar Memofante. Nc se lembrar de nada, chiça!!!

          8. Avatar de JL
            JL

            Quem falou em pingo doce ? Basta ir a uma área de serviço.

            Então anda a fazer contas aos mais caros.

            Devem ser a bitolas dos mais caros.

            O erro da media é estar sempre a dizer o mesmo, que andou aquela velocidade, errado, ele não andou aquela velocidade, aquilo foi a média geral da viagem.

            Exato, tal como eu disse antes, como vem sempre com a missa a gasóleo, o de está a média da viagem ?

          9. Avatar de JL
            JL

            Aqui algo com mais fiabilidade:

            Trip 1: media de 5.8 litros, 54 kmh média.

            Trip 2: media de 5.1 litros 86 kmh de média.

            Portanto antes de falar em 5 litros nos 120 kmh pense um pouco, aumente isso para os 7, se não for mais e tem o resultado certo.

            https://youtu.be/lZRj5bDjNks

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que confusão que vai nessa cachimónia. Já não diz coisa com coisa.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A essa velocidade foram os outros desde Marrocos a Londres e fizeram quase 2400 kms
            https://youtu.be/azQ67YEPCxs?si=Q7-Zb4Jz-CKTqZyx
            Mais Memofante nisso looolooolool

          12. Avatar de JL
            JL

            Então ? Não está certo o vídeo ? Só os seus que fazem 500 metros e no fim de estarem na velocidade tiram a média ? Boa…

          13. Avatar de JL
            JL

            Qual é a média da viagem desses ?

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

           Mais uma achega;
          Se gasta 7,50€/100 em diesel, no rápido da Tesla Aldrabona electrico fica a 6€.
          Isto para sermos minimamente honestos.

          1. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            De honesto você não tem nada nesta vida dos eléctricos, pois não? Todos nós já percebemos isso.
            Indique o carro a diesel com 300cv e grande como o Y que consuma 5L/100, eu não conheço.
            E mesmo assim o Y consome 4,8€ aos 100, e não 6€ como está a escrever

          2. Avatar de JL
            JL

            Como é possivel gastarem 7.5 / 100 ? se o gasóleo está a 175 ?

            4.2 de média ? não…

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eng. @António, se há coisa q me caracteriza, é a honestidade :
            Tem aqui o carro que a Tesla invoca como o mais eficiente de todos e faz sp mais de 20 abaixo doa 120 tanto a 110 como a 115
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
            E para não dizerem que estou sempre a mostrar o mesmo vídeo deixo aqui um print acabadinho de sair do forno. Quase 21kWh a 112 kmh para o modelo LR de 2022:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcFR01LqdaLW2GT5zA
            O diesel a essas velocidades médias até faz menos que 5. Na verdade faz 4 lts ou menos.
            Agora vem com a missa dos 300 cavalos?
            Para que quer os cavalos num carro elektro? Os elektros novos com 500cv novos não conseguem acompanhar um diel com o ⅕ da potência.
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbgjiyVkZHQQlxUKWQ
            Podem meter os CV num sítio que eu cá sei.
            P.S o carro de 495cv é o 2⁰ elektro a aparecer no vídeo.

            @JL onde viu o gasóleo a 1,75? Nem a gasolina custa isso.
            O mais normal aos dias de hoje é gasóleo a 1,5€ ou menos.

          4. Avatar de JL
            JL

            Onde vi ? no local mais caro, tal como você faz com os carregamentos, temos de ser justos.

          5. Avatar de JL
            JL

            O seu erro é sempre o mesmo, ele não andou a 112 kmh, isso é a média total do percurso, meta então aqui a média total do percurso desses diesel ?

          6. Avatar de JL
            JL

            Qual é o diesel que faz média de 5 litros /100 kms com uma média geral de percurso de 110 kmh ?

          7. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Yamahia, honestidade é não inventar factos ou distorcer a favor de uma narrativa como você faz.
            O Y faz média de 17 a 18kw, eu tenho um e marca 17,7 para 82,000km . E isto sem tampões. Vi ontem um teste que mediu esse facto extra e estimou em 1,6 kw para velocidade de 120 km/h. Não imaginava que era tanto, vou voltar a po-los para ver a diferença.
            Tenho falado com outros donos de Tesla 3 e fazem cerca de 15kh.
            A 120km fixos eu faço em autoestrada 19 a 20, 21 se tiver vento contrario..
            Finalmente, a diferença de peso no Y para um diesel 300cv anda nos 250kg, com meio depósito.
            É que não é só motor, é caixa, é diferencial que também contam.

          8. Avatar de JL
            JL

            E saiu ainda com mais alarvidades.

          9. Avatar de JL
            JL

            21 kwh faz um Plaid, com 89 % de auto-estrada cravado nos 140 a 150 kmh.

            https://ibb.co/m0vpyxg

            https://ibb.co/V3LPsVw

            Eu poupo-lhes as contas, a média da viagem é de 132 kmh.

            https://ibb.co/DrhT4jF

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Portanto agora o País é o mais económico da gama.
            Temos que processar a Tesla por PUB enganosa com o Highland SR

          11. Avatar de JL
            JL

            Também temos de processar a marca do seu porque consumos obscenos.

      2. Avatar de JL
        JL

        Então quando fica no seu ?

        Já ? Então mostre lá ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Vc sabe q é uma realidade, pq é q insiste?.
          Ele até está a ser bonzinho. Na realidade o carregar o carro elektro sai mais caro por km percorrido e não é só em PT.

          1. Avatar de JL
            JL

            Pois sei, daí insistir.

            Não, não sai, basta escolher com cabeça e não comparar alhos com bugalhos .

          2. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Se a autonomia dos VEs aumentar, e tudo indica que acontecerá nos próximos 2 anos, e os preços dos carros descer, o que já está a acontecer, se o custo por km for igual mesmo assim os VEs teem vantagem, pelo custo mais baixo de manutenção, pelo incremento de segurança e de conforto de condução, e pela facilidade de carregar em casa, que será sempre mais barato que os combustíveis.
            E é fácil perceber porque os políticos, principalmente os europeus, defendem os VEs, a Europa não tem petróleo e tudo o que se gasta são dívidas que saiem , já a electricidade é produção nossa, que tende a aumentar, é o nosso petróleo.

          3. Avatar de Mario2
            Mario2

            Desde que vi um post no tesla clube do facebook a carregar a 75 centimos o kwh, fiz as contas e o meu diesel fica ao mesmo preço com a vantagem que custou menos 20 000€ que um tesla.

          4. Avatar de JL
            JL

            E fez com o combustivel mais caro que encontra ?

          5. Avatar de JL
            JL

            Olhe a realidade, carros que ao fim de 100 mil kms tiveram apenas um motor de um banco avariado, trocou de pneus aos 65 mil !!! como pode ser possivel um elétrico durar tanto dos pneus.

            Curioso porque até diz que é o melhor carro que teve até hoje, espero que não tenha tido um audi. LOOOL

            https://www.youtube.com/watch?v=tS3MRP_umPk

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem? Esse tonino? Ele nem guia o carro, é sp a velha, sabe lá ele metade da missa do carro looolooolool
            E ele diz que foi o melhor que teve? Ó diacho, e então e o model y com 30 .il, não é o mais melhor bom?. Tlz não seja pq a passar pequenas lombas já chocalha mais que o outro model 3 do fala para as paredes com 100.000.
            É só bonecos esta malta da Tesla. Estão só a criar um estereótipo de pessoas patetas que até pode ser injusto para os que andam caladinhos e resignados ao barrete que enfiaram.

          7. Avatar de JL
            JL

            Portanto e por ás vezes a mulher conduzir já não serve ? é isso ? LOOOL

            Ele é que diz, não fui eu, o model y é novo, ainda não sabe o que vale.

            Não vi nenhum model 3 a chocalhar, quando há problemas nas suspensões não é por esse tipo de barulhos, o meu levou à pouco tempo 2 links da barra estabilizadora (só tinha de um lado com folga, mas decidir trocar os 2) que custam 15 euros cada um no autodoc.

            É só bonecos esta malta anti-Tesla. Estão só a criar um estereótipo de pessoas patetas que até pode ser injusto para os que andam caladinhos e resignados ao barrete que enfiaram, e assim tentam justificar o dinheiro mal gasto noutros.

          8. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            E o video do 720,000 km em Tesla 3 de 2018, já viram? R de certeza com muito carregamento rápido

          9. Avatar de JL
            JL

            Esse também não serve, só servem os dos pseudo-mecânicos que falam de problemas que não encontram. Loool

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL isto é de nascença, não vai lá com braços do AutoDoc.
            Model 3 com pouco mais de 100 mil:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbJHYKQRTJdFHIO0cA
            Aquilo foi de tal maneira q ele até cortou o vídeo para não se ouvir o chavascal na 2ª lomba. looolooolool

            Model Y com 30 mil:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrcFfR1NxpJ4LZPIa2g
            Fdx 😛

          11. Avatar de JL
            JL

            É tipo os audi com 80 mil estão todos rebentados parecem camas velhas ?

            https://www.youtube.com/watch?v=5y2QCwpaXAg

            https://www.youtube.com/watch?v=1LDg_BE5t1g

          12. Avatar de JL
            JL

            Mais uma cama velha, depois nem os discos de travão prestam:

            https://www.youtube.com/watch?v=MYFbQAgD_7U

            Outra cama velha que estala por todo o lado:

            https://www.youtube.com/shorts/pdu03dgrjIY

            Oh coitados, até partem molas, LOOOOL

            https://www.youtube.com/shorts/rDrf4tO-UVs

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Cama velha”
            Definição engraçada essa, nunca tal tinha ouvido eheh
            Bom nos elektros parece mais a cama do exorcista. Cada pancada que até assusta lool

          14. Avatar de JL
            JL

            Ficou a saber, é quando a coisa range por todos os lados.

  5. Avatar de Abel
    Abel

    No caso da Tesla existe um grande mercado para o modelo Y e sei de muitos que aguardam o novo modelo que está prestes a sair. Basicamente funciona como o iPhone neste momento está em queda porque está prestes a sair o novo modelo.

    1. Avatar de RD
      RD

      Nem mais. O Model Y que chegou a ser o carro mais vendido na Europa está em vias de ser reformulado, e como tal, as vendas decreceram bastante e não é algo recente.
      Quem está em vias de investir e faz algum estudo da marca e do que se tem falado em várias plataformas, efetivamente prefere aguardar uns meses para ter um veículo que, após a referida remodelação, ficará com qualidade muito superior e muito provavelmente pelo mesmo preço, tal como aconteceu com o Model 3.
      Sendo o modelo largamente mais vendido, superando com larga margem as vendas dos restantes VEs, é natural que na mesma ordem de grandeza seja evidente a curva decrecente de vendas devido à expetativa da reformulação, e o decréscimo só neste modelo determina por si só o decréscimo nas vendas dos VE em geral.

      1. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Concordo 100%, aliás é o meu caso, penso trocar um carro pelo novo Y , estou á espera para ver o que sai.
        Também considerava outras marcas, mas já desisti, ou Tesla ou nada, e isso devido á rede de carregamento deles, que até á pouco tempo faturavam a 27c final, agora a 30c final, isso dá 5,6€/100km, ainda aceitável, o que não é aceitável é a roubalheira que agora acontece com todos os outros fornecedores, ligados á Mobi-E , que mais que triplicam o preço inicial da energia, e estão a faturar agora de 62 a 75c por kw, um absurdo. Para gastar 12€/100 km ando a diesel, carros mais baratos e não tenho que parar para carregar.
        Aconselho toda a gente a refazer as contas, que isto mudou muito

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “Concordo 100%, aliás é o meu caso, penso trocar um carro pelo novo Y ”
          E é isto. Carro com 2anos e ~60000 kms está despachado.

          “e isso devido á rede de carregamento deles, que até á pouco tempo faturavam a 27c”
          Continua 27c horas vazio. Só possível pq estão fora da lei.
          Agora argumtar com a convivência dos mesmos já é mais que anedota.
          TeslaCharger num dia de semana de JuNho.:
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbdSGC1alBz3b0mz4A

          Fds de Agosto a solução é dar a volta pelo Alentejo:
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrb54NL3awvOIw75I6w

          “o que não é aceitável é a roubalheira que agora acontece com todos os outros fornecedores, ligados á Mobi-E ,”
          Quem paga e não foge às responsabilidades e às obrigações é assim. E por isso são livre de instalarem mais carregadores ao contrário da Tesla que os tem a apodrecer pq não quer pagar.

          1. Avatar de JL
            JL

            Despachado para outro. O que não falta é mercado de segunda mão para.eles.

            27 não é nenhum preço baixo, existem alguns em Espanha, França .a esse preço, quando se chega ao norte da Europa até baixa para cerca de 20.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            “Quem paga e não foge às responsabilidades e às obrigações é assim. E por isso são livre de instalarem mais carregadores”.

            Exactamente a Tesla deveria fazer como as outras empresas, ligar á Mobi-E e triplicar o preço, ganhavam eles e ganhava o consumidor.

          3. Avatar de rui
            rui

            o quê? a tesla paga o que tem de pagar, vais dizer que é só nos das tesla que há carregadores sem funcionar?

          4. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Tesla triplica o preço e os consumidores ganham ? Ou é engano ou é estúpido.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Á conta do orçamento claro que é estúpido. Se não fosse estúpido não estavam praí uma catrefada de carregadores da Tsla a apodrecer!

          6. Avatar de JL
            JL

            Não estão mais porque a tesla não tem os carregadores e infraestrutura preparados para uma rede tão estranha. Investir para apenas satisfazer um país tão pequeno também não deve ser prioridade.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Paguem o q é devido que isso passa.

          8. Avatar de JL
          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vê-se.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O iPhone não vai em 6⁰…
      E parece que já anda aí o novo 3 que ainda vende menos q o Y…

      1. Avatar de Abel
        Abel

        Posso estar errado mas acho no trimestre da saída dos iPhones bate sempre records de vendas.
        Model 3 sempre vendeu menos que o Y
        Neste momento o Modelo 3 em termos de interior está melhor que alguns modelos de marcas de luxo como Mercedes, Lexus, Audi, etc
        O Y foi o mais vendido de sempre da Tesla e a saída do novo modelo já está mesmo aí e os interiores vão acompanhar agora o Model 3
        Model 3 para mim tem duas coisas que aceito mas não concordo, piscas no volante e câmara no lugar de sensor para detectar chuva.
        O interior minimalista primeiro estranha-se depois entranha-se.
        Mas vamos aguardar para ver…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O 3 com interiores ao nível do Merc?
          Este pessoal não se enxerga Lol

          1. Avatar de Abel
            Abel

            Se eu exergo ou não, não sei. Mas ando nos 4 modelos todas as semanas e para mim o novo modelo 3 é bem melhor que Mercedes do mesmo segmento. Mas é minha opinião…

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E é com aquele pano de cozinha a tapar o tablier, LOL e napa com nome pomposo de “couro vegan” a fazer as x’s do couro natural nos assentos e volante.
            Tesla interior com 30000 kms:
            https://www.autoblog.com/2022/09/01/tesla-model-s-plaid-interior-19000-miles-later/

          3. Avatar de JL
            JL

            Ena, parece que o rapaz precisa de bastante força para se segurar do estalo que o carro tem.

            Quer que procure um carro dos seus com os mesmos problemas ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há. Nem com 400.000 kms, qt mais com 30 mil looolooolool

          5. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Esse video do S Plaid alugado não sei, mas o meu com 80,000 km está como novo, nada mas mesmo nada se alterou, mesmo a napa que eu tinha muitas reservas, está impecável, melhor do que pele. No BMW tenho pele e 100,000km e está muito pior, com sinal de gasto, e eu passo tratamento de 29 em 20M.
            Mas se viu os vídeos dos táxis deve ter reparado que todos eles dizem que o interior aguenta muito bem o uso..
            Eu lamento contradize lo mas você só desfaz, desfaz, sem motivo porque não tem um Tesla, pois não?

          6. Avatar de JL
            JL

            Posso-lhe mostrar um com mais de 200 mil kms e 10 anos, para ver se encontra algum defeito.

        2. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          “…e a saída do novo modelo já está mesmo aí …” , conta para o 1º trimestre de 2025 pelo que ainda faltam uns largos meses.

  6. Avatar de jAr
    jAr

    O PPLWare continua a insistir nestes dados mensais que não dizem nada de relevante. A maioria dos carros são comprados por empresas de aluguer (e outras opções) e empresas que os põe ao dispor dos trabalhadores por isso uma compra grande de uma destas empresas tem um impacto nestes números que não fica demonstrado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não dizem a quem não entende do assunto. Porque mês a mês percebe-se a evolução dos mercados.

  7. Avatar de JC
    JC

    Já se vê por Portugal, durante o mês de agosto Teslas em cima de reboques… Avarias, devido ao calor? No meu caso, só quando me obrigarem a mudar para os elétricos. Quem gosta de automóveis, gosta de ouvir o “roncar” do motor. Automóveis a pilhas não obrigado!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então e quais são as avarias dos a combustão que andam em cima se reboques ? Calor ?

      O que é gostar de automóveis ? Existe manual para isso ?

      A pilhas também não quero, já tratei noutro país, nem nem sequer existem é caro demais.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 Reboques foram inventados devido ao aparecimento dos electricos. Antes dos electricos Reboques e assistencia em viagem não existia.

  8. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    A queda parece-me natural e um reflexo do mercado automóvel dos últimos 20 anos. Com algumas excepções em PT é um mercado em queda que só cresce com incentivos à troca de carro (como de resto o governo alemão faz de vez em quando).

    A queda mais acentuada dos eléctricos parece-me também normal, pois para além da esperada queda no mercado automovel em geral, é normal que após os fins dos incentivos para comprar VEs que as vendas caiam abruptamente, pois são produtos mais caros. Para além disso, como houve um rápido crescimento de VEs nos últimos anos qualquer desaceleração, por comparação directa, é uma queda grande.

    Acho tudo normal, é o mercado a funcionar e é assim que deve de ser.

    1. Avatar de rui
      rui

      Não tiveste fim de insentivos em PT, o que tinhas do fundo ambiental era cómico e as empreas que compram a maioria dos carros continuam a ter as mesmas insenções.

  9. Avatar de Elonao
    Elonao

    Começa a faltar os “snowflakes”.

  10. Avatar de JS
    JS

    Venda de carros elétricos cai 19% em agosto! O que se passa?
    Não temos dinheiro para esse tipo de transporte

    1. Avatar de JL
      JL

      A diesel caiu 33%, portanto também não deve haver dinheiro para os que custam um pouco menos.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        O que não falta para aí é modelos novos a diesel como havia à 10 anos atrás, não é?. Muito gosta você de atirar areia para os olhos dos outros. De qualquer forma comprar um carro a diesel na atualidade para fazer menos de 30km por dia é estar a pedir para gastar rios de dinheiro no mecânico.

        1. Avatar de JL
          JL

          Até há mais do que havia há 10 anos.

          Tal como sempre foi, também já tive diesel e passados uns anos vi que ou se faz 50 mil ou mais por ano, ou não valem a pena, o mesmo acontece hoje com híbridos, ou fazem muitos KMS ou mais vale comprar não híbrido.

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Sério!? Posso-te dizer com toda a certeza que há menos de 10 anos atrás os Dacia Sandero tinham versão a diesel à venda, agora não tem! O mesmo de aplica aos clios. É porque há mais carros a diesel à venda ou menos atualmente!?

          2. Avatar de JL
            JL

            Tem noutros modelos onde não existia.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Comprar um carro a pilhas é um retrocesso. Factos!

    1. Avatar de JL
      JL

      A pilhas é, até porque nem os vendem cá.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Pelo menos dois Toyotas há, até já partilhei contigo a matricula e tu confirmas-te que eram a Hidrogénio, e volta e meia vejo o Srº e a Srª a passear neles, provavelmente devem de ser um casal pelo menos já os vi em ocasiões diferentes a entrar para o mesmo prédio, quais as probabilidades de dois vizinhos terem carros tão “exclusivos” e morarem no mesmo prédio.
        E na minha aria de residência estão a construir um novo posto de abastecimento de Hidrogénio bem maior que o atualmente existente, presumo que vão fechar o outro e ficar só com o novo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas não vendem.

          Só podem ser pessoas que trabalham na ,câmara de Cascais e podem lá abastecer, não existe mais nenhum posto em Portugal.

          Entretanto investiguei e registado em Portugal só existe um.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Quantos aos abastecimentos eu velo lá autocarros de outras empresas , e também já tinha comentado contigo que uma das empresas manda o autocarro em cima de um reboque, não sei qual a logica, mas o que é certo é que os vejo lá a serem reabastecidos, e o novo posto dá a entender que seja aberto ao publico, pela localização, mas só depois de pronto é que se vai saber.
            Quanto aos Toyotas são dois, um cinzento claro e outro um azul acinzentado, não reparei de ambos têm matricula portuguesa, um sei que têm AI-56 -JC

          2. Avatar de JL
            JL

            Só lá abastecem 2 autocarros da Câmara, não existem mais nenhuns. Podem vir de outro lado.

            O posto é privado, a câmara é que disponibiliza abastecimento a quem pedir.

            O cinzento não é daí, esse é da Toyota, de vez em quando anda em viagens para apresentação, em Junho esteve em Beja no Air Show, tenho até uma foto dele, é o cinzento.

          3. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Eu estou a dizer que sim, há outros autocarros que vão lá abastecer e um deles vai em cima de um reboque, parto do princípio que vem de longe e se viesse pela estrada gastava o hidrogénio todo só para a deslocação, mas isto sou eu a pensar alto. 🙂 🙂
            A CMC vai comprar mais 10 autocarros a hidrogénio.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não estou a ver quais são.

        2. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          Veja se não explode.
          O Hidrogénio esta a ter um “êxito” enorme nos EUA, especialmente quando os condutores descobrem, quando acaba a borla, o quanto custa um quilo da coisa.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        As baterias não têm pilhas lá dentro? É costumo ver imagens de pilhas em artigos sobre BEV!

        1. Avatar de JL
          JL

          Não. É porque viu mal.

          1. Avatar de JL
            JL

            Exato, como disse viu mal, não existem pilhas nesse formato.

  12. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    É normal, em Agosto mais valia “fechar” também o país, a empresas estão fechadas a venda de carros deve de se refletir nisso e claro é o mês preferido da maioria dos tugas para fazerem ferias, principalmente quem têm miúdos pequenos em idade de escola ou infantário.
    Vamos aguardar pelo final do ano e vamos ver a vendas aumentarem com as empresas para evitar de pagar muitos impostos por norma renovam o parque automóvel.
    Quanto ao pessoal não estar a comprar porque vai sair um novo modelo, então nunca compra nada, vão estar sempre a sair novos modelos.

    1. Avatar de Pois, Pois
      Pois, Pois

      Acho que esses argumentos de ser Agosto cai por terra quando o que se está a comparar são as vendas em dois Agostos, o de 2024 com o de 2023… ou em 2023 as empresas não fechavam e as pessoas não foram de férias?

  13. Avatar de Anung
    Anung

    JL cada vez mais perto de jm infarto!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então porquê ?

    2. Avatar de Tafc
      Tafc

      Só quando vender o elétrico por 10% do valor que o comprou.
      Abrisse os olhos antes! XD

      1. Avatar de JL
        JL

        Esteja descansado, por esse valor não lho vendo.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Mais um q vai ficar a fazer tijolo num aterro qq.

          1. Avatar de JL
            JL

            Qual aterro ? Vou lá lá desenterrar.

          2. Avatar de JL
            JL

            Será que é naquele que encontraram até carros portugueses?

  14. Avatar de Tafc
    Tafc

    O que se passa? Simples: a farsa do carro elétrico está a ir por água abaixo. O consumidor abriu os olhos e já não quer elétricos.
    CI e Híbridos são a solução para um presente e futuro melhor.

    1. Avatar de paulo g.
        1. Avatar de JL
          JL

          Então a gasolina e os elétricos estão baratos demais ?

          Que interessa um combustivel que só serve para super-desportivos ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Lá vem o mínimo do secalharya.

  15. Avatar de PJA
    PJA

    É natural, a eliminação do incentivos, algumas notícias de incêndios em BEV, um certo arrefecimento do mercado. No entanto, é bom ver o resto do ano se é uma tendência.

  16. Avatar de PTO
    PTO

    O que se passa?
    Nada mais simples: há menos pessoas interessadas em comprar as torradeiras. Quem comprou a maior parte todos estes anos foram as empresas, para mamarem os incentivos do governo, mas os incentivos acabaram.
    Em contrapartida os híbridos continuam a vender-se cada vez melhor.

    1. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      O híbrido é o melhor dos mundos para quem faça no máximo 60 a 90 km/dia, dependendo do híbrido, e de longe em longe faça viagens maiores.
      E, muito importante, carregue em casa.
      Senão, é deitar dinheiro fora, gasta mais 10% reais de gasolina, e a manutenção é mais cara.
      E gasta mais pneus .e a mala é um pedaço menor.

    2. Avatar de JL
      JL

      Sim, tanto que compraram 33% menos de torradeiras a diesel e 15.2 % de torradeiras a gasolina.

      Exato, quem compra estas torradeiras anteriores são na maior parte as empresas, 80 %.

      Em contrapartida os híbridos continuam a vender mais devido ao mesmo, benefícios fiscais.

      1. Avatar de Mario2
        Mario2

        Então mas é preciso haver subsídios, aka beneficios fiscais para comprar hibridos e elétricos? Pensei que eles se vendessem sem ser preciso a “ajuda” do Estado.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, simplesmente se vendem mais quando os as, tal como aconteceu nos diesel, daí terem alcançado números nunca antes vistos.

        2. Avatar de JL
          JL

          ….quando os há…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não se esqueça dos HEV que aumentam brutalmente consoante o tempo passa. É natural que gasosas e diesel baixem um pouco à medida que se vendem mais HEV. Até pq no global da UE o mercado cresceu. O que não é normal é ver os BEV a baixar quando com tantos benefícios só falta oferecê-los.
        São o tipico :
        -Esses? Nem dados os quero!. Esta foi a resposta do mercado. Claro com água.

        1. Avatar de JL
          JL

          Num ano aumentaram 12.7 % que é isso ?
          Então e quando acabarem os beneficios nos HEV ? também baixa ?

          Eu também não quer dados os diesel e nem gasolina.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual ano? No ano do hype só pode q desde Agosto de 2023 q não param levar na cachola.

          2. Avatar de JL
            JL

            Do ano passado para este, os outros esteve sempre parado.

            Portanto este é o ano do hype dos híbridos.

            Sim, quando começaram a parar com os incentivos, os diesel já não param de levar há vários.

    1. Avatar de JL
      JL

      Portanto se confirma, eles aceitam, não têm é dinheiro.